Uma infecção fúngica perigosa que afeta as plantas e os frutos do tomate é a cladosporiose. Esta doença é perigosa para pepinos, cenouras e bagas.
Causa a formação de manchas marrons nas folhas. Eles começam a combater a doença ao primeiro sinal de dano. Portanto, é possível localizar o desenvolvimento de doenças fúngicas. Conformidade com técnicas agrícolas para o cultivo de tomates, medidas preventivas evitam a morte em massa de tomates.
Cladosporiose ou manchas marrons de tomate
Uma doença fúngica que se espalha rapidamente afeta placas de folhas de plantas, pincéis de flores, ovários e frutos maduros. Manchas marrons se formam nos locais de distribuição de esporos. Por causa deles, a cladosporiose é chamada de mancha marrom. Raramente afeta caules, tomates derramados, desenvolve-se principalmente na folhagem. Aparecem manchas verdes claras de forma irregular no fundo do prato, depois começam a escurecer.
Primeiro, a partir de baixo, depois o escurecimento, semelhante à ferrugem, aparece na parte superior da chapa. Sob condições favoráveis, a doença se espalha rapidamente, em poucos dias a planta pode ficar completamente coberta de manchas.
As folhas começarão a ficar amarelas, o arbusto descartará os ovários resultantes devido à falta de nutrição. A doença geralmente afeta os tomates que crescem dentro de casa.
Variedades de tomates resistentes à cladosporiose
O trabalho de seleção está sendo realizado constantemente para desenvolver variedades resistentes à derrota da cadadosporiose. As variedades de tomate mais bem sucedidas para solo fechado (estufas, estufas, abrigos de filmes):
- rosa Pink Paradise F1;
- Spartak F1 de alto rendimento vermelho;
- Opera F1 de frutos pequenos;
- Charisma F1 resistente ao frio;
- carnuda luta de limão F1;
- Marissa alta F1;
- atrofiado, não exigindo a formação de um arbusto Bohemia F1 para viveiros.
Os criadores também criam variedades híbridas que não são afetadas por esta doença para o cultivo ao ar livre. Deve-se ter em mente que os híbridos de sementes podem herdar as características da variedade com base na qual foram criadas. Para a criação, as sementes compradas são compradas anualmente, uma vez que nem todas elas herdam qualidades positivas após a coleta em casa.
Híbridos para áreas abertas com uma estação de crescimento curta:
- maturidade precoce: Velozes e Furiosos F1, Olya F1 resistente ao frio;
- precoce: seta vermelha atrofiada F1, Ural F1 de frutos grandes;
- Médio alcance: Titanic F1, Space Star F1 padrão;
- no meio da temporada: despretensioso Nasha Masha F1, amarelo com sabor de melão Khrustik F1, chamado Vologda F1.
Existem vários tomates selecionados, dos quais é possível coletar sementes para o plantio: prazer no Paraíso, Gigante, Cometa Vermelho, Raisa, Eupator, Funtik, Vezha.
Sinais de doença
Para preservar a cultura do tomate, é importante reconhecer uma doença insidiosa a tempo. Quando ocorrem dias quentes, você precisa inspecionar regularmente as plantas, preste atenção na parte de trás da folha. A doença geralmente aparece na fase de crescimento ativo, durante o período de floração. Às vezes, aparecem manchas nas mudas cultivadas em casa - os esporos entram no solo.
Sinais da doença:
- pontos cinza aparecem no lado inferior da chapa, parecendo com a podridão externa, acima deles a parte superior da chapa se ilumina;
- primeiro, a parte inferior da planta é afetada; a cladosporiose se desenvolve na ascendente;
- manchas escuras aparecem, as folhas enrolam.
No último estágio, manchas marrons escuras capturam toda a parte da folha, espalham-se pelos frutos, tornam-se moles nos locais das lesões.
Causas da doença de cladosporiose
Esporos patogênicos são transportados com o fluxo de ar, água. Spotting é característica de pepinos, cenouras, morangos, árvores frutíferas. É impossível se proteger deles em uma estufa ou estufa. As disputas podem estar contidas em roupas, ferramentas de jardim, ferramentas. Depois de chegar na folha, a cultura de fungos brota, se alimenta das células da planta. Os conídios são formados na folha, permanecem viáveis por até 10 meses, bem no inverno.
Condições favoráveis à propagação da infecção fúngica: umidade na região de 80%, temperatura acima de +22 ° C. O fungo sofre mutação constante, é capaz de infectar culturas resistentes a doenças.
Tratamento de tomate para cladosporiose
O tratamento com tomate começa ao primeiro sinal de uma doença. Os métodos de proteção são escolhidos a partir do grau de dano. Primeiro, são utilizados agentes biológicos e folclóricos não tóxicos. Se esse tratamento não produzir resultados, recorra ao uso da química. Antes do processamento, a colheita é colhida, os frutos maduros são arrancados. Após produtos químicos, as plantas permanecem tóxicas por 10 dias.
Produtos químicos
Em caso de ferimentos graves, é eficaz o tratamento de plantas com fungicidas universais com amplo espectro de ação: preparações de Abiga-Peak, Bravo, Kaptan, NeoTek, Polyram, Polychom, Policarbacino, HOM, Tsineb. A droga é diluída de acordo com as instruções, dois tratamentos são realizados com um intervalo semanal. Não negligencie o equipamento de proteção individual: é aconselhável usar luvas, um respirador. Para fins profiláticos, não são utilizados fungicidas venenosos. Os tomates que crescem em campo aberto são pulverizados à noite, durante um período de baixa atividade das abelhas, em clima calmo e seco.
Produtos biológicos
Meios baseados em componentes vegetais, bactérias, esporos de fungos são inofensivos para insetos, não contêm toxinas perigosas. Para combater a cladosporiose, aplique: Pseudobacterina-2, Strobi, Tricodermina, Fitolavina 300, Fitosporina, Effekton-O. Os medicamentos são utilizados para fins profiláticos em condições favoráveis para a reprodução da doença.
Remédios populares
Para fins preventivos, é realizada a pulverização sérica regular, diluída com água 1:10. A propagação da doença é evitada pelo tratamento com soluções desinfetantes domésticas.
Na fase das manchas brancas, o tratamento regular com solução de iodo ajuda: 15 a 20 gotas são diluídas em cinco litros de água com a adição de 500 ml de leite para melhor aderência do líquido às folhas. Para alimentação foliar, adicione 15 mg de cloreto de cálcio.
Uma solução alcalina de cinza de madeira impede o crescimento de fungos: 300 g são adicionados a 1 litro de água, a solução é fervida por 10 a 15 minutos. Para preparar a solução de trabalho, o volume de água é ajustado para 10 litros. A solução enriquece as plantas com potássio. Uma solução rosada de permanganato de potássio tem um efeito semelhante. O processamento é realizado de manhã e à noite, até que os sinais de cladosporiose desapareçam completamente.
Cultivo da terra após uma doença
A melhor opção é a cobertura do solo após a irrigação. Com uma derrota maciça de tomate, o solo é derramado com soluções de fungicidas biológicos. A fitosporina é eficaz na forma seca: eles espanam o chão ao redor dos tomates.
Dachnik aconselha: medidas para prevenir a doença da cladosporiose
A melhor prevenção é a desinfecção anual do outono. Após a colheita, é imperativo que a estufa, as ferramentas de trabalho, as ferramentas e a treliça sejam tratadas com líquido de Bordeaux: uma solução de vitríolo e giz. A propósito, o vitríolo é primeiro dissolvido em um pequeno volume de água quente e depois introduzido na solução de trabalho.
Para o plantio de mudas com água em ebulição derramada. Todos os resíduos da planta são queimados, não são utilizados para compostagem. Fumigando efetivamente estufas vazias, estufas cinza. A fumaça penetra nos lugares mais inacessíveis.
É importante não engrossar o pouso. Durante o período de vazamento, as frutas são higienizadas: são removidas para a primeira escova e as peças amareladas são cortadas. É importante seguir as táticas de irrigação: a água é introduzida em um riacho fino no círculo do tronco, absorvido gradualmente.
A umidade aumenta um pouco com este suprimento de água. Em tempo chuvoso, é necessário moderar a rega e reduzi-la ao mínimo. Com um excesso de fertilizantes nitrogenados, uma grande massa de folhas é formada. A cobertura deve ser abrangente e equilibrada. Para o cultivo, é melhor escolher variedades de tomate resistentes a infecções fúngicas.