Às vezes, depois de esperar pela primeira colheita de tomates, não temos pressa em nos alegrar, pois a abundância de frutas pode fazer com que a boa parte seja quebrada. Isso estraga não apenas o tipo de tomate, mas também os torna impróprios para a colheita. Vamos descobrir por que os tomates quebram quando amadurecem e como evitá-lo.
- Doença ou não?
- Por que os tomates rachem
- Falta de fertilizantes
- Falta de umidade
- Pinças erradas
- A temperatura está muito alta
- Craqueamento e Seleção de Variedades
- Como evitar problemas?
Doença ou não?
Não tome rachaduras em tomates como um sinal de uma doença da fruta. O cracking mais comum dos tomates é devido a crescimento desigual, devido a cuidados irregulares. Portanto, fissuras secas em frutas não são mais do que cicatrizes devido a uma mudança brusca nas condições de crescimento.
Por que os tomates rachem
Por que os tomates estão rompendo, vários fatores estão associados, tanto com condições naturais, não controladas, quanto com processos que dependem diretamente do residente de verão.Neste caso, pode sofrer e variedades de efeito estufa, e aqueles que são plantados no campo aberto.
Falta de fertilizantes
Deficiência de elementos de nutrição de tomate - uma das razões frequentes pelas quais os tomates se abrem. Manifestações de tal escassez começam com os caules, gradualmente se transformando em frutos. Mas o principal é a moderação. Demasiado engordado com soluções concentradas, não diluídas, os tomates são ainda mais propensos à quebra.
Falta de umidade
Talvez a causa mais comum de quebrar tomates seca. Mas, novamente, a regra da "média dourada" opera aqui: a rega deve ser moderada, e no período de vegetação em geral é minimizado, já que os tomates derramados, sem saber onde dar excesso de umidade, simplesmente vomitam, formando rachaduras. Regue os tomates para que a água debaixo do arbusto não fique em pé.
Pinças erradas
Muitas vezes, cortar folhas de um arbusto de tomate também pode exacerbar a situação. Durante sete dias, o número ideal de folhas que podem ser removidas - três e não mais que.
A temperatura está muito alta
Esse fator muitas vezes se torna a razão pela qual os tomates quebram na estufa. Para resolver este problema, é necessário organizar uma estufa para arejamento frequente e não permitir que o solo seja banido, bem como a sua aridez.
Craqueamento e Seleção de Variedades
Estranhamente, acontece que a quebra de tomates pode afetar não só a variedade, mas também a cor. Na maioria das vezes, os tons amarelo, laranja e vermelho claro estão expostos a esse problema. O mesmo destino para variedades com frutos grandes e densos.
As seguintes variedades e híbridos serão ótimos em termos de resistência a mudanças abruptas nas condições:
- "Arlequim";
- "Favorito";
- "O milagre da terra";
- "Vasilievna";
- "Avestruz";
- "Diva";
- "Podmoskovny";
- "Centauro";
- "Pata do urso".
Como evitar problemas?
Pelo menos em parte, a cobertura morta dos arbustos, a ventilação da estufa, a alimentação adicional, conforme necessário e, claro, a oportunidade e a regularidade dessas medidas ajudarão a eliminar o problema.
Observe as seguintes orientações para evitar fissuras em frutas:
- escolha variedades de tomates com frutos moles de tamanho médio;
- Assegure-se de que os arbustos "abrigam-se" do sol escaldante no meio do calor. Use para isso materiais dispersores de luz, capas, deixando o ar entrar;
- organizar uma rega moderada e ventilação para tomates com efeito de estufa. Umidificar o solo à noite e repartido.
Se for possível regular o regime de temperatura e o regime de umidade na estufa, os tomates plantados em campo aberto precisarão de mais atenção, e você precisa estar preparado para isso. Mas, como dizem, consciente - significa armado. E se você for atingido com esse tipo de problema no jardim este ano, no próximo você terá a garantia de saber como evitá-lo.