Chinelo de venus de orquídea ou papiopedilum: descrição, cuidados

Pin
Send
Share
Send

O chinelo de Vênus ou Paphiopedilum é uma planta perene da família Orchidaceae. Área de distribuição - trópicos da Ásia, em particular, Filipinas, Tailândia e Índia.

Descrição Paphiopedilum

Externamente, a orquídea se assemelha a um pequeno chinelo de uma criação fabulosa, que atrai muitos jardineiros. O caule é macio, de 15 a 60 cm de comprimento e as folhas pontiagudas de 3 a 4 sob a forma de uma elipse estão localizadas no centro do caule. A cor dos lábios é amarela com pontos vermelhos.

Tipos populares de papiopedilum

Em condições de ambiente, você pode cultivar várias variedades de Paphiopedilums:

VerDescrição do produtoFloração
StemlessTem uma haste moída com duas folhas ovais, lanceoladas ou oblongas. Cresce em comprimento até 20 cm Cor - roxo-esverdeado. Pedúnculo atinge 35 cm, tem um grande botão perfumado.O fim da primavera é o começo do verão.
Ram-headedUm caule refinado que atinge uma altura de 30 cm, o comprimento da folhagem é de até 10 cm e a forma de uma elipse. As flores são pequenas, crescem solitárias.O fim da primavera.
CalifórniaUm tronco forte, com 80 cm de altura, com 3 a 4 folhas ovais, cerca de 10 cm de comprimento, flores com diâmetro de até 40 mm, bráctea redonda e em forma de folha. A cor das pétalas é verde amarelado.Maio
Branca de NeveAté 30 cm de altura, possui um rizoma curto. A partir do fundo do caule, várias faringe escamosas são visíveis. As folhas são elípticas ou lanceoladas, as extremidades são apontadas. Sépalas são verdes e roxas.O final da primavera ou o início do verão.
BunchyO pedúnculo está caído. No centro, existem duas folhas ovais largas, com até 10 cm de comprimento, inflorescências diretas, de uma a quatro flores.O fim da primavera.
O chinelo é realPerene com 40 cm de altura e sistema radicular curto e espessado. As flores são grandes, têm um cheiro fraco. As sépalas são marrom-avermelhadas. A cor dos lábios é verde-amarelo ou amarelo profundo.De maio a junho, as primeiras frutas aparecem em agosto.
Grande floridoPlanta herbácea perene, com até 45 cm de altura, folhagem oval com pontas levemente pontiagudas. Cor - de rosa pálido a cereja. O lábio está inchado, coberto de manchas e pontos. Possui propriedades curativas devido à presença de substâncias úteis, como vitamina C e ácido oxálico. Tinturas desta flor são prescritas para dores de cabeça frequentes, doenças do sistema genito-urinário e doenças mentais.Maio
ManchadoPlanta herbácea perene, com até 30 cm de altura, rizoma rastejante, folhagem séssil, cerca de 10 cm de comprimento, uma flor branca com pontos roxos.O final da primavera ou o início do verão.
Chinelo da rainhaFlor gramada, altura - até 60 cm.Tem um rizoma curto. A folhagem é de forma oval, cerca de 25 cm de comprimento, cor - verde claro. Os botões são brancos ou rosa. O lábio é levemente convexo, branco com listras roxas. Resistente ao gelo.Julho
FofoAltura a meio metro. O caule é forte com 4 folhas consecutivas. Flores de um único tipo, ocasionalmente você pode encontrar 2-3 peças. Folhagem e sépalas são verdes. O lábio é amarelo brilhante com veias vermelhas.Maio - junho.
Pequena floridaAltura até 7 cm, possui quatro folhetos ovais ou elípticos e duas flores com um aroma rico. O lábio é amarelo brilhante com listras roxas.O final da primavera ou o início do verão.
MontanhaA altura é de cerca de 70 cm, o caule é macio, as folhas são ovóides. Podem aparecer até 3 flores perfumadas de cada vez. Lábio roxo oblongo.O fim da primavera é o começo do verão.

Cuidados com o paphiopedilum em casa

Paphiopedilums são plantas de crescimento silvestre, portanto, quando cultivadas em casa, não necessitam de cuidados especiais. Embora ainda haja várias nuances que devem ser consideradas.

Seleção de vasos, solo

Recomenda-se selecionar tanques largos e baixos, isso simplificará a rega no futuro.

A mistura do solo deve incluir esses elementos na proporção: 10: 1: 2: 1: 2:

  • casca de pinheiro triturada;
  • pó de casca;
  • carvão vegetal;
  • perlita;
  • turfa.

Localização, temperatura

Recomenda-se que esta planta esteja localizada no parapeito das janelas leste ou oeste, embora algumas espécies de orquídeas também se sintam ótimas na janela norte. A sala com a flor deve ser ventilada regularmente e, no verão, o papiopedilum se muda para o jardim.

A planta prefere luz dispersa, mas se sente bem com um leve escurecimento.

O chinelo de Vênus é dividido em espécies que preferem temperatura moderada (+ 18 ... +22 ° C) e plantas que amam o calor (+ 25 ... +30 ° C). O ideal para todas as variedades é considerado + 18 ... +25 ° C.

Molhar, molho superior

A flor não possui órgãos de armazenamento, por isso precisa de rega abundante e regular. O substrato deve sempre estar em um estado levemente umedecido. Para a rega, é utilizada água à temperatura ambiente e, durante a sua aplicação, é impossível que o spray caia no caule, caso contrário ele pode apodrecer.

No verão, um chinelo deve ser alimentado a cada 15 a 20 dias. Para esses fins, o fertilizante mineral é utilizado, aplicado em conjunto com a água durante a irrigação. Para ajustar a quantidade de sais no solo uma vez por mês, é recomendável regar a planta com líquido destilado.

Durante a floração e depois

Na maioria das espécies de interior do sapato venéreo, os brotos se formam entre novembro e dezembro. Durante este período, a fábrica é estritamente proibida de perturbar, reorganizar, virar o recipiente. Nenhuma mudança nos cuidados é tomada.

Após a floração, a orquídea precisa descansar. Durante este período, a temperatura cai para + 15 ... +20 ° C, a frequência de rega é reduzida para uma vez a cada 14 dias, minimizando a cobertura. O tratamento antigo é retomado somente após o surgimento de um novo broto na saída antiga.

Transplante

Para entender se uma orquídea é necessária, os jardineiros recomendam prestar atenção à aparência da flor. Sinais de necessidade são:

  • solo muito denso;
  • aparência doentia de uma flor;
  • a presença de mofo;
  • o cheiro de podridão de uma orquídea.

Para um crescimento saudável dos sapatos, os jardineiros recomendam transplantá-los a cada 2 anos. Passe depois da floração, durante esse período, a planta rapidamente se enraíza na nova terra. Nesse caso, a orquídea é cuidadosamente removida da panela e transferida para um novo recipiente. A primeira rega é realizada após três dias.

Cultivo de um sapato de Vênus em campo aberto

As orquídeas colocadas em campo aberto florescem não antes de 15 a 20 anos e podem viver por cerca de 30. Mas cuidar de sapatos que crescem no jardim inclui várias nuances:

  • no início da primavera, você precisa se livrar do isolamento e soltar a terra;
  • a rega deve ser regular e moderada (realizada imediatamente após a secagem da camada superior do solo);
  • a terra deve estar o mais limpa possível, toda a erva daninha é removida com tesouras de podar, isso é necessário para não danificar o sistema radicular da orquídea;
  • o curativo da primavera pode ser abandonado, porque a planta come os restos de palha;
  • o segundo fertilizante deve ser realizado no início de maio (devem ser complexos minerais diluídos em água);
  • realizar o próximo curativo no final de junho, mas apenas nos casos de falta de floração;
  • no final do verão ou início da primavera, a flor deve ser cortada perto da base;
  • antes da temporada de inverno, triture a planta.

Dachnik informa: Paphiopedilum - propriedades medicinais, uso e contra-indicações

Na indústria de tratamento alternativo, o chinelo venéreo é amplamente utilizado para se livrar de várias doenças. Na maioria das vezes, os medicamentos com a adição de Paphiopedilum são usados ​​para se livrar da insônia e enxaqueca. Além disso, as decocções dessa flor podem curar convulsões epilépticas e melhorar o apetite.

Preparações à base de orquídeas garantem esta ação:

  • laxante;
  • emocionante;
  • analgésico;
  • sedativo.

Decocções da flor são usadas para sangramento uterino, doenças do coração e vasos sanguíneos, hepatite. Particularmente dignos de nota são os produtos do tipo de sapato com flores grandes:

  • Infusão para o tratamento de doenças ginecológicas. Uma planta fresca é derramada com 300 ml de água fervente e infundida por várias horas. O produto resultante é usado durante o dia. É permitido beber após o parto, porque o medicamento tem um efeito purificador do sangue.
  • Sedativo. Uma colher de chá de uma planta seca é despejada em uma garrafa térmica e despejada em um copo de água fervente. A ferramenta é infundida, filtrada, após a qual está pronta para uso. Recomenda-se tomar na presença de doenças neurológicas.
  • Infusão diurética. Em 200 ml de água fervente, é adicionada uma colher de chá de planta triturada. A ferramenta é infundida, filtrada e usada na quantidade de 1 colher de sopa. colheres depois de comer.
  • Decocção do resfriado comum. 5 g de flores secas são vertidos com 200 ml de água fervente. O produto é fervido por 5-10 minutos em fogo baixo, resfriado e filtrado. É consumido em um volume de 5 ml antes das refeições.

Mas, apesar de tantas propriedades positivas do sapato de vênus, é proibida a utilização de preparações com a adição desta planta durante o período de gestação e lactação. Além disso, deve-se lembrar que o Paphiopedilum contém muitos alcalóides com efeito tóxico e, se as dosagens não forem observadas, podem causar intoxicação grave.

Pin
Send
Share
Send