Figos - Guloseima favorita muitos gulosos. Para nós, esta fruta exótica, então na maioria das vezes não está disponível em fresco e seco ou outra forma processada. Mas há variedades de figos que crescem e dão frutos até mesmo no apartamento, e podem agradar amantes e doces, e flora doméstica.
- Descrição
- Solo ao ar livre ou condições domésticas?
- Variedades de cultivo em casa
- Sochi 7 e Sochi 8
- Dalmatika
- White Adriatic
- Sejanecobloblinsky
- Cultivo e cuidado
- Aterragem
- Solo
- Reprodução
- Características do cuidado
- Rega
- Adubação adicional
- Aparar
- Doenças e pragas
Descrição
Fig, ou figo, figueira, figueira - árvore caducifólia subtropical com uma ampla coroa alastrando e grandes folhas lobadas. Na natureza cresce até 10 me vive até 300 anos. Existem árvores masculinas e femininas: as inflorescências masculinas são chamadas kaprifigi, fêmeas - figos. Na aparência, a inflorescência é semelhante, mas apenas os figos (fêmeas) são transformados em frutos. A polinização é realizada apenas por pequenos vespas-blastófagos. É para eles buracos projetados nas inflorescências ocas. As árvores, por sua vez, ajudam as vespas a se reproduzirem. A fruta do figo é em forma de pêra, doce e suculenta, com muitas sementes dentro.Acredita-se que as sementes mais no interior (mais de 900), o melhor e mais fruta macia. Este fruto é seca, enlatados, cozinhar a partir dele conservas, compotas e mesmo vinho é feito (figos referido baga vinho).
Devido ao rico armazenamento químico, os figos têm muitos benefícios para a saúde. Eles fazem parte de alguns medicamentos. Eles são usados para tratar muitas doenças, até mesmo câncer em um estágio inicial. Tratar também são sementes, folhas e suco de árvore. Figs são muito ricas em calorias, especialmente secas, e assim satisfazer a fome. Eles substituem chocolate e doces. Sabiamente, a famosa Cleópatra adorava figos mais do que outros doces.
Na figueira selvagem cresce em países quentes c úmido climas: o Mediterrâneo, na Ásia Menor, Índia, Irã, Afeganistão, Geórgia, Arménia, Azerbaijão, na costa do Mar Negro da Crimeia e no Cáucaso. Variedades resistentes ao frio que podem crescer em climas mais frios já foram criados.
Solo ao ar livre ou condições domésticas?
Para decidir onde plantar a figueira, no campo aberto na rua ou na panela no apartamento, você precisa levar em conta as características de sua zona climática e como os figos crescem. Embora seja uma planta que gosta de calor, algumas espécies podem suportar geadas severas. A árvore pode congelar, mas na primavera ela vai embora e dá frutos. Em condições naturais, a figueira frutifica quase todo o ano: na primavera, no verão e no outono. O norte da região, quanto menor a estação quente, por causa do que as frutas não têm tempo para amadurecer. Em regiões frias, é melhor cultivar um figo, se não em um apartamento, depois em uma estufa, em um terraço envidraçado ou em uma varanda (é mais quente do que na rua). Se uma árvore não cresce no campo aberto, mas em uma panela, ela pode ser retirada para o verão na rua e, no inverno, é levada para a sala. Nas regiões quentes, o figo cresce em segurança no campo aberto e não necessita de condições especiais.
Variedades de cultivo em casa
Os figos da sala se assemelham externamente ao seu congenial - um ficus, uma planta exuberante e baixa com uma altura de 2-3 m.Em contraste com as variedades selvagens, figos quarto não exigem serviços de vespas blastofag, como eles são auto-polinização e produzir fruto delicioso mesmo no apartamento. O figo é uma planta despretensiosa, portanto seu crescimento em casa não requer muito esforço. Ele ama o calor, mas também resiste ao frescor. O apartamento no verão de pote é melhor para colocar a janela no lado leste, e no inverno - para o sul. Variedades de figos interiores são uma grande variedade.
Sochi 7 e Sochi 8
Como o nome indica, estas duas variedades de figos são derivados na cidade de Sochi e têm características semelhantes. Sem polinização artificial de frutas uma vez por ano e dar uma fruta suculenta doce pesando '60 é recomendado para o cultivo no apartamento.
Dalmatika
Esta maravilhosa variedade produz colheitas duas vezes por ano, no verão e no outono, sem caprificação. fruta verde com polpa vermelha, grandes, de até 130 g, são maiores do que o primeiro de rendimento do que no segundo.
White Adriatic
Esta variedade da figueira no início e no fim do verão traz um muito doces frutas amarelo-verde., Tamanho pequeno, peso em '60 de fazer sem a polinização artificial.
Sejanecobloblinsky
A variedade foi nomeada após o cientista, que derivou de outras variedades domésticas de figos.Distingue-se pelo fato de que os frutos aparecem no outono, o crescimento pára no inverno e os frutos hibernam na árvore com pequenos frutos verdes, e na primavera eles crescem novamente, e no verão a colheita está pronta.
Cultivo e cuidado
Cultivar uma figueira em um apartamento é tão fácil quanto o ficus. Pequenos esforços para cuidar disso serão recompensados com uma colheita abundante. Para começar, você precisa aprender a cultivar os figos corretamente, para que em casa esteja bem estabelecido e leve frutas deliciosas duas vezes por ano.
Aterragem
Existem certas regras sobre como plantar figos. O plantio deve ser feito na primavera, até o início do crescimento ativo. Um copo para mudas ou um pequeno vaso de flores (não mais do que meio litro) deve ser preenchido com um substrato de areia e turfa (1: 1) com a adição de esfagno. E você pode adicionar areia grande, um pouco de cinzas e turfa para a terra da folha e misture. O material de partida para o plantio de figos pode ser sementes, estacas e raízes. Em um prato, você pode semear várias sementes, depois escolher o mais forte delas. É o suficiente para polvilhar uma semente de terra úmida sem condensação, depois cubra-a com vidro e deixe-a aquecer.Após 2-3 semanas, os brotos vão surgir. E depois de esperar mais 5 semanas, as mudas já podem ser transplantadas. Assim, os figos plantados darão os primeiros frutos somente depois de cinco anos, de modo que cultivar uma árvore em casa a partir das sementes é usado apenas na ausência de mudas.
Se a raiz foi da raiz, ela também pode se tornar uma nova árvore. Para fazer isso, ele deve ser dobrado no chão, polvilhado com terra e tão seguro. As raízes aparecerão em 3 a 4 semanas e a muda já estará pronta para ser plantada no vaso. O material de plantio mais comum é o corte. Árvores plantadas dessa maneira dão frutos pelo segundo ano. Para fazer isso, você precisa seguir algumas recomendações sobre a melhor forma de cultivar figos a partir dos cortes. Em isto deve ser não menos de 3-4 rins. De baixo, você deve fazer um corte oblíquo 2 cm abaixo do último rim, de cima - um corte reto 1 cm acima do primeiro. Para acelerar a aparência das raízes, as folhas podem ser cortadas e fazer alguns arranhões no fundo das estacas, que serão cobertas com terra. É aconselhável umedecer o corte oblíquo em Kornevin, um estimulante de enraizamento, e mergulhar o pedúnculo em solo úmido no segundo rim inferior. A terra precisa ser selada e coberta com uma garrafa de plástico ou uma bolsa transparente. As raízes aparecerão em cerca de 3 semanas.
Solo
Na parte inferior do pote deve ser colocado camada de drenagem e topo para encher com o solo. Você pode usar o terreno comprado e misturá-lo com cinzas e areia. E você pode tirar o solo comum do jardim, generosamente adicionar composto, areia e perlita para melhorar a permeabilidade da água.
Reprodução
A reprodução dos figos é realizada da mesma forma que o plantio: estacas e raízes. É possível fazer o root no processo a qualquer momento. Mas é impossível cultivar uma nova figura de sementes se se retirarem de um berçário de um berçário. Plantas femininas são cultivadas lá. Se não houvesse árvore macho por perto, a polinização não aconteceria e as sementes estéreis. Deles nada crescerá.
Também os cortes reproduzem tais árvores como: ameixa, thuja, abeto azul, hawthorn,
Características do cuidado
Para determinar como cuidar dos figos em casa, é preciso lembrar que a árvore adora calor, luz e umidade. A iluminação solar e um clima quente (temperatura do ar na faixa de 22-25 ° C) são necessários para o florescimento adequado e o amadurecimento oportuno dos frutos.A figueira doméstica frutifica em junho e outubro. Depois disso, a planta deixa as folhas e "descansa" no inverno a uma temperatura não superior a 10 ° C.
Rega
Estatueta de figo é uma planta frutífera. Para não perder essa habilidade, ele precisa de rega abundante e regular. Plantas adultas podem suportar uma longa pausa na rega, e para árvores jovens é fatal. No inverno, no período de descanso, pelo contrário, você precisa regar menos. O principal é garantir que o solo na panela não seque. Se neste momento as folhas da árvore ainda estiverem verdes, você precisa secar o solo, para que as folhas fiquem amareladas e caiam. No final de fevereiro, o crescimento recomeça e a rega frequente deve ser retomada.
Adubação adicional
No período de floração e formação de frutos, o figo precisa ser alimentado com fertilizantes orgânicos e minerais. Até ao final da frutificação é desejável alimentá-lo várias vezes com fertilizantes potássicos (para árvores frutíferas, tomates e arbustos floridos). Também adequado para alimentação foliar.
Aparar
De grande importância é a poda não só da aparência estética, mas também do desenvolvimento normal da árvore e da frutificação. É necessário remover todos os ramos danificados, entrelaçados e com crescimento interno, bem como os novos ramos longos.Isso é feito no início da primavera. E no outono, antes do início do descanso de inverno, todos os frutos maduros são cortados. A poda correta é boa para a árvore.
Doenças e pragas
Figos sala, sendo em casa no calor, estão expostos a pragas e doenças:
O ácaro da aranha se multiplica ativamente em uma sala quente e seca quando o aquecimento funciona. Durante este período, você precisa pulverizar a árvore com água fria todos os dias para fins de prevenção. Se já estiver afetado, o ponto dolorido deve ser enxaguado com uma corrente forte de água fria e depois tratar o tronco e os ramos com um inseticida.
Mancha de corais - doença fúngica, aparece como pontos vermelhos no caule. Os locais doentes devem ser cortados e tratados com uma solução completa de permanganato de potássio ou mistura de bordeaux.
Se a figura do quarto fornece o cuidado adequado em casa, então ela fica bonita, abundantemente frutifica e menos frequentemente doente.