A grama de ginseng tem sido conhecida por muitos povos desde tempos imemoriais por suas propriedades úteis. Primeiro de tudo, é usado como um tônico. Mais frequentemente, para esse fim, use a raiz do ginseng (em diferentes formas), que tem tanto propriedades benéficas quanto contraindicações, o que é discutido principalmente neste artigo.
- Descrição
- Composição quimica
- Benefícios do ginseng
- Para homens
- Para as mulheres
- Aplicação na medicina
- Na modernidade
- Nas pessoas
- Contra-indicações
Descrição
O ginseng é uma planta perene. Tem um sistema radicular forte e altamente desenvolvido (o comprimento da raiz pode chegar a 25 cm, com uma espessura de até 3 cm), que geralmente é dividido em 2-5 ramos grandes. A cor da raiz é branco ou branco amarelado. A planta pertence à família dos Araliev e no total são 12 espécies.
Composição quimica
Além de muitas vitaminas, macro e microelementos diferentes, esta planta também contém glicosídeos (geneziosídeos) e poliacetilenos biologicamente ativos. Além disso, na sua raiz pode ser encontrada pectina e taninos, alcalóides, amido, resinas e muitos outros componentes.
Benefícios do ginseng
A raiz desta planta, usada sob a forma de várias variações medicinais, é capaz de exercer uma influência complexa em praticamente todos os sistemas do corpo humano. No entanto, o ginseng tem várias propriedades e contra-indicações úteis para o corpo de homens e mulheres. Comum para ambos os sexos são propriedades úteis:
- Efeitos restauradores e imunoestimulantes comuns.
- Efeito adaptogênico.
- Redução de açúcar no sangue.
- Aumentar a capacidade de trabalho e eliminar os efeitos da fadiga crônica.
- Mitigando os sintomas de neurose, neurastenia e psicastenia.
- Utilidade na prática gerontológica (prolonga a vida com admissão prolongada).
- Reduzindo o colesterol no sangue.
- Estimulação das glândulas supra-renais.
Para homens
O principal argumento que irá promover a ingestão de drogas com base nesta planta pelos homens é um aumento da libido e um fortalecimento geral da função sexual. A raiz do ginseng contribui para um aumento na taxa de espermatozóides, aumenta a quantidade de secreção da próstata e normaliza a passagem do fluido seminal ao longo do trato genital. Os chineses usam tinturas alcoólicas com base no ginseng para o tratamento da prostatite crônica.
Para as mulheres
As tinturas e os chás à base de raiz de ginseng contribuem para melhorar a qualidade dos cabelos, as unhas e têm um efeito rejuvenescedor nas camadas superiores da epiderme nas mulheres.Além disso, o uso desta planta por mulheres ajuda a reduzir seu peso e normaliza a secreção de todas as glândulas sexuais, sem exceção. Alguns associam a dependência do fato do uso regular desses medicamentos com um nível reduzido de câncer de mama. Além disso, pó de raiz de ginseng em pequenas doses é um afrodisíaco para as mulheres.
Aplicação na medicina
Além de remédios homeopáticos e receitas folclóricas, que incluem várias tinturas, chás, pomadas, pastas e decocções, a raiz dessa erva encontra aplicação bem-sucedida na medicina moderna.
Na modernidade
Na maioria dos casos, tinturas alcoólicas, vários comprimidos e cápsulas com um complexo de vários componentes são usados, incluindo ginseng, entre outros, por exemplo: Herbion, Dopelgerz, Teravit, Multi-Tabs, Vitrum e outros.
Nas pessoas
Se em casa mais utilizado extratos aquosos de raiz da erva, a medicina popular usa mais formulações alcoólicas nacionais. Além disso, o chá com ginseng é amplamente distribuído, o que traz benefícios significativos para as pessoas idosas e prejudica os organismos jovens.
A medicina tradicional recomenda tomar medicamentos com base nessa raiz os idosos, para prolongar a vida, para tratar gastrite com secreção diminuída, para a eliminação da dor de cabeça comum e de doença tromboembólica das extremidades inferiores e como um remédio para resfriados.
A receita para a tintura mais popular de ginseng é: raiz seca, após a moagem preliminar, despeje vodka à taxa de 1 litro de vodka para 30 g de pó, em seguida, insistem por 3-4 semanas, periodicamente misturando. Após o período devido, a tintura é filtrada para obter um líquido pronto para uso.
Para fazer chá da raiz do ginseng é levar o pó e despeje-o com água a ferver na proporção de 1:10, após uma infusão de dez minutos e esforço receber um produto pronto para comer. A bebida é de 1 colher de sopa 20 minutos antes das refeições, 3 vezes ao dia, com um curso de 30 dias. Se necessário, o curso do tratamento pode ser repetido após 30 dias. Caldo são obtidos pela adição de alguns copos de água para 2-3 colheres de sopa de raiz do solo. Esta mistura é fervida em fogo baixo por 3-5 minutos. Após o resfriamento e a filtragem, o produto final está pronto para uso.
Contra-indicações
Com todas as propriedades úteis, existem condições em que o ginseng deve ser limitado. Estes incluem:
- Doenças inflamatórias e infecciosas na fase aguda.
- Aumento do sangramento e processos menstruais em mulheres.
- Gravidez
- Aumento da excitabilidade
- Doença hipertensiva.
Assim, podemos dizer que o ginseng não é sem razão chamado em sua terra natal "a raiz da vida". Quem se recusará a estender significativamente o período de sua existência, especialmente se for tão fácil alcançar esse resultado? No entanto, ainda assim, aconselhamos que você estude cuidadosamente a lista de contraindicações, a fim de saber se será seguro tomar medicamentos em sua base.