Mesmo perenes pouco exigentes com o início do tempo frio requer cuidados especiais.
Muitas pessoas não se preocupam em obras semelhantes, deixando tudo ao acaso.
Mas jardineiros experientes sabem como se preparar para peônias de inverno, e estão ansiosos para compartilhar seus conhecimentos com todos.
- Cessação de rega e cobertura
- Recursos de aparar
- Abrigo de pions
Cessação de rega e cobertura
Após o fim da floração da planta já não é necessário para a humidade na mesma medida que durante o período de crescimento activo. norma verão para regar considerados pions 10-25 litros de água debaixo de um arbusto em intervalos semanais. Com o início do outono, em necessidade de tais quantidades de líquido n humidificação foi gradualmente reduzida.
Você pode aplicar este sistema de irrigação: 25 litros em uma ou duas semanas mais 15-20, e assim por diante até que a cessação completa.
Soluções de fosfato de potássio são usadas para isso. Para 15 gramas de fósforo e potássio será suficiente para 10 litros de água. A mistura resultante é derramada de modo que não caia no gargalo da planta. Esses mesmos elementos também podem ser trazidos na forma seca (eles são vendidos na forma de comprimidos). Antes de tal aplicação, o arbusto é regado abundantemente e polvilhado as pastilhas de terra no buraco uniformemente.
Recursos de aparar
Esta é a parte mais importante da preparação para o gelo. Deixá-lo para o início da primavera é indesejável - então o secateur simplesmente não pode "tomar" o enfraquecido para o talo de inverno. O principal é pegar o momento certo. Dependendo da região, esta pode ser a última década de outubro ou meados de novembro. Se tomarmos "em ciência", então a preparação de píons durante o inverno determina o melhor tempo da poda nos primeiros dias depois das geadas. É importante que o solo esteja seco.
Por esta altura, os brotos já caem no chão, e tal manipulação não irá prejudicar a planta. Apare as peônias herbáceas o mais baixo possível, sem deixar um cânhamo alto (2 a 3 cm). Toda a parte do solo (flores e caules com folhas) é removida. Então eles são coletados e queimados.
Alguns usam material cortado para abrigo, mas não fazem isso - pode ser um bom lugar para hibernação e criação de pragas. Mentir folhas próximas também são coletadas e descartadas. Alguns jardineiros depois de um evento como esse fazem uma cobertura combinada de alcatrão de madeira e farinha de ossos (60/40%).
- Remoção precoce de fuga. Se o outono estiver quente, as hastes crescerão novamente e crescerão o suficiente para congelar. A queda de temperatura em tal situação enfraquece a planta.
- O outro extremo é o aperto com poda. Então o rizoma pode simplesmente apodrecer.
- Deixe uma pequena parte do tronco muito maior nível de solo (3-5 cm).É um erro pensar que isso tempera perene. Pelo contrário, tal procedimento inibe o crescimento e a floração nos anos subsequentes.
Abrigo de pions
Para proteger o rizoma da geada, são usados buracos de cobertura. Os melhores materiais para o "cobertor" são húmus e turfa seca. A espessura da camada depende das condições climáticas em uma área específica: se houver 10-12 cm para regiões com clima moderado, 15-20 cm serão necessários para as partes do norte.
Os benefícios de tais abrigos são muitos - eles não apenas retêm calor, mas também alimentam o solo com substâncias úteis. Para plantas "de idade" também é um excelente estimulante de crescimento.
Para cobertura, materiais como:
- folhas;
- estrume;
- palha;
- "patas" coníferas;
- serragem e aparas.
Com o início da primavera, essa "cobertura" é removida, mas não completamente: no buraco, deixa-se uma fina camada de cobertura que impedirá o crescimento de ervas daninhas.