Lindas orquídeas são plantas temperamentais. Como qualquer epífita, eles são muito sensíveis à composição do solo. É necessário escolher o substrato certo para que esses exóticos se deliciem com a floração.
Quais são os requisitos para o substrato
Que tipo de solo é necessário para uma orquídea é determinado dependendo do tipo de flor e das condições de sua manutenção, em particular da umidade. Quanto mais seco o ar interno, mais resistente à umidade a mistura do solo deve ser.
Substrato para orquídeas
O solo para orquídeas deve atender aos seguintes requisitos:
- Esterilidade. Não deve haver flora e fauna patogênicas no solo. Quanto menos microflora benéfica no substrato, melhor para as orquídeas. Na vida selvagem, eles crescem em troncos de árvores, onde um microworld praticamente não é formado como no solo.
- A estrutura invariável. O solo não deve apodrecer e se decompor; pode ser mortal para uma flor.
- Composição fracamente ácida. O nível de pH mais ideal é de 5,5 a 6,0. Para algumas espécies, pode atingir pH 6,5, mas não mais. A acidez do solo é determinada usando um teste decisivo. Para fazer isso, coloque um pouco de substrato em um recipiente limpo e encha-o com água destilada. Um teste decisivo é baixado por 30 segundos. Dependendo da acidez, ele mudará de cor. Existem medidores especiais de acidez do solo, que são vendidos em lojas de artigos para jardim.
- A capacidade de reter a umidade quando o ar está seco.
- Leveza e friabilidade, a capacidade de fornecer fácil acesso aéreo às raízes da epífita.
Medidor de acidez do solo
Preste atenção! A composição do solo das orquídeas não deve conter elementos tóxicos, deve ser segura e ambientalmente correta.
Terra comum pode ser usada
Esta questão não pode ser respondida inequivocamente. Existem muitas orquídeas, e entre elas não apenas epífitas crescem nas árvores, mas também litófitas que vivem em rochas nuas. Os litófitos incluem algumas espécies de Paphiopedilums ("chinelos de Vênus"), familiares a todos os phalaenopsis e dendrobiums de flores luxuriantes. Todos eles podem crescer como epífitas.
Existem espécies de orquídeas terrestres. Estes são calendários, blethillas, cymbidiums, alguns dos paphiopedilums e pleione. Você também pode plantar Macodes, Hemaria, Gudayer, Anectochilus em um pote de terra.
Cymbidium
Importante! Chernozem despreparado da horta como solo para uma orquídea não é adequado. Antes do uso, será necessário esterilizar e adicionar vários componentes para facilitar a estrutura, pois o substrato não pode consistir apenas em terra.
Musgo esfagno como substrato para orquídeas
Os floristas discutem constantemente sobre o uso desse material como cartilha para orquídeas. Tem seus prós e contras.
Vantagens do musgo esfagno (turfa):
- A presença de esfagol - um composto fenólico com propriedades bactericidas. Esse substrato será estéril, o que é necessário para o cultivo de orquídeas.
- A capacidade de acumular e armazenar umidade. A água no esfagno é distribuída uniformemente.
- O musgo pode ser usado tanto na forma fresca quanto na seca, suas propriedades não mudam.
- O solo do esfagno é bom, leve e solto, ideal para epífitas.
- Quando a água evapora, sais de magnésio e cálcio são depositados na superfície, o que impede que a flor se desenvolva normalmente. A cobertura com esfagno impede a salinização rápida do substrato.
Os lados negativos do material aparecem apenas com o uso inadequado.
As desvantagens do esfagno como solo para orquídeas:
- Pragas de insetos podem se desenvolver em musgo insuficientemente seco ou encharcado.
- O material se decompõe rapidamente. Deve ser alterado pelo menos 2 vezes por ano.
- Após algum tempo, o musgo pode ser comprimido. Dessa forma, complica o acesso de oxigênio às raízes da planta.
- O esfagno seco é capaz de absorver a água 20 vezes o seu volume. Isso dificulta o cálculo do fluido de irrigação.
Esfagno de musgo
Importante! As pragas dos insetos são ótimas no esfagno; portanto, antes de usá-las, elas são escaldadas em água fervente ou embebidas por um longo tempo.
Casca de pinheiro
O mais próximo do substrato natural. A casca evapora a umidade, as raízes da epífita a absorvem. As orquídeas são bem aderidas ao solo a partir da casca de pinheiro e mantêm facilmente uma posição vertical.
A casca de carvalho é ainda melhor, mas essa já é uma classe premium, pois é mais difícil separar o tronco do que o pinheiro e tem mais força.
Casca de pinheiro
Um substrato para orquídeas faça você mesmo de casca de pinheiro é um substituto digno para misturas de lojas prontas.
Turfa e carvão das terras baixas
Na sua forma pura, a turfa como substrato para orquídeas não é recomendada mesmo para espécies terrestres.
Turfa nas terras baixas
O sistema radicular da flor apodrece no momento. A turfa de planície só pode ser usada como aditivo na mistura, combinando-a com casca, carvão e outros componentes.
Raízes de samambaia
As raízes do osmund real eram usadas para cultivar orquídeas com muito menos frequência do que a casca de pinheiro, mas não eram adequadas para elas. Agora, esta samambaia está incluída no número de espécies protegidas e é estritamente proibido deixá-la no substrato. As espécies de plantas mais comuns têm as mesmas qualidades:
- não endureça;
- reter bem a umidade;
- transmissão de ar e luz;
- contém muitos oligoelementos úteis para orquídeas.
Preste atenção! Phalaenopsis não gosta categoricamente desse componente. É apropriado para orquídeas, cymbidium, dracula, variedades de sapatos venéreas.
O solo pode não consistir inteiramente de raízes de samambaia, são o mesmo aditivo que a turfa.
Raízes de samambaia
Com uma grande quantidade desse componente, o substrato se torna muito resistente à umidade, o que contribui para a deterioração das raízes.
Solo
Nas lojas de flores, você pode encontrar o chamado solo das orquídeas ("Flora Orchid", "Plan Terra"). Especialistas realmente não gostam dele e não o recomendam para uso mesmo em espécies terrestres que preferem um substrato mais pesado. Para phalaenopsis, cujas raízes estão ativamente envolvidas na fotossíntese, um solo denso e de grão fino não é adequado.
Substratos e primers comprados mais populares
Ceramis para orquídeas são pequenos grânulos de argila com aditivos biológicos (fósforo, potássio e nitrogênio). I.e. e terra para orquídeas e fertilizantes ao mesmo tempo. A composição do substrato, além de partículas de argila, também inclui casca de pinheiro ou lariço.
Esta cartilha reutilizável. Mesmo depois de uma planta morta, ela pode ser usada simplesmente lavando e assando no forno.
Ele é amado por phalaenopsis. Seus bebês criam raízes nessa mistura muito rapidamente.
O solo mantém facilmente a umidade necessária, mas o sistema radicular nele não se deteriora. Ao usar a mistura não requer transplante frequente de orquídeas.
Propriedades negativas ainda não foram reveladas no Ceramis.
Ceramis
A orquídea para orquídeas é feita de casca de pinheiro radiante especialmente processada da Nova Zelândia. O solo não requer tratamento especial, passa bem o ar e a umidade, não contém toxinas e microorganismos nocivos. Ao contrário do ceramis, ele não pode ser usado repetidamente.
Orchiata
Efeito bio para orquídeas. Consiste em:
- casca de um pinheiro de Angarsk;
- oligoelementos: ferro, magnésio e zinco;
- turfa grande;
- carvão vegetal;
- fibra de coco.
Ao usar esse solo, a planta é fácil de encher, porque retém muita umidade, o que contribui para o apodrecimento das raízes.
Efeito bio
Processamento de substrato
Se, por algum motivo, não for possível comprar um substrato pronto para orquídeas, você mesmo poderá preparar o substrato. Componentes montados à mão, como casca de pinheiro, devem ser cuidadosamente processados.
Pedaços de casca ideais selecionados precisam ser limpos de contaminantes e enviados a um local frio para envelhecer para que o envelhecimento se livre dos insetos.
Em seguida, realize o tratamento térmico:
- Um pedaço grande de casca é quebrado em vários pedaços menores e dispostos no fundo de pratos desnecessários (uma panela velha de aço ou alumínio, bem como um balde galvanizado, serve).
- De cima, a casca é prensada com paralelepípedos ou outra opressão para que o futuro solo não surja.
- O tanque está cheio de água, não atingindo cerca de 5 cm da borda. Coloque no fogo, deixe ferver, reduza o fogo e cozinhe por pelo menos uma hora.
- Em seguida, a água é drenada e a casca é completamente seca em um forno a 100 ° C.
Preparação do solo DIY
Alguns jardineiros preferem preparar a terra para as orquídeas em casa. Portanto, eles têm certeza dos componentes utilizados e de seu manuseio adequado.
Portanto, a cartilha para orquídeas: uma composição faça você mesmo. Inclui:
- esfagno de musgo;
- turfa nas terras baixas;
- raízes de samambaia;
- pinhas e casca;
- carvão vegetal (é melhor coletar o que resta após o incêndio; os carvões adquiridos podem ser tratados adicionalmente com uma composição combustível. Se o fogo foi aceso com um líquido especial, o carvão não pode ser retirado dele);
- vermiculite;
- argila expandida;
- perlita;
- farinha de dolomita;
- fibra de coco.
Alguns também adicionam poliestireno aqui, mas há uma opinião de que sob certas condições o estireno é liberado, o que é prejudicial às orquídeas.
Preste atenção! Folhas de pêssego podem ser um componente útil. Eles têm um efeito fungicida e impedem o desenvolvimento de fungos no substrato.
Os ingredientes da lista acima não precisam ser usados de uma só vez. Você pode fazer composições de algumas substâncias:
- carvão e casca de pinheiro (1: 5);
- casca + esfagno + carvão (5: 2: 1);
- casca + turfa + argila expandida + carvão + farinha de dolomita (3 + 1 + 1 + 1 + 1).
Instruções passo a passo para preparar o substrato:
- Cozinhe e arrume todos os ingredientes.
- Ferva a casca.
- Sphagnum resolver, descartando tudo desnecessário.
- Misture os ingredientes nas proporções corretas.
- Verifique a acidez.
- Encher o solo em uma panela de cache.
- Plante uma flor.
Apesar de todo o capricho das orquídeas, você pode fazer o solo em casa, o que não será pior do que o adquirido. Se você seguir essas regras, o habitante tropical o agradará com saúde e florescimento exuberante.