Ficus Moklamé tem uma coroa compacta e despretensiosa nos cuidados. Mas ainda existem várias características nas condições de manutenção desta planta, você precisa saber sobre elas.
Como é Ficus Moclamé e com que família
Ficus Moklame (Ficus latino Microcarpa Moclame) pertence à família Mulberry. Esta é uma espécie de planta anã que é frequentemente usada em interiores de casas e paisagismo. A principal diferença de outros representantes dos ficuses é que esta espécie tem uma raiz aérea e as folhas são de forma mais circular. Em casa, Moklam cresce um pouco mais de 1 m.
Ficus Moclamé
Brevemente sobre a história da aparência
A pátria dessa espécie de ficus é considerada um país quente com clima úmido. No ambiente natural, a planta cresce bastante alta.
Atendimento domiciliar Ficus Moclama
Para que uma planta cresça e se desenvolva bem, ela precisa criar condições ideais.
Temperatura
No verão, ficus se sente melhor a uma temperatura de + 24 ... +30 graus. No inverno, pode ser reduzido para +15 graus. O principal é evitar o superaquecimento do pote. Se sopra das janelas no inverno, o recipiente com a flor deve ser reorganizado em um local quente.
Informações adicionais! Se o recipiente estiver em um piso frio, ele deve ser movido para um suporte espesso, para que as raízes não congelem.
Iluminação
O Ficus Mikrokarp Moklame não gosta quando é frequentemente reorganizado para novos lugares e a iluminação é alterada; portanto, você deve escolher o local ideal para a flor com antecedência. A planta prefere luz difusa.
No inverno, a flor precisará de iluminação adicional. Todas as noites, durante várias horas, você precisa ligar lâmpadas fluorescentes.
Rega
A rega deve ser moderada. No verão, o solo é irrigado não mais que 2-3 vezes por semana. No inverno, o número de rega é reduzido.
Pulverização
No verão, o cuidado com a flor não deve ser o mesmo que no inverno. Sempre que possível, a folhagem deve ser pulverizada e polvilhada. Especialmente se o contêiner estiver em uma janela com janelas abertas.
Umidade
O ar na sala deve ser umidificado entre 50-70%. Se estiver muito seco, você pode colocar um prato com argila expandida molhada ao lado da flor. No inverno, a umidade é aumentada pendurando toalhas molhadas nas baterias.
Solo
Ficus prefere solo neutro ou ligeiramente ácido.
Composição necessária do solo:
- areia grossa;
- terra de relva;
- solo foliar.
Todos os ingredientes devem ser tomados em quantidades iguais.
Top vestir
Ficus Moklama precisa de fertilizantes no verão e na primavera. No inverno, você precisa descansar a flor. Na primavera, você pode fazer fertilizantes universais para plantas de interior. No verão, são usadas substâncias contendo nitrogênio.
Características de cuidados de inverno, período de descanso
No inverno, você precisa reduzir a quantidade de irrigação. Molhe o solo quando estiver completamente seco. Também no inverno, eles não produzem fertilizantes e colocam lâmpadas para iluminação adicional.
Quando e como floresce
Como a maioria das variedades de ficus, a variedade Moclamé não floresce.
Poda
Quando cultivado em uma casa, o ficus precisa de poda para formar uma coroa. Caso contrário, ele crescerá muito alto.
Poda de ficus
Procedimento para o corte:
- Aguarde até a haste principal crescer para 20 cm.
- Em seguida, corte a parte central.
- Apare os rebentos laterais depois que crescem acima do centro.
Para a poda, somente tesouras de poda afiadas devem ser usadas para que não haja vincos nos pontos de corte. Também deve ser higienizado primeiro.
Como o Ficus Moklama se propaga
O processo de propagação de plantas é simples. Para a criação de sementes de ficus, são utilizadas estacas ou estratificação aérea.
Germinação de sementes
As sementes são semeadas no solo no final de fevereiro - meados de abril.
Processo de semeadura:
- Espalhe o material de plantio na superfície do solo umedecido.
- Polvilhe levemente com o solo.
- Cubra o recipiente com um saco e coloque em um local quente.
- Regue o solo várias vezes por semana e ventile-o.
Quando as primeiras fotos aparecem, o filme é removido. A colheita é realizada depois que o primeiro par de folhas cheias floresce.
Nota! As mudas são transplantadas para vasos quando crescem.
Mudas de enraizamento
A maneira mais fácil de cultivar uma nova planta a partir de mudas. Como estacas, é utilizado o uso de brotações lignificadas, com 10 a 15 cm de comprimento.
Descrição das estacas:
- Corte a parte de baixo da alça em um ângulo de 45 graus.
- Lave o suco resultante.
- Quebre as folhas inferiores e atire.
- Coloque o talo na água para que as folhas não toquem. Caso contrário, eles começarão a apodrecer.
- Adicione 1 comprimido de carvão ativado à água.
Após cerca de 2-3 semanas, as primeiras raízes devem aparecer. Depois disso, você pode plantar o caule no chão. A planta é transplantada para um vaso permanente após 3 meses.
Propagação por estacas
Configuração de ar
Processo de propagação por camadas de ar:
- No ficus adulto, escolha uma sessão lignificada.
- Selecione um site e retire todas as folhas.
- Faça uma incisão anular acima e abaixo deste local.
- Retire a casca.
- Polvilhe o local selecionado com carvão picado ou Kornevin.
- Coloque o musgo na sacola e envolva-o ao redor da trama. Confirme o pacote.
Depois de algum tempo, as raízes devem aparecer. Depois disso, a embalagem é cuidadosamente removida e as camadas são plantadas no chão.
Transplante
Razões para o transplante:
- O sistema radicular cresceu bastante.
- As raízes são visíveis a partir da panela.
- O sistema radicular começou a apodrecer.
- A panela ficou muito pequena.
O transplante é realizado na primavera ou no verão. Uma vez por ano, o ficus é transplantado para um vaso maior, para que a flor possa crescer ainda mais.
Possíveis problemas no crescimento e doenças
Durante o cultivo do ficus Moklama, você pode encontrar vários problemas causados por pragas, doenças ou cuidados inadequados.
Gotas de flores em botão e folhas
As folhas podem cair por razões naturais. Mas se eles caírem em massa, será necessário procurar um problema. Isso pode ser devido ao rearranjo da panela, correntes de ar ou mudanças repentinas de temperatura.
Importante! A causa da queda de brotos e folhas pode ser o solo alagado. Nesse caso, as folhas começam a se molhar.
As folhas ficam pálidas
A folhagem pode começar a empalidecer devido a pouca iluminação, transbordamento constante do solo e clorose.
Preste atenção! Da clorose, o tratamento com Ferrovit e Ferrilen ajuda.
Você pode preparar um medicamento para a clorose. Isso exigirá ácido cítrico, sulfato de ferro e água resfriada fervida. Dissolver 4 g de ácido cítrico e 2,5 g de vitríolo em água. Mexa bem a solução. Pulverize-os com plantas doentes. A solução é armazenada por 2 semanas.
As pontas secam nas folhas
As pontas das folhas geralmente começam a secar no inverno quando ligam o aquecimento. Isto é devido a uma diminuição acentuada da umidade. É necessário afastar a panela da bateria e colocar um recipiente com argila expandida úmida ao lado.
As pontas da folhagem estão secas
Folhas inferiores caem
As folhas inferiores geralmente caem durante uma alteração na massa foliar. Mas também pode ser devido a rega inadequada, falta de fertilizantes, mudanças de temperatura e correntes de ar.
Pragas
Pragas comuns de ficus são bainha, ácaro e cochonilha. Se forem encontrados insetos, as folhas da planta devem ser limpas com uma solução com sabão e tratadas com Actellik. Quando um ácaro aparece, uma umidade adicional deve ser aumentada.
Importante! As pragas devem ser descartadas assim que são descobertas.
Outros problemas
Outros problemas crescentes:
- Doenças fúngicas devido à água fria.
- O aparecimento de manchas marrons devido ao ar seco.
- Retardo de crescimento devido à falta de nutrientes.
- O ficus pode perder seu efeito decorativo devido à falta de aparas.
Sinais e superstições
Acredita-se que o ficus da casa traga boa sorte ao seu dono ou amante. Acredita-se que a planta ajude a melhorar as condições materiais do proprietário.
Ficus Moklamé no interior
Ficus Moklame é uma planta muito bonita que terá uma aparência harmoniosa em qualquer interior. A flor é muito despretensiosa e, se bem cuidada, crescerá por um longo tempo.