Quase todos nós, mais uma vez pulverizando sua seção de dacha com vários tipos de pesticidas, pensamos em como as pessoas lidavam com ataques de insetos e plantas nocivas antes do surgimento de agroquímicos. Anteriormente, eles foram ajudados pela natureza no processo de seleção natural: cultivou as combinações certas de plantas. É por isso que hoje os métodos populares de proteger o jardim e a horta das pragas são tão populares: os remédios populares são feitos de acordo com as receitas da natureza. Considere os métodos folclóricos mais populares de combate a pragas com a ajuda de meios improvisados (sabão, mel, refrigerante, vinagre, sal, açúcar, mostarda em pó, etc.).
- Sabão de alcatrão
- Sabão doméstico
- Vinagre
- Giz
- Pimenta preta e vermelha moída
- Pó de mostarda
- Refrigerante
- Sal
- Açucar
- Mel
Sabão de alcatrão
Um dos mais comuns no povo de inseticidas de pulgões em plantas é sabonete de alcatrão. Sua eficácia está em uma composição peculiar: no sabão usual é adicionado alcatrão de bétula. É o alcatrão que é a ferramenta chave para salvar plantas de pragas, é especialmente eficaz no processo de eliminação de pulgões e formigas.O dano deste último é que eles carregam os pulgões e infectam novas e novas plantas. Existe várias receitas cozinhar "convidados" para pragas usando sabonete de alcatrão.
- A solução mais comum - 60 g de sabão alcatrão misturado com água (10 litros). Tal mistura pode pulverizar as áreas infectadas, ou lavar os topos dos ramos dos arbustos de bagas. Mas vale lembrar que é possível realizar tais procedimentos o mais tardar após o florescimento da cultura, já que no estágio de formação e amadurecimento do fruto o procedimento pode prejudicar a pessoa que consumirá a cultura: o sabão em si é tóxico. Você pode digitar um inseticida similar em frascos e colocá-los nas coroas das árvores doentes. Uma solução semelhante, mas usando sabão de alcatrão de enxofre, ajudará a expulsar o mosquito de pera.
- Para combater pulgões nos arbustos aconselho a preparar o seguinte medicamento: misture 10 litros de água, 500 g de cinza de madeira, 50 gramas de alho picado e 50 g de sabão de alcatrão moído. Mistura finalizada para processar os topos dos arbustos doentes. Faça isso imediatamente após a floração, não depois. O cheiro que emite este remédio não deixa nenhuma chance às pragas.
- Para dispersar os pulgões também ajudará a infusão ambientalmente amigável e segura seguinte: 200 g de folhas esmagadas de tabaco seco misturado de 2 pimentas amargas picadas e despeje 10 litros de água. É necessário aguardar 24 horas para a solução ser infundida. Após o termo do dia, adicionar 40 g de sabão de alcatrão com cinza de madeira. A mistura resultante é pulverizada nas áreas afetadas.
Sabão doméstico
O espectro do sabão é bastante extenso: este produto inofensivo ajuda a eliminar pulgões, ácaros, vermes, lagartas, doenças fúngicas, em particular - podridão cinzenta. Não é de surpreender que o uso de sabão doméstico na horticultura seja amplamente conhecido desde sua invenção. Você pode usar fundos de sabão durante o tratamento de vegetais, frutas, culturas de interior e ornamentais.
Insetos lutadores experientes jardineiros recomendam estabelecer com a ajuda de a próxima solução: 150-300 g de grelha de sabão e diluir em água quente para que não haja grumos, em seguida, despeje a mistura em um recipiente com 10 litros de água e misture bem. Como resultado, uma solução clara deve ser obtida, que pode ser tratada qualitativamente na seção do país. Pulverizar colheitas com tal medicamento pode ser a qualquer hora, com exceção do período de floração. Além disso, tal ferramenta não pode ser processada recentemente plantadas. Tendo em vista a prevenção, é aconselhável limpar as folhas e brotos jovens com uma solução de sabão.
Vinagre
Vinagre em si é um anti-séptico. Na horticultura é usado como inseticida, herbicida e fungicida.
Para libertar plantas de pequenos insetos, como formigas, basta borrifar ao redor deles o vinagre comum. Além disso, o vinagre é extremamente medo de caracóis. Até mesmo os camponeses iniciantes conhecem a escala de danos da invasão da horda de coorte.Para caracóis, o vinagre é algo como veneno. Mas pulverize o vinagre com cuidado, pois é um herbicida potente e pode destruir algumas variedades de culturas (por exemplo, sálvia).
Uma solução de vinagre é um poderoso remédio para pulgões em culturas frutíferas. O segredo de sua preparação é muito simples: 1-2 colheres de sopa. l. vinagre diluído em 10 litros de água. O resultado será visível após a primeira aspersão, mas os jardineiros experientes são aconselhados a repetir o procedimento 2-3 vezes. Se as plantas do seu jardim estão infectadas com doenças fúngicas, elas devem ser polvilhadas com uma solução de 4 litros de composto e 2 st. l. vinagre.
Giz
O giz é usado principalmente como fertilizante de raiz. Graças à útil composição interna (silício, magnésio), a infusão de giz é uma poderosa fertilização de culturas que são plantadas em solos ácidos. Previne a queda dos ovários de ameixa e cereja, que são plantados em solo oxidado.
Especialmente útil é o processamento de solo com giz durante o plantio de mudas, uma vez que tal fertilizante natural ajuda a planta a adaptar-se a novas condições, fortalece sua imunidade, protege contra patógenos.
Prepare um "remédio" do giz é bem simples. É necessário dissolver 1 balde de água em 1 balde. l. giz, moído em pó. Regar a cultura é necessário por 10-12 dias. Pulverizar com essa infusão é um meio eficaz de combater os pulgões, mas muitas vezes atrai muitas borboletas, o que é indesejável.
Pimenta preta e vermelha moída
O pimentão preto e vermelho é outro excelente remédio caseiro para pragas no jardim. Organizar a luta com convidados indesejados só pode espalhar a pimenta na linha inter-após a irrigação do solo. O aroma de pimenta instantaneamente assusta moscas de repolho e pulgas de rabanete. Ele também irá conduzir ratos e lesmas do seu site.
Para combater o escaravelho da batata Colorado, pulgões e até doenças fúngicas, é necessário preparar a seguinte infusão: 3 colheres de sopa. l. Pique o pimentão vermelho em 0,5 litros de água quente e deixe durante a noite. 10 g da solução pronta e concentrada e 5 g de sabão em pó são adicionados a 1 balde de água.Pulverizar este remédio popular efetivamente lidar com a invasão de insetos nocivos.
Pó de mostarda
O uso de pó de mostarda no jardim é um meio ecológico igualmente popular de proteger as plantações dos "mal-intencionados". Pode ser usado independentemente e em caldos com outros inseticidas caseiros improvisados.
Para lidar de forma rápida e qualitativa com as lesmas, é necessário dispersar a mostarda em pó no espaçamento entre linhas.
Repelir ataques de fogo de groselha e besouras em arbustos de baga ajudarão infusão de mostarda em pó. Para prepará-lo, você precisará de:
- 100 g de mostarda em pó;
- 10 litros de água;
- 40 gramas de sabão em pó.
A mistura de água com mostarda deve ser insistida por 2 dias, depois coe e dilua o sabão esmagado. Para esculpir os arbustos é recomendado na primeira metade do verão. A mesma infusão é eficaz no combate a lagartas comedoras de folhas e lagartas de tainhas de macieira em árvores frutíferas, que precisam ser pulverizadas por 15-20 dias após a floração.
Uma solução de mostarda também acionará pulgões, insetos e tripas de repolho e tubérculos.
Refrigerante
O refrigerante comum, que existe na cozinha de cada amante, entre outras coisas, é um poderoso inseticida. O uso de refrigerante no jardim é uma das técnicas mais fáceis e acessíveis.
Assim, uma solução de refrigerante (1 copo por balde de água) é amplamente utilizada na prevenção e tratamento de oídio em arbustos de groselha e groselhas. Se sua cultura foi afetada por pulgões, prepare para tal convidado o seguinte "tratamento": 75 g de refrigerante diluído em 10 litros de água. Você pode polvilhar todas as árvores e arbustos. Este "remédio" irá conduzir e engrossar, e também ajudar a eliminar infecções fúngicas.
Sal
O sal é usado na jardinagem como fertilizante; catalisa o crescimento das plantas através da ativação da assimilação de vários nutrientes pelo sistema radicular.
Uma solução de sal (1 copo por balde de água) é conhecida como um pesticida que pode eliminar o oídio em arbustos de groselha e groselha, plantar cebolas e também doenças fúngicas em árvores frutíferas.É importante notar que a pulverização de árvores frutíferas com infusão de sal pode ser realizada antes do estágio de brotamento: queimaduras salinas foliares. Para eliminar formigas e lesmas do local, recomenda-se a deitar sal entre as filas de culturas.
Açucar
O açúcar é um deleite doce não só para os seres humanos, mas também para os insetos. É por isso que este produto é frequentemente usado como pragas de isca.
Por exemplo, para eliminar a manteiga de couve-borboleta, que se instalou na sua seção de dacha, ela ajudará o açúcar - ou melhor, um xarope de açúcar grosso. O xarope deve ser derramado em pires ou outros recipientes e adicionar um pouco de fermento a ele. Capacidades para colocar em locais onde a borboleta vive. Para espalhar o aroma da fermentação, a isca é colocada em suportes altos.Repolho não demorará muito para esperar: eles rapidamente migram para o cheiro de calda e ficam presos nele. Isso é tão barato e irritado que você pode salvar a colheita de um inseto extremamente prejudicial. Esta receita também é relevante para o combate às vespas, o que traz muitos problemas aos caminhoneiros.
Mel
A composição do mel encontrado estimulantes do crescimento biogênico. É por isso que as infusões de mel são amplamente praticadas em plantas de plantio. Embeba efetivamente mudas de culturas em solução de mel (1-2 colheres de sopa de mel por balde de água). Este procedimento facilita a rápida adaptação do material de plantio ao solo, a sobrevivência, o desenvolvimento adequado do sistema radicular da cultura e seu pleno crescimento.
Na luta contra insetos, o mel, como o açúcar, é usado como isca. A preparação do xarope e o procedimento para a captura de pragas em aves vivas com a ajuda de mel é semelhante ao método com açúcar. Como você pode ver, em sua casa há muitos assistentes assistentes para a organização da luta contra insetos e outras pragas de plantações de hortaliças. Portanto, nem sempre é necessário recorrer a lojas agrárias para a compra de agroquímicos para o jardim e para o jardim.Você pode simplesmente aprender com a experiência das pessoas e tirar vantagem disso. Afinal, o controle de pragas com a ajuda de produtos domésticos (vinagre, sal, açúcar, sabão etc.) é muito mais seguro para você e para as plantas do que o uso de agroquímicos.