A terra para flores de interior é um ambiente necessário para a sua existência. Mas o solo contém substâncias diferentes e propriedades diferentes, respectivamente, e é selecionado dependendo do tipo de flores. É por isso que é necessário saber de que qualidade um solo precisa para uma determinada planta, como manter seu valor nutricional por vários anos. Compreendendo todas as nuances, você pode preparar a mistura do solo com suas próprias mãos.
Quanto melhor o solo preparado em casa
Muitas pessoas preferem comprar solo para plantas de interior nas lojas. Mas você pode compor você mesmo. Nesse caso, a mistura terá as seguintes vantagens:
- a capacidade de cumprir a receita exata, adicionando tantas substâncias quanto um determinado tipo de planta exigir;
- a adaptação de mudas a uma nova composição é muito mais rápida;
- permite economizar dinheiro.
Formulação da mistura do solo em casa
Apesar das vantagens, também existem desvantagens. Uma alta probabilidade de infecção da flor de interior com fungos ou doenças. Para evitar isso, é necessário pré-tratar os componentes do solo.
Como preparar a mistura do solo
Uma alternativa ao solo adquirido é a terra de bricolage para plantas de interior. O solo natural possui excelentes qualidades para o desenvolvimento de plantas de interior, mas requer alguma preparação. Você precisa entender os requisitos para o cuidado de sua flor favorita, as características do plantio e fazer uma mistura com suas próprias mãos.
Componentes principais
O solo para flores de interior consiste em três componentes principais: terra, areia e turfa. Cada um dos ingredientes listados possui uma função específica:
- a turfa é responsável pelo nível de acidez;
- a areia afrouxa o solo, reduzindo assim sua densidade.
Além disso, outros componentes são adicionados ao solo, cuja quantidade depende de qual planta será plantada nele. Por exemplo:
- vermiculita e agroperlita são responsáveis pela aeração;
- farinha de dolomita reduzirá a acidez;
- saprogel e vermicomposto enriquecem o solo com oligoelementos;
- casca de árvore solta o solo e não permite superaquecimento.
Os componentes da mistura devem ser misturados na proporção correta.
Como desinfetar o solo para plantas de interior
As misturas prontas vendidas nas lojas passam por tratamento especial para evitar a ocorrência de doenças ou pragas. Se o terreno para flores caseiras foi preparado com suas próprias mãos, realize atividades para desinfetá-lo você mesmo.
Bactérias e fungos são destruídos com a ajuda da droga fitosporina. Quando exposto, a microflora patogênica é destruída e o solo é enriquecido com microorganismos úteis que ele contém.
Para informação! Gamair e alarin são análogos da fitosporina.
Tratamento térmico do solo
Você pode desinfetar a mistura aumentando a temperatura. Para fazer isso, você deve aquecê-lo no forno ou congelá-lo na varanda no inverno. O último método não oferece 100% de garantia. Ervas daninhas e larvas de insetos nocivos podem permanecer no solo. O aquecimento no forno é mais confiável, mas demorado. O solo é espalhado em uma assadeira, pulverizado com água e aquecido no forno a 120 ° C. Mantenha por pelo menos uma hora e, ao longo do tempo, o solo é constantemente misturado. A desvantagem desse método é o fato de que, juntamente com as pragas, várias bactérias benéficas também são destruídas - a mistura do solo perde metade de suas propriedades.
Os principais tipos de solo
O solo de cada planta de casa deve atender a certos requisitos. É por isso que os cultivadores de flores experientes não recomendam o uso de solo de tipo universal. Algumas plantas preferem solo solto, outras se sentem bem apenas em um meio nutritivo. Com base nisso, é necessário entender quais são os tipos de mistura de barro.
Misturas leves, médias e pesadas de terra
A composição do substrato é dividida em vários tipos:
- pulmões;
- meio;
- pesado.
A composição da mistura leve inclui 40% de turfa, 15% de solo de jardim, 5% de folhas ou grama, 40% de areia. Além disso, é necessário adicionar componentes adicionais: agroperlita, vermiculita, carvão vegetal, pequenas frações de argila expandida. A mistura leve é ideal para as seguintes plantas de interior:
- cactos do deserto;
- suculentas com folhas espessadas.
Misturas de raízes leves também são usadas para enraizar estacas em um vaso com um sistema radicular fraco, mas durante o crescimento é necessário fertilizar adicionalmente periodicamente.
Para uma mistura média, são necessários os seguintes componentes:
- turfa - 30%;
- terra de jardim - 25%;
- terra de folha ou relva - 15%;
- húmus - 5%;
- areia - 25%;
- vermiculita e carvão como componentes adicionais.
Misturas médias são consideradas universais. Adequado para palmeiras, alguns tipos de suculentas, espécies decorativas e decíduas de plantas de interior.
Preste atenção! Em caso de dúvida sobre a seleção do solo para a sua flor, é melhor afrouxá-lo um pouco, adicionando os componentes apropriados.
Para obter misturas pesadas de terra, é necessário consumir 35% da turfa, 25% - terra com soda, 20% com terra ou folhas, 10% - areia, 10% - húmus. Dos componentes adicionais, são adicionadas casca de madeira, agulhas de pinheiro, esfagno e carvão. Misturas pesadas de solo são preparadas para os seguintes tipos de plantas domésticas:
- palmeira tropical;
- trepadeiras;
- samambaias;
- azáleas;
- begônias;
- fúcsia;
- cactos tropicais.
Além disso, grandes plantas com um sistema radicular bem desenvolvido são plantadas em solo pesado.
A maioria dos componentes das misturas também pode ser preparada por conta própria.
Terra do húmus
O adubo ou húmus é obtido a partir de esterco animal. Geralmente, cavalos e vacas fornecem bom material. É colocado em um poço de compostagem ou simplesmente sobre uma pilha, bem coberto com um pano de óleo escuro e mantido nessa condição por 2 anos. Em seguida, a matéria-prima resultante é peneirada.
Preste atenção! Se o húmus é de alta qualidade, então na estrutura é solto, homogêneo. Não há caroços e, ainda mais, o cheiro inerente ao estrume.
Terra do relvado
Para obter terras de relva, é necessário passar 2 anos. No período primavera-verão, a relva é cortada. Em seguida, em um certo lugar, empilhados em pilhas em camadas com adubo. Depois de um certo tempo, a terra é peneirada e embalada em sacos apertados. Se não houver terra gramado, ao coletar a mistura do solo, ela poderá ser substituída por toupeira ou horta enriquecida com fertilizantes.
Terra de coníferas
As terras coníferas podem ser digitadas em uma floresta de pinheiros ou abetos. Camadas inferiores cabem. Em casa, as terras coníferas são preparadas da seguinte maneira:
- coletar agulhas de coníferas caídas;
- coloque-os em um poço de compostagem em camadas de turfa e areia (camadas de 15 a 20 cm de espessura);
- suportar cerca de 2 anos.
Terra de coníferas
Terra de folha
Para terras frondosas, é necessário coletar folhas caídas de diferentes espécies de árvores. Especialmente apreciado a partir de macieiras, freixo, tília. Não é recomendável levar as folhas de carvalho, salgueiro, choupo, castanha. As folhas coletadas são despejadas em fossas de compostagem, polvilhadas com limão cortado.
Areia
A areia é usada principalmente como material de drenagem. Com sua ajuda, o oxigênio é fornecido ao sistema radicular da planta. Este é um elemento obrigatório de qualquer tipo de mistura do solo. Para plantas domésticas, é recomendável levar areia do tipo rio, mas previamente bem lavada.
Peaty
A turfa é geralmente comprada em lojas de flores. É preparado e embalado em produção. Nenhuma atividade adicional é necessária. A turfa importada para as cabanas de verão como fertilizantes, como componente da mistura do solo para o plantio de flores em ambientes fechados, não é adequada. Deve ser mantido por algum tempo. Somente depois que se transforma em uma substância homogênea e granular, é usado para substratos.
Turfa para uso em espaços verdes bem-intemperizados e decompostos
Acidez do solo
A adequação do substrato para plantas de interior é caracterizada por um indicador como acidez. A essência deste parâmetro é a seguinte - exibição do conteúdo de íons hidrogênio (pH). Para um solo neutro ou alcalino, o pH é 7. Os valores mais baixos indicam acidificação do solo, e um aumento no pH significa um aumento na alcalinidade.
Importante! As misturas compradas sempre indicam a acidez do substrato. A maioria das plantas de interior prefere solos neutros e levemente ácidos. Mas há também casos que amam um ambiente mais ácido.
Os floristas precisam saber quais flores internas adoram solo ácido. A lista é fornecida abaixo:
- azaléia;
- samambaias;
- hortênsia;
- Camélia
- monstera;
- Antúrio.
Medição da acidez do solo
Além disso, você deve saber quais árvores e arbustos amam o solo ácido. Estes incluem viburno, mirtilos, rododendro, framboesas, espinheiro, marmelo japonês.
Ligeiramente acidificado, quase neutro prefere:
- aspargos;
- Amaryllis
- begônia;
- pelargonium;
- tradescantia e muitos outros.
Plantas - amantes de solos alcalinos:
- uma rosa;
- Crisântemo
- cineraria.
Como fazer solo ácido em casa
Existem várias maneiras de aumentar a acidez do solo em casa. A escolha depende da composição mecânica do solo. Misturas leves e soltas podem ser acidificadas adicionando uma parte significativa da matéria orgânica. Por exemplo, composto, musgo esfagno ou verbasco comum. A desvantagem deste método é a presença de uma enorme quantidade de orgânicos para obter mudanças significativas no pH.
Para solos pesados e densos, outros métodos devem ser utilizados, uma vez que os orgânicos aumentarão ainda mais o teor de álcalis. Nesse caso, é necessário acidificar o solo de uma das seguintes maneiras:
- adição de enxofre;
- a introdução de sulfato de ferro;
- o uso de uréia ou outros meios que contenham amônia.
Importante! Você pode aumentar a acidez com limão ou azeda, ou melhor, com o ácido que eles contêm. Antes de acidificar o solo com ácido cítrico, é necessário diluí-lo em líquidos na proporção correta: adicione 15 g de ácido a 1 litro de água.
Depois de coletar todos os componentes para preparar o substrato em casa, você pode obter o solo ideal para as plantas domésticas. Por sua vez, agradecerão o bom desenvolvimento da folhagem e a floração abundante.