Tiarella: uma das melhores plantas para crescer à sombra

Pin
Send
Share
Send

Na estação quente, milhares de residentes de verão e amantes da vegetação viva retornam novamente e mais perto do habitat natural. A maioria deles tenta criar uma paisagem fascinante diretamente em sua própria residência de verão. No caso em que é preciso escolher o tipo fotofóbico de plantações ornamentais, muitos dependem exclusivamente de suas próprias decisões de gosto e design. Mas a maioria das casas de verão estão em uma área mista de acordo com a distribuição de luz. Neste caso, em uma sombra densa, a escolha de uma espécie realmente interessante torna-se bastante difícil, uma vez que poucos tipos de espécies crescem nas condições adversas de baixa iluminação. A solução para este problema é a reprodução sob uma árvore, ao lado de uma cerca ou à sombra de uma casa de plantas pertencentes à família Kamnelomkov, entre as quais Tikarka se tornou a mais popular. Abaixo, vamos considerar o que é tiarella, o pouso correto e cuidado no campo aberto, com uma foto e uma descrição detalhada.

  • Descrição botânica
  • Tipos para o jardim
  • Localização e solo para cultivo
    • Selecione um local
    • Tipo de solo
  • Plantando tiarella
  • Características do cuidado
    • Rega
    • Fertilizante
    • Poda de flores
  • Plantas invernantes

Descrição botânica

Tiarella ou tiarka é um representante típico da família do saxifrage. É uma planta herbácea perene que rasteja perto do solo, que tem uma roseta característica com folhas arredondadas em forma de coração. Acima da roseta há um pico de flor, uma extensão média de cerca de 15 cm.A inflorescência da planta é bastante memorável, o pico da flor é coberto com um pincel com graciosas flores de tons creme.

Assim como a tiarella, plantas como o trevo, a solerailia, a rosa inglesa, a trepadeira, o mimulus, estão relacionadas às espécies de cobertura do solo.
A planta pertence a espécies de cobertura do solo. Isso significa que durante toda a estação de crescimento, os tiarkas crescem horizontalmente na superfície e necessariamente criam raízes em cada nó.

Voce sabe Nome da flor "tiara" vem da antiga palavra grega "tiara", que está associada ao antigo cocar. Isto é devido ao fato de que as flores de tiarka individuais em forma se assemelham a esta decoração para a cabeça.
O comprimento característico do internódio é de cerca de 10 cm, e o comprimento de brotos por ano aumenta em média 30 cm.O período de floração para tiarella começa na segunda metade da primavera.Com os primeiros dias quentes do Maio escondendo abundante planta inflorescência rendas que se assemelha. Tiarki Floração continua até o início de junho e dura uma média de cerca de 30-40 dias. No final da floração, uma fruta cresce na planta na forma de uma caixa, de cerca de 9 mm de tamanho, na qual há de 2 a 6 sementes de forma ovóide.

Este representante Kamnelomkov é uma espécie resistente ao frio, e também não tem pragas e patógenos diretos em nossas latitudes. A terra natal da flor é considerada as regiões da América do Norte. Além disso, representantes selvagens do gênero tiara são encontrados no território da China, Coréia e Japão.

Tipos para o jardim

Todos os representantes da tiarell têm uma variedade muito interessante de variedades e formas de representantes que são cultivadas nos locais de milhares de jardineiros.

Entre eles, pode-se encontrar uma flor com formato de folha em forma de coração, e um tipo de dedo, lembrando uma folha de bordo. Entre os jardineiros domésticos, as espécies mais populares são:

  • Tiarella polyphylla - um nativo dos subtropicais do Himalaia, então a espécie é caracterizada por uma fraca resistência do inverno, especialmente em regiões do norte severas.
  • Tiarella cordifolia - uma das espécies mais resistentes.O habitat natural é o território das montanhas dos Apalaches.
  • Tiarella trifoliata - uma variedade com flores rosa brilhantes. Uma característica distintiva da planta são folhas de três dedos.
  • Tiarella unofoliata - uma espécie grande e espessa que tolera perfeitamente invernos rigorosos, já que as regiões naturais de seu habitat são as regiões ocidentais do Canadá e do Alasca.

Voce sabe Tiarella trifoliata (Tiarella trifoliata) recebeu seu epíteto específico exclusivamente graças a Karl Linnaeus. Foi este cientista que pela primeira vez notou uma característica incomum para esta espécie de divisão onipresente de folhas de plantas em três folhas.
Apesar do fato de que na jardinagem doméstica a flor não se tornou muito popular, no Ocidente, por mais de uma década, novas variedades cada vez mais interessantes de tiarell foram introduzidas. Entre eles, atenção especial deve ser dada a:

  • Tiarella "floco de neve preto" - um dos mais belos representantes de tiarell. As folhas da variedade são abundantemente espalhadas, a superfície da qual tem uma tonalidade púrpura brilhante com uma superfície brilhante, e as flores têm um tom rosa suave característico.
  • Tiarella "borboleta de ferro" - a variedade é conhecida devido à cor única das folhas. Eles têm um tom verde, são fortemente dissecados e no centro há campos de um tom roxo escuro.Flores com este tom rosa claro, quase branco.
  • Tiarella "Neon Lights" - essa variedade é freqüentemente chamada de planta masculina. As folhas representativas são severamente dissecadas, e no meio há um padrão de cor púrpura, que dá ao tiaralea uma aparência levemente agressiva. Ao mesmo tempo, as flores não são muito proeminentes e têm uma tonalidade quase branca.
  • Tiarella "Cruz Espanhola" - É conhecido por sua interessante forma de dissecar uma folha que se assemelha a um ornamento da igreja. No meio da folha há um esfregaço roxo típico. Flores de uma suave sombra branco-rosa.
  • Tiarella "Spring Symphony" - a variedade ganhou popularidade entre os jardineiros estrangeiros devido à floração abundante durante todo o verão. Para isso, a planta precisa de adubação especial e irrigação adicional.

Localização e solo para cultivo

Todos os representantes Kamnelomkovs são despretensiosos em sair. Mas, no entanto, existem algumas sutilezas que ajudarão não apenas a enraizar a flor no canteiro de flores, mas também a parecerem decentes.

Tais segredos baseiam-se principalmente nas características fisiológicas da atividade vital do organismo vegetal, na abordagem correta da contabilidade, que é o melhoramento genético da tiarka. Abaixo, vamos considerar com mais detalhes o que é o cultivo de tiarella, e também dar exemplos de seu plantio e cuidado no campo aberto na foto.

Selecione um local

A fim de escolher o local certo para a reprodução da tiarka, é importante conhecer uma regra: essas plantas são amantes da sombra.

O sol não vai destruir a flor plantada, no entanto, plantando-a em um ponto brilhante, você pode esquecer completamente a esperada decoratividade da espécie, uma vez que a luz solar direta não permite que a flor se desenvolva adequadamente. É melhor escolher um lugar à sombra de plantações ou estruturas de construção semelhantes a árvores. A opção ideal é um local semi-escuro, no qual períodos longos de sombra e períodos curtos de luz se alternam. O lugar clássico para plantar todas as tiaras são as bordas dos caminhos do jardim.

Importante! A maioria dos jardineiros profissionais não recomenda plantar tiarella em jardins de flores. Devido à presença de um bigode, ele instantaneamente cresce e se estende além do espaço reservado para ele, o que pode perturbar completamente a composição pretendida do canteiro de flores.

Tipo de solo

Recomenda-se plantar representantes de Kamelomkov no solo solto, drenado.Também importante é o equilíbrio do ambiente alcalino. Preferidos para a família para ser solo ligeiramente alcalino, assim, o sistema de raiz fraca necessita apenas capacidade de água de solos.

Plantando tiarella

Tiarka - é uma das poucas espécies, plantio adequada e cuidados no campo aberto por trás da qual você pode aprender e fotos. Não há nada complicado sobre a pousar na planta. A técnica do presente processo é o mesmo como para outras plantas. Além disso, o processo facilita o fato de que todos tiarelly perfeitamente transferir transplante todo o período vegetativo.

Para a plantação adequada do solo flor fazer um pequeno orifício de tamanho 20x20 cm. O furo acabado vertida 20 g de adubo composto. Também grande para combinar o fertilizante com 0,5 chávenas de cinzas de madeira e 1 litro de compostagem. Depois disso, nos últimos 2 semanas deve ser abundantemente regada arbusto para evitar sua morte. Reprodução em tiarell passa vegetativamente, eo que é mais interessante - ao longo do ano. Para esta parte da mata apenas o suficiente para fazer o quarto.

flores perenes bonito para seus canteiros de flores: anêmona, Aquilegia, Astilbe, saxifrage, tubérculos begônia, Brunner, Stachys, Edelweiss, equinácea, phlox, gazania, Heuchera.

Características do cuidado

Qualquer representante de Kamnelomkovs despretensioso, mas a flor tiarella e após o plantio requer cuidados adequados. Só esta condição é uma garantia da existência sã do arbusto no território do país.

Rega

No caso em que você decidiu adquirir esta planta em um canteiro de flores, lembre-se, é um representante da vegetação que adora umidade. Na estação fria, as tiarkas não precisam de rega, mas esta necessidade é expressa especialmente com o início da estação de crescimento. Portanto, na estação quente de verão, o mato deve ser regado pelo menos uma vez por dia.

Fertilizante

O curativo é realizado duas vezes por ano, na primavera e após a floração, quando os brotos de renovação começam a ser postos. A quantidade média de fertilizantes minerais deve ser paga com o cálculo de 20 g por 1 m2. Para fertilizar qualquer fertilizante complexo (AVA, Fertika, fertilizantes de boia, etc.) é adequado.

Também recomendamos que você se familiarize com o curativo natural para suas plantas: casca de banana, casca de ovo, urtiga, cascas de cebola, humate de potássio, levedura, biohumus.

Poda de flores

Então, quando a floração ativa de tiarki está quase completa e os botões de flores não estão mais florescendo, há um período de descanso. Desta vez é mais adequado para a circuncisão.

Necessário este procedimento não é chamado, mas a remoção de partes de flores mortas dará uma aparência cultural para o canteiro de flores e ajudá-lo a florescer ainda mais brilhante no próximo ano. O procedimento começa com um exame minucioso, é necessário identificar claramente as partes mortas da haste, em seguida, o podador ou faca deve ser cortado partes murchas ou murchas desnecessárias. Se por descuido você tiver que cortar o fragmento vivo, coloque-o na água, de uma maneira tão simples, você será capaz de multiplicar Tiarka.

Importante! Após o brotamento da planta, é importante esperar algumas semanas de um período de tranqüilidade para que partes desnecessárias do caule de Tiarella comecem a murchar, isso irá protegê-lo da repetida poda de pedúnculos.

Plantas invernantes

Na maior parte do período frio do ano, os lábios de pedra são transferidos sem dificuldades. Antes do inverno, a base do arbusto de Tiarella e a zona próxima ao sistema radicular devem ser muradas.

Plantas jovens e menos adaptadas a espécies frias devem ser escondidas. Quando a primavera chega, a cobertura não é removida porque a raiz pode ficar nua.

Desde que a planta é uma espécie perene, o aparecimento dos primeiros raios quentes provoca a evaporação da umidade através das folhas. Como neste momento a raiz ainda não está descongelada, a Tiarcha sente um déficit hídrico, que pode levar à sua morte. Portanto, para remover o abrigo de inverno deve ser gradual e com cuidado.

Tiarella é em forma de coração e outras variedades em plantio e cuidado são um grupo despretensioso de plantas. Apesar disso, é importante levar em conta todas as características da atividade vital do organismo vegetal, a fim de transformar o cuidado de Tiarka em um feriado real.

Esperamos que os materiais examinados por nós contribuam para o desenvolvimento da pecuária decorativa em nosso país.

Pin
Send
Share
Send