A flor interna original, stapelia, atrai a atenção quando chega a hora da floração. Suas grandes flores simples têm uma forma regular bonita, tons peculiares e um aroma característico - a planta atrai moscas para elas.
Ele não precisa de insetos para alimentação, mas para polinização e formação de sementes. Nas regiões da África do Sul, de onde a planta vem, não há abelhas ou borboletas.
Descrição do produto
A planta pertence à família Kutrovy (Lastovnyh), ao gênero de suculentas. As flores são diferentes, desde pequenas até 5 mm a enormes - 30 cm. Para rampas internas - 5-6 cm. A forma é uma estrela regular de cinco pontas, que lembra um sino muito aberto.
Tons - carne-bordô, marrom, bege em uma faixa preta ou urtiga. Algumas espécies têm flores fortemente pubescentes.
Descrição da aparência geral: as hastes são tons calmos de verde, verde-acinzentado, azulado; ao sol, podem tornar-se marrom-violeta. São numerosos, suculentos, com bordas serrilhadas, podem atingir 60 cm de comprimento, sem folhas.
Diferença de cacto
A planta é frequentemente confundida com um cacto. De fato, suas hastes com nervuras se assemelham ao epifilo, que geralmente é cultivado em cultura de ambiente e é um cacto. No entanto, stapelia não tem nada a ver com este grupo de plantas. Esta é uma planta suculenta da família Lastovnev (ordem de genciana). Enquanto os cactos pertencem à família Cactus (ordem de cravo).
Espécies
Os quartos cultivam uma variedade de espécies (às vezes chamadas erroneamente de variedades) de rampa de lançamento.
Nome | Descrição do produto |
Stapelia de flor grande ou grandiflora (S. Grandiflora) | As flores são marrons, semelhantes às estrelas, muito grandes - 15 a 20 cm, e as espécies de flores grandes não têm cheiro. Há uma vista de Stapelia tavaresia grandiflora. Apesar do nome semelhante, possui um tipo de flor completamente diferente. Eles parecem enormes sinos longos. |
Stapelia variegada (Stapelia variegata) | Flores de 5 a 8 cm, exóticas, amarelo claro, variadas, em manchas pretas. O cheiro é bastante pronunciado. |
Stapelia gigante (Stapelia gigantea) | Tem flores enormes, com até 35 cm de diâmetro. Amarelo claro, ricamente coberto de linhas escuras. O cheiro é muito forte, lembrando carne podre. |
Stapelia ferruginous (Stapelia glanduliflora) | As flores são de tamanho médio, até 5 cm, verde-amarelo, mas as originais são muito peludas. Os pêlos têm a forma de pequenos alfinetes com um espessamento no final, branco. Por isso, parece que as flores estão abundantemente cobertas de orvalho. |
Stapelia roxo dourado (Stapelia flavopurpurea) | As flores são pequenas, com tamanho de até 4 cm, forma - uma estrela fortemente dissecada, com pétalas alongadas muito estreitas de cor verde claro. As pétalas estão enrugadas, razão pela qual sua superfície se assemelha a um doodle. O aroma é agradável. |
Stapelia de Wilpman (Stapelia wilmaniae ou leendertziae) | Esféricas flores vermelhas brilhantes parecendo sinos em forma, 12,5 cm de comprimento. |
Hirsut Stapelia, ou peludo (Stapelia hirsuta) | Estrelas vermelhas escuras, ricamente cobertas de pelos, de 5 a 15 cm, lembram carne apodrecida na aparência e no aroma. |
Stapelia divaricata (Stapelia divaricata) | As flores são muito suaves, estrelas de cera de um tom creme claro, ligeiramente rosadas às pontas das pétalas, até 4 cm. |
Stapelia Comb (ex. Cristata) é uma forma de algumas espécies (gigantea, grandiflora, herrei), com caules fundidos característicos que lembram cristas marinhas.
O gênero guernia (hérnia) está muito próximo da rampa de lançamento - plantas mais compactas com brotos pontiagudos e variadas formas e cores incríveis, flores.
Assistência domiciliar para rampa de lançamento
Stapeli despretensioso, eles precisarão de um conjunto mínimo de condições. Esta é uma planta excelente para pessoas ocupadas que não têm tempo ou experiência. O cuidado em casa com esta flor se resume a regras simples.
Localização, Iluminação
A iluminação da planta exige muita luminosidade, mas os caules podem ser danificados pela luz solar direta, até queimaduras. Portanto, é necessário sombreamento na janela ou varanda sul na estação quente.
Observe que a falta de iluminação não é difícil: caules frágeis, alongados e afinados. O excesso é uma tonalidade roxa da pele e manchas marrons e secas de queimaduras.
Temperatura
No verão, as rampas ficarão satisfeitas com a temperatura ambiente padrão. No inverno, como em qualquer planta do deserto, de preferência + 10 ... + 14 ° C. Durante a dormência são colocados botões de flores. Mas se não houver como organizar a frescura, você pode deixar a planta a uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C. A flor não morrerá, sobreviverá até a primavera. É verdade que, neste caso, você não precisará confiar na abundante floração do verão.
Molhar, umidade
A planta não precisa de rega abundante. No verão, regue moderadamente, 1 vez por semana. No inverno - é melhor abster-se de regar. Mas, se a temperatura do apartamento estiver alta e a planta não parar, a rega é necessária.
Isso deve ser feito com menos frequência do que no verão, 1 vez em 2 duas semanas, embora seja aconselhável organizar a iluminação da planta, caso contrário, as hastes serão muito longas. A terra entre as irrigações deve secar bem.
A pulverização não é necessária; em casos extremos, a planta pode ser lavada, mas apenas com contaminação severa.
Top vestir
A planta não precisa de nutrição abundante, mas para um melhor crescimento e floração no verão, você pode fazer qualquer fertilizante mineral complexo para flores de interior ou especial para cactos.
A cobertura é realizada várias semanas antes da floração esperada e durante o aparecimento dos botões.
O fertilizante é diluído com água 2-3 vezes em comparação com a dosagem especificada nas instruções, para não queimar as raízes. Você pode regar a solução resultante apenas em solo já umedecido.
Regras para embarque e transplante
A planta não é necessária para a composição da mistura do solo, mas misturas gordurosas com alto teor de húmus não devem ser tomadas. Stapelia irá se adequar ao solo usual para cactos.
A melhor opção para o plantio é o barro arenoso, com um pH de 5,5-7. É necessária uma boa drenagem. A composição da mistura caseira: terra do relvado (2 partes), quartzo ou areia do rio (1 parte).
O vaso precisa ser tomado não alto, mas amplo, o sistema radicular dos estoques, ao contrário de muitas plantas que armazenam umidade nos caules, não é profundo e não difere em atividade.
1/3 da panela está cheia de drenagem. Ao transplantar, a planta livre de brotos antigos no centro, eles não formam botões de flores.
Após o transplante, a rampa de lançamento não precisa ser regada por 5-7 dias para evitar os efeitos nocivos da umidade nas raízes lesionadas. Assim que esse período passa, a primeira rega é realizada.
Não é necessário transplantar uma planta adulta bem-intencionada todos os anos; basta refrescar alguns centímetros de solo removendo a camada superior e substituindo-a por solo fresco. Os brotos antigos são removidos.
Reprodução
Stapelia propaga-se facilmente por sementes e caules. As estacas são separadas do caule principal, colocadas na água ou plantadas imediatamente em uma mistura de areia e turfa (mistura de solo pronta). A segunda opção de criação é preferível. Antes de enraizar, as estacas são secas em temperatura ambiente por várias horas (secas). Isso é necessário para que o corte cure.
O suco leitoso da planta é venenoso, perigoso para muitos insetos. Essa propriedade torna necessário trabalhar com cuidado com as estacas. Isso não trará muitos danos, mas pode causar irritação das mucosas.
A reprodução por sementes é uma raridade, mas também não causa dificuldades. As sementes são muito fáceis de obter em casa. Eles são coletados a partir de vagens alongadas, que ocasionalmente aparecem na planta. Sementes de uma flor parecem sementes de dente de leão. Eles são semeados na primavera em uma mistura de areia e solo de folha, mantidos em um local claro a uma temperatura de + 24 ° C. Após 3-4 semanas, as mudas aparecerão e serão mergulhadas em vasos pequenos para suculentas (6-8 cm). Após um ano, as plantas serão grandes o suficiente para realizar o primeiro transplante em um novo recipiente.
Pragas, doenças
Stapelia pode ser afetada por pulgões, cochonilhas e ácaros, mas isso ocorre em casos excepcionais - se cuidados inadequados forem organizados. Em geral, em casa, a planta possui uma imunidade extremamente alta a pragas e doenças.
O único erro grave é sobrecarregar ou alimentar demais com fertilizantes ou solo muito pesado, contendo umidade. Com umidade excessiva, a planta começa a ficar doente com apodrecimento bacteriano.
Erros e soluções
Os principais erros são óbvios aos olhos: a planta não gosta de florescer ou tem hastes feias alongadas.
Existem várias razões para a falta de cores:
- O inverno é muito quente, falta de período de descanso.
- Salienta: rega abundante, falta de luz, excesso de fertilizante.
- Falta de fertilizantes potássicos, excesso de nitrogênio.
- Baía, solo muito denso, má drenagem.
Se as hastes estiverem esticadas, a rampa de lançamento não possui sol. Você precisa reorganizá-lo em um peitoril da janela mais leve, acender luzes ou organizar condições mais frias.
Erros no cuidado com a rampa de lançamento são raros, o cultivo deste exótico pode ser recomendado com segurança para iniciantes. E plantadores sofisticados de flores não passarão. A planta é muito original e atrai a atenção. O uso de uma flor não é apenas em sua decoratividade e incomum. Os astrólogos acreditam que o stapelia expulsa energia negativa do apartamento.