Kochevka é o processo de transporte de abelhas para garantir uma boa coleção de mel durante toda a temporada. É realizado, na maioria das vezes, em áreas de floresta de montanha, onde crescem muitas diferentes plantas de mel. Preocupar-se com este processo custa seriamente e preparar-se com antecedência como nele o sucesso de uma estação depende.
- O que é isso?
- Como preparar abelhas para os nômades
- Requisitos para o apiário
- Preparando os soquetes
- Preparando o apicultor
- Carregamento e deslocalização
- Arranjo de colmeias em um novo lugar
O que é isso?
Apicultura nômade é uma maneira de aumentar a coleta de mel no apiário. As abelhas trarão muito mais néctar se a distância até as plantas de mel for menor. A família das abelhas gasta de 180 a 220 gramas de mel nos voos, se a distância até as plantas for de cerca de 1 km. Ao organizar um apiário, você deve colocá-lo nas proximidades das plantas de mel. Sobre isso depende o sucesso da coleção, pois as abelhas gastarão menos energia nos vôos e trarão mais néctar.
Como preparar abelhas para os nômades
Preparando-se para mover o apiário sobre rodas deve começar vários dias antes do nômade.
Requisitos para o apiário
- examinar como os lugares com plantas melíferas estão localizados;
- É importante que o apiário seja saudável e que todos os padrões sanitários e higiênicos sejam cumpridos;
- não é necessário colocar o apiário nas proximidades 3,5 a 4,5 km do local anterior, já que as abelhas podem voltar para lá;
- pense sobre o uso ideal de plantas que dão néctar. Por exemplo, o trigo mourisco faz isso apenas pela manhã.
Preparando os soquetes
- Garantir a ventilação dos ninhos durante o transporte;
- Despeje as molduras cheias de mel. Expanda os ninhos à custa de alojamentos adicionais, para que as abelhas tenham um lugar para dobrar a produção em um novo local;
- para que os inquilinos não fiquem sujos por dentro, limpe as almofadas;
- coloque as colméias perto da floresta para protegê-las do vento e da luz direta do sol;
- fornecer água para as abelhas.
Preparando o apicultor
Depende muito da experiência do apicultor: requer um conhecimento impecável de todas as nuances. A migração de abelhas cria muitas dificuldades associadas ao risco.É importante para o apicultor organizar tudo corretamente, pegar transporte e concluir todo o trabalho de preparação com antecedência. É necessário recolher todas as coisas que serão necessárias no campo: medicamentos, pratos, comida. Além disso, ele deve ser capaz de se acostumar rapidamente às novas condições de trabalho, e isso também deve ser aprendido.
Carregamento e deslocalização
Quando, à noite, os insetos voam de volta para as colmeias, eles estão bem fechados e as válvulas dos portões são fixadas com pregos. No carro, eles geralmente estão localizados em vários níveis e fortemente amarrados com cordas.
Ao empilhar em 3 níveis, é melhor estar seguro e construir os lados do carro com tábuas. Na estrada, circunstâncias imprevistas podem ocorrer. Para evitar tais situações com eles, pegue a fumaça, redes faciais, martelo, argila e reboque.
Quando você transportar as colmeias em um vagão, coloque palha ou mato embaixo delas, para que elas não sejam danificadas durante choques. Instale as colmeias, assim como na máquina - voe para trás na direção do movimento. Este meio de transporte é mais frequentemente usado à noite. Somente se a estrada estiver muito nivelada, o trote é permitido, em outros casos, o movimento é realizado por etapas.
Arranjo de colmeias em um novo lugar
Depois de chegar a um novo local, você precisa instalar as colmeias nos blocos pré-preparados. Para o primeiro voo, abra as abelhas assim que elas se acalmarem. Depois disso, remova as ferramentas que você usou ao se mover.Para acalmar as abelhas, coloque suas colméias perto dos arbustos e árvores. Isto é devido ao fato de que as abelhas vêem marcos perto de suas colmeias e voam para estranhos menos. Não coloque o apiário de modo que ele fique em uma extremidade nas plantas melíferas. Por causa disso, as abelhas freqüentemente voam através das evidências mais próximas e serão inundadas com mel.
Mover as abelhas não é um processo fácil e depende de muitos fatores. O mais importante deles é a experiência do apicultor. Se ele souber o que fazer e fizer tudo a tempo, não haverá problemas com movimentação e treinamento. Boa sorte neste negócio difícil!