Muraya (Murraya) - um arbusto perene da família Rutov, encontrada na natureza no Japão, China, Índia e Ilhas do Pacífico, vivendo há mais de 150 anos e atingindo uma altura de 7 m. Em um clima temperado, a planta é cultivada como planta de casa. A pátria de muraya é a região tropical do sudeste da Ásia.
Em casa, o arbusto pode crescer até 1,5 m de altura. Seus troncos e brotos são altamente ramificados, cobertos com uma casca cinza-amarelada suave. A folhagem verde suculenta é pequena e muito densa, tem uma forma oval e uma superfície brilhante. As flores são brancas pequenas leitosas, coletadas em inflorescências em panículas. Em forma, eles se parecem com flores de laranjeira. Após a floração, suculentas frutas vermelhas e marrons aparecem nos arbustos.
Veja também como cultivar um limoeiro em casa.
Baixa taxa de crescimento. | |
Floresce no verão e no outono. | |
Planta fácil de cultivar. | |
Planta perene. |
As propriedades benéficas do muraya
Os fitonídeos contidos na folhagem do muraya têm propriedades anti-sépticas, limpam perfeitamente o ar de bactérias e vírus patogênicos. Lindas flores perfumadas da planta aumentam o humor, criam uma sensação de alegria e leveza na casa.
O muraya florescente decorará qualquer ambiente, seja um quarto de crianças ou um estudo, e seu aroma maravilhoso ajudará a animar, esclarecer pensamentos e sentimentos, ativar a atividade mental.
Muraya paniculata. FotoMuraya: atendimento domiciliar. Brevemente
Modo de temperatura | Nos meses de verão, cerca de + 25 ° C, no inverno, cerca de + 17 ° C. |
Humidade do ar | Moderado, no calor - aumentado. |
Iluminação | Brilhante difundido com sombreamento da luz solar direta. |
Rega | Na estação quente, abundante (até 1-2 vezes por semana), no inverno - à medida que o solo seca. |
Solo Murai | Solto, nutritivo, bem drenado. É adequada uma mistura de relva e terra de folha, areia (perlita) e turfa (húmus) na proporção de 1: 1: 1: 0,5. |
Fertilizantes e fertilizantes | Durante o período de crescimento ativo, qualquer composição complexa 1-2 vezes por mês. |
Transplante de Muraya | Plantas jovens - todos os anos, adultos - a cada 2-3 anos. |
Reprodução | Sementes ou mudas frescas. |
Funcionalidades | Muraya em casa pode ser usado para criar bonsai. Em qualquer método de cultivo, os arbustos precisam de modelagem regular e poda sanitária. Nos meses de verão, você pode levar a planta para o ar fresco colocando um vaso de flores em sombra parcial. |
Muraya: atendimento domiciliar. Em detalhe
Murai de florescência
O período de floração geralmente ocorre nos meses de verão e outono. Neste momento, muitas pequenas flores perfumadas florescem na planta com pétalas brancas leitosas, longos estames esverdeados e um pilão amarelo brilhante.
O tempo de vida de cada flor é de cerca de 3 dias, então, em seu lugar, aparece uma fruta suculenta e arredondada, com uma pele marrom avermelhada. Os frutos do muraya são comestíveis: sua carne tem um sabor picante e adocicado.
Falta de floração
Apenas arbustos muraya adultos florescem. No entanto, acontece que uma planta comprada em uma loja de flores não floresce, mesmo depois de atingir a idade adulta. Provavelmente este muraya é da seleção holandesa, é praticamente impossível esperar por ele em casa. É mais fácil obter uma nova planta cultivando-a a partir de sementes ou mudas de uma variedade que realmente floresce em condições ambiente.
Modo de temperatura
Em casa, a fábrica de Muraya prefere alta temperatura do ar (cerca de + 25 ° C) nos meses de verão e calor moderado (cerca de + 17 ° C) no inverno. Na estação quente, é necessário fornecer maior umidade do ar.
Pulverização
Muraiya se sente bastante confortável com umidade moderada e até baixa, típica de apartamentos urbanos. No entanto, ela também responde à pulverização de folhagem. O procedimento é realizado conforme necessário, usando um atomizador finamente dividido e água morna à temperatura ambiente.
Às vezes, a planta também pode ser banhada em um banho quente.
Iluminação
Para o desenvolvimento ativo e a floração regular, o muraye precisa de luz difusa e brilhante; portanto, é melhor manter o vaso com a planta na janela sul. Certifique-se de proteger a folhagem nas horas quentes do meio-dia da luz solar direta.
Regando Murai
É necessário regar Muraya durante o período de vegetação ativa com muita abundância, mantendo constantemente o solo úmido no vaso. Com o início do tempo frio, a rega é reduzida ao mínimo possível, mas mesmo nesse momento eles não permitem uma forte sobreaquecimento de um coma de terra.
Pote de Muraya
O recipiente para o cultivo de muraya é escolhido para ser bastante espaçoso para o sistema radicular da planta, mas no momento da floração as raízes devem encher a maior parte do vaso (quando o vaso é pequeno, ele floresce muito mais rapidamente). Os recipientes nos quais grandes amostras crescem devem ser pesados e estáveis o suficiente para que as plantas não caiam.
Solo
O muraya doméstico cresce bem e se desenvolve em um substrato nutritivo frouxo. Pode ser preparado de forma independente misturando o solo da folha e da relva com areia (perlita) e turfa (húmus) na proporção de 1: 1: 1: 0,5.
O solo industrial para plantas com flores decorativas também é adequado.
Fertilizantes e fertilizantes
A alimentação de muraya é realizada durante o período de seu crescimento ativo não mais que 1-2 vezes por mês, se isso não for necessário com urgência. Como fertilizante, recomenda-se o uso de formulações complexas líquidas destinadas a plantas de interior. Muraya responde bem à alternância de nutrição orgânica e mineral.
Transplante
Nos três primeiros anos de vida, os arbustos são transplantados anualmente na primavera em vasos de tamanho adequado. O transplante de Muraya em idade avançada pode ser menos frequente - a cada 2-3 anos.
Em casos mais antigos, você só pode atualizar o solo superficial.
Poda
O atendimento domiciliar ao muraya deve necessariamente incluir modelagem regular e poda sanitária. Durante o procedimento, brotos apicais alongados são removidos para dar densidade e esplendor à coroa. Se você cultivar murayuu como uma árvore, ela deve aparar gradualmente os galhos inferiores desnecessários em todo o seu comprimento.
A decoração da flor sofre muito se os brotos com brotos e inflorescências forem removidos; portanto, a poda é melhor depois que as flores caem. As variedades em miniatura de muraya não precisam ser aparadas, mas o procedimento de formação da coroa é geralmente tolerado sem dor.
Período de descanso
Muraiya não tem um período de descanso expresso regular, mas pode ocorrer involuntariamente: quando a luz do dia diminui com o advento do inverno. Nesse momento, a planta deve ser movida para uma sala fria com uma temperatura do ar de cerca de + 15 ° C, proporcionando boa iluminação (para que os brotos não se estiquem) e rega regular e moderada.
Muraya crescente a partir de sementes
Muraiya em casa é facilmente propagado por sementes frescas. Após a coleta, elas são primeiro embebidas em água morna para aumentar a germinação e, em seguida, são plantadas imediatamente em vasos individuais, enterrados 1,5 cm no solo. Os recipientes são cobertos com filme ou vidro para criar condições de efeito estufa.
As fotos aparecem desigualmente após 1-1,5 meses. Quando as mudas aparecem acima do solo, os vasos são transferidos para um local iluminado, após mais um mês eles podem ser alimentados com fertilizantes complexos. As plantas jovens crescidas, nas quais são formadas 5-6 folhas verdadeiras, são transplantadas para vasos maiores e depois são tratadas como adultos.
Propagação de muraya por estacas
Não é fácil, mas possível, cultivar uma nova planta a partir das mudas de muraya. Um arbusto é cortado na primavera, cortando brotos apicais semi-lignificados, sem brotos e flores com cerca de 8 cm de comprimento, e as raízes são enraizadas em um substrato úmido, composto de turfa e areia (perlita). Para acelerar o acúmulo do sistema raiz, você pode pré-processar os pontos de corte com raiz.
O enraizamento é difícil e pode durar várias semanas. Se após 1-1,5 meses o caule começa a crescer folhas jovens e brotos, isso significa que ele se enraizou com sucesso e, após algumas semanas, pode ser transplantado para um vaso individual.
Doenças e Pragas
Muraiya é bastante despretensioso, mas alguns problemas para os jardineiros durante o cultivo ainda podem ocorrer:
- folhas inferiores de muraya ficam amarelas e cair geralmente em amostras muito adultas - esse é um processo natural de envelhecimento. A poda profunda pode ajudar a rejuvenescer a planta.
- As bordas das folhas de Muraya se a planta for queimada sob luz solar direta. Essas folhas devem ser removidas para não estragar a aparência da planta; no futuro, ela deve ser protegida do sol do meio-dia.
- Folhas de Muraya ficam amarelas com falta de nutrientes (em particular ferro e magnésio). A planta deve ser alimentada com um fertilizante complexo especial.
- As folhas são verde claro com iluminação insuficiente ou com esgotamento das reservas de alimentos no solo. Muraiu precisa ser alimentado e movido para uma sala mais iluminada.
- As folhas e brotos de muraya caem, se o regime de irrigação for violado, e isso pode estar relacionado ao excesso de umidade e sua falta. A frequência e o volume da irrigação devem ser otimizados.
- Novos brotos são finos com pouca iluminação ou nutrição das plantas. O problema é resolvido fertilizando e aproximando a planta da fonte de luz.
- Podridão das raízes de Muraya - Esta é uma doença grave - podridão das raízes. Faz sentido tratá-lo apenas nos estágios iniciais: todas as áreas afetadas devem ser cortadas, raízes saudáveis devem ser pulverizadas ou lavadas em uma solução fungicida. Polvilhe os lugares das fatias com carvão moído, após o que a planta é transplantada para o solo fresco. Por algum tempo, murayu precisa ser mantida na sombra para que ela "retorne à vida" após os procedimentos.
As pragas também podem prejudicar a saúde e a aparência das plantas, entre elas: ácaros, moscas brancas, pulgões, insetos escamados, cochonilhas. Os inseticidas modernos ajudam a se livrar deles.
Tipos de muraya em casa com fotos e nomes
Murraya paniculata (Murray paniculata), Murraya exótico, "jasmim laranja" (Murraya paniculata, Murraya exotica)
Todos os nomes se referem à mesma variedade - o muraiya comum, o mais comum na floricultura de interior. A planta adulta é um arbusto sempre-verde, altamente ramificado, com até 1,5 m de altura, cujos brotos lignificados são cobertos com muitas folhas ovais bastante grandes, com uma superfície brilhante de um tom verde brilhante.
Durante a floração, pequenas flores brancas leitosas aparecem nas inflorescências da forma corimbal no topo das hastes. Eles exalam um aroma intenso, mas muito delicado e agradável, semelhante ao aroma de frutas cítricas. É por causa da forma e cheiro das flores que a planta também é chamada de jasmim laranja.
Muraiya é autopolinizada, alguns dias após a flor desabrochar, um pequeno fruto se forma em seu lugar, cuja pele fica marrom-avermelhada à medida que amadurece. Os frutos da planta podem ser consumidos: seu sabor é picante e adocicado.
Agora lendo:
- Limoeiro - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas
- Roicissus (vidoeiro) - atendimento domiciliar, espécies fotográficas
- Jacobinia - cultivar e cuidar em casa, espécies fotográficas
- Ledeburia - atendimento domiciliar, espécies e variedades de fotos
- Hibisco chinês - plantio, cuidados e reprodução em casa, foto