Nós nos familiarizamos com a orquídea Baunilha. Regras para o cuidado e foto da flor

Pin
Send
Share
Send

A orquídea de baunilha, nome científico Vanílla, refere-se ao gênero de cipós perenes da antiga família Orquídea. A partir deste artigo você pode descobrir o que é a orquídea Baunilha, sua descrição detalhada e história, diferenças de outras espécies e da sub-árvore da orquídea baunilha quando ela floresce e como cuidar dela, e como multiplicar e quais doenças e pragas podem ser.

O que é esta planta?

A flor pertence às epífitas - graças à estrutura do tronco nodular, é facilmente preso a árvores, tocos. Também há tipos de solo de orquídeas de baunilha que crescem em paisagens tropicais da terra. A flor também é chamada de orquídea de baunilha por causa da fruta, que após o processamento se transforma em um famoso tempero. Para fins industriais, a flor é cultivada especialmente na Indonésia, Madagascar, na ilha tropical de Reunião. Fruta - uma caixa tem a forma de um casulo.

Descrição detalhada

Na natureza, uma orquídea de baunilha cria raízes na pré-folhagem. Rapidamente se expandindo, a flor adulta tem longos ramos encaracolados. O comprimento do caule atinge 20 - 25 m de comprimento. No todo, o caule é formado por nós que formam as raízes do ar.Deixa oblongo, lanceolado, estruturalmente coriácea, carnuda. O comprimento da placa foliar é de 15 a 18 cm e as folhas crescem alternadamente, opostas. Em casa, via de regra, os frutos não amadurecem.

Importante! Para uma floração abundante, devem ser criadas condições que sejam as mais próximas possíveis da natureza dos trópicos úmidos.

História de ocorrência

Na Itália, a Espanha A orquídea de baunilha era conhecida desde o século XVI. Na Europa, a liana tropical foi introduzida mais tarde, no século XIX. Na floricultura moderna existem mais de 100 espécies desta flor. Variedades derivadas são adaptadas para crescer em um ambiente de apartamento.

Apenas algumas variedades de orquídeas de baunilha formam caixas perfumadas - frutas.

Extratos de variedades de baunilha do taitiano e Westinsky são amplamente utilizados não só na culinária, mas também em perfumaria.

Qual é a diferença de outras espécies?

A principal diferença entre as orquídeas baunilha de outras orquídeas é o crescimento das hastes. Esta variedade é uma liana - uma planta tenaz e altamente encaracolada - perene. Também algumas variedades deste tipo são cultivadas especialmente para a produção de especiarias. Por exemplo, a baunilha de folhas planas não cresce apenas nas florestas do México e do Panamá,mas também ativamente cultivada em Madagascar e nas Seychelles.

A orquídea de baunilha é uma liana que armazena a água nas hastes, como muitos representantes de suculentas.

A orquídea baunilha por um ano com os devidos cuidados dá um aumento incrível. As hastes crescem em 50 - 100 cm.

Subespécies de baunilha e suas fotos

De folhas planas (baunilha planifolia)


Folhas planas - as espécies mais populares, bem adaptadas às condições domésticas. É cultivado como uma casa ou cultura de estufa. A floração é abundante, perfumada. As flores são tenras - amarelo, verde - amarelo. As flores florescem alternadamente. Florescer é longo, até 3 - 4 semanas. Frutas amadurecem em vagens longas. Vagens crescem em grupos, até 7 - 9 peças.

Respingo de limão


Variedade varietal de baunilha. Tem raízes aéreas longas, criando matas tropicais, mesmo nas condições do apartamento. Raízes aéreas têm um tom acinzentado. As folhas são grandes, carnudas, verde-escuras. A chapa de folha tem uma forma elíptica. As flores são amarelo claro com tom de limão. Esta variedade forma um poderoso sistema radicular.

Floração

Quando e como?

Em condições naturais, uma orquídea de baunilha floresce em 3 anos.Inflorescências grandes, une até 10 flores. As flores são amarelas com um tom esverdeado.

Ajuda! Flores perfumadas em casa atraem pássaros e abelhas exóticas, elas também polinizam a flor de maneira natural. Na produção de polinização é realizada artificialmente.

Vagens com sementes amadurecem após seis meses.

Antes e depois da floração

Uma orquídea de baunilha termofílica adora hidratar e um clima quente durante todo o ano. No outono e inverno, luzes adicionais devem ser usadas com lâmpadas especiais. Após a floração, a orquídea deve estar preparada para descanso - baixar a temperatura, reduzir a alimentação e a rega.

E se os gomos não aparecerem?

Na floricultura doméstica, a orquídea baunilha raramente floresce. Flor decorativa é hastes rastejantes, folhas brilhantes.

  1. Para a floração, a umidade do ar deve ser aumentada, a pulverização diária deve ser adicionada.
  2. Também requer uma diferença diurna de vários graus. A temperatura do ar não deve cair abaixo de 20 ° C.
  3. Da falta de botões de luz não são formados. Para floração abundante, é necessária uma iluminação completa.
  4. Talvez, a mistura do solo não seja adequada para o rastejamento, o solo pesado inibe o florescimento.

Instruções passo a passo para atendimento domiciliar

Selecione um local

A baunilha da orquídea consome muita luz e calor. Deve estar localizado no lado oeste ou leste da casa. As janelas do sul devem ser obscurecidas por uma cortina ou tule fácil.

Nos meses quentes de verão, você pode levar as panelas para o ar fresco, fornecendo proteção contra o sol agressivo e brilhante.

Preparação de solo e maconha

O substrato deve ser leve, solto, respirável. Composição da mistura do solo:

  • Jardim terra - 3 horas.
  • Solo misto para orquídeas - 2 h.
  • Perlita - 2 horas.
  • Carvão vegetal -1 hora.
  • Camada de drenagem - pedaços médios de argila expandida.

Uma composição mais simples do solo é uma mistura de terra de jardim com uma grande quantidade de perlita, para que o solo retenha a sua capacidade de água, permeabilidade ao ar.

O pote precisa de um espaço espaçoso, não muito profundo. Você pode usar potes de plástico.

É melhor cultivar uma orquídea de baunilha em vasos e panelas pendurados. É necessário fazer furos não apenas no fundo da panela, mas também nas superfícies laterais.

Importante! Suportes especiais obrigatórios para as hastes, para que a flor possa deslizar livremente para os lados. Suporta evitar danos e fragilidade do caule.

Temperatura

A orquídea de baunilha é muito termofílica, é importante que o cultivo caseiro mantenha-a a uma temperatura entre 20 e 25 ° C durante todo o ano. A flor tolera com segurança a temperatura do verão a 27 - 28 ° C com boa humidificação do ar e do substrato. Importante: não permita mudanças bruscas de temperatura à noite, a flor pode ficar doente. A diferença de flutuações diurnas não deve exceder 3 - 4 °.

Humidade

É para esta espécie precisa de alta umidade do ar - até 80 - 90%. É necessário pulverizar a flor todos os dias, a planta reage bem a lavar com um banho quente.

Quanto mais alta a temperatura, maior a umidade do ar.

Certifique-se de ventilar a sala para uma boa circulação de ar. Muitos produtores usam um ventilador para essa finalidade.

Iluminação

A orquídea baunilha fotofílica cresce bem com iluminação difusa e suave. A luz solar direta pode danificar a flor.

Rega

  1. Regue a flor regularmente.
  2. O solo deve estar um pouco úmido o tempo todo.
  3. Uma condição importante - a água é usada apenas purificada ou chuva, temperatura ambiente. Uma vez por mês, a orquídea baunilha deve ser regada usando o método de imersão.
  4. Em um recipiente grande separado com água morna e limpa, a panela é abaixada por 10 a 15 minutos. Após o banho, drene o excesso de água. A água da panela deve ser drenada imediatamente, para não encharcar as raízes.
  5. Rega é realizada no início da manhã ou após o pôr do sol.
  6. No período de descanso, no inverno, a rega deve ser reduzida. Mas você não pode overdry o substrato.

Adubação adicional

Na primavera e no verão, o substrato deve ser fertilizado uma vez a cada 10 a 14 dias fertilizantes complexos especiais para orquídeas. Durante este período, os fertilizantes nitrogenados são desejáveis ​​para o crescimento de caules e folhas. A fertilização de inverno é reduzida pela metade.

Transplante

Transplante a flor apenas quando a panela é pequena para a raiz. Os processos se projetam dos orifícios de drenagem. O procedimento é realizado na primavera.

O esquema de transplante é o seguinte:

  1. O substrato é bem umidificado.
  2. Remova cuidadosamente o arbusto da panela.
  3. As raízes cortadas e secas são cortadas.
  4. Os lugares de dano são despejados com carvão triturado.
  5. A drenagem é despejada no fundo de um novo recipiente.
  6. A planta é colocada em um novo vaso.
  7. O método de transbordo é usado (é salvo por um companheiro de terra).
  8. Espaços vazios são preenchidos com um novo substrato.
  9. Rega regular.

Como se propagar?

A maneira mais simples e acessível de reprodução são os cortes.

Procedimento para estacas de enraizamento:

  1. Cortar parte do caule 30 - 35 cm.
  2. Na parte inferior do corte, todas as folhas são cortadas.
  3. O pedúnculo penetra no substrato humedecido pronto.
  4. Para suportar as mudas, um suporte é instalado.
  5. O recipiente pode ser coberto com filme alimentar.
  6. A estufa é ventilada todos os dias.
  7. Os tanques são recolhidos para a área sombreada.
  8. A temperatura do conteúdo é de 25 ° C.
  9. O solo é regularmente umedecido.
  10. O enraizamento ocorre dentro de 4 semanas.
  11. O filme é removido.
Importante! Antes da formação das raízes, a muda cresce lentamente. Depois que o caule cresce raízes, a flor cresce rapidamente.

Sugerimos que você assista a um vídeo sobre as mudas de orquídeas baunilha:

Doenças e pragas

  • A partir da estagnação da água no vaso, as raízes começam a apodrecer. Pode haver podridão da haste. Requer um transplante para um novo substrato. As hastes e raízes cortadas são cortadas.
  • Da secura do ar, umidade insuficiente, as folhas ficam amarelas. Você deve adicionar rega e pulverização do arbusto.
  • Do sol escaldante direto nas folhas há manchas - queimaduras. É necessário sombrear as janelas ou reorganizar as panelas em outro lugar.
  • Banho quente e imersão - excelente prevenção do aparecimento de sarna e aranhiço.
  • Quando as pragas aparecem, os arbustos devem ser pulverizados, o solo deve ser tratado com uma solução de phytoverm ou outros inseticidas.

O cuidado apropriado, o transplante, a poda regular de talos é muito importante, isso permite que você desenvolva uma verdadeira liana tropical muito rapidamente no peitoril da janela.

Pin
Send
Share
Send