A doença de Fusarium é uma doença perigosa que requer tratamento imediato. Se você não combater esta doença, a colheita do tomate será completamente perdida.
Sintomas e causas de fusarium de tomate
Uma planta infectada pode ser identificada por vários sinais, entre os quais secam, torcem e caem folhas. O mato começa a apodrecer por baixo, depois que pequenas raízes são afetadas por galhos grandes. A planta murcha e morre.
A cultura vegetal pode ser causada pelos seguintes fatores:
- densidade de plantio;
- umidade excessiva;
- falta de luz;
- semente infectada
- dosagem inadequada de fertilizantes nitrogenados.
O fungo entra na planta através de feridas e rachaduras. Quanto mais cedo o tratamento começar, maior a chance de recuperação. Note-se que é impossível se livrar do tomate fusarium. Esta doença incurável só pode ser interrompida.
Diagnosticar a doença não é difícil: basta fazer uma incisão no caule da planta. Se os tomates forem afetados pelo Fusarium, listras marrons e amarelas serão visíveis no corte.
Medidas preventivas
A doença é sempre mais fácil prevenir do que curar. A fusariose do tomate não é excepção a esta regra. A lista de medidas preventivas inclui:
- conformidade da rotação de culturas. Se o território da família não diferir em uma vasta área, o solo no leito terá que ser atualizado anualmente. A cultura vegetal especificada não pode ser plantada depois de batatas, morangos de jardim, crisântemos, flox e outras plantas da família das maças;
- desinfecção de sementes. As sementes devem ser tratadas com fungicidas e benzimidazóis. Estes incluem Benazol e Fundazol. Na sala onde as mudas estão localizadas, o regime ideal de temperatura deve ser mantido (não superior a +25 ° C);
- cultivando a terra. Após a colheita, o local deve ser limpo de todos os resíduos e desenterrado. Na primavera, o solo deve ser derramado com uma solução de sulfato de cobre ou permanganato de potássio (permanganato de potássio). Fusarium pode ser evitado através de calcário, farinha de dolomita, cinzas de madeira e enxofre;
- fortalecimento do sistema imunológico do tomate. Isso pode ser alcançado usando o Trichodermin. Para aumentar o efeito deste medicamento, os especialistas recomendam o uso de fertilizante líquido Effekton.
O jardineiro não deve esquecer a rega e o microclima corretos. O último diz respeito aos tomates cultivados em estufa. Em um abrigo protetor, a umidade não deve exceder 60%. Atenção especial deve ser dada às características dos tomates. Variedades de amadurecimento são menos prováveis do que outras variedades de serem infectadas. Eles são mais resistentes a mudanças bruscas de temperatura. Ao escolher o tomate para a semeadura, é necessário levar em consideração o local do plantio, o clima da região e as propriedades da cobertura do solo.
Variedades de tomate resistentes a Fusarium
Na faixa do meio, os jardineiros dão preferência às seguintes variedades:
- Bobcat
- O pequeno príncipe;
- Cameo;
- Gratificante;
- Lutador ensolarado;
- Luzes de Moscou;
- Enchimento branco 241;
- Cenoura.
A lista pode ser complementada com variedades como Gnome, Tsar Peter, Budenovka, Dubrava, De Barao.
Medicamentos contra Fusarium
Deve-se notar que, no início do desenvolvimento da patologia, não há sinais característicos no mato. mudanças óbvias tornam-se visíveis após a derrota da estrutura interna da planta durante a floração e a frutificação. Para o tratamento do tomate, são utilizados medicamentos de origem biológica e químicos, em particular fungicidas.
Biológico
Os meios desta categoria são mais frequentemente utilizados para fins preventivos. Na sua composição não existem componentes de origem química. Eles não prejudicam as plantas e são absolutamente seguros para os seres humanos. Um bônus adicional de compostos biológicos é um efeito benéfico no solo.
Os tomates são processados com Previkur, Trichodermin, Phytosporin, Pseudobacterin-2, Trichocin, Planriz, Alirin-B, Gamair e Bactofit.
Para alcançar a máxima eficiência, a pulverização deve ser realizada se:
- temperatura do ar não inferior a +18 ° C;
- A umidade varia de 65 a 70%.
Ao preparar os meios de pulverização e rega, você precisa ser guiado por uma fórmula bastante simples: 10 g da droga devem ser por 10 l de líquido. A taxa de consumo é de 500 ml por 1 m2.
Químico
Eles são mais eficientes. Eles devem ser usados algumas semanas antes de colher tomates. As seguintes preparações são especialmente populares entre os jardineiros:
- Vectra;
- Falcão;
- Fundazol;
- Previkur;
- Strekar;
- Benazole
A ação do contato é caracterizada pelo fluido Abiga Peak, Khom e Bordeaux. Eles não serão capazes de ajudar na luta contra doenças fúngicas se não penetrarem profundamente nas células infectadas.
Usando produtos químicos, o jardineiro não deve esquecer algumas restrições. Por exemplo, frutas processadas são estritamente proibidas.
As plantas são pulverizadas a partir de uma pistola finamente dividida. Os arbustos de tomate são processados nos dois lados.
Remédios populares
Eles não ajudarão se a murcha dos tomates do fusarium progredir por um longo período de tempo. Nos estágios posteriores, qualquer tratamento será ineficaz. Você pode desacelerar a doença usando:
- cinzas de madeira. É utilizado para espanar arbustos e preparar infusão medicinal. Para fazer o último, o jardineiro precisará de 10 litros de água e 1 copo de cinza. Cada arbusto deve ter pelo menos 500 ml da composição. Os tomates são processados durante a floração e frutificação;
- tintura de alho. A receita é bem simples. Alho picado (leva apenas uma cabeça) é derramado com um litro de líquido. Depois que a mistura é deixada em paz por 24 horas. Em seguida, é diluído com 10 litros de água pura. A pulverização é realizada semanalmente;
- soro. É frequentemente usado para prevenção. O produto é preparado a partir de um litro de leite, 20 gotas de iodo e 10 litros de água. Os tomates precisam ser pulverizados todos os dias, de preferência à noite.
É difícil eliminar os sinais do fusário. Se os métodos populares não ajudaram, você terá que usar compostos químicos. Apesar da toxicidade, eles têm um efeito poderoso.
Se o jardineiro, ao processar os arbustos, não ignora as recomendações dos fabricantes e as precauções de segurança, o risco de consequências negativas será mínimo.