As peônias são habitantes permanentes de muitos jardins e canteiros de flores. Eles são amados por jardineiros por lindas, chiques e exuberantes flores, por um aroma doce e rico, pela simplicidade no cultivo e despretensão na amamentação. Peônias nos agradam com uma grande variedade de espécies e variedades, diferindo em cor, forma, tamanho de suas flores e folhas. Esta variedade é capaz de agradar a todos que querem ter esta flor em seu jardim. Arbusto de peônia pode crescer ao longo dos anos no mesmo lugar, mas chega um momento em que esta flor precisa ser transplantada.
Sobre o transplante de píons e quando é melhor fazer isso, vamos falar em nosso artigo, porque essa flor, apesar de sua despretensão, é muito sensível ao transplante e para realizar essa operação, é necessário observar certas condições. É especialmente importante - escolher a altura certa do ano, quando os seus arbustos são melhores "para mudar para um novo local de residência".
- Razões para o transplante
- Pré-requisitos
- Quando e como replantar peônias?
- Na primavera
- No verão
- No outono
- aftercare
Razões para o transplante
A razão para mudar o site para suas peônias pode ser supercrescimento de arbustos. Quando a planta cresce ao longo dos anos, começa a perturbar os habitantes vizinhos do canteiro de flores, deve ser plantada, rejuvenescida ou completamente transplantada para um lugar novo e mais livre.
Uma boa razão para o transplante pode ser um período vegetativo prolongado da planta no mesmo local.
Re-planejamento no site também pode causar o movimento de peony bushes. Por exemplo, se o antigo local de seu crescimento é planejado para cultivar batatas ou construir um caramanchão, ou cavar um poço. As razões podem ser massa, o principal, lembre-se de que "mover-se" não é o evento de peônias mais amado.
Pré-requisitos
Para que o sistema radicular de seus arbustos cresça rapidamente e se desenvolva adequadamente após o transplante, ele precisa criar as condições corretas. Quando as peônias são transplantadas, um local aberto é escolhido, bem iluminado pelo sol e não obscurecido por construções vizinhas, cercas ou outras plantas - essa flor não gosta de competir com um número de plantas em crescimento que têm um sistema radicular fortemente desenvolvido. As plantas precisam de espaço e liberdade.
As raízes dessas flores amam a umidade, mas por um longo tempo na terra úmida pode levar à decadência. Portanto, não coloque seus animais de estimação verdes nas planícies e lá, onde um alto nível de água subterrânea é registrado. É melhor que a terra sob as peônias tenha uma boa drenagem.
Quando e como replantar peônias?
Vamos entender que você pode replantar peônias para outro lugar, e como fazê-lo.
Na primavera
Na primavera, peônias são transplantadas de um lugar para outro com um arbusto inteiro. Durante esse período, eles não se envolvem em fissão e multiplicação. Após o inverno, com o aparecimento de calor, os arbustos do sistema radicular adquire radículas de sucção adicionais. Eles ajudarão a planta a se estabelecer em um novo lugar após o "movimento". Implementar piões mola transplante para outro local está aderindo aos prazos apertados, que a partir do momento em que todos da neve ter derretido e o ar aquecido até pelo menos 7 ° C, e, em seguida, até que,como o período vegetativo da planta começará.
Para fazer isso, você precisa preparar um buraco com antecedência para um arbusto. A terra deve estar solta e nutritiva. Fertilizar o solo pode ser estrume apodrecido, adubo e quaisquer fertilizantes minerais (nunca orgânicos frescos). Você pode misturar a terra com uma pequena quantidade de areia.
Desenterrando o mato de seu antigo lugar, certifique-se de que as raízes estejam intactas e em uma pilha inteira de terra. Não deve ser enganado, raspado, lavado. Mantendo a integridade da aliança de terra de raiz, coloque o arbusto no poço preparado.
No verão
No verão, agosto é escolhido para transplante de pion. Neste momento, o tempo não é tão quente, ainda não há abundantes chuvas de outono que irão interferir com o processo.
O poço para os arbustos é preparado muito antes de ser usado - em cerca de 6 meses.Para fazer isso, cavar uma depressão circular, um diâmetro de cerca de 0,5 m, uma profundidade de 80 cm até o fundo derramar um pouco de areia, adubo fresco ou composto, misture esta mistura com o solo, regada e esperando por agosto para realizar o transplante.
Na hora certa, retire cuidadosamente a flor do chão com garfos, se necessário, pode ser cuidadosamente dividida ou triturada. A raiz da flor deve ter pelo menos seis rins. Antes de plantar, deve ser lavado e desinfetado. Se você planeja dividir a raiz, todos os instrumentos devem ser desinfectados e untados com vegetação ou permanganato de potássio, de modo a não infectar o rizoma com um fungo. Depois de processar a raiz, marque a bucha em um poço previamente preparado. Enterre centímetros por cinco libras e derrame o buraco com água.
No outono
Processo de transplante de peônia no outono pouco difere do transplante em outras épocas do ano. No entanto, esta é a maneira mais comum, porque antes do inverno a planta e seu sistema radicular estão em repouso,eles são mais fáceis de terceirizar o transplante stress e durante o inverno ser capaz de crescer forte o suficiente na nova localização, para agradar seu florescimento Primavera.
Como sempre, o movimento do arbusto começa com a preparação de um novo lugar, ou seja, o poço de escavação. Faça isso no outono melhor durante algumas semanas antes do planejado "reassentamento". Covas sob um arbusto devem ter 40-50 cm de largura e 15-20 cm de profundidade. Despeje um poço com água. Se a terra é muito densa - misture com uma pequena quantidade de areia. Fertilizar o solo antes do plantio é húmus, adubo ou superfosfato. Não esqueça da drenagem. Se você preencher o fundo do poço com pedrinhas, a planta só se beneficiará disso.
Antes de desenterrar o arbusto do local antigo, ele dispara deve ser reduzido para um comprimento de 10-13 cm. Cavando as raízes devem ser cuidadosamente, afastando-se do tronco cerca de 20 cm. É melhor fazê-lo com a ajuda do garfo como uma pá pode ser discretamente cortar raízes longas. Basta soltar o chão profundamente até que o arbusto saia facilmente.
Quando as raízes estarão à solta, eles devem ser lavados e se livrar dos apêndices podres (se houver aparecer). Deve ser feito de novo, afiado, tratado com álcool ou tinta verde, tesouras de jardinagem.Depois disso, o rizoma pode ser descartado rapidamente em uma solução fraca de permanganato de potássio.
Enterrando raízes no solo, certifique-se de que os rins não submergir no solo mais profundo do que 5-7 cm.Isso é importante, porque senão eles podem dobrar.
aftercare
Nas primeiras duas semanas após o transplante, a planta não deve ser regada com muita frequência, de modo a não provocar o apodrecimento das raízes cortadas. Depois de um tempo, a rega deve ser regular, dependendo das condições do solo. Não se esqueça de soltar completamente o solo após a irrigação, ele não permitirá que a crosta se forme na superfície do solo e proporcionará o acesso de ar necessário às raízes.
Quando a planta fica mais forte, será possível montá-la. Na primavera ao redor do buraco, você pode fazer um sulco para coletar umidade. Nos primeiros 5 anos após o transplante, os jardineiros experientes não são recomendados para alimentar peônias. Após o devido tempo, na primavera, como os brotos aparecerão, você pode fazer uma solução de Mullein com água, na proporção de 1:20, com base em meio balde por um arbusto.Após o surgimento das gemas, a alimentação pode ser repetida. E não se esqueça das ervas daninhas - elas precisam limpar regularmente os arbustos de peônia.
Agora você sabe que em caso de necessidade aguda de peônias pode ser transplantada em qualquer época do ano, o principal é observar regras simples e recomendações. Então suas plantas rapidamente se acostumarão a um novo lugar e ficarão felizes por muitos anos com sua saúde e florescimento abundante.