Pepinos: plantio e cuidados em campo aberto

Pin
Send
Share
Send

Pepino comum é uma planta anual da família das abóboras. O nome vem da língua grega e significa imaturo. Nos livros de referência sobre botânica, refere-se a bagas falsas, mas de acordo com várias características culinárias, é definido como vegetal. Cuidar dos arbustos é simples, mas seguindo as recomendações propostas, você pode obter uma colheita rica ao plantar em campo aberto.

Pepino: os segredos do cultivo

Cada jardineiro tem seus próprios segredos para crescer. Alguns usam o método das mudas, outros plantam sementes diretamente no solo, podem ser germinados ou secos. A primeira opção é adequada para quem deseja obter uma colheita duas semanas antes.

Em condições de terreno aberto, os pepinos podem ser cultivados de várias maneiras:

  • Camas quentes construídas a partir de tábuas de madeira ou de uma muralha de terra a granel, dentro das quais estão superaquecendo orgânicos. Um aumento de temperatura é devido à liberação de dióxido de carbono.
  • Plantas ligadas a treliças.
  • Abrigos feitos de filme ou material com e sem moldura.
  • Em um barril.
  • Em um monte de composto.
  • Deitado em camas, esse cultivo requer uma quantidade suficiente de terra livre.

As características desta lavoura vegetal são: necessidade de água e irrigação adequada dos canteiros, iluminação adequada, calor, ligas para suportes e fertilizantes orgânicos.

A escolha de variedades de pepino para campo aberto

Antes de plantar pepinos, é necessário determinar a variedade, que deve ser selecionada de acordo com estas características:

  • A região em que a colheita será cultivada. Plantas destinadas ao cultivo no sul, em zonas climáticas frias, não aceitam e morrem.
  • O prazo para obter os primeiros pepinos: cedo para um verão curto e frio, no meio da temporada e tarde para um verão quente e longo.
  • Um fator importante será a autopolinização de arbustos ou a necessidade de insetos portadores de pólen.
  • Objetivo do uso de verduras: para consumo ou preservação de frutas frescas, bem como características de sabor e tamanho da fruta.
  • Resistente a ataques de pragas, doenças e condições climáticas.

O cultivo de híbridos no local também apresenta uma grande frutificação mais longa. No entanto, é impossível obter material de plantio dessas plantas, pois na próxima safra as sementes não reproduzem as características do arbusto-mãe.

Variedades de pepinos para campo aberto

Ao escolher uma variedade, é necessário lembrar que as primeiras têm um curto período de frutificação e são mais suscetíveis a doenças do que as posteriores. A tabela determinará o plantio de um híbrido com base na massa de pepino e no rendimento:

Nome da variedade / híbrido

Rendimento por arbusto (kg / m2)Peso (g)

Funcionalidades

Fontanel7-25100-120A polinização é necessária.
Jacaré16300-310Frutas muito grandes.
Pepita10-1280Raramente afetado pela podridão radicular.
Altai3.5-490Resistente ao frio.
Kumanek6-7100Bom para jardineiros iniciantes.
Cascade8150Não tolera a falta de água no solo.
Concorrente3-6125O melhor rendimento quando cultivado em uma treliça.
Andorinha10-1280-113Resistente ao oídio.
Aquário2.2-3.2108-121
Fazendeiro12-1495-105Adequado para consumo fresco e preparações de inverno.
Universal12124Aroma agradável, sabor sem amargura.
Brownie1180-100
Extremo Oriente1-3100-200Tolera a seca e temperaturas mais baixas.
Zozulya20250-300Tem imunidade de muitas doenças.
Chistye Prudy10-11110-120O arbusto é altamente ramificado.
Masha90-100Pode ser cultivada mesmo no peitoril da janela.

Pepinos em crescimento

Este método é adequado para regiões com uma primavera longa e fria. Existem várias vantagens do pré-crescimento de mudas:

  • permite que você obtenha uma colheita precoce no final da primavera - em maio;
  • pepinos jovens caem no chão após geadas de retorno e você não pode ter medo das baixas temperaturas do solo;
  • é mais fácil inspecionar as mudas e fertilizar em casa.

No entanto, como qualquer outro, o método de mudas tem suas desvantagens:

  • O processo de crescimento é bastante longo e trabalhoso. É necessário pré-processar o material de plantio e preparar uma mistura nutritiva do solo.
  • Os arbustos assim obtidos rapidamente deixam de dar frutos e secam completamente no meio do verão.

Seleção do local e preparação do solo

Para o cultivo de pepinos, você deve escolher uma área ensolarada, com o acesso à luz protegido de correntes de ar e vento frio. Ao plantar, é imperativo observar a rotação da colheita; você pode plantar uma planta em um local a cada 4 anos. É melhor colocar esta cultura vegetal após pimenta, tomate, couve, cebola ou alho.

O solo ideal para o cultivo é neutro ou levemente ácido, pH 5-7. O ambiente alcalino não é adequado para o plantio, pois afeta o rendimento.

Antes de crescer, você precisa preparar a cama com antecedência no outono:

  • cavar o solo;
  • adicionar composto, húmus ou estrume, além de potássio e superfosfato;
  • em vez de orgânico, use também fertilizante mineral: nitrato de amônio e uréia.

Você pode construir uma cama quente no local, para isso, é necessário criar um local com cerca de 1 m de largura a partir de partes deterioradas de plantas e terrenos e colocar feno nas laterais. Quando a altura é igual a 20 cm, você pode prosseguir para a formação do lado, uma mulle é perfeita para isso. A borda da estrutura deve ser elevada em 60 cm e no meio adicionar solo ou húmus férteis. Em seguida, cubra a estrutura com um filme e aguarde 3-4 dias. Se a palha foi usada, ela deve primeiro ser derramada com água fervente e depois coberta.

Desembarque em sementes e mudas

Para que uma colheita de vegetais agrade uma colheita abundante, o plantio no solo deve ser realizado de acordo com as regras. A pátria do pepino são os trópicos e subtrópicos da Índia, o que sugere que a umidade e a temperatura se tornam parâmetros importantes. A terra deve estar suficientemente aquecida, os valores mínimos são de + 10 ... +12 ° C e o ar até + 14 ° C. Ótimo: + 24 ... +28 ° C, e o valor máximo permitido para crescimento e desenvolvimento é + 30 ° C, portanto, também não é recomendável apertar com a semeadura no solo.

As sementes são geralmente usadas secas, sem imersão ou brotação. No entanto, é importante desinfectar: ​​com uma solução rosa escura de permanganato de potássio, clorexidina, verde brilhante ou comprar o medicamento Fitosporin. As sementes de girassol têm uma vida útil longa: de 5 a 6 anos, e é melhor usar já as 3-4 estações do ano. É necessário fechá-lo ao chão a uma profundidade de 2 cm Para um crescimento confortável, a distância entre as mudas deve ser de pelo menos 50 cm Se os arbustos são plantados com mais frequência, os fracos devem ser removidos.

Se o plantio por mudas for escolhido, é melhor calcular o tempo de semear, porque os brotos podem crescer e se esticar ou, inversamente, não é suficiente ficar mais forte na hora da transferência para o jardim. Idade ideal das mudas: 20-25 dias. No sul, isso deve ser feito em maio e na faixa do meio no início de junho, após o aquecimento da terra e a ausência de geada.

Antes do transbordo para um local permanente, os pepinos precisam ser preparados; para isso, no dia anterior ao procedimento, pare de molhar o solo. Se necessário, transporte os recipientes firmemente em uma caixa. Se estiver frio lá fora, você pode colocar uma garrafa de água morna entre os copos para aquecer.

Nos canteiros, é necessário afrouxar o solo e cavar buracos com profundidade igual ao volume do recipiente em que as mudas estão localizadas. Antes de mover os arbustos, os caroços devem ser eliminados; no entanto, o excesso de fluido afetará adversamente o enraizamento. Ao transplantar, os pepinos devem ser cuidadosamente removidos dos óculos; é necessário fazer isso com um pedaço de terra, para não danificar o delicado sistema radicular. Você não pode puxar o topo, você pode quebrar as mudas. Não é necessário cavar profundamente o substrato e é melhor plantar amostras vigorosas sob uma leve inclinação. A profundidade máxima permitida é de 1-2 cm.

O tempo de adaptação no solo é de 5-6 dias, as folhas devem endireitar e os caules endireitar. Se os arbustos parecerem fracos, é aplicada uma cobertura inicial. Com as mudanças de temperatura, vários dias as plantas jovens podem ser cobertas com material ou filme.

Características do cuidado com o pepino em campo aberto

Cuidar de pepinos em campo aberto é bastante simples e consiste em formar um arbusto, fertilizar e regar oportunamente. Se você abordar isso de forma responsável, poderá obter arbustos saudáveis ​​e boa frutificação.

Rega

Pepinos são uma cultura que adora rega abundante e regular; no entanto, em fortes chuvas e raízes, as plantas podem ser propensas à podridão das raízes. Para evitar doenças, é necessário parar de umedecer o solo a temperaturas abaixo de +15 ° C, é melhor simplesmente soltar o solo entre os arbustos. Devido ao risco de doença, você deve tentar não obter líquido no verde da planta.

A melhor água é a água da chuva, com mais oxigênio e nutrientes úteis, é necessariamente quente, a temperatura é de + 22 ... +25 ° C. Não é recomendável regar o frio, por isso os arbustos crescem mais lentamente, mal formam e os ovários caem. A melhor hora para umedecer o solo é tarde da noite.

No entanto, com a falta de líquido, não apenas os arbustos e o sistema radicular sofrem, isso afeta a aparência e o sabor das frutas. Eles crescem pequenos e se tornam amargos.

Os jardineiros que não podem visitar regularmente as cabanas de verão, mas querem fornecer aos legumes tudo o que é necessário para o crescimento, devem construir um dispositivo de irrigação a partir de garrafas plásticas. As vantagens do método são sua disponibilidade, facilidade de fabricação e reparo. Em um recipiente cheio de água, um furador ou uma agulha, faça 3-4 furos com um diâmetro de 1-2 mm a uma distância de 2 cm do fundo. Enterre o recipiente no chão, deixando uma tampa na superfície através da qual você pode adicionar fluido à medida que ele esvazia.

Top vestir

A cobertura é uma parte importante dos cuidados com o pepino. Durante todo o período de vegetação, é necessário adubar de 3 a 4 vezes para não se enganar, isso deve ser feito de acordo com este esquema:

  • Depois de adaptar as mudas, melhorar o solo e fazer estrume diluído a uma taxa de 2: 1, para defender por 5 dias. Para arbustos saudáveis ​​por balde de 5 litros e para os fracos por litro.
  • Na segunda vez em que botões e ovários são formados, eles são alimentados com a mesma composição à qual o potássio e o fósforo podem ser adicionados.
  • Durante o período de formação ativa dos frutos: 1 colher de sopa de cinzas por 1 m. Além disso, faça a cada 10 dias uma solução de verbasco com a adição de nitroammophoski: 1 colher de sopa. eu 10 litros

Fertilizantes para solo alternam com foliar. Bem pulverizado com uréia, a partir da qual você precisa fazer uma solução: 1 colher de chá. em 10 l de água. Isso ajudará muito os pepinos durante o período de construção da coroa verde. No entanto, é necessário estar em dia com esse processamento antes do aparecimento das flores. Do amarelecimento das chapas, o refrigerante diluído ajudará: 0,5 colher de sopa. eu para 5 litros

Formação

A correção de arbustos é uma parte importante dos cuidados com pepinos, evita muitas plantas e afeta positivamente a maturação das estufas. A maneira mais conveniente de crescer é amarrar cílios a treliças de madeira com células raras. Os desenhos parecem muito decorativos no jardim e fornecem acesso a todas as plantas e cuidados fáceis. Cada bucha precisa remover as chapas inferiores e os brotos, a parte superior pode ser deixada.

Se forem utilizados pinos ou cabos como suporte, o pepino é cultivado em uma haste e todos os cílios laterais são removidos.

Um ponto importante é - beliscar, a frutificação e a expectativa de vida de cada arbusto dependem delas. Para que a planta não seja muito alta e os pepinos amadureçam mais rapidamente nos brotos laterais, é necessário remover os pontos de crescimento. Com o ajuste adequado, a bucha deve parecer uma haste longa com cílios curtos que se estendem a partir dela. A manifestação de pequenos frutos na região de 3-4 folhas também se rompe, porque inibe a formação de um grande número de ovários.

Colheita

É necessário coletar pepinos uma vez a cada 2 dias, quando atingirem o tamanho ideal para essa variedade, e não armazenar nos arbustos. O relógio mais adequado é o dia, para que as folhas verdes não desbotem e permaneçam elásticas por um longo tempo. Não arranque as frutas do chicote com as mãos, mas corte com uma tesoura ou uma faca afiada. As sessões não devem ser viradas com frequência, as chapas devem olhar para cima.

Doenças e Pragas

Toda estação, quando cultivam pepinos, os jardineiros encontram pragas e os primeiros sinais de doenças. Não apenas a colheita futura, mas também a saúde da planta às vezes depende de tratamento oportuno. A tabela abaixo ajudará a identificar a causa e a encontrar uma solução eficaz.

O problema

Manifestações

Medidas corretivas

OídioManchas amareladas claras. A frutificação cessa.Conformidade com a rotação de culturas, cobrindo com um filme à noite, líquido quente para irrigação. Para 10 l, 50 g de sabão e 50 g de spray de refrigerante,
Peronosporose
CladosporioseÚlceras de cor verde-marrom.Manter a temperatura não inferior a +20 ° C. 1% de mistura Bordeaux.
Podridão branca e cinzaÁreas em decomposição de um tom claro, ficando preto com o tempo.Não faça aterrissagens densas; remova as partes afetadas. Arbustos de fertilização: 10 g cada 1 g de sulfato de cobre e zinco e 10 g de uréia. Fungicidas: Baylet, Rovral.
Manchas aquosas cinza em caules, folhas e frutas.
AntracnosePontos marrons.Polvilhar com carvão ou limão.
PulgõesSecagem de brotos, ovários.Capina de ervas daninhas. Pulverização com caldo de celandine: para 2 l 800 g de verduras, insista 24 horas e ferva por 30 minutos. Preparações: Fitoferm, Karbofos, Spark.
Ácaro aranhaPrincípio transparente.Tintura de alho: 2 l 4 cabeças, sedimentando por 5 dias, depois dilua com água a uma taxa de 1: 1. Neoron, Apolo.
Nematóides da vesículaO sistema radicular se torna fraco.Procedimentos para esterilizar o substrato e substituir a camada superior. Mergulhando o fundo do arbusto em água quente + 50 ... +55 ° C. Fertilizando a terra com estrume, removendo a erva daninha. Produtos químicos: Ruscamine, Phosphamide.
Mosca brancaA superfície da chapa está coberta com um revestimento pegajoso.Plantando arbustos próximos de tabaco. Infusão de cebola: por litro de 500 g, permanecendo por 12 horas. O uso de inseticidas: Actellik, Confidor, Mospilan.
FormigasTraços de mordidas em mudas.Destruição de pulgões no local. Localização ao lado de hortelã, sabugueiro ou mostarda. Química: Muratsid, Trovão 2.
SlugFrutas com buracos. Faixas brilhantes.Coleta manual de pragas, fazendo armadilhas caseiras e anéis de proteção contra cascas de ovos e agulhas de abeto antes do plantio.
TripesManchas incolores nas folhas.Inseticidas: Fury, Inta-Vir. Prevenção do uso de tinturas com odores pungentes, como a laranja.
MedvedkaComido sementes e raízes.Cavando o solo no período de outono-primavera, colocando pepinos perto de um canteiro de flores de calêndula.
WirewormReduzindo a acidez do solo devido à incorporação de cinzas e giz triturado. Plantio próximo a leguminosas.

Dachnik aconselha: recomendações para o cultivo de pepinos

Para que a colheita seja abundante e o cuidado com a planta não cause transtornos, existem vários outros truques:

  • A maneira mais conveniente de crescer é vertical. O controle de ervas daninhas é minimizado apenas com a cobertura do solo.
  • Durante a frutificação, os arbustos podem não suportar o peso dos pepinos e quebrar, para evitar isso, é necessário um suporte adicional.
  • Cavilhas de madeira podem começar a apodrecer se houver umidade. Para evitar isso, as extremidades antes de colocá-las no chão são tratadas com uma solução de sal com gasolina por 1 litro de 200 g e a parte superior com 5% de sulfato de cobre.
  • Se houver muita luz solar na área selecionada, você poderá plantar altas colheitas, como girassol ou milho. Quando crescem, caules de pepinos plantados de lado podem ser presos a eles.
  • Fios fortes de dois fios sem flacidez são perfeitos para amarrar brotos nas hastes.
  • De longas chuvas, os arbustos serão protegidos por um filme plástico esticado. E do frio protegerá o material macio com o qual você pode ocultar a treliça com plantas grudadas a eles.
  • Para pequenos jardins, construções de rodas de bicicleta e tubos de metal são adequadas. Nesse caso, os cílios são presos ao aro ou às agulhas de tricô através de um em círculo.
  • Em vez de água comum, irrigue a água acidificada. Adicione o vinagre de maçã ao bem conservado ou à chuva, para 200 litros, 1,5 colher de sopa é suficiente.

Crescer pepinos em uma casa de verão é uma atividade problemática, mas fascinante. Com a escolha certa da variedade e a observância consistente das regras para cuidar dessa colheita, você pode obter uma rica colheita de deliciosas frutas sem amargura.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Curso a Distância Cultivo de Pepino em Estufa CPT (Pode 2024).