Como reanimar uma orquídea sem raízes

Pin
Send
Share
Send

O conteúdo das orquídeas em casa assusta os jardineiros iniciantes por causa do medo da morte das plantas. Com uma falta de experiência no cuidado, o sistema radicular da flor realmente sofre apodrecimento ou secagem. E, uma vez que desempenha um papel importante na vida da planta, seus danos afetam diretamente o estado dos pseudobulbos, folhas e flores.

Mas é possível, mesmo com a perda do número máximo de raízes de orquídeas, cultivá-las usando vários métodos.

Como entender que as raízes de uma orquídea estão podres

A podridão das raízes subterrâneas e aéreas é uma doença comum das plantas domésticas, com cuidados inadequados ou danos causados ​​por insetos nocivos. Esse processo começa com mais freqüência no inverno, com uma diminuição do horário de verão e uma diminuição da temperatura.

Se as lesões não forem severamente negligenciadas, elas podem ser tratadas. Para entender se uma flor está doente ou não, é necessário distinguir entre raízes saudáveis ​​e propensas à decomposição. Existem vários princípios para o seu reconhecimento.

Por sinais externos

O primeiro método é a determinação pela aparência geral e pelo toque. Raízes de orquídeas saudáveis ​​(esquerda) e doentes (direita)

O sistema raiz da orquídea deve ser:

  • consistência densa;
  • cor prata no estado normal e verde quando umedecido (cloroplastos, os principais participantes da fotossíntese, começam a brilhar), nas plantas velhas, amarelas ou simplesmente marrons;
  • liso e elástico.

Se os processos de putrefação foram iniciados, os seguintes sintomas aparecem:

  • cor escura, quase preta;
  • fluido, muco;
  • mofo
  • odor putrefativo;
  • forma de fio.

Método experiente

A vitalidade das raízes é determinada não apenas por sinais externos, como também é possível extrair a planta da panela, mergulhá-la na água e deixá-la por 3 horas. As raízes saudáveis ​​são nutridas, ganham elasticidade e saturação; se os processos ainda estão fracos e pálidos, eles são infectados.

Causas de podridão das raízes das orquídeas

  • Umidade excessiva se as regras de rega não forem seguidas.
  • Localização errada, falta de luz.
  • Doenças fúngicas que afetam o sistema radicular.
  • Falta de suprimento de oxigênio devido ao solo de baixa qualidade ou sua forte compactação.
  • Queimadura causada por excesso de fertilizante.

Orquídea tem raízes secas: causas

Às vezes acontece o oposto e as raízes secam. O motivo também é a não observância das regras de irrigação, mas somente quando a planta não possui umidade suficiente. Se a situação não for corrigida, os caules das flores começarão a secar e depois as folhas.

Opções de ressuscitação de orquídeas

É importante detectar doenças em um estágio inicial, caso em que será mais fácil reanimar a flor.

Primeiro você precisa determinar o nível de deterioração. Com base nisso, escolha o método de devolver a orquídea à vida.

Porção menor danificada

Se apenas algumas pequenas seções das raízes sofreram doenças e novos processos são formados, o método de mudar o regime é usado:

  • A orquídea é removida da panela, cuidadosamente liberada do chão por lavagem.
  • As áreas afetadas são determinadas, são removidas, as seções são tratadas com carvão ou fungicidas, Kornevin.
  • Stand de secagem, como regra, leva 3 horas.
  • Coloque a planta em uma panela pequena (6-7 cm) com um substrato composto de musgo e argila expandida e crie condições diferentes da colocação anterior. Eles colocam em um local mais iluminado ou fornecem luz de fundo, estendendo o horário de verão (pelo menos 12 horas). Eles também aumentam o regime de temperatura (+ 22 ... +25 ° C).
  • Umedeça enquanto o solo seca. Você pode fazer isso imergindo o recipiente com a planta em água por meia hora, certificando-se de que a camada superior esteja úmida, mas a água não permanece na parte inferior.

Dano severo

Ao decompor uma grande parte, é usado um método de cultivo de raízes de orquídeas em condições de estufa.

O estágio inicial da reabilitação é o mesmo do primeiro caso:

  • A planta é removida da panela, as raízes apodrecidas são cortadas com muito cuidado. As áreas afetadas restantes podem anular todos os esforços, causando uma nova onda de decadência.
  • Após as seções são tratadas com fungicidas ou carvão. Se for detectado mofo, a flor é colocada em uma solução fraca de permanganato de potássio por 20 minutos.
  • Em seguida, a flor é colocada em um vaso especial com fundo convexo, água macia filtrada é derramada lá para que a roseta de folhas não a toque e a parte inferior é imersa nela. Freqüentemente, xarope de açúcar ou mel são adicionados à água, e a própria planta é tratada com um estimulante de crescimento, o Kornevin.
  • Após 6-7 horas, a planta é liberada e seca.
  • O método em si consiste em criar um espaço fechado para uma flor doente, onde o dióxido de carbono acumulado estimula os cloroplastos a formar novas células. Ao mesmo tempo, proporcionam uma temperatura confortável de +25 ° C e uma umidade constante de pelo menos 70%. Tais condições podem ser criadas usando qualquer recipiente de vidro. Periodicamente areje a estufa. Dosado regado.
  • Certifique-se de organizar uma orquídea com boa iluminação por pelo menos 12 a 14 horas por dia.
  • Uma vez por mês, eles são alimentados com fertilizantes (Epin, solução de mel).

Termos e ações de reavivamento de orquídeas após a ressuscitação

O período de recuperação da planta pode durar de um mês a um ano, mesmo se tudo for feito corretamente.

A melhor época para ressuscitar uma flor é primavera ou outono. No inverno, as chances de salvação são muito menores.

Quando os dados externos da orquídea melhoram, quando as folhas ficam verdes e novas raízes aéreas começam a crescer, elas param de se alimentar com fertilizantes e reduzem a rega.

O cumprimento das regras de cuidados não é um processo demorado, especialmente se for uma orquídea despretensiosa de Phalaenopsis, você só precisa monitorar mais de perto a planta para realizar ações corretivas a tempo.

Dachnik recomenda: crescimento de raízes em crianças orquídeas

Métodos de ressuscitação e crescimento de raízes em orquídeas podem ser aplicados no caso de uma longa não emergência de raízes em crianças durante a reprodução.

Para fazer isso, use o método de uma estufa doméstica usando musgo de esfagno. Bem como nadar em poliestireno sobre a água.

Crescer raízes em orquídeas é um processo bastante fácil e pouco demorado, mesmo um iniciante inexperiente pode lidar com isso, observando apenas as regras.

Pin
Send
Share
Send