O gerânio (também conhecido como pelargonium) é frequentemente cultivado em apartamentos comuns da cidade. É difícil encontrar uma casa desprovida dessa brilhante decoração viva. Essa popularidade é explicada pela beleza e despretensão da flor. Além disso, a planta possui uma grande variedade de espécies e variedades. O gerânio pode ser cultivado não apenas em vasos, mas também em canteiros abertos. Além disso, o pelargonium tem funções protetoras: repele insetos nocivos com seu cheiro.
Uma flor tão maravilhosa merece melhores condições. Para aprimorar e preservar as propriedades decorativas da cultura, você precisa fazer o corte de gerânio a tempo. Caso contrário, o pelargonium não apenas perderá sua floração espetacular, mas também perderá suas qualidades decorativas padrão: à medida que as brotações superiores crescem, os galhos inferiores gradualmente se tornam nus, o que tornará a flor pouco atraente. Muitos, confrontados com esse problema e sem entender suas causas, jogam gerânios. Mas basta apenas podar bem a tempo, para que a flor retenha sua beleza por muitos anos.
Muitos proprietários inexperientes pensam em como podar gerânios para que floresçam e fiquem macios. O procedimento está incluído no programa obrigatório e ao mesmo tempo simples para cuidar da planta. Se você deixar a flor sem vigilância, a floração será esparsa e esparsa, a folhagem começará a cair e a cultura murchará. A poda é um procedimento muito importante, que permite formar um arbusto exuberante e uniforme para tornar a floração mais vibrante e longa. Existem três maneiras de aparar gerânios:
- Casa (outono);
- Beliscar;
- Outono.
Quando cortar gerânios
O tempo do procedimento depende do método específico. A poda principal é realizada imediatamente após o inverno, ou seja, no início da primavera (final de fevereiro - início de março). Neste ponto, a estação de crescimento ainda não começou, portanto, todas as partes danificadas da planta após a poda terão tempo para se recuperar.
Pelargonium
O procedimento de outono ocorre no momento em que a floração é concluída, nomeadamente do início de setembro a dezembro. Consiste na remoção de folhas e pedúnculos secos. Esse tipo de poda melhora a decoratividade dos gerânios, enquanto não afeta a floração subsequente. As manipulações ocorrem em outubro. Se hastes doentes forem observadas, as peças danificadas podem ser removidas mais cedo. Esta poda impede a propagação da doença para o resto da planta.
Para uma nota. Nas regiões temperadas, os gerânios geralmente são cultivados em canteiros de flores e, se o inverno não é muito frio, são deixados para o inverno. Em lugares onde reina um clima frio, os gerânios são transplantados para uma panela durante as geadas.
Não é permitido beliscar no inverno, pois a planta está em repouso. Uma exceção são as variedades de gerânio que podem florescer no inverno.
Importante! Aparar exige pontualidade. Manipulações atrasadas farão com que o gerânio floresça tarde demais (a planta pode nem mesmo florescer).
A poda também não deve ser realizada no inverno, exceto quando os brotos têm tempo para crescer muito (em fevereiro, é permitido remover uma haste do problema). Nesse caso, é recomendável substituir a poda por beliscões.
Poda de gerânio
O gerânio é de dois tipos: anual e perene. No primeiro caso, a poda é opcional e é feita apenas para corrigir o formato da flor. No segundo caso, é realizado 2 vezes por ano, enquanto os gerânios jovens são recomendados para serem cortados uma vez por ano.
A frequência do procedimento também depende do tipo de pelargonium. Variedades em miniatura precisam de tais manipulações com muito menos frequência do que outras.
Precisa saber! No primeiro ano de vida, a planta não pode ser podada. Para dar forma à flor, os rebentos podem ser parcialmente removidos.
Por que poda
À medida que as hastes ficam mais longas, os brotos mais baixos começam a ficar nus. Como resultado, as folhas permanecem apenas nos brotos superiores. O fato é que o gerânio quase nunca produz processos laterais. Para "acordar" os rins localizados neles, você precisa fazer a poda. Devido a isso, novos brotos com brotos jovens são formados.
O procedimento principal visa estimular o florescimento abundante e a formação de um arbusto simétrico.
A poda de outono é uma medida preventiva, a pinça é feita se necessário.
Atenção! A falta de luz solar no inverno faz com que a planta se estique. Como resultado, a decoratividade do pelargonium é bastante reduzida. No entanto, não se deve correr para encurtar as hastes, é melhor esperar até o final da temporada. No final de fevereiro, as hastes podem ser cortadas em 2/3 do comprimento. Os procedimentos podem ser evitados se você cuidar da iluminação de qualidade dos gerânios com antecedência, adicionando uma luz de fundo à lâmpada.
Assim, o cultivo é necessário para:
- Despertar dos jovens rins.
- Crie uma forma elegante de arbusto.
- A formação de novas inflorescências.
- Consiga floração abundante.
- Aumento do tempo de floração.
- Propagação da cultura através de novos rebentos (para o cultivo de gerânios, você pode usar sementes, folhas e estacas).
- Remoção de áreas danificadas de gerânio.
Magnífica formação de coroas
Independentemente do tipo e variedade a que a planta pertence, a poda é realizada sem falhas. A seguir, falaremos sobre as regras para a poda, incluindo os recursos de cada método, sobre como comprimir o gerânio para que fique mais denso.
Exuberante gerânio de floração
Para um procedimento de qualidade, você precisará de uma lâmina ou faca muito fina.
A recomendação. É melhor não usar tesouras simples, pois durante a manipulação elas podem danificar a haste no local de corte.
[/ alerta]
Antes de começar a cortar, você precisa examinar cuidadosamente a flor e determinar quais peças terão que ser removidas para que seja obtido um arbusto suave e limpo, e não restem hastes nuas sem folhas e inflorescências.
Importante! No final do verão, quando o processo de murcha começa, o corte do gerânio se torna obrigatório. Se após o procedimento o caule principal permanecer verde, a planta sobreviverá e novas folhas se formarão em 3-5 dias. Se depois de aparar o tronco escurecer e começar a secar, o gerânio morrerá.
A instrução de corte de cabelo inclui o seguinte algoritmo de ações:
- Primeiro você precisa remover seco, começando a murchar folhas e flores. Como resultado, a planta não gastará energia na formação de novos rebentos e na restauração de tecidos velhos.
- Determine quais partes da planta precisam ser removidas.
- Faça um corte com uma lâmina desinfetada acima do conjunto da folha, que deve ficar voltado para a parte externa do mato. O processamento é realizado com álcool, água fervente ou um desinfetante especial. As mãos também devem estar limpas.
- O gerânio é reduzido pela metade, o que proporcionará troca de ar dentro do mato e acesso de luz e umidade às folhas inferiores distantes. Isso reduzirá o risco de desenvolver doenças fúngicas. Você precisa remover os galhos que são direcionados para dentro da coroa, deixando apenas os que crescem para fora.
- Trate os pontos de corte com carvão ativado em pó e canela em pó. Isso é necessário para que a haste não apodreça.
É muito importante considerar as características de um tipo e variedade específicos de gerânio. Um tipo de planta pode ter um caule principal muito pequeno, que cresce em largura na parte inferior do mato. Outro é caracterizado por brotos fluidos. O terceiro - tem uma haste alta, que tende a subir.
Precisa saber! Com a ajuda da poda, é impossível mudar radicalmente a forma do arbusto. Tais tentativas levarão à morte da flor.
Faca de remoção de brotos de jardim
Características da poda de outono
Primeiro, o gerânio deve florescer, só então pode ser preparado para a hibernação no inverno. No período de dezembro a meados de fevereiro, a planta está muito enfraquecida, portanto, a poda não deve ser feita no momento.
Brotos longos e desnecessários devem ser removidos no local do primeiro nó foliar. Nesse caso, as hastes não permitirão brotos no futuro. Para que os galhos aparados continuem a crescer no futuro, eles precisam ser removidos em um local localizado acima do nó.
A haste principal também é cortada em 1/3.
Características da poda de molas
O procedimento é realizado no final de fevereiro - meados de março. As manipulações são realizadas levando em consideração o tamanho do gerânio. Um arbusto grande não deve ser submetido a manipulação radical (mesmo levando em consideração seu tamanho). Caso contrário, a planta dará todas as suas forças para a formação de folhas e brotará em detrimento da formação de inflorescências (elas aparecerão muito tarde ou não serão). Portanto, basta cortar hastes nuas demais e galhos doentes. Com relação a uma bucha pequena, um ajuste maior pode ser feito.
Beliscar
Antes de beliscar os gerânios, você precisa encontrar o maior broto superior do caule, responsável pela vegetação. Você pode apertá-lo com os dedos, separando-o cuidadosamente da filmagem. Um rim apertado pode ser arrancado com uma poda de jardim.
Para uma nota. Normalmente, a floração começa em maio. Uma pitada de gerânio é a razão pela qual a cultura começa a florescer mais tarde do que o habitual (em maio). Isso se deve ao fato de que os nutrientes são gastos na formação de processos laterais.
Beliscar gerânios
Cuidados após o corte
Cuidado especial neste caso não é necessário. O programa padrão inclui as seguintes ações:
- No final do procedimento, os gerânios são colocados em local fresco.
- Locais de cortes são tratados com um agente curativo: canela ou carvão ativado.
- A quantidade de água e pulverização é reduzida. Um excesso de umidade levará à morte da flor.
- Forneça iluminação difusa. Com a falta de luz, os gerânios são colocados sob uma lâmpada artificial.
- A planta é alimentada com fertilizantes contendo nitrogênio, para que novos brotos apareçam o mais rápido possível. Além disso, o ácido boro para o gerânio é recomendado como fertilizante antes da floração. Como usá-lo está indicado na embalagem (dissolva 0,5 g do medicamento em 1 litro de água e pulverize a planta, 2-3 tratamentos serão suficientes). Para a alimentação, você pode usar fermento.
- Após a poda da primavera, a flor requer um descanso de 2 semanas. O gerânio é colocado em uma sala bem ventilada, com temperatura e umidade ideais.
Cuidar de gerânios cortados
Erros comuns durante o corte
Apesar da simplicidade desse procedimento, os jardineiros iniciantes geralmente cometem as ações erradas que levam à morte da planta. Erros comuns incluem o seguinte:
- Se na maioria das vezes a planta estava ao ar livre, antes da poda da primavera, a flor deveria permanecer na sala por vários dias para se acostumar com o clima doméstico. Proprietários inexperientes iniciam o procedimento imediatamente após inserir a flor na sala. É por isso que os tecidos das plantas ficam amarelados, e é impossível se livrar desse problema.
- Negligenciar a regra de desinfecção dos equipamentos de corte. Antes de iniciar o trabalho e após sua conclusão, as ferramentas devem ser tratadas com um desinfetante.
- Rega abundante após poda de outono. Outro ponto importante - como regar gerânios. A água deve estar limpa, de preferência filtrada. Água de fusão ou chuva também é adequada. Outra opção - resolvida ou fervida.
Uma das plantas mais favoritas de muitos jardineiros é o gerânio. A poda para uma floração exuberante não requer muito trabalho e habilidades especiais, a cultura pode florescer quase o ano todo e não requer cuidados especiais. Conhecer e observar as regras simples de como comprimir gerânios, como podá-los corretamente, ajudará a cultivar com sucesso uma flor e preservar as propriedades decorativas de uma cultura sem prejudicar sua saúde.