Sabe-se que o frango é considerado uma ave de capoeira, cujo objetivo principal, além de ser uma fonte de carne, é o recebimento de seu principal produto - os ovos. Cada agricultor cria todas as condições para suas camadas para justificar esse objetivo com sua produtividade. Mas há casos em que galinhas saudáveis sem causa e ao mesmo tempo pararam de correr. Neste artigo, vamos falar em detalhes sobre as causas desse fenômeno.
- Condições de detenção
- Poucos lugares no galinheiro
- Nutrição deficiente
- Doenças
- Galo ruim
- Idade
- Estresse e fadiga
- Outras alvenarias
- Desatenção dos avicultores
Condições de detenção
Para não ficar desapontado no futuro e não incorrer em perdas no futuro, é necessário cuidar das condições de manter seus frangos. Primeiro de tudo, eles são casa avícola devidamente organizada:
- Para manter as galinhas devem ser alocadas no local elevado (a fim de evitar subflúvio) uma sala separada com um lugar para caminhar.
- As dimensões da sala devem ser calculadas com antecedência. O ideal é uma sala com um cálculo de 1 metro quadrado de 5 camadas.
- Manter um dia de luz das galinhas, não pode ser inferior a 14 horas.Iluminação no galinheiro no verão pode fornecer grandes janelas ou janelas, e no inverno é necessário organizar iluminação adicional. Um dia de pouca luz também afetará o comportamento do frango: o frango fica lento e inativo e, como conseqüência, a produtividade diminui.
- Certifique-se de que não há diferenças de temperatura no galinheiro. Para manter a temperatura ideal do ar, o teto do galinheiro não deve exceder 1,8 metros. A presença de janelas, janelas ou capuzes permitirá que o ar não estagnar na sala, o principal é evitar correntes de ar. Para economizar calor no galpão no inverno, ajudará a construção da porta-laz (não mais do que 35 cm) para a saída sem impedimentos das galinhas para o piquete.
- Se possível, para uma colocação confortável de camadas no inverno, é necessário fornecer o aquecimento adicional do quarto.
- O chão do galinheiro é melhor coberto com uma liteira. Para este efeito, você pode usar serragem, feno, palha ou folhas secas. Tal lixo ajudará a manter o calor e evitar o aquecimento adicional no inverno.A espessura da cama deve ser de pelo menos 50 cm.
- Construir poleiros no lado iluminado da casa a uma altura não superior a 1,2 m, feito de vigas de madeira 4-6 cm de diâmetro. Os poleiros do poleiro são melhor localizados a uma distância de pelo menos 35 cm, a partir do cálculo de 20 cm da área necessária por frango.
- Construa ninhos no lado escuro da casa (a partir do cálculo de 1 ninho para 5 galinhas), conectado em blocos em uma pequena elevação. Ninhos são espalhados com palha, feno e serragem.
- Situado no galinheiro e na calha de alimentação da área de passeio. Sob os alimentadores entendem-se caixas longas e estreitas, cuja capacidade pode variar dependendo do número de galinhas. Assim, para evitar lutas para cada frango requer 10-15 cm do alimentador. Também será ideal posicionar o alimentador não em pequena elevação, não permitirá que as galinhas entrem no alimentador com todo o corpo e restrinjam o acesso a alimentos a outros indivíduos.
- Fornecer a disponibilidade de bebedores no galinheiro e na área de passeio, a capacidade ideal é de 5-6 litros. Nesushki especialmente bebe muito antes de ir para a cama e depois de o testículo é transportado.
- Manutenção de certa higiene no galinheiro e no território adjacente.Higiene significa a substituição oportuna da cama, a limpeza periódica da cama e a lavagem regular de bebedouros.
Poucos lugares no galinheiro
Frango não gosto de apertadoPortanto, com grande aglomeração de indivíduos, a postura de ovos diminui significativamente.
Com a organização adequada das condições de detenção, em particular o cálculo do tamanho da sala (1 metro quadrado - 5 galinhas) e o equipamento de um número suficiente de ninhos (para 5 galinhas 1 ninho), o agricultor não encontrará tal problema.
Nutrição deficiente
A capacidade de produção de ovos é diretamente afetada pela alimentação de galinhas. A má nutrição é a principal razão pela qual o frango carrega ovos sem casca. Em geral, o processo de alimentação é muito simples, mas para uma dieta equilibrada e nutritiva é necessário pensar na ração das galinhas.
Uma dieta diária balanceada, calculada por uma camada, consiste em:
- 120 g de uma mistura de grão: milho, trigo, cevada, aveia (em uma proporção de 4: 2: 2: 3);
- 100 g de batatas cozidas;
- 30 gramas de carne amassada (mistura moída, cozida ou cozida no vapor, de cereais e forragem combinada);
- 3 g de giz;
- 7 g de farinha de girassol;
- 1 g de fermento de padeiro;
- 2 g de farinha de osso;
- 30 g de vegetação esmagada;
- 50 mg de sal de mesa;
- 3 g de giz;
- 5 g de rocha shell.
A presença de giz, casca de rocha e farinha de ossos na dieta em uma base permanente terá um efeito benéfico sobre a estrutura da casca do ovo. Você pode usar isca adicional se o pássaro não estava no chão. Como suplemento, use ervas frescas, grama ou topos.
No inverno, o feno colhido no verão pode ser adicionado à dieta.
Alimente as galinhas duas vezes ao dia. A alimentação ideal é:
- na primeira metade do dia, mais comida suculenta;
- de tarde - mistura de grão seco.
Não dê comida em excesso ou em quantidades muito pequenas, isso afetará a produtividade. O fato de que os frangos não esperam outra distribuição de alimentos é considerado um sinal de saciedade. A qualidade dos ovos é afetada pela falta de minerais e vitaminas em alimentos sólidos. Aditivos de cálcio, fósforo e vitaminas ajudarão a aumentá-lo a tempo. Compre pré-misturas adicionais, aminoácidos e vitaminas, especialmente criados para aves de capoeira, é possível em clínicas veterinárias.
Doenças
Criadores de aves podem ter situações em que, por alguma razão desconhecida, as galinhas pararam de carregar ovos por algum motivo. E a causa pode ser doenças diferentes de camadas:
- Doenças não transmissíveis. Por exemplo, inflamação do oviduto e peritonite da gema, ovariite, salpingite, broncopneumonia, gripe intestinal.
- Doenças Infecciosas. Por exemplo, pullorose-tifóide, colibacteriose e prostonymiosis.
- Doenças virais. Podem ser a gripe aviária, a doença de Newcastle (pseudochum), a catapora, a tuberculose e outras.
O principal sintoma de qualquer doença de postura é a sua letargia, falta de mobilidade e falta de apetite. Os sintomas adicionais são diarréia, penas eriçadas, agressividade.
As fontes de doenças podem ser pombos e corvos, muitas vezes voando para o território de uma casa fechada, ou se a ave é mantida em um campo livre.
A vacinação oportuna e a deposição oportuna do rebanho principal de aves doentes ajudará a minimizar a propagação de doenças. Na hora de saltar frangos doentes precisam providenciar cuidados adicionais, boa comida e qualidade.
A presença no galinheiro de uma caixa com uma mistura de cinzas, areia e argila em quantidades iguais servirá como a prevenção de algumas doenças da ave: como carrapatos, pulgas, puhoedov.
Galo ruim
Sobre a produtividade de ovos não fertilizados (a ausência de descendentes reprodutores), a presença de um galo não afeta, mas a utilidade do rebanho afeta sua presença.O problema é que as galinhas obedecem ao pênis incondicionalmente. Com um pau ruim e fraco no rebanho, uma certa desordem é formada. As galinhas obedecem ao galo inquestionavelmente, e um bom galo sempre mantém o rebanho unido e garante que haja espaço suficiente para os alimentadores e ninhos.
Idade
A idade produtiva vem depois de 4,5 meses. Um sinal de que a galinha poedeira já está pronta para a postura é a presença de uma crista vermelha bem desenvolvida.
Você pode verificar a prontidão para colocar da seguinte maneira: o jovem deve ser virado para trás e segurado pelos dedos ao longo do esterno até a parte inferior do abdômen. Se entre os ossos ósseos apalpados o dedo se aprofunda completamente - depois de 4 semanas o leite estará pronto para o poleiro.
Mas o lançamento precoce da alvenaria e a alta produtividade dos jovens afetarão diretamente o declínio na produção de ovos. Como consequência, vários meses após o lançamento, há situações em que as galinhas não se apressam e os agricultores nem sempre entendem o que fazer em tais situações. Para resolver o problema, você precisa dar tempo às galinhas para recuperar a força. Os suplementos habituais ajudarão a restaurar a força:
- vitamina A: contida em cenouras, alfafa, folhas de trevo, farinha de ervas, óleo de peixe;
- vitamina B: contida na forragem e levedura de padeiro, farelo, farinha de peixe;
- vitamina D: encontrada no óleo de peixe, farinha de feno e fermento irradiado;
- vitamina E: contida em folhas de alface repolho, sementes de trigo germinadas, ervilhas, farinha de erva.
Idade produtiva de camadas - até 2 anos.
Periodicamente, os criadores de aves devem realizar uma auditoria no galpão e reabastecer o rebanho a tempo com os filhotes.
Estresse e fadiga
Estresse e fadiga afetam a absorção de alimentos.
As galinhas são muito medrosas e cuidadosas. Eles são muito sensível a quaisquer alterações em seu modo de vida:
- barulho e sons altos levam à frustração e fazem com que o rebanho fique nervoso. O aparecimento de um novo galo ou uma galinha jovem no rebanho também os assusta;
- a causa do estresse pode ser uma mudança dramática na dieta das camadas;
- tendo acostumado a um certo tipo de comida, uma galinha é muito difícil perceber uma nova dieta;
- Camadas como estabilidade, mudando assim a quantidade de comida oferecida (em maiores ou menores direções) também irá impor uma marca na ponta dos ovos;
- Mudar o local da caminhada também pode levar a alguns distúrbios no rebanho.
Para superar a situação estressante, é necessário dar tempo para as galinhas se adaptarem às novas condições. Por via de regra, a adaptação ocorre dentro de uma semana.
Ajudar a lidar rapidamente com as experiências das galinhas ajudará este método: dilua 20 ml de vinagre de maçã em um litro de água e sirva a ave por uma semana.
Outras alvenarias
Muitas vezes, em avicultores, há situações em que a galinha poedeira repentinamente deixa de ser transportada e, como resultado, descobre-se que o local da alvenaria mudou. Existem várias razões para isso:
- queda acentuada de temperatura. Por exemplo, durante o inverno, o frango começou a cair friamente no mesmo lugar, e ela encontrou um lugar mais quente e sem correntes de ar. Ou, inversamente, no período quente do verão, o frango encontrou um ponto à sombra;
- mudando posições de escolaridade no galinheiro. Provavelmente, a galinha é oprimida pelo indivíduo mais velho ou mais jovem. Tal hierarquia desaparece, se a comida é em quantidade suficiente e ninguém tem que lutar por ela;
- uma espécie de escolha de frango em relação às condições de conforto. Então, se a galinha é confortável para viajar em um determinado lugar, os ovos serão constantemente um fazendeiro lá.
Desatenção dos avicultores
Às vezes, a resposta para a pergunta: por que as galinhas poedeiras pararam de nascer, pode haver uma desatenção habitual entre os avicultores. E Pode haver várias opções aqui.:
- A galinha pode aninhar em um lugar isolado e levar ovos lá. A tempo de perceber em algum lugar uma galinha poedeira desaparecida e encontrar sua alvenaria a simples observância do proprietário ajudará;
- situações estressantes permanentes devido à localização errada da casa (por exemplo, perto da estrada com um grande número de carros que passam). As galinhas adoram paz e sossego, seu desempenho pode ser refletido até mesmo pelo som do trovão ou pelo som da chuva. O avicultor deve planejar o arranjo correto das aves inicialmente;
- ratos e corvos comuns gostam de comer ovos e podem roubá-los da casa. A tarefa do fazendeiro é eliminar o acesso desimpedido de "predadores" ao galinheiro. Isto é assegurado por cercar o lugar de andar com uma cerca densa, não é supérfluo para cobrir o lugar de andar com uma rede.
Com a devida atenção do agricultor às aves de capoeira, a produtividade permanecerá sempre a um nível elevado. Um componente importante da alta produtividade das galinhas é a organização adequada da casa, uma dieta completa com bastante proteína, gorduras, carboidratos e vitaminas com minerais, uma idade jovem de camadas e a ausência de estresse e ansiedade na ave. A ausência de ovos não é motivo para pânico, esta é uma ocasião para rever as condições de manter seus frangos.