Assim que a neve derrete, prímulas aparecem nas florestas. Entre os arbustos, lírios do vale, pode-se observar flores altas e de forma incomum. Este Corydalis é uma planta comum na natureza e no cultivo de jardins.
Flor Corydalis da família Poppy, subfamília Dymyankov, classe Dicotyledon. Esta flor é relativamente rara na jardinagem. Mas a versão florestal dessa planta, com certeza todos viram. Foi nomeado por sua forma e inflorescências macias (a etimologia do nome remonta à palavra romana "capacete", à qual as flores de Corydalis são um pouco semelhantes). Mesmo nas pessoas, isso é chamado de "trança de galinha", tudo com a mesma forma estranha da flor.
Esta linda prímula da floresta é familiar para quem pelo menos uma vez entrou na floresta no início da primavera.
Como é uma corydalis?
Inicialmente, a planta cresceu em estado selvagem, mas a despretensão e a vitalidade a tornam bastante adequada para decorar canteiros de jardim. Corydalis é uma planta perene, possui um caule direto não ramificado, delicadas folhas suculentas e uma flor que coroa uma haste bastante longa de um quarto de metro. Floresta - cresce melhor em florestas de carvalho, você pode encontrá-la em florestas de folha caduca, florestas de álamos e bétulas.
O corydalis com crista tem uma inflorescência racemose (como às vezes é chamada), na qual várias flores roxas pálidas, vermelhas pálidas ou roxas são coletadas. O grão-de-bico com crista densa é comum nas florestas russas; a flor dessa planta tem um bilobato.
Esta prímula começa a florescer tão cedo quanto nenhuma planta de jardim floresce; portanto, começa a decorar o local com a primeira
Esta planta é proveniente das florestas da Ásia e da Europa. Ele se enraíza perfeitamente em solos pedregosos; portanto, se houver um terreno desconfortável com sombra ou um lugar perto de uma lagoa ou pequeno lago na casa, este é o melhor lugar para colocar uma coisinha despretensiosa e primavera lá.
De acordo com a descrição da flor de Corydalis, esta planta na natureza tem uma altura de 20 cm; em boas condições, as variedades individuais às vezes crescem até um metro de altura. As flores são ocas, podem ser brancas, rosadas, lilás, roxas. As folhas, ou grama, da crista com crista, são muitas, têm uma cor verde brilhante e suculenta. A planta pode ser rizoma, tuberosa.
Interessante! Além do fato de a planta ser de interesse como cultura para decorar o jardim, ela ainda é medicinal. Com base em tubérculos, a medicina tradicional é preparada. A planta é venenosa, a fórmula da flor contém alcalóides, que são usados na medicina popular em uma pequena dose, mas não na medicina científica.
Variedades comuns de Corydalis
Na natureza, existem mais de trezentas espécies de plantas, que geralmente são divididas em dois grupos. A primeira e mais comum são as espécies florestais, as mais despretensiosas, conhecidas em toda a Rússia. Este grupo inclui várias variedades.
Dory Corydalis
Esta floresta perene conhecida por muitos é generalizada na Sibéria Ocidental e na parte européia da Rússia.
Corydalis denso atinge 20 cm de altura, possui uma inflorescência cilíndrica no caule. A planta é perfumada, é uma planta de mel precoce.
Cresce em florestas mistas, adora solos de húmus e lugares claros: bordas, uma floresta rara, arbustos, barrancos.
Corydalis chinês
Foi recentemente incluído na lista de espécies desta planta. O Chinese Crested difere dos outros porque o único pode congelar quando a temperatura cai abaixo de 20 graus. Em geral, a planta apresenta sinais comuns de tufos tuberosos: um aroma agradável, aparência atraente, pela qual é voluntariamente cultivada em jardins. Não apenas as flores, mas também as folhas têm uma aparência decorativa.
Corydalis amarelo
Esta espécie é distribuída principalmente na Europa Ocidental, onde é cultivada, em regra, em uma montanha-russa. Na natureza, a crista amarela é considerada uma erva daninha alienígena, pois é despretensiosa, como todas as cristas, e se adapta facilmente às condições montanhosas: pode crescer em rochas e calcários.
Corydalis oco
Outra variedade desta planta é a oca Corydalis. Esta é uma constante perene. Uma descrição específica foi dada a ela por Karl Linney, que observou que o tubérculo da planta é bastante grande e poderoso, morre por dentro, formando uma cavidade. Daí o nome. Floresce na primavera, as inflorescências são soltas, consistindo de flores rosa-púrpura ou brancas.
Galler Corydalis
Galler Corydalis é uma variedade de Corydalis, apresentada em várias variedades. As flores são lilás, brancas e existem variedades de dois tons. Usado em jardinagem doméstica, adequado para paisagismo de jardins com sombra, parques.
Corydalis azul
Planta ornamental, caracterizada por belas inflorescências de cor azul, densas e compactas. O peixe com crista azul é bastante raro, embora seja amado por colecionadores.
Corydalis noble
Entre outras espécies, Corydalis nobre é caracterizada por poder crescer até 80 cm de altura. Tem um caule ereto oco, decorado com muitas folhas e um pincel curto e denso de flores amarelo-laranja.
Interessante! Você dificilmente encontra nos jardins, nas reservas da Sibéria e Altai.
Corydalis Marshall
Corydalis Marshall é uma planta despretensiosa que parece um Corydalis oco. Possui pincéis bastante grandes, coletados de flores amarelas ou limão-palha. Ao contrário da flor com crista oca, as flores são mais pálidas, maiores, às vezes atingindo 4 cm de comprimento.
Crista híbrida
Variedade excepcionalmente bonita, com grandes flores azuis claras, coletadas em densas inflorescências. A planta é perfumada, melliferous, atraente para abelhas. Refere-se a espécies de rizoma.
Forest Corydalis
A espécie mais famosa e mais comum encontrada nas florestas russas em quase todos os lugares. Esta é uma planta de penumbra despretensiosa, adora húmus e solo solto.
Rizoma com crista
Esta é mais uma espécie de planta do que uma variedade. O rizoma corydalis, em vez do bulbo, tem rizomas. Além do amarelo e nobre acima, o brasão amarelo-enxofre também pertence ao rizoma.
Smoky Corydalis
É uma espécie costeira, frequentemente encontrada nas margens dos rios, seixos e calcários. Floresce em flores amarelas, atualmente é uma planta rara.
O peixe denso com crista parece muito bonito, geralmente é cultivado mesmo em vasos de flores
Existem dois tipos de plantas anuais: impacientes e sempre-verdes, ambas são bastante raras e não são comuns.
Interessante! Na China, foi criado um cão da raça pug chamado Chinese Crested. Não se sabe o que conecta esse cachorrinho com um nariz curto e pontudo e um corpo quadrado com uma flor com crista.
Recursos de Cuidados
Agora, sobre como os Corydalis parecem plantar e cuidar dele em campo aberto.
Solo
Os rizomas precisam de lugares sombreados e terras ricas em húmus.
Modo de rega
Quem decide transferir a planta para o jardim não pode esperar surpresas desagradáveis. Esta flor cresce muito facilmente, exigindo nada além de um local sombreado e rega periódica. Não é necessário regar muita e frequentemente, mas a seca também prejudica a planta. Tubérculos ao sol são mais favoráveis, eles podem crescer em gramados, clareiras, ao longo de caminhos, preferem solo argiloso, argiloso ou solto.
Interessante! Tuberosos são efemeroides, ou seja, no verão entram em estado de repouso. O rizoma corydalis não é diferente.
Top vestir
Preciso fertilizar sob uma flor tão despretensiosa? Na floresta, cresce por si só. De fato, apenas os corydalis da floresta precisam de alguma participação - sob eles, solo encharcado ou húmus são trazidos para a escavação da primavera. O resto não precisa de alimentação.
No inverno, em repouso
Quando a planta termina o período ativo de floração e frutificação, entra em estado de repouso. Isso acontece com espécies tuberosas que ficam amarelas, secam, pode parecer que elas morreram. Não é assim - eles estão descansando, é uma fase de descanso. Os tubérculos jazem no chão, não têm medo da seca ou mesmo da roçada completa da parte do solo. Nesse momento, os tubérculos podem ser transplantados, embora às vezes seja difícil encontrá-los no solo.
Os cororydalis são geralmente facilmente tolerados no inverno; são caracterizados por alta resistência ao inverno.
Quando e como floresce
Tipos de flores
As flores de Corydalis sempre crescem inflorescências exuberantes, podem ser mais ou menos alongadas para baixo. O néctar doce que se acumula no Spur atrai os zangões. As flores de Corydalis diferem em cores: podem ser amarelas e brancas, rosa e lilás, azul e roxo.
Formas de flores
Mais comum em inflorescências, mas pode haver flores únicas. As flores são plantas de mel, cada uma tem um esporão na parte superior, os insetos encontram néctar nela. Desbotando, a planta forma uma caixa com sementes.
Período de floração
Em condições naturais, floresce no início da primavera, em um jardim a planta pode florescer de maio a setembro, embora algumas espécies de jardins floresçam no final de abril.
Como é a crista com crista
A maneira mais fácil de propagar é plantando tubérculos acabados. Em agosto e início do outono, uma grande variedade de tufos tuberosos aparece nas lojas, eles podem ser plantados em uma panela ou deixados em um saco perfurado com serragem e levados para o campo aberto na primavera.
O segundo método é a divisão dos tubérculos, que é feita antes do plantio direto. Como plantam na primavera, eles se dividem nesse momento. Os tubérculos divididos no outono podem ser plantados em uma panela até a primavera e mantidos na sala. O único problema é que, ao dividir, é possível propagar variedades limitadas que formam nódulos subordinados.
Corydalis pode se tornar uma verdadeira decoração de um canteiro de flores da primavera
Germinação de sementes
A planta se propaga por sementes, muitas vezes simplesmente por auto-semeadura. Se você precisar plantar manualmente, as sementes serão sacudidas das caixas de sementes e imediatamente transferidas para a panela. Regada, não permitindo que as sementes sequem.
Importante! As sementes perdem a germinação após 6-7 dias, então você precisa ter tempo para coletar e semear imediatamente.
Transplante de Corydalis
Corydalis é transplantado a qualquer momento, inclusive durante a floração. Primeiro, a parte superior do solo é interrompida e a planta é transferida juntamente com um pedaço de terra para um novo local. O caso é simples, e a criança vai lidar com isso. Plantado aprofundando 6-7 cm ou mais, se o tubérculo for grande.
Possíveis problemas no cultivo
Na natureza, a planta vive de forma simples e sem condições, preserva essa propriedade no jardim. Apesar da despretensão, o corydalis ainda é suscetível a pragas. Entre as doenças, fungos e vírus são perigosos, folhagens e caules sofrem com eles. Tendo encontrado infecção no canteiro, as partes doentes devem ser removidas e queimadas.
Importante! Os principais inimigos de Corydalis são ratos e toupeiras, eles roem tubérculos, o que leva à decomposição.
Não importa qual seja a floresta sem prímulas! É uma pena que na jardinagem cultural eles ainda não sejam muito comuns. A foto abaixo mostra quão bonita uma corydalis pode ser transferida para o jardim. Embora apareça mais em relatórios científicos sobre prímulas, mas, quem sabe, talvez em breve faça parte dos livros de referência sobre as variedades mais populares de culturas de flores em jardins.