A pervinca é uma planta de arbusto perene nativa da América do Norte. Esse representante da família Kutrovy se espalhou amplamente por toda a Europa e Ásia, tendo sido utilizado em vários campos de atividade, incluindo produtos farmacêuticos e decoração.
Pervinca: descrição
A pervinca pode ser cultivada como uma planta rasteira ou herbácea com hastes eretas e ásperas. As folhas localizadas uma em frente à outra são representadas por placas de couro verde escuro, ásperas, de tamanho pequeno, com uma ponta pontiaguda e bordas esbranquiçadas. Dos seios nasais da primavera, grandes flores brilhantes aparecem.
Os botões individuais têm uma variedade de cores: de rosa e roxo a branco como a neve e creme. A corola é torcida na forma de um funil e cresce um tubo elipsoidal alongado. A pervinca é caracterizada por pedúnculos de alta elasticidade, alguns dos quais podem durar todo o período de vegetação ativa. O fruto da planta é representado por dois folhetos que se abrem no meio e dão pequenas sementes acastanhadas.
Pervinca pequena, rosa e outras espécies, foto
A pervinca possui um grande número de diversas espécies e variedades, cada uma com características próprias.
Ver | Descrição do produto | Variedades | Funcionalidades |
Direto | Inúmeros brotos atingem 20-80 cm de altura. As folhas são opostas, ovadas, com 3-6 cm de comprimento, têm uma cor de mosaico com bordas bege e veias salientes. Os rizomas são cobertos com pequenas escamas, rígidas. Flores 3-5 cm, azul, rosa com um tom branco. A fruta tem cerca de 5 cm. | Albo Plena, Purpurea, Prata de lei, Ralph Shugert. | Os rizomas são amplamente utilizados em produtos farmacêuticos e na medicina tradicional. Pode ser encontrada nas encostas pedregosas e cascalho do Tien Shan. Na maioria das vezes propagadas vegetativamente, as sementes raramente são usadas. |
Pequeno | Arbusto perene de até 60 cm de comprimento. As folhas têm um brilho brilhante, arredondado, ligeiramente alongado, cerca de 0,5 cm, coberto com cera vegetal. Os pedúnculos atingem 15-20 cm, um broto denso de cor azul ou azulada cresce sobre eles. | Iluminação, iluminado pela lua, Ralph Shugert, brilho do vale, Alba Variegata, Dourado, Argenteovariegata, Variegata, Azurea Flore Pleno, Double Purple, Atropurpurea, Gertrude Jekyll. | Habitat natural e que adora as sombras são florestas e encostas rochosas. Distribuído na Ásia Menor e no Mediterrâneo. Os frutos são formados muito raramente, propagados pela ramificação dos rizomas. Resistente ao gelo. |
Pubescente | Uma planta compacta com um sistema radicular bem desenvolvido e caules finos bastante fortes. As placas das folhas são lisas, verde-escuras, elipsóides, pontiagudas. As flores são médias, a cor é diferente: há pétalas roxas ou azuladas com branco. | Bowles, La Grave, Dart's Blue, Sabinka, Marie | Ocorre nas florestas do Cáucaso entre o placer e nas encostas das montanhas. Despretensioso, caracterizado por boa adaptação e enraizamento. |
Grassy | Ocupa vastas áreas de tamanho médio com uma haste semelhante a liana. As folhas são alongadas, estreitas e ásperas, as bordas são cobertas por vilosidades, pontiagudas, verdes saturadas. Os botões estão localizados em pedicelos pequenos, as pétalas são graciosamente curvas, geralmente brancas. | Alba, Emily Joy, Gertrude Jekyll, Albo Plena, Iluminação. | Distribuído das encostas da Grécia para a Cordilheira do Cáucaso. No inverno, suas hastes morrem até o chão e, na primavera, crescem novamente mais do que antes. Devido à sua ramificação, é frequentemente cultivada como uma espécie de ampola em recipientes separados. |
Rosa | Arbusto vertical com cerca de 60 cm de altura. As folhas são verde-escuras, ovais, coriáceas. As flores crescem em grandes números, tamanhos médios, a cor é frequentemente rosa-vermelha ou roxa, também existem variedades brancas simples. | Refrigerador de Uva, Refrigerador de Hortelã, Primeiro Beijo. | Pode ser encontrada em Madagascar, Índia e China. Tem outro nome - catharanthus. Usado na medicina popular para tratar tumores. |
Cultivo de sementes
Este é um processo bastante trabalhoso e complicado. Embora as sementes sejam bastante despretensiosas, é necessário monitorar constantemente a temperatura do ar, a umidade do solo e ventilar os tanques diariamente.
Com os devidos cuidados, os primeiros brotos jovens da pervinca não levarão muito tempo para esperar. As sementes podem ser compradas na loja ou coletadas manualmente de plantas adultas.
No entanto, eles raramente dão frutos em um jardim ou em casa. Existem 2 maneiras de plantar sementes: mudas e áreas abertas.
Plantio de mudas de pervinca em campo aberto
A semeadura é realizada no final de fevereiro ou meados de março.
- Antes de plantar, você precisa reter as sementes em uma solução de permanganato de potássio para se livrar de bactérias e fungos patogênicos.
- Para fazer orifícios de drenagem no tanque, adicione o solo misturado com pastilhas de turfa.
- A distância entre as filas rasas é de 3-5 cm.
- A semeadura é feita com uma pitada.
- Polvilhe as sementes em cima do substrato, compacte e umedeça.
- Coloque os recipientes com pervinca em sacos pretos densos e coloque-os em um local quente por 5-7 dias.
- Manter a temperatura do ar não inferior a + 23 ... +25 ° C. Umedeça regularmente o solo.
- Os brotos aparecerão em 1 semana, depois as mudas devem ser removidas das embalagens e colocadas em um local bem iluminado.
- É desejável reduzir a temperatura para + 17 ... +20 ° C.
A pervinca jovem precisa de cuidados especiais:
- Água regularmente, mas não frequentemente. Certifique-se de que o solo não seque.
- 3 semanas após as primeiras mudas, você precisa fertilizar com fertilizantes contendo nitrogênio ou fósforo.
- Antes de plantar em campo aberto, alimente a pervinca uma vez a cada 2 semanas.
- Após o aparecimento de 4-5 folhas saudáveis nos brotos, você precisa mergulhar: em um recipiente, 2-4 raízes.
Plantando sementes de pervinca em campo aberto
As sementes são semeadas no local na primavera ou no outono. Isso deve ser feito antes do início da geada, para que as mudas não morram ou com a chegada de um clima quente e estável.
- Prepare o solo completamente: solte e remova o solo das ervas daninhas, fertilize com areia, cinzas, serragem ou turfa.
- Faça linhas a uma distância de 5 cm cada.
- Desinfecte as sementes segurando-as em uma solução de manganês.
- Coloque-os nos sulcos e cubra-os com uma camada de solo.
- Compacte o substrato, adicione um pouco de serragem ou areia por cima.
- Molhe abundantemente.
Propagação vegetativa
Existem três métodos de vegetação pervinca: estacas, estratificação e separação do mato. Como a planta raramente dá sementes, essa reprodução é usada ativamente pela maioria dos jardineiros.
Estacas
As estacas precisam ser preparadas durante a poda ou podem ser cortadas a partir dos brotos apicais.
- Para o enraizamento, basta colocar os galhos em um recipiente de água para que ocupe um terço do caule.
- Do fundo, você precisa remover todas as folhas, caso contrário, a podridão começará.
- Além disso, no enraizamento, você pode usar a mistura do solo com a adição de componentes formadores de raiz.
- É necessário trocar regularmente o fluido para que não fique estagnado. Para isso, é aconselhável usar água filtrada e não corrente.
- Após cerca de 2 semanas, raízes jovens aparecerão.
- Quando o sistema radicular cresce de 2 a 3 cm, os brotos precisam ser transplantados para o solo.
Camadas
As camadas rapidamente se enraízam e quase todas sobrevivem.
- Você precisa examinar cuidadosamente os brotos rastejantes da pervinca e encontrar os lugares onde elas formam as raízes.
- Usando uma faca desinfetada, separe as mudas de uma planta adulta tratando os locais de corte com migalhas de carvão ou canela.
- Se o sistema radicular da parte aérea for bem desenvolvido e não apresentar manifestações de doenças ou infecções, poderá ser colocado em um novo local individual.
- Regue completamente e alimente a nova muda com fertilizante mineral, para que ela se adapte mais rapidamente e comece a crescer.
Partindo o mato
Dessa forma, a pervinca pode ser propagada em qualquer estação do ano, com exceção do inverno ou do início da primavera. É necessário realizar a divisão antes da formação dos primeiros pedúnculos, para que a planta tenha tempo de criar raízes em um novo ambiente.
- Remova cuidadosamente o arbusto do solo sem danificar o sistema radicular.
- Remova todo o solo restante das raízes.
- Corte raízes podres, doentes ou murchas.
- É necessário dividir o arbusto principal de forma que cada parte retenha a base da planta adulta.
- Para que a adaptação seja mais rápida, o delenki precisa ser plantado no substrato que a vinca materna possuía.
- Coloque os galhos nos caroços de plantio, compacte o solo e regue com cuidado.
Pervinca: cuidados ao ar livre
Para que a pervinca cresça ativamente no local e se delicie com suas lindas flores, ele precisa garantir os cuidados adequados.
Fator | Condição |
Localização / Iluminação | Fotófilo, cresce bem tanto em locais sombreados como em espaços bem iluminados. É melhor colocar no lado sul do site em pequenas colinas. Pode espalhar-se ao longo do placer ou enrolar-se ao longo de um suporte, cerca ou cerca. |
Solo | Deve ser saturado, drenado e enriquecido com aditivos minerais e orgânicos. A acidez é neutra ou fraca. Se argiloso, deve ser misturado com areia, cascalho, turfa ou cinza. |
Rega | Pode ficar sem rega regular se houver chuvas naturais suficientes. É necessário garantir que o solo não seque e, em um período particularmente quente, regue a pervinca não mais do que 1 vez por semana. |
Fertilizantes | Bastante 2-3 alimentação por estação. Se o arbusto desaparecer, ficar amarelo ou ficar infectado, a frequência deverá aumentar para 1 vez em 2 semanas. Os fertilizantes nitrogenados, fosfóricos ou de potássio são adequados, especialmente durante o período de vegetação ativa. Você também pode usar produtos orgânicos: composto, agulhas, serragem ou húmus. |
Poda | Realizar após a floração. Remova todos os brotos secos, flores murchas e brotos. Também é necessário cortar galhos excessivamente longos e desinfetar os locais dos cortes com giz. |
Pervinca
O cultivo de Vinca também é possível em um ambiente doméstico. Para isso, certas condições devem ser observadas.
Fator | Condição |
Localização / Iluminação | Local bem iluminado, protegido da luz solar direta. Ele tolera correntes de ar e arejamentos freqüentes, especialmente na estação fria. Coloque a panela no parapeito da janela sul ou sudoeste. |
Temperatura | Ele se sente confortável a + 18 ... +25 ° C. Ele tolera a seca, mas a umidade deve ser monitorada. |
Solo | Despretensioso, você pode usar o solo universal para plantas de interior, principalmente para gerânios. Adicione turfa ou areia. Além disso, a drenagem deve ser colocada na parte inferior: tijolo quebrado, casca de ovo ou casca de noz, poliestireno. |
Rega | No verão, é suficiente 1 vez em 2-3 dias, a umidade não deve estagnar e o substrato secará. Escorra os orifícios na panela. No inverno, a rega deve ser reduzida para 1 vez em 4-6 dias, para que o arbusto não apodreça. |
Fertilizantes | Realize a cada 2 semanas com cobertura para rosas para ambientes internos ou suplementos universais. Produtos orgânicos também são adequados: húmus ou agulhas. No inverno, não produza, pois o arbusto está em estado de animação suspensa. |
Poda | Para maior decoratividade e esplendor da pervinca, seu rebento apical deve ser aparado regularmente à medida que crescem. É melhor realizá-lo na primavera e nos locais de cortes a serem processados com canela ou carvão. |
Apresenta variedades variadas
Os representantes dessas variedades são tratados de maneira diferente, diferentemente dos monocromáticos. É necessário levar em consideração suas características fisiológicas:
- Colocar o arbusto em um local bem iluminado, pois a luz solar desempenha um papel fundamental na formação de manchas.
- Os representantes variados são melhor cultivados em um cache-pot.
- Geadas e baixas temperaturas são pouco toleradas; portanto, recomenda-se que as amostras variegadas sejam transplantadas em recipientes separados e armazenadas para o inverno em salas bem isoladas.
Características do cultivo na Sibéria e nos Urais
Em geral, o cuidado com os arbustos não é muito diferente, mas, devido às baixas temperaturas, a pervinca costuma crescer anualmente. O clima nessas áreas é acentuadamente continental, o que complica bastante o inverno da planta. Após fortes geadas e frio prolongado, o arbusto morre e no próximo ano você precisará plantar sementes ou mudas novamente.
No entanto, existe uma opção alternativa: cortar cuidadosamente no meio do outono, depois cavar cuidadosamente a pervinca sem danificar o sistema radicular e transplantá-la para um recipiente separado com um substrato nutritivo pronto.
Em uma sala quente e bem iluminada, é necessário segurar o arbusto até a chegada do tempo quente. Em abril-maio, o arbusto pode ser plantado novamente na área designada.
Erros de cuidados
O problema | Razão | Medidas corretivas |
As folhas ficam amarelas, secas e caem. | Ar muito seco na sala, rega irregular, luz solar direta, violação do regime de temperatura. | Aumente a umidade e a frequência da rega, evite a secagem do substrato, remova as partes enrugadas da bucha, abaixe a temperatura para o normal (+ 18 ... +25 ° C). |
Poucos botões ou sua completa ausência. | Rascunhos, fertilizantes inadequados, ar frio e mudanças bruscas de temperatura. | Mude a localização do vaso, excluindo o sopro e não use fertilizantes nitrogenados durante o período de floração ativa e formação de brotos. |
As flores florescem e caem. | Má iluminação, rega pouco frequente. | Mova a pervinca, fornecendo acesso à luz solar e à água com mais frequência. |
As bordas da placa de folhagem secam, ficam amarelas. | Baixa umidade. | Pulverize o arbusto com mais regularidade. |
Pragas e doenças
O problema | Razão | Medidas corretivas |
| Alta umidade, infecção por vetores (pulgões) ou outra planta. A ferrugem. | Agrolekar, Propi +, solução de ácido bórico. |
| Infecção por vetores ou pelo ar (esporos chegando do lado de fora da planta). Oídio | Rayek, Gamair, Fitosporin, Vectra. |
| Andaimes. | Solução de sabão. Remova manualmente pragas e placas. Inseticidas. |
Pervinca: propriedades curativas
Muitos tipos e variedades de arbustos são usados na medicina tradicional e farmacêutica devido ao conteúdo de vários componentes ativos. Isso é especialmente característico de uma pequena pervinca, cujo suco contém cerca de 20 alcolóides, flavonóides, substâncias vitamínicas que fazem parte de drogas e decocções contra tumores malignos. Além disso, drogas à base de plantas são usadas no combate à reposição da cavidade oral, amigdalite, diarréia, sangramento uterino, próstata e infertilidade.
O residente do Sr. Summer recomenda: pervinca na paisagem
O arbusto é amplamente utilizado no paisagismo. Seus tiros rastejantes mascaram o solo nu e rachaduras rasas. A pervinca é colocada em jardins ou jardins ornamentais para dar mais expressividade à composição. A planta é ótima para cultivar perto de miosótis e prímulas. Também pode ser deixado em uma varanda ou alpendre em uma panela.