Haworthia - cuidados domiciliares, espécies fotográficas com nomes

Pin
Send
Share
Send

Haworthia é uma planta suculenta baixa da família Asphodel. A pátria de haworthia é a região árida e quente da África do Sul, que cresce nas encostas rochosas e arenosas em lugares sombrios. O gênero possui até 150 espécies de haworthia.

Altura da planta de 5 a 15 cm, a taxa de crescimento é muito baixa. A maioria das espécies de haworthia é miniatura, mas em algumas variedades o diâmetro da saída pode atingir 30 cm e a expectativa de vida é de 5 a 20 anos.

Haworthia quase não tem caule. As folhas carnudas duras coletadas no soquete são exclusivamente decorativas. Sua forma é extraordinariamente diversa: triangular, redonda, quilha, convexa, côncava, etc. As folhas são alongadas e curtas. O esquema de cores é amplo - do verde claro à cor do tijolo. Muitos tipos de Haworthia nas lâminas foliares apresentam crescimentos verrugos convexos, e ao longo das bordas existem dentículos ou cílios.

Em maio-junho, a roseta lança um pedúnculo longo com pequenas flores indefinidas em forma de sino.

Externamente, a haworthia é um pouco semelhante à agave.

Mas, no entanto, o principal valor da haworthia são as folhas decorativas. E para não esgotar a planta, recomenda-se que o pedúnculo se parta.

A planta adora iluminação brilhante, mas sem sol direto. A rega é bastante rara: sendo um representante típico de suculentas, a haworthia é capaz de armazenar água nas folhas por um longo tempo.

Ela não precisa de vasos profundos, pois o sistema radicular é superficial. Crescendo com brotos laterais, as crianças, a partir das quais as rosetas se desenvolvem, a haworthia no recipiente cresce em largura.

A taxa de crescimento é muito baixa.
Em maio-junho, a roseta lança um pedúnculo longo com pequenas flores indefinidas em forma de sino.
A planta é fácil de cultivar.
É uma planta perene.

Propriedades úteis de Haworthia

É geralmente aceito que substâncias biologicamente ativas liberadas pela haworthia no ar melhoram o ambiente aéreo de uma casa. Portanto, a planta ajuda a reduzir a fadiga física e mental.

Haworthia listrado. Foto

Home Haworthy Care (brevemente)

Haworthia em casa cresce bem, sujeito aos seguintes requisitos:

Modo de temperaturaNo verão + 20-25 ° С, no inverno + 10-15 ° С.
Humidade do arBaixo
IluminaçãoÉ necessário um sombreamento difuso brilhante dos raios diretos do sol.
RegaModerado. No verão, cerca de uma vez por semana, e o solo entre as irrigações deve secar um terço. No inverno, regava 1-2 vezes por mês.
SoloSolo preparado especial para suculentas com adição de areia.
Fertilizantes e fertilizantesDa primavera ao final do verão, uma vez por mês são alimentados com uma solução fraca de fertilizante mineral para cactos.
TransplanteAs plantas são transplantadas a cada 2-3 anos em um vaso plano de maior diâmetro.
ReproduçãoRosetas laterais, estacas e caules.
Recursos crescentesA planta é muito despretensiosa. Mas você deve sempre lembrar que a falta de umidade para casa digna é melhor do que o excesso. Gotas de água devem ser evitadas nas folhas e principalmente no centro das saídas.

Assistência domiciliar Haworthia (detalhada)

Cuidar de dignos em casa é simples. A planta é muito despretensiosa e resistente.

Floração haworthia

O fato de a planta ter encontrado força para a floração sugere que ela se sente bem, e cuidar dela é correta. Mas haworthia é cultivada principalmente para folhas espetaculares incomuns e uma aparência exótica.

Pequenas flores brancas indefinidas em uma haste longa não representam valor decorativo. O pedúnculo é cortado para que a floração não esgote a planta.

Modo de temperatura

A melhor temperatura de verão é de cerca de 20 ° C. No tempo quente, os haworthianos recebem um influxo de ar fresco: arejar as instalações ou levá-las para a varanda.

O inverno é um período adormecido, é desejável baixar a temperatura para 10-12 ° C.

Pulverização

Não pulverize haworthia flor em casa. Pelo contrário, durante a rega, eles garantem que a água não caia acidentalmente nas axilas das folhas.

Iluminação

A luz para haworthia requer brilho, mas difusa, sem sol direto. Na natureza, ela se esconde de seus raios abrasadores entre pedras, grama e arbustos. Essa iluminação é mais fácil de obter nas janelas ocidentais e orientais. Colocar nas janelas sul envolve sombreamento.

Rega

Em clima quente, a haworthia é regada uma vez por semana. A terra deve ter tempo para secar um terço.

No tempo frio, o solo é umedecido uma ou duas vezes por mês.

Haworthia pot

O sistema radicular da haworthia está localizado nas camadas superiores do solo. Portanto, o recipiente é escolhido raso e largo, levando em consideração o crescimento das saídas filhas.

Solo de Havortia

O solo para haworthies não é particularmente nutritivo, neutro ou ligeiramente alcalino. Na estrutura, deve ser leve, permeável ao ar e à água. No fundo da panela, um terço do seu volume deve ser drenado.

Você pode comprar "armazenar" o solo para suculentas e cactos ou prepare o substrato você mesmo. Para fazer isso, misture em proporções iguais grama, solo frondoso e areia. Para saturar o solo com o ar, é útil adicionar lascas de tijolo.

Fertilizantes e fertilizantes

Na estação quente, a haworthia é alimentada uma vez por mês. Regado com uma solução fraca de fertilizante para suculentas ou cactos.

Transplante de Haworthia

O transbordo de plantas em vasos de diâmetro maior é realizado a cada 2-3 anos:

  • eles cuidadosamente desenterram os haworthia, tentando salvar um pedaço radical de terra;
  • raízes secas e danificadas são cortadas, as seções são tratadas com fungicida;
  • digno é baixado para um novo recipiente, o solo é derramado sem violar;
  • se houve poda das raízes, para evitar cáries, o solo não é umedecido uma semana após o plantio.

Durante o transplante da planta uterina, as crianças podem ser separadas para reprodução.

Poda

A Haworthia é cortada somente se necessário, principalmente para fins decorativos, para dar a forma desejada.

Período de descanso

No tempo frio, a planta não cresce, "repousa". Para o inverno bem-sucedido dos havortia em casa, eles criam um certo ambiente:

  • temperatura mais baixa do ar
  • a 10-12 ° C água um pouco uma vez por mês.

Se for impossível criar um inverno frio, o vaso de flores é simplesmente limpo em um local claro, longe das pilhas quentes.

É possível deixar um indigno sem sair de férias?

Devido à sua capacidade biológica de ficar sem rega por um longo tempo, a haworthia pode facilmente tolerar as férias do anfitrião.

Cultivo de haworthia a partir de sementes

A propagação por sementes é sempre o processo mais longo e com maior consumo de energia. Geralmente é escolhido pelos criadores para criar novas variedades. Os cultivadores de flores muito entusiasmados recorrem a ele também.

Um solo especial é preparado para a semeadura: mistura de areia de rio, perlita e vermiculita, um pouco de solo para suculentas e farinha de dolomita. É aconselhável alocar um vaso separado para cada semente. As sementes são levemente aprofundadas no substrato preparado, cobertas com um filme e mantidas a uma temperatura do ar de 15 a 20 ° C. Dias através eles têm que bicar.

Se as mudas foram cultivadas em um recipiente comum, plantas jovens de 6 a 12 meses são plantadas em um local permanente.

Criação de Havortia por crianças

O método mais fácil e comum de reprodução. As rosetas para bebês jovens são cuidadosamente separadas da planta mãe e enraizadas em um substrato de turfa de areia umedecido.

Crianças com raízes podem ser separadas durante o transbordo de haworthia para um vaso de maior diâmetro.

Propagação de haworthia por estacas

Haworthia pode propagar-se por estacas frondosas. Esse método é valioso, pois, diferentemente da semente, ele transfere da planta mãe para a filha para todos os caracteres varietais característicos.

A folha saudável é cuidadosamente removida da tomada. Os tecidos danificados podem secar ao ar livre em temperatura ambiente por dois a três dias, a fim de evitar a deterioração ao entrar em contato com um substrato úmido.

O material de plantio está enraizado em uma mistura mineral solta - por exemplo, areia e perlita. As folhas são colocadas na superfície com o lado superior para cima, sem enterrar a base. As suculentas não precisam de alta umidade; mudas de folhas podem apodrecer. A temperatura do ar é de cerca de 25 ° C.

As raízes aparecem dentro de 2-3 semanas e penetram no substrato. Depois disso, pequenas saídas começam a se desenvolver. Quando a roseta forma suas próprias raízes, a folha mãe morre. O plantlet agora pode ser plantado em um local permanente no solo comum para suculentas.

Doenças e Pragas

Haworthia não é caprichoso, mas alguns problemas ainda podem aparecer devido a cuidados inadequados. Os problemas mais comuns são:

  • Podridão de raízes de Havortia - O excesso de rega pode levar a isso. Um transplante urgente em outro solo e outro vaso será necessário. Antes disso, as seções podres das raízes devem ser aparadas e tratadas com um fungicida.
  • Haworthia deixa esticar e empalidecer - iluminação insuficiente ou temperatura do ar muito alta.
  • Haworthia jovem deixa desaparecer - falta de nutrientes ou o recipiente ficou muito pequeno.
  • Manchas marrons nas folhas de haworthia - queimaduras solares em placas de folhas.
  • Trechos de arbusto Haworthia - falta de comida ou a panela ficou muito pequena.
  • As folhas inferiores de haworthia tornaram-se lentas, saem facilmente - rega excessiva. A rega deve ser interrompida até que o primeiro tipo de planta seja restaurado.
  • As folhas de Haworthia empalidecem ou adquirem tons amarelos e vermelhos incomuns - sinal de excesso de fertilizantes.

Das pragas de insetos, a haworthia é mais freqüentemente afetada por sarna, ácaros, cochonilhas e pulgões. Quando eles aparecem, a planta é tratada com drogas inseticidas.

Tipos de quartos havortiya com fotos e nomes

Toda a grande família digna é dividida em três grupos:

  • folhas duras - neste subgrupo, folhas sólidas de forma alongada ou triangular são “decoradas” com crescimentos convexos;
  • gramada - pequenas folhas de haworthia gramada são equipadas com cílios nas bordas;
  • "janela" - folhas grossas desse tipo de haworthia têm áreas translúcidas ("janelas"). Esta é uma reação adaptativa da planta - a "janela" reduz a área da superfície em evaporação da folha e enfraquece o efeito da radiação solar.

As seguintes espécies pertencem à haworthia cabeça-dura:

Haworthia desenhado (Haworthia attenuata)

A haworthia é alongada, ou alongada, tem folhas verdes saturadas longas e estreitas, com listras convexas esbranquiçadas e tubérculos em ambos os lados.

Haworthia listrado (Haworthia fasciata)

A aparência listrada digna se assemelha a um desenho digno de nota, mas as farpas estão apenas na parte inferior da lâmina da folha; a folha é lisa por cima.

Haworthia pérola-rolamento (Haworthia margaritifera)

Pérola Haworthia. Foto

Uma das maiores haworthias, com até 10 cm de altura, a roseta é composta por folhas carnudas pontiagudas, em forma de cunha, com um tom azulado. As placas das folhas de ambos os lados são cobertas com tubérculos brancos que lembram pérolas. Nas bordas das folhas são picos suaves. A altura da planta atinge cerca de 10 cm.

Haworthia reinwardtii

Com bom atendimento atinge 25 cm de altura. As grossas folhas verdes escuras, cobertas de grandes tubérculos brancos, formam uma espiral e são direcionadas verticalmente para cima. Com o tempo, um belo tapete de plantas é obtido na superfície do vaso. Uma haste muito alta pode começar a dobrar no chão.

Haworthia limifolia (Haworthia limifolia)

Hawoltia limonifolia cresce até 10-12 cm de diâmetro. Tem folhas duras de tons verde escuro e verde-amarelo. Sobre toda a superfície das folhas existem faixas onduladas tuberosas. Essa visão é particularmente exigente na luz.

As variedades "janela" de Haworthia incluem:

Haworthia retusa (Haworthia retusa)

Triangular suculento, com veias na parte superior, as folhas de Haworthia retusa são translúcidas. Nas extremidades existem "janelas" transmissoras de luz. As folhas são coletadas em rosetas de estrela com diâmetro de 10 a 15 cm. Sua cor é do verde ao verde acastanhado, ao sol adquirem uma tonalidade roxa.

Haworthia Cooperi

Haworthia Cooper é um dos tipos mais exóticos de estrangeiros africanos. Folhas suculentas e leves de uma suculenta estranha são como bolas verdes translúcidas com "janelas" no topo, através das quais a luz penetra profundamente na planta.

Agora lendo:

  • Agave de Aloe - cultivo, atendimento domiciliar, foto
  • Dieffenbachia em casa, cuidados e reprodução, foto
  • Echeveria - assistência domiciliar, propagação por folhas e bases, espécies fotográficas
  • Chlorophytum - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Eonium - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas

Pin
Send
Share
Send