Catalpa - uma bela árvore encontrada em alguns países, como China, Japão, América do Norte, Leste da Índia, pertence ao gênero Bignonius.
A planta pertence ao tipo de folha caduca, decorativa. Em qualquer época do ano, a cor de suas folhas é verde, para a qual as pessoas chamam de sempre-verde.
Descrição da árvore Catalpa
Cresce até 30 m, enquanto o diâmetro do tronco varia na faixa de 15 a 25 cm, e as flores em forma de funil exalam um cheiro maravilhoso. A sombra dos botões é cremosa, existem pequenas manchas escuras.
As inflorescências são eretas, na forma de uma pirâmide. Os frutos da árvore podem crescer até 40 cm de comprimento, tendo a forma de vagens peculiares. Eles amadurecem as sementes da planta. A floração começa em julho. No entanto, os frutos da árvore podem pendurar pelo menos durante todo o ano, o frio não os afeta de forma alguma.
Espécie Catalpa
Como a planta cresce em uma ampla lista de países onde o clima é completamente diferente, possui várias espécies e muitas variedades. Para fins decorativos, nem todas as variações possíveis são crescidas, uma vez que é dada preferência às amostras mais estéticas. Considere o mais popular, resistente ao gelo e que cresce bem na faixa do meio.
Fino (lindo)
Refere-se por direito às espécies mais altas desta árvore. De comprimento, pode crescer até 30 m. O tronco é liso e esbelto. A coroa tem o formato de uma pirâmide larga, a casca é do tipo de chapa fina, tem um tom cinza.
Suporta temperaturas de até -28 ° C. As folhas da planta são bonitas, verde brilhante. Em comprimento, crescem até 30 cm, em largura até 15 cm e retêm sua cor até as geadas. Botões crescendo nesta árvore de cor branca delicada e bonita, em alguns lugares há uma mancha roxa. Eles têm um cheiro agradável.
Comum (bignoniforme)
A coroa da espécie cresce até 20 m de comprimento, de forma arredondada. A casca é um tipo de chapa fina, de cor marrom clara.
As folhas são semelhantes aos lilases, mas muito maiores. Cor verde saturada, com até 20 cm de comprimento e até 15 cm de largura.
Os brotos desta variedade são dotados de uma cor branca como a neve, com manchas vermelhas e marrons que ocorrem ocasionalmente nas pétalas. Eles têm um aroma agradável, se reúnem em inflorescências. As flores em si têm cerca de 30 cm de comprimento e 20 cm de largura
O período total de floração é de 20 dias, e começa em meados de julho.
Variedades:
- Aurea - cor dourada diferente da folhagem.
- Picta - a presença de folhas variadas.
- Nana é uma variedade pequena e esférica que não tem flores.
- Cativeiro - com flores duplas.
- Kene - folhas amarelas incomuns no meio das quais existe uma mancha verde escura brilhante, da qual partem veias da mesma cor.
Ovoid
Uma espécie de baixo crescimento, cresce cerca de 10 me, em um local ou em um jardim, apenas 4 m. A copa é larga, na forma de uma tenda. As flores, como nos tipos anteriores de cor, são creme claro queimado com um tom roxo. Uma característica são as folhas de três lóbulos da árvore, distinguindo-a das outras.
Eles têm uma cor verde escura, 30 cm por 15 cm de tamanho.As frutas também têm a forma de vagens de 45 cm.O catalpa em forma de ovo é bastante caprichoso em termos de sair e escolher o solo, e também adora a luz do sol.
Fargoza
Mais exigente em baixas temperaturas. Talvez crescendo no sul da Rússia. Espécie Srednerosly, atinge um comprimento de 20 m. As folhas que crescem em uma árvore em sua forma e estrutura são simples, têm um tom verde escuro.
As flores desta planta crescem rosa, às vezes rosa-púrpura. A vista do jardineiro é muito popular, devido ao crescimento médio, aparência bonita de flores e aparência estética geral. Além disso, ela floresce muito mais cedo do que suas contrapartes.
Híbrido
Foi obtido através do cruzamento de catalpas comuns e ovóides. Acabou um visual bastante resistente ao inverno. Portanto, é amplamente utilizado na faixa do meio. Está localizado entre os tipos de árvores pequenas e médias.
O crescimento máximo é de 16 M. A coroa cresce na forma de uma espécie de semi-esfera. As folhas são verde claro. Flores crescentes se reúnem em inflorescências. Também é muito apreciado na questão de criar um projeto paisagístico original no site.
Plantação de Catalpa em campo aberto
Como Catalpa pertence ao tipo decorativo de árvores, isso significa que é necessária uma abordagem especial na questão do cultivo. Os princípios básicos do plantio são os mesmos da maioria das plantas. É necessário selecionar corretamente o solo correto e bom para esta árvore, para plantar. Pelo aparecimento de brotos, já é necessário realizar rega fixa regular, é necessário para brotos jovens.
Não é proibido o uso de vários curativos e fertilizantes, no entanto, é necessário garantir que não haja muito fósforo em sua composição.
Todas as mudas são divididas em 2 tipos, anual e bienal. Além disso, independentemente de seu tipo, o pouso e o atendimento são praticamente os mesmos. O plantio deve ser feito diretamente na primavera, mas também no outono, mas somente após o processo de queda das folhas.
O desembarque exige um local que seja bem santificado por uma fonte de luz natural, ou seja, o sol. Além disso, deve ser protegido de forma confiável contra o vento. Isto se deve ao fato de Catalpa ser, por sua natureza, uma planta frágil, especialmente na fase de formação é muito fácil danificá-la.
Ao plantar mais de uma árvore, ou próximo a outras plantas, é necessário manter uma distância entre elas de pelo menos 4 m, o que é explicado pelo amor das mudas ao espaço aberto e, além disso, quando crescer, ela se espalhará bastante. O sistema radicular também não desce completamente, mas é amplamente esticado ao longo do solo.
A formação do poço de aterrissagem deve começar por garantir a profundidade necessária, pelo menos 100 cm, enquanto a largura deve ser de pelo menos 70 cm. Em seguida, você precisa preparar uma mistura especial. Consiste em húmus, areia, turfa, terra arborizada. Tudo isso deve ser combinado com cinza de madeira, basta adicionar cerca de 50 g de rocha fosfática. A mistura resultante deve ser colocada em um buraco já preparado.
No entanto, antes disso, no fundo, é necessário fazer a chamada camada de drenagem, cuja espessura varia de 12 cm a 15 cm, mas em nenhum caso deve ser inferior a 12 cm.
A drenagem é pedra triturada ou tijolo pré-quebrado em pequenos fragmentos. Após a camada de drenagem estar pronta, o poço é preenchido com a mistura do solo. E somente depois disso começa o plantio do sistema radicular da planta. Então o chão é ligeiramente esmagado, compactado. Após a conclusão desta operação, é necessário regar as mudas.
Imediatamente após a rega, é necessário cobrir o solo, a turfa é excelente para esse papel.
Cuidados Catalpa no Jardim
Catalpa é conhecida por seu amor à umidade.
Ao cultivar esta bela árvore no jardim, é necessário regar pelo menos uma vez por semana. Vale lembrar que são necessários pelo menos 2 baldes de água por planta.
Há exceções à frequência da rega. Estes incluem tempo nublado e chuvoso. Se a precipitação prevalecer na região, a rega pode ser reduzida para 3 vezes por mês. Se, pelo contrário, a região é árida, aumenta o número de sessões de rega, pelo contrário, até 2 vezes por semana. Após cada rega, é necessário afrouxar completamente o solo ao redor do tronco, sem esquecer de remover a erva daninha emergente.
A árvore responde adequadamente à fertilização e a vários fertilizantes, mesmo com algum "entusiasmo". A adição de nutrientes adicionais ao solo também precisa ser feita regularmente. É necessário criar um cronograma para a aplicação de fertilizantes, enquanto cada sessão deve ser fixada e não deve haver muito tempo entre elas.
Por exemplo, no outono, uma planta precisa de cobertura com alto teor de potássio e fósforo. Ao mesmo tempo, fertilizantes contendo fósforo devem ser evitados durante esse período.
Para dar à planta a aparência mais estética e bonita, é necessário apará-la regularmente. A primavera é perfeita para esse negócio, pois, nessa época, os botões ainda não tinham tido tempo de se formar e inchar completamente. A poda envolve a remoção de galhos picados pelo gelo, que também estão secos, doentes e danificados (quebrados).
Recomenda-se também remover galhos em crescimento anormal, pois estragam a aparência geral da planta. É na primavera que a coroa é moldada, dando-lhe a bela forma necessária.
As mudas jovens não apenas exigem proteção contra o vento, mas também abrigos no inverno, mesmo variedades resistentes ao gelo. À medida que envelhecem, as espécies resistentes ao inverno não precisam disso.
Melhoramento Catalpa
Recomenda-se o plantio de sementes para mudas no final de fevereiro ou no início de março. Antes disso, as sementes da planta são completamente embebidas por 12 horas em água. Se o plantio é esperado no outono, as sementes não devem ser embebidas em água.
Tecnologia de germinação de sementes:
- Em recipientes pré-preparados com o solo necessário, fazem sulcos peculiares nos quais as sementes serão distribuídas.
- Em seguida, as sementes são cobertas com o solo, após o que são regadas, mas não em abundância. Se você exagerar, você pode destruí-los.
- Após a rega, os recipientes são fechados com filme plástico ou cobertos com vidro para criar um efeito estufa. Os recipientes são colocados em uma sala onde a temperatura do ar está em +22 ° C. Todos os dias eles removem o abrigo por 10 minutos, para que a planta seja levemente arejada.
- Na sala com mudas, você precisa fornecer luz suficiente, mas certifique-se de que os raios UV diretos não entrem nas mudas, isso afetará gravemente os brotos.
- Eles também monitoram a rega, produzem regularmente e dosam.
A aterrissagem em campo aberto só é possível em meados de maio.
Além de sementes, esta planta também pode ser propagada por estacas. As estacas são colhidas para esses fins por volta do mês de agosto. Eles são cortados pelo menos 8 cm, sempre com rins vivos e maduros. As mudas são plantadas imediatamente em um substrato constituído por areia e turfa. Com a ajuda de garrafas de plástico, eles criam um efeito estufa. O cuidado com as estacas é exatamente o mesmo que com as mudas. Rega regular, necessidade diária de remover a garrafa por 10 minutos, para ventilação dos brotos. O desembarque em campo aberto é feito, como nas mudas, mais perto do final de maio.
Pragas e doenças de Catalpa
Apesar de a planta ser principalmente decorativa, possui uma imunidade bastante forte, o que permite que não seja exposta às doenças mais comuns. No entanto, a força da imunidade repousa diretamente no cuidado correto da planta. Se você negligenciar qualquer nuance, mesmo a doença mais leve pode atingir facilmente essa bela árvore. E como acontece com frequência, eles podem não ser tratados e a única saída é remover a planta.
Tais derrotas perigosas incluem moscas espanholas. Quando eles aparecem, ou se sua presença é suspeita, a planta deve ser tratada o mais rápido possível com agentes especiais contra pragas. Esses produtos são vendidos livremente em lojas de jardinagem.
Um problema mais perigoso é o taboa. Eles colocam larvas na casca da árvore, que por sua vez a danificam significativamente. Como resultado, a planta começa a desaparecer rapidamente. Como tal, não há solução para este problema; danos às larvas da planta significam morte. No entanto, ainda é possível proteger a árvore, para isso é necessário realizar certas medidas preventivas, tratar regularmente com inseticidas.
Não menos perigosa que as pragas para Catalpa é a doença de verticillus murcha. Sinais desta doença são folhas amareladas, caindo. Apenas o estágio inicial da doença é tratado, para isso são utilizados medicamentos especiais, como o Fundazol. Quando a doença já se desenvolveu o suficiente, é impossível curar a planta, apenas sua remoção completa ajudará.
Além disso, a árvore pode ser afetada pelo oídio.
O Sr. Dachnik recomenda: o uso de catalpa e propriedades úteis
Como todas as plantas, flores e árvores, o Catalpa possui sua própria lista de aplicações. Por exemplo, há muito que as sementes são usadas para criar óleos especiais. Pertence ao tipo de secagem rápida, esse óleo tem sido amplamente utilizado na indústria de pintura.
Além disso, os apicultores plantam essa árvore, pois é uma planta de mel. Catalpa é amplamente utilizado para criar projetos paisagísticos exclusivos, paisagismo de parques e praças da cidade, vários territórios pessoais.
A planta encontrou sua aplicação na medicina popular. Pomadas para cicatrização de feridas, analgésicos são feitos com base nas folhas e casca desta árvore. Além disso, os medicamentos criados com base nesta planta têm propriedades antibacterianas.