Begônia Cleópatra - planta de floração decorativa da família Begoniev. Vem dos trópicos e subtrópicos da África, Ásia e América.
Outros nomes - Begônia Boveri, Maple Leaf.
Descrição
No cultivo em sala, a planta atinge até 50 centímetros de altura.
Haste magro, ereto, coberto de pêlos.
Folhas verde escuro, formas palchatostlopastnoy, apontou para o fim.
Aparência tem um número de características distintas que distinguem esta planta de outras:
- As folhas mostram diferentes tonalidades dependendo do ângulo de iluminação;
- A superfície da parte de baixo das folhas é vermelha ou cor de vinho;
- Folhas ao longo de todo o perímetro são cobertas com pequenos pêlos claros.
Cuidado
Cleópatra despretensioso no cuidado em casa.
Plantando e pegando um pote
Para o plantio, são utilizados vasos rasos de plástico com um diâmetro largo. Panelas de barro não são assim, porque as raízes podem crescer na superfície áspera de tais pratos. Na parte inferior, coloque qualquer drenagem: seixos, argila expandida, estilhaços. Na drenagem é colocado 1/3 do solo, a planta é plantada e polvilhada com o resto do solo. Então o solo é derramado com água morna.
Chão
O solo deve estar solto, ligeiramente ácido. Você pode plantar a planta no solo já pronto, comprada na loja ou cozida com as próprias mãos.
Rega
A água deve ser moderada, não permitindo a estagnação da umidade no solo. A camada superior do solo deve secar até a próxima rega.
Modo de luz
Cleópatra prefere a iluminação difusa. A este respeito, ela é escolhida um local na janela oeste ou leste.
Ao instalar na janela da orientação sul a planta é pritenyayut. Na janela norte a planta não terá a luz do sol e ficará esticada, por isso é necessária iluminação adicional com lâmpadas.
Aparar
A poda é obrigatória na primavera ou durante o transplante. As hastes esticadas são cortadas a 5 centímetros acima do nível do solo.
Condições térmicas
O regime de temperatura pode variar entre 17 e 26 graus.
Reprodução
A begônia se reproduz bem por estacas, folhas e sementes.
- Ao se propagar por estacas, corte um caule de 5 a 7 centímetros e coloque na água até que as raízes apareçam. Então os brotos são transplantados em vasos.
- Para a propagação das folhas, corta-se uma folha com um pecíolo que pode ser enraizado imediatamente no solo. Antes de enraizar no solo, é necessário processar os cortes com o porta-enxerto. Após o plantio em uma panela, as plantas jovens são alimentadas com fertilizantes líquidos uma vez a cada duas semanas.
- A reprodução por sementes é um processo complexo, mas interessante. O processo começa com a semeadura do solo solto para a superfície com uma ligeira pressão de sementes para dentro dele. Em seguida, o solo é ligeiramente umedecido, o recipiente de sementes é coberto com um filme e colocado em um local quente. Depois de um tempo, os brotos começam a se acostumar a secar o ar interno, abrindo lentamente a proteção do filme.
Tempo de vida
Ele vive de 3 a 4 anos. No final deste período, a planta reaparece por estacas.
Fertilizante
Na primavera e no verão, precisa ser alimentado. Para alimentar segue minerais e orgânicos fertilizantes 2 vezes por mês. Para adubação, existem fertilizantes especializados.
Transplante
Transplante esta planta anualmente na primavera.Pote para transplante é escolhido com um diâmetro maior do que o anterior.
Doenças
Cleópatra está sujeita a uma doença típica de muitas begônias, como infecção fúngica. Manifesta-se por manchas de podridão nas folhas. Se a planta está doente, as áreas infectadas são removidas, e o resto da planta é tratado com uma droga fungicida. No futuro, para a prevenção do ataque de fungos, é necessário aderir ao regime de temperatura correto.
Outros problemas de cultivo:
- Amarelecimento das folhas devido a excesso de rega ou ar muito seco;
- Manchas marrons causadas por falta de nutrientes;
- Pobre crescimento e falta de floração na ausência de adubação com potássio e fósforo.
O cuidado apropriado salvará a begônia das doenças acima.
Pragas
É suscetível a lesões por escutas, tripes e ácaros. Para combater pragas, use produtos químicos especiais.
A doença mais comum da begônia é o oídio, que cobre as folhas afetadas com um toque.
Begônia Cleópatra - planta ornamental despretensiosa, que para o crescimento e desenvolvimento exige o cumprimento de certas regras para o atendimento.
Estas plantas herbáceas com folhas incomuns são maravilhosas decorar o interior e criar uma atmosfera acolhedora na casa.
Fotos
Em seguida, você pode ver a foto: