Tigridia: plantio e cuidado em campo aberto

Pin
Send
Share
Send

Tigridia é uma flor perene nativa da América Central e do Sul. O botão é formado por 3 pétalas grandes e 3 pequenas, que na base são de cor "tigre", daí o nome da planta. Entre os índios que outrora habitavam o México, os cormos de flores eram usados ​​como alimento, assados ​​em fogueiras como batatas. E somente no século XVI a planta foi trazida para a Europa como decorativa, mas não obteve ampla distribuição no continente.

Descrição e características de tigridia

Uma planta perene cresce até 0,7 m de altura, com a primeira folhagem aparecendo não alta do nível do solo.

A raiz da tigrídia é notável por sua densidade, em forma semelhante a uma cebola. Os botões aparecem no início do verão, mas podem florescer no outono. A flor desabrocha por não mais de 10 horas e depois desaparece. Em seu lugar, permanecerá uma caixa de sementes, cujo conteúdo pode ser usado para plantio adicional.

Tipos e variedades de tigridia

De todas as espécies de tigridia, apenas o pavão é cultivado, o que apareceu na vastidão do México. Os cormos são cobertos com escamas membranosas e crescem até 6 cm na dimensão longitudinal. Seu diâmetro geralmente não é superior a 4 cm. Jardineiros e criadores criaram várias variedades de tigridia de pavão, mas os seguintes são amplamente utilizados:

GrauFlores
AlbaPétalas brancas são cobertas com manchas vermelhas.
AureaEm um broto amarelo rico, ondulações de carmim são encontradas.
CarmineaRepresentante amarelo-laranja manchado.
LilásPétalas vermelho-roxas são decoradas com manchas de carmim.
RosalindUm broto de cor rosa.
CanariensisPétalas amarelas emolduram um núcleo vermelho brilhante.
EspecialidadesA flor vermelha é coberta com manchas de cor dourada.
WanguttaAs pétalas exteriores são irregulares, amarelo-bordô.
XadrezA cor na aparência se assemelha a um tabuleiro de xadrez.
Multi-floridoPadrões de ouro adornam o fundo da pétala de Borgonha.

Tigridia plantando em campo aberto

Ao plantar uma planta exótica, é importante observar vários fatores e condições que afetam diretamente o crescimento e o desenvolvimento da flor. Portanto, se pelo menos uma não for cumprida, a planta corre o risco de não florescer, sendo frágil e regularmente exposta a doenças ou ataques de pragas de insetos.

Tempo de pouso

A tolerância perene à geada é baixa, portanto, é melhor plantá-la em campo aberto em clima quente já estabelecido. Em nossas latitudes, sua ofensiva cai no final do período da primavera ou no início do verão.

Local de desembarque

O fator mais importante ao plantar uma flor é sua localização e, como a cultura adora sol, uma área bem iluminada é melhor para ela. A penumbra também pode ser considerada, pois não terá um efeito prejudicial no tamanho dos brotos e na saturação da cor; no entanto, afetará as hastes e pedúnculos. Eles precisarão de apoio, pois ficarão muito magros. Para que o vento e a corrente de ar não danifiquem o tigrídeo, você precisa escolher um local bastante protegido.

Nada mau é adjacente aos seguintes anuários: gypsophila e lobularia.

Solo

A flor precisa de um solto, úmido e equipado com a drenagem do solo. Em caso de densidade excessiva da terra, serragem e areia devem ser adicionadas ao local. Na véspera do plantio, é necessário cavar o solo e fazer fertilizantes, por exemplo, mineral, adubo, composto. Para neutralizar a acidez do solo, é necessário adicionar cal.

Regras de desembarque

Para prevenir doenças como fusarium e outras, é necessário mergulhar os tubérculos em uma solução de fungicida diluída na proporção indicada na embalagem.

A profundidade de sua deposição depende do tamanho da lâmpada, por exemplo, as maiores estão imersas em 10 cm no solo e as menores - 5 cm. Ao mesmo tempo, vale a pena observar a distância entre as lâmpadas de 15 cm e a distância entre as fileiras de 20 cm. Já após 4-6 semanas, os primeiros brotos aparecerão, que florescerão no final do verão. Eles não terão tempo para florescer completamente, então a tigirdia deve ser cultivada em casa antes de ser plantada em campo aberto.

Cuidando de Tigridia no Jardim

O cultivo inclui um conjunto de medidas para o cuidado de plantas perenes, em particular, como rega, fertilização, cobertura morta e poda. A planta se presta bem ao cultivo, se adequadamente engajada em sua tecnologia agrícola.

Rega

A planta precisa de rega abundante e regular, eliminando a estagnação da umidade no solo. Se não houver chuva, umedeça o solo todos os dias e pulverize a planta à noite. Com a rega excessiva, as raízes deterioram-se rapidamente, por isso devem ser dosadas com precisão, toda a água deve ser completamente absorvida e não permanecer na superfície da terra.

Top vestir

O solo fértil não precisa de cobertura adicional, mas os pobres precisam. Os primeiros fertilizantes minerais devem ser aplicados não antes de 3-4 semanas após o plantio do tigrídio. Quando os botões começam a se formar, a planta pode ser fertilizada novamente, não apenas fertilizando, mas também pulverizando a folhagem com a solução necessária.

Trabalho adicional (afrouxamento, cobertura do solo, corte)

O local onde a tigridia cresce deve ser removido das ervas daninhas em tempo hábil, porque não só violam a estética das flores, mas também provocam o aparecimento de várias pragas de insetos.

Para que a umidade não fique estagnada, mas para penetrar mais rapidamente no solo, é necessário afrouxar o solo ao redor da tigrídia após cada rega. A cobertura com matéria orgânica retardará a evaporação da água e evitará o aparecimento de ervas daninhas.

Poda

A poda é realizada somente após o tigrídio desaparecer, quando todos os brotos estão murchados. Dessa forma, você pode preservar a saúde e a energia das lâmpadas antes do inverno.

Transplante de Tigrid

Se você cultivar bulbos em casa no início da primavera, as plantas jovens florescerão um pouco mais cedo em campo aberto. Para fazer isso, eles devem ser plantados na quinta semana da primavera em um recipiente com uma mistura especial.

Em uma panela pequena cabem cerca de 4 lâmpadas, que devem ser aprofundadas em 3 cm no chão. Em seguida, forneça-lhes hidratação regular. À medida que as plantas germinam, é necessário aumentar a quantidade de rega, com base no fato de que o solo deve ser umedecido em toda a profundidade em que os bulbos estão localizados.

Vasos com grandes orifícios de drenagem e um suporte alto para organizar a rega por baixo são excelentes para transplantar. Com o advento das flechas, vale a pena colocar a planta em um peitoril da janela bem iluminada. Tigrid deve ser plantado na rua no início do verão.

Reprodução tigridia

A propagação da tigridia pode ser realizada por 2 métodos:

  • Semente;
  • Vegetativo.

Para o primeiro método, é necessário preservar as flores secas, formando caixas de sementes. Eles geralmente são lisos, de cor escura. A coleta deve ser realizada antes da primeira geada e semear no inverno. Em seguida, coloque em vasos e deixe em um local quente e brilhante. Temperatura, confortável para germinação de sementes a cerca de +20 ° C. Quando as mudas adquirem 2-3 folhas, elas podem ser plantadas em recipientes separados. Seis meses após o plantio, os primeiros brotos aparecerão.

A essência do segundo método é plantar as crianças. Dentro de uma estação, um espécime maduro pode adquirir várias lâmpadas pequenas. É necessário separá-los do tubérculo pai antes de plantar na primavera.

As feridas recebidas do corte devem ser tratadas com carvão ativado. As lâmpadas pequenas, diferentemente dos tubérculos maduros, praticamente não cavam no solo durante o plantio.

Doenças e Pragas

Uma planta exótica é frequentemente atacada por pragas, também é suscetível a várias doenças perigosas. Você pode lidar com tudo isso com vários medicamentos e medidas preventivas.

O problemaRemédio
Podridão causada pelo amadurecimento insuficiente da lâmpada.Se você realizar a coleta para armazenamento após a morte espontânea da parte do solo da planta, o problema não surgirá. Para fins preventivos, os bulbos devem ser embebidos em soluções de fungicidas como Fundazole ou Benlat.
Ferrugem, crostaTratamento oportuno com fungicidas ou infusões de ervas.
MosaicoO vírus não é tratável, portanto não é possível salvar a flor infectada. O cuidado adequado reduzirá bastante o risco de contrair esta doença.
Colheres, lagartas, tripesTratamento com inseticidas.
SlugSomente coleta manual. Isso pode ser simplificado se você usar materiais diferentes para criar uma sombra na qual as pragas de insetos se ocultarão.
UrsosDestruição manual, seus movimentos podem ser preenchidos com uma mistura de sabão e água. Essa medida irá destruir os habitantes do vison ou forçá-lo a sair.

Tigridia no inverno

Tigridia não possui resistência ao gelo, suficiente para o inverno na faixa do meio, portanto deve ser desenterrada no outono. A temperatura do ar na sala de armazenamento não deve cair abaixo de zero, mas não é recomendado e é muito quente, acima de +10 ° C. É importante que as lâmpadas já estejam maduras. Se houver uma probabilidade de que antes da geada a parte do solo da tigridia não tenha tempo para desaparecer completamente, vale a pena recorrer às seguintes medidas:

  • Extraia os rebentos do solo sem danificar as raízes, mantendo um pedaço de terra;
  • Mantenha em uma sala quente e iluminada até a folhagem murchar completamente.

Então você precisa preparar as lâmpadas para armazenamento, para isso você deve:

  • Descasque os tubérculos;
  • Lavar;
  • Mergulhe em uma solução fungicida;
  • Seque completamente.

Durante todo esse tempo, as lâmpadas pequenas não devem ser separadas dos tubérculos-mãe; é melhor fazer isso na primavera, imediatamente antes do plantio.

O Sr. Summer residente aconselha: como armazenar lâmpadas tigridas

As lâmpadas devem ser cobertas com areia ou turfa e depois deixadas com um indicador padrão de umidade e baixa temperatura do ar. Um saco de papel servirá perfeitamente como recipientes de armazenamento. Periodicamente, é necessário verificar a aparência das lâmpadas para detectar oportunamente possíveis apodrecimentos e outros defeitos. Todas as lâmpadas doentes ou secas devem ser descartadas.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Como cuidar e fazer mudas do falso íris #paisagismo #jardinagem #jardim #mudas (Novembro 2024).