A qualidade da colheita da batata depende muito da escolha do molho superior. Residentes experientes no verão e fazendeiros conhecem perfeitamente o segredo do melhor fertilizante, além de preparar a terra para semear e aumentar a produtividade.
A batata é muito sensível à falta de nutrientes adicionais durante a formação de tubérculos.
Neste artigo, vamos considerar como e em que quantidades é melhor fertilizar batatas.
Por que fertilizar a terra para batatas?
A cultura de batata agrícola fotofílica precisa de três elementos - potássio, nitrogênio e fósforo. As substâncias mais úteis são as batatas durante a formação de tubérculos e vegetação. O rendimento desta cultura agrícola depende diretamente da aplicação de adubação no solo e na preparação adequada deste mesmo solo.
Prós e contras de diferentes tipos de fertilizantes
Se falamos sobre os prós e contras da alimentação da batata, devemos considerar vários fatores.
- Somente fertilizantes orgânicos não conseguem bons rendimentos.
- Ao melhorar a qualidade do solo com estrume ou excrementos de aves, é provável que toda a cultura seja infectada com sarna ou larva do besouro de Maio.
- Se você alimentar o solo com fertilizantes minerais exclusivamente, com o tempo isso vai levar à opressão de plantas e "esgotamento" do solo.
Então, quando o plantio deve ser um sistema integrado de métodos de abordagem e uso mnogokompleksnye alimentação.
O que fertilizar o solo na primavera?
Antes de começar a plantar batatas na primavera, um certo número de meios especiais deve ser introduzido no solo:
- ureia (quilograma por cem de terra);
- nitrofoska (cinco quilogramas por cem metros quadrados);
- NPK (trezentos quilogramas);
- Nitrato de amônio (quilograma por cem de terra).
O que e como fazer um buraco antes de plantar tubérculos?
Durante o plantio de batatas:
- Nós preparamos a solução. De cobre, ácido bórico e manganês em partes iguais assumir um andar de uma grama, e dissolveu-se em 1,5 litros de água. Nós abaixamos os tubérculos de batata na solução e seguramos por cerca de três horas.
- Em cada buraco 250 g de cinzas de madeira estão fazendo uma profundidade de 20 cm. Em seguida, polvilhe um par de centímetros de terra solta para as raízes de batata não se queimar.
- Fertilizantes minerais são aplicados a 1 colher de sopa.colher no buraco. A profundidade de plantio não é mais de 6 cm.
- Quando o surgimento, na primeira quinzena de maio, você precisa fertilizar os arbustos com uma solução de uréia. Para 15 litros de água, diluir 30 g de ureia e adicionar meio litro por poço. Com isso, fortaleceremos o sistema de raízes ainda subdesenvolvidas de batatas.
Que tipo de fertilização é realizada após o pouso?
Depois que a batata é plantada no solo, mais duas etapas de fertilizantes serão necessárias - adubação. A primeira alimentação deve ser feita durante a formação das gemas, antes do florescimento. Para fazer isso:
- misturar 20 g de cinza de madeira com 30 g de sulfato de potássio;
- diluir a mistura em 15 litros de água;
- debaixo de cada arbusto derramado em torno de um litro de solução.
Assim que as gemas se formarem e as batatas florescerem, será necessário acelerar a formação de tubérculos. Para fazer isso, misture 2 colheres de sopa. colheres de superfosfato com 250 ml de mingau e insistir por meia hora. A mistura pronta é criada em 10 litros de água e trazemos meio litro abaixo do arbusto. Mais batatas não precisam ser fertilizadas.
Ao plantar alguma colheita, você deve aderir à regra principal - não cause danos. Lembre-se de que você não precisa se alimentar em excesso. Isso afeta negativamente não apenas o rendimento, mas também o sabor das batatas. Se em fertilizadores minerais ainda não entender, dê preferência a cinzas habituais e estrume. E no devido tempo a experiência do uso de fertilizadores complexos virá que ajudará a reunir uma excelente colheita de uma batata do sítio.