Muitos jardineiros, tendo tentado muitos métodos e meios, ainda retornavam aos métodos antigos e comprovados de restaurar as propriedades nutricionais do solo - com a ajuda das plantas. O siderat mais popular de todos os tempos era considerado tremoço, agora sua popularidade começou a aumentar novamente. Além disso, ele não apenas traz benefícios tangíveis para a horta, mas também tem uma aparência atraente durante a floração.
O uso de tremoço para o jardim
Na maioria das vezes, os jardineiros usam tremoço anual como siderat. Os mais populares são brancos, amarelos e de folhas estreitas. A demanda por essas espécies é explicada pelo fato de elas terem um sistema radicular enraizado que penetra a uma profundidade de 2 metros nos horizontes inferiores do solo, bem como pelo fato de estarem equipadas com bactérias fixadoras de nódulos que absorvem nitrogênio do ar e saturam o solo com elas.
Aparência de Tremoço
Ao usar adubo, substâncias minerais e orgânicas são entregues e acumuladas no solo a partir do tremoço. O afrouxamento do solo ocorre e a microflora anaeróbica é destruída.
Importante! Graças às raízes do tremoço, ocorre o desenvolvimento de camadas do subsolo do solo. A planta extrai nutrientes de difícil acesso das camadas inferiores e os transforma em facilmente digeríveis.
Nos tremoços azuis e amarelos, existem muitos alcalóides que repelem pragas e destroem as formas patogênicas de fungos e bactérias, reduzem a acidez do solo, transformando-o em neutro ou levemente alcalino.
O que os solos precisam do plantio de tremoço
Se quase todos os nutrientes são lavados do solo (na maioria das vezes isso é típico para o solo arenoso), ou a produtividade das culturas de sombra noturna diminuiu significativamente como resultado da depleção do solo, nesse caso, vale a pena plantar tremoço. A planta é ideal para solos pobres e esgotados, terras não cultivadas e barro arenoso.
Como mostra a prática, o tremoço pode enriquecer com nutrientes, nitrogênio e aumentar a fertilidade em outros solos, para que você possa plantar com segurança uma planta no local. Nesse caso, o momento deve ser selecionado em cada caso pessoalmente, dependendo do esgotamento do solo.
Preste atenção! Não é recomendável plantar todos os tipos de tremoço em turfeiras e áreas de argila pesada.
Que culturas vale plantar tremoço anual
Produtores de hortaliças experientes recomendam o plantio de estrume verde tremoço antes de solanáceos, cereais e morangos silvestres. Além disso, a planta é um bom precursor de morangos, framboesas, groselhas, ameixas, cerejas, batatas, pepinos, tomates e pimentos. Como resultado disso, a produtividade aumenta várias vezes em comparação com os indicadores usuais.
Diminuindo a acidez do solo com tremoço
Importante! Não é recomendado plantar a planta como precursora de leguminosas. Isso ocorre porque eles têm doenças e pragas comuns que se acumulam no solo.
Que variedades de tremoço são adequadas para o papel do fertilizante verde
Alguns moradores de verão são cautelosos com tremoço, como a siderata. Eles temem que após o plantio a planta seja problemática para se reproduzir. Essa opinião se deve ao fato de que para muitos a planta está associada a um tremoço perene ou selvagem, encontrado em campos intermináveis. Nesse caso, de fato, ele se propaga por auto-semeadura e o rizoma captura todos os novos territórios.
No entanto, não é absolutamente necessário plantar uma planta perene como siderat. Especialmente para esses fins, existem variedades anuais que, apesar de se propagarem pelas sementes, não causam problemas com o corte oportuno. Estes incluem tremoço de folhas estreitas, amarelo, branco e grãos brancos.
Tremoço de folhas estreitas (azul)
Uma das variedades mais despretensiosas. A planta não requer cuidados especiais e tolera baixas temperaturas e até congelamentos. Apesar dos nomes, esse tremoço pode ser não apenas azul, mas também lilás, além de rosa e branco. A planta atinge uma altura de um metro e meio.
Variedade de folhas estreitas ou azul
Os tipos mais comuns de tremoço de folhas estreitas são:
- Cristal
- Shift.
- Nemchinovsky azul.
- Siderat 38.
Também são cultivadas como forrageiras, mas receberam grande demanda como siderada. De todas essas espécies, a mais comum é a Siderat 38, que é conhecida como fertilizante vivo, devido às substâncias únicas nas raízes.
O tremoço azul como siderato é frequentemente usado, não apenas por suas propriedades, mas também por seu rápido crescimento, resistência ao frio, penetração profunda nas raízes, afrouxamento e saturação das camadas superiores do solo com nitrogênio.
Tremoço amarelo (Lupinus luteus)
A planta desta variedade é baixa, cresce não mais que um metro de altura, com uma inflorescência semelhante a uma espigueta de cor laranja claro ou amarelo. Comparado com tremoço azul, é termofílico, mas ao mesmo tempo ainda é capaz de suportar geadas a -6 ° C. Para que a planta brote, é necessário que a temperatura do ar seja de pelo menos 12 ° C de calor. Durante o cultivo, os tremoços precisam ser sistematicamente regados. Cresce melhor em arenitos e mariscos arenosos.
Os seguintes tipos são considerados os mais comuns:
- Reviver.
- Gorodnensky.
- Tocha.
- Siderat 892.
- Motivo 369.
Importante! Os especialistas não recomendam o plantio de tremoço amarelo para o inverno.
Lupinus luteus
Tremoço branco (Lupinus albus)
A anual cresce para um metro e é considerada uma planta única. O tremoço branco é uma flor muito bonita, graças às folhas abertas e às flores brancas como a neve, localizadas verticalmente no caule. Além disso, a planta é usada como uma excelente ração animal. Pelo conteúdo de proteína de alta qualidade facilmente digerível, o tremoço branco é superior às culturas leguminosas.
Apenas a salvação de tremoços é considerada para solos pobres. Sua poderosa haste de raiz penetra profundamente no solo, retira oligoelementos e nutrientes de lá, saturando o solo com eles.
O tremoço branco siderat, como todas as outras espécies, possui as variedades mais populares. Estes incluem:
- Gamma
- Desniansky.
- Degas.
A desvantagem de cultivar tremoço branco é que ele é bastante caprichoso para o solo, requer fertilizante sistemático e cobertura, mas é muito resistente à seca.
Lupinus albus
Tremoço anual de grão branco
Uma planta despretensiosa e de altura média, com flores perfumadas e grandes folhas verdes saturadas, pode saturar os pobres solos arenosos, argilosos e argilosos com os elementos e substâncias necessários. Em altura, a espécie cresce até 50 cm e as inflorescências são de cor branco azulado com pontas amarelas.
Importante! Recomenda-se que esta variedade anual seja cultivada em áreas onde não há sombra. Refere-se a plantas resistentes ao frio e higrófilas.
Como cultivar tremoço como um siderado
Dependendo do teor de alcalóides na planta, os tremoços alcalóides e os não alcalóides são secretados. A diferença deles reside no fato de os primeiros serem amargos e os segundos doces, razão pela qual as raízes amargas e doces são mais frequentemente usadas como fertilizantes e as variedades exclusivamente doces são cultivadas para alimentação animal.
Recomenda-se geralmente que os tremoços alcalóides sejam plantados no outono ou na primavera. Mas você não deve fazer isso no início da primavera. Isto é explicado pelo fato de que a planta se desenvolverá lentamente e as ervas daninhas simplesmente a esmagarão. Você não deve deixar o plantio tarde demais, pois essa planta também não tolera o tempo frio. Ao pousar, todos esses recursos devem ser levados em consideração.
Quando semear
O tremoço deve ser semeado para que, antes que a planta corte a grama, tenha tempo de florescer e o feijão comece a se formar, pois é nesse período, de acordo com as descrições, que o siderat acumula a quantidade máxima de componentes úteis.
A maioria dos moradores de verão tenta plantar seu jardim com tremoço por volta da segunda quinzena de maio, já que em junho será tarde demais para fazer isso. Após o cultivo, você pode plantar a semente do tremoço até meados de agosto. Na primavera, você pode plantar qualquer variedade, mas em agosto é hora de colher aquelas que serão resistentes ao frio.
Cultivo de mudas
Quando cavar
Muitos jardineiros iniciantes que cultivam tremoço como siderata não sabem quando semear e quando plantar uma planta; portanto, enfrentam certos problemas. Como mostra a prática, o momento mais ideal para o plantio é considerado em meados de maio e início de agosto.
Quanto à instilação das plantas, também é importante fazê-lo a tempo, antes do início da floração. Caso contrário, a planta dará sementes, que posteriormente serão difíceis de produzir, uma vez que se espalharão por toda a área da parcela por meio da auto-sementeira. Para evitar essa situação, é necessário realizar a limpeza oportuna da planta, ou seja, a roçada. O período mais favorável é considerado o início da floração, na fase do aparecimento dos brotos.
Preste atenção! É necessário cortar a cultura ao mesmo tempo em todo o território, após o que a lavoura é necessariamente feita.
Sob condições favoráveis e umedecimento oportuno do solo, o Lupinus cresce antes de brotar por cerca de 50 dias, na maioria das vezes cerca de 60 dias passam em média antes deste ponto.
Regras de cuidados básicos
Partida não é difícil. O mais importante é que o solo seja adequado e a planta possa dominar facilmente áreas completamente diferentes. Você deve prestar atenção ao fato de que basicamente as ervas daninhas aparecem antes do broto da planta, para que sejam sistematicamente e oportunamente removidas.
Tremoços floridos
Rega e umidade
Se o verão não estiver seco e a chuva passar semanalmente, não será necessário regar o tremoço adicionalmente. Caso contrário, se estiver quente e a terra secar sistematicamente, a planta precisará ser adicionalmente regada abundantemente. A planta pode ser regada pelo método da chuva e sob a raiz. Para evitar o aparecimento de crosta terrestre, é recomendável cuidar da cobertura morta após cada rega.
Fertilizantes e adubação
Muitas vezes, os jardineiros se perguntam como alimentar tremoços cultivados como adubo verde. A resposta a esta pergunta é muito simples. Como as raízes da planta estão saturadas com nitrogênio, ela não precisa de fertilização adicional. A única coisa que pode ser feita é aplicar fertilizantes com potássio e fósforo no outono.
Os principais problemas ao cultivar tremoço como siderata
Parece que não há nada mais fácil do que cultivar uma planta daninha no terreno, que se sente excelente na natureza e se propaga pela semeadura própria. Mas ao cultivar tremoço em seu jardim. No entanto, certas dificuldades podem surgir. Isso pode acontecer como resultado de certos fatores.
Antes de plantar uma flor, é necessário garantir que o solo não seja alcalino, pois é provável que não cresça nesse solo. A princípio, a planta será enterrada em ervas daninhas e se desenvolverá lentamente, para que elas tenham que ser removidas. Mas você não deve se preocupar com isso, assim que crescer, e nenhuma erva daninha pode interferir no seu desenvolvimento.
Doenças e sua prevenção
Como todas as plantas, o tremoço é suscetível a certas doenças. Os mais comuns são:
- Podridão - uma doença pode reduzir o rendimento e a qualidade de uma planta de 17 para 50%. Raízes podres e cotilédones testemunham o desenvolvimento da doença. Os fungos Fusarium podem provocar a doença. A aplicação precoce de fertilizantes de fósforo-potássio e o tratamento de sementes podem prevenir o problema.
Antracnose em um tremoço
- Antracnose - leva à destruição de plantas em até 70%. O desenvolvimento da doença é indicado pelo aparecimento de manchas marrons ou alaranjadas nos cotilédones, que subsequentemente começam a se espalhar ao longo do caule principal.
- Sentoriose - manchas de um tom marrom pálido ou amarelo pálido começam a aparecer nas folhas do tremoço.
Além disso, a planta pode ser exposta a doenças bacterianas e virais, como manchas e mosaicos bacterianos.
Pragas frequentes
O tremoço é considerado uma planta resistente, mas, apesar disso, durante o cultivo, certos problemas associados a pragas e doenças podem aparecer. As pragas mais comuns são pulgões e larvas da mosca germinativa. Os pulgões aparecem com mais frequência durante o período em que os botões são amarrados na planta. As larvas da mosca germinativa aparecem mais tarde na vida quando os primeiros germes aparecem. Você pode se livrar dos problemas tratando com inseticidas.
Pulgões em um tremoço
Outros problemas e sua solução
Muitas vezes, os jardineiros se deparam com um problema como o lento crescimento das plantas. Uma composição inadequada do solo pode provocá-lo. Para excluir essa probabilidade, é necessário verificar a acidez do solo antes do plantio. Se uma reação alcalina é detectada no solo, a flor não cresce.
Os jardineiros geralmente preferem usar tremoços como siderata para aumentar a fertilidade do solo. A planta é considerada útil e ajuda a melhorar as características biológicas do solo e sua produtividade. Nesse caso, o mais importante é escolher a variedade certa de plantas e cultivá-la usando a tecnologia. Caso contrário, a semeadura de tremoço preencherá toda a área e não trará o resultado esperado.