Jatropha - plantio, cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas

Pin
Send
Share
Send

Jatropha (Jatropha) - um arbusto decíduo suculento da família Euphorbiaceae. In vivo, é comum nos desertos rochosos da América Central e da África, e a pátria de Jatropha são as ilhas do Caribe. A planta é usada para criar sebes, parques paisagísticos.

Com bons cuidados, o pinhão manso pode viver mais de 15 anos e atingir 0,8 m. Cresce intensamente, crescendo de 20 a 35 cm por ano. O caule alto e lignificado do arbusto tem uma forma incomum em forma de garrafa, expandida na base e afilada no topo. Na primavera, a floração começa. Pode durar o verão inteiro. O suco leitoso de Jatropha é venenoso, embora alguns tipos de flores tenham propriedades curativas.

O pinhão manso está crescendo rapidamente, até 35 cm por ano.
Na primavera, a floração começa e termina no final do verão.
A planta é fácil de cultivar.
É uma planta perene.

Propriedades úteis de pinhão manso

Jatropha é gotosa. Foto

Os itens que não são usados ​​há muito tempo perdem gradualmente seu valor original, transformando-se em lixo. A acumulação total leva à estagnação de energia. A absorção de energia positiva interna, o lixo bloqueia possíveis caminhos para o bem-estar, inibe o desenvolvimento.

É difícil estar nessa atmosfera. Os conflitos geralmente ocorrem aqui e a saúde se deteriora. Em uma casa parecida com um armazém, é bom ter um pinhão manso. A flor restaura a circulação de energia e cura o fluxo de energia.

Cuidando de pinhão manso em casa. Brevemente

A pinhão-manso cresce bem em casa, mas às vezes há pequenas dificuldades ao cultivá-lo. É importante conhecer as preferências da planta e criar um ambiente favorável para ela. Os ideais para o pinhão manso são:

Modo de temperaturaNo inverno, uma redução para + 15 ° C é permitida; no verão + 23 ° C.
Humidade do arCarrega ar seco.
IluminaçãoDifuso brilhante; uma janela voltada para o leste ou oeste.
RegaModerado no verão - uma vez a cada 10 dias, no outono - uma vez a cada 30 dias; não regue no inverno; a primavera começa a regar quando os botões aparecem.
SoloSolo pronto para suculentas ou uma mistura de 2 partes de solo foliar e ingerido 1 parte de turfa, vermiculita, terra de relva, perlita.
Fertilizantes e fertilizantesDurante o período de crescimento, uma vez a cada 30 dias, eles são fertilizados com fertilizante líquido para cactos.
TransplanteA cada 2, 5 anos, na primavera.
ReproduçãoEstacas e sementes apicais.
Recursos crescentesÉ necessário ter um cuidado especial ao molhar, para evitar o alagamento do solo e a água entrar no tronco para que o pinhão-manso não morra.

Cuidando de pinhão manso em casa. Em detalhe

Jatropha em casa - uma planta compatível e quase não caprichosa. Adapta-se à vida interior. Mas a tarefa do proprietário é criar uma atmosfera para a flor na qual cresce harmoniosamente, com o prazer mostrando sua beleza.

Jatropha de florescência

A floração do pinhão manso começa no início da primavera e algumas vezes continua até o outono. A primeira vez que o pinhão manso floresce em cerca de 2 anos. Pequenas flores de coral de até 10 mm de diâmetro são coletadas em inflorescências soltas de guarda-chuva. Muitas vezes eles aparecem antes de folhas grandes de palmate.

Os guarda-chuvas abrem gradualmente e ficam abertos por vários dias. Em uma inflorescência, flores masculinas e femininas são adjacentes. As mulheres agüentam por um longo tempo e os homens - não mais que um dia, mas depois do botão fechado, um novo se forma. As flores de pinhão manso são inodoras. Como resultado da floração, os frutos triédricos são formados contendo sementes ovais marrons.

Modo de temperatura

Ao cultivar pinhão manso, é importante observar o regime de temperatura. No inverno, uma queda de temperatura de + 15 ° C é permitida. No verão, a flor é mantida a + 18 - 23 ° C. Conteúdo permitido à temperatura ambiente normal. Isso facilita a criação de condições durante o inverno.

Se o pinhão-manso começar a deixar cair as folhas, é necessário baixar a temperatura em 2 a 3 graus. A planta não gosta de rascunhos. Mesmo no verão, eles não o levam para fora.

Pulverização

O pinhão manso em casa tolera o ar seco normalmente. A pulverização não é necessária. Enquanto cuida da planta, limpe periodicamente as folhas com um pano úmido para remover a poeira.

Iluminação

O pinhão manso é uma planta fotófila, prefere iluminação difusa. Está localizado em janelas voltadas para leste ou oeste, protegendo da exposição direta à luz solar. Se as janelas estiverem voltadas para o norte, a flor poderá estar acostumada a um local sombreado. Mas periodicamente você precisa ativar a luz de fundo. Quanto mais jovem o pinhão-manso, mais tolerante à sombra ele pode crescer. Na primavera, eles ensinam a aumentar a luz do dia gradualmente.

Rega

Como todas as suculentas, a pinhão manso é uma planta econômica. Preserva a umidade na parte inferior de uma haste poderosa. Portanto, é necessário regar moderadamente. Entre a rega, as camadas superior e média do solo devem secar. Para o pinhão manso, o alagamento é muito mais perigoso do que a secagem excessiva: a raiz da planta pode começar a apodrecer mesmo com a umidade média do substrato. Normalmente regado a cada 10 dias no verão. No outono, se a pinhão-manso ainda não começou a descartar a folhagem, é regada três dias após o solo secar.

Quando a folhagem é descartada, a rega é interrompida e renovada somente na primavera, quando novos botões aparecem. Use água morna e assentada. Um excesso de umidade leva à podridão do caule, queda de folhas e morte do pinhão manso.

Pote de pinhão manso

A flor da jatrofa em casa se desenvolve harmoniosamente e se sente bem se o vaso for selecionado corretamente. O pote de pinhão manso precisa de um baixo, de largura suficiente e estável. O pinhão manso não tolera a estagnação da umidade; portanto, 1/3 do volume do tanque é descarregado sob a camada de drenagem, deve haver orifícios de drenagem no fundo.

Solo para pinhão manso

O pinhão-manso prefere água frouxa e substrato respirável com acidez neutra (pH 6, 5 - 7, 5). Você pode comprar uma mistura de solo pronta para suculentas ou preparar o solo para pinhão manso, misturando solo de turfa, turfa, solo foliar, vermiculita e perlita (para duas porções do solo foliar, faça 1 parte dos componentes restantes).

Para melhorar as propriedades de drenagem do substrato, é adicionada migalha de tijolo.

Fertilizantes e fertilizantes

A fertilização e a fertilização ajudam a planta a preencher a deficiência de nutrientes, a parecer alegre e bonita. Cuidar do pinhão manso em casa não implica curativos frequentes. No inverno, a alimentação é proibida. A planta é fertilizada durante o período de crescimento intensivo (do início de março a meados de outubro) uma vez a cada 30 dias.

O fertilizante líquido universal para cactos, diluído ao meio, é aplicado após a rega. A cobertura é realizada à noite ou com tempo nublado.

Transplante de pinhão manso

O transplante de pinhão manso é realizado após 2, 5 anos. Em meados de março - abril, a fábrica é recarregada em um novo contêiner. Durante o transbordo, um pedaço de terra na raiz é preservado ao máximo, para que a planta sofra menos estresse do que com um transplante convencional.

A argila expandida é derramada no fundo de uma panela larga e rasa e o substrato sobre o qual a planta é colocada e coberta com o substrato restante, compactando-a em torno das raízes para que não haja vazios de ar. É importante não aprofundar o ponto de crescimento, caso contrário a pinhão manso não se desenvolverá. A planta é bem regada e adubada. Em 2 semanas será possível alimentá-lo.

Como cultivar pinhão manso

Aparar o ápice pode resultar em ramificação da planta. Porém, na pinhão manso, a parte superior geralmente não é cortada para não distorcer a aparência original da flor. Nesse caso, a poda é usada para fins sanitários para remover folhas amareladas e danificadas.

Período de repouso da pinhão manso

O período de descanso da pinhão manso cai no inverno. Nesse momento, a flor é mantida em temperatura ambiente comum, sem alterar a iluminação usual. Não alimente e não regue.

É possível deixar o pinhão-manso sem sair de férias?

Jatropha tolera a ausência de hospedeiros, especialmente quando as férias caem no inverno. Você pode sair com calma: no inverno, a flor está em repouso. Antes de sair, a planta nem é regada. Se você planeja sair de férias por 2 semanas no verão, a flor é bem regada antes da partida e colocada em um local protegido contra correntes de ar e luz solar direta.

Com uma ausência mais longa no verão, você terá que pedir aos parentes para cuidar da flor.

Criação de pinhão manso

A propagação da pinhão manso em casa é realizada por estacas e sementes apicais.

Jatropha crescente a partir de sementes

O crescimento é difícil porque é difícil encontrar sementes frescas: elas perdem a germinação dentro de 2 meses após a colheita.

  • Semear superficialmente em solo úmido.
  • Cubra com filme ou vidro e deixe a + 23 ° C.
  • O abrigo é removido para ventilar e regar as mudas.
  • Os primeiros brotos geralmente aparecem após 2 semanas.
  • Alguns dias depois, eles são mergulhados em recipientes separados.
  • As plantas crescem rapidamente. As folhas jovens têm uma forma arredondada; em 1, 5 anos elas se tornarão palmeiras. Gradualmente, o tronco ficará mais grosso.

Propagação de pinhão manso por estacas

A propagação por estacas é fácil. As estacas apicais da raiz, cujo comprimento atingiu 15 cm, estão enraizadas.

  • Ao ar livre, a ferida é seca até o suco deixar de se destacar.
  • A haste é colocada em uma solução do estimulador da formação radicular.
  • Eles são plantados no chão e cobertos com um saco plástico ou uma garrafa de plástico cortada (são feitos buracos no abrigo para que as mudas "respirem").
  • A uma temperatura de + 27 ° C, as raízes aparecerão em cerca de um mês.
  • O abrigo é removido e a planta é transplantada para outro recipiente.
  • As estacas são cortadas usando luvas para evitar que o suco tóxico entre nas mãos.

Ambos os métodos de criação são usados ​​na primavera. Ao escolher um método, deve-se lembrar que existe um longo caminho a percorrer de semente para planta, e a planta resultante pode ser muito diferente da instância mãe.

Doenças e Pragas

O pinhão manso é uma planta resistente, mas às vezes é afetada por doenças e pragas. Muitas vezes, o cuidado inadequado causa os seguintes problemas:

  • folhas de pinhão manso desaparecem - excesso de umidade (ajuste a rega);
  • folhas de pinhão manso estão desaparecendo - falta de luz (reorganize em um local mais claro);
  • folhas jovens da planta são muito pequenas - deficiência de nutrientes (ração);
  • as folhas inferiores da pinhão manso ficam amarelas e caem - processo natural (é necessário remover as folhas danificadas a tempo);
  • podridão das raízes de pinhão manso - excesso de umidade; a água fria é usada para irrigação (reduza a quantidade de água retirada para irrigação; use água morna);
  • folhas de pinhão manso ficam amarelas e caem - ataque de um ácaro (os insetos são lavados com água morna, a flor é tratada com um inseticida);
  • flores caem - danos ao pinhão-manso por tripes (lave cuidadosamente a água morna de brotos e folhas de insetos, depois trate a planta com um inseticida);
  • pinhão manso começou a crescer lentamente - superalimentação da planta (os fertilizantes são aplicados na forma diluída e somente em solo úmido).

Às vezes, o pinhão-manso é afetado por moscas-brancas, tripes, ácaros, cochonilhas, insetos.

Tipos de pinhão manso em casa com fotos e nomes

São conhecidas cerca de 150 espécies de pinhão manso. Em casa, alguns deles são cultivados.

Jatropha da gota (Jatropha podagrica)

Altura da planta de até 1 m. O caule espessado parece uma ânfora. As folhas aparecem depois das flores e consistem em 5 segmentos arredondados com extremidades alongadas. O diâmetro total da placa foliar é de até 20 cm e as folhas jovens são verde-claro brilhante. Mais tarde, escurecem, perdem o brilho. A parte inferior das folhas e pecíolo é cinza-azulada. Pequenas flores de coral brilhante são coletadas em inflorescências - guarda-chuvas. Os pedúnculos se desenvolvem lentamente. A floração dura um mês.

Jatropha dissecado (Jatropha multifida)

A altura pode atingir 2,5 m. As chapas são de cor verde escuro com um tom acinzentado (o centro é mais claro que as bordas). Folhas largas (até 25 cm) são divididas em 6 a 11 lobos. Ainda jovem, o arbusto se parece com uma palmeira. Pedúnculos altos com pequenas flores corais se elevam acima da folhagem.

Jatropha Berlandieri (Jatropha cathartica) Jatropha Berlandieri (Jatropha cathartica)

Arbusto baixo. A altura do caule é de cerca de 35 cm, o diâmetro da parte inferior do caule é de 15 a 25 cm, e as folhas verde-escuras em forma de palma têm um tom acinzentado e pequenos dentículos nas bordas. Inflorescências frouxas consistem em flores rosa brilhantes.

O pinhão manso é uma planta grata. Em resposta aos cuidados elementares, ela dará uma longa floração, revelando guarda-chuvas de coral brilhante sobre um tronco incomum.

Agora lendo:

  • Hippeastrum
  • Chlorophytum - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Jasmine - crescer e cuidar de casa, foto
  • Stefanotis - atendimento domiciliar, foto. É possível ficar em casa
  • Clivia

Pin
Send
Share
Send