No jardim, o bálsamo é cultivado como uma colheita anual e, na sala, é perene. Cultivá-lo em um apartamento às vezes causa dificuldades para os jardineiros. O problema mais comum é o amarelecimento das folhas e sua subsequente deterioração. Para ajudar a planta, é necessário determinar as causas de seu mal-estar e só então tomar medidas.
Razões para cuidados inadequados
O bálsamo interno pode ser atribuído a plantas caprichosas e exigentes. O menor desvio das regras pode levar a uma deterioração das condições da flor. Antes de tudo, isso se aplica às folhas, já que uma mudança na aparência é um sinal de não conformidade com os requisitos de cuidados e manutenção.
Um problema comum é o amarelecimento das folhas
Atenção! Se a condição não for crítica, apenas as folhas inferiores sofrem e a planta ainda pode ser ajudada. Noutros casos, muitas vezes nada pode ser feito.
Por que as folhas de bálsamo ficam amarelas:
- Umidade insuficiente. Esse problema é especialmente grave no inverno, quando as baterias afetam negativamente o nível de umidade.
- Não cumprimento do cronograma de irrigação. A balsamina não tolera tanto o alagamento como a seca. O solo deve ser umedecido com moderação e frequência, pois seca em 1-2 cm.
- Exposição ao sol. Para uma flor, a luz difusa é preferida. A exposição à luz solar direta pode queimar folhas delicadas, o que pode torná-las amarelas e cair.
- Solo não suficientemente nutritivo. Um transplante de bálsamo com uma substituição completa do solo é realizado pelo menos 2 vezes por ano. Isto é especialmente verdade com a aplicação insuficiente de fertilização.
- Tamanho do vaso errado. Uma capacidade muito pequena leva ao esgotamento acelerado do solo e a uma desaceleração do crescimento, e muito grande leva à estagnação da água no solo.
- Baixa temperatura Sob a influência de baixas temperaturas (abaixo de +14 ° C), as folhas podem ficar amarelas, ou a flor começa a derrubá-las.
Atenção! Apenas observar estritamente as regras de cuidados e manutenção pode obter um bom crescimento de bálsamo e florescimento abundante.
Sem os devidos cuidados, a flor cresce mal e floresce
Doenças e pragas como causa do amarelecimento das folhas
Se uma planta é fornecida com os devidos cuidados e condições favoráveis são criadas, mas não parece assim, surge uma pergunta razoável sobre por que as folhas de bálsamo caem e suas cores mudam. A causa pode ser uma doença ou dano de praga.
Dos insetos da planta, um ácaro aparece frequentemente. É muito difícil se livrar dele, então o tratamento deve ser realizado imediatamente.
A folhagem em queda também é causada por doenças - oídio e podridão cinzenta. Em seguida, além do processamento, um transplante de flores deve ser realizado com uma substituição completa do solo e do vaso.
Como ajudar a planta
Depois de determinar por que as folhas de bálsamo caem e ficam amarelas, as seguintes ações podem ser tomadas:
- redução ou aumento da rega;
- transplantar a planta em um vaso de diâmetro adequado;
- manutenção de condições ideais de temperatura;
- aumento de umidade na sala;
- Fornecendo proteção contra luz solar direta.
Atenção! Se a planta tiver botões, e precisar de um transplante, eles devem ser removidos. Isso permitirá que a flor direcione forças para o crescimento de folhas e brotos.
Se a causa for uma doença, pode ser necessária uma poda forte dos brotos com a remoção das folhas amareladas. Se a podridão radicular for danificada durante o transplante, as raízes danificadas serão removidas. Além dessas medidas, são necessários preparativos especiais.
Folhas amareladas são um problema comum com o qual os donos de bálsamo precisam lidar. Para seu pleno crescimento, é necessário observar cuidadosamente as regras de cuidados e manutenção. As medidas para salvar a planta devem ser tomadas somente após a resposta à pergunta sobre por que as folhas de bálsamo caem e ficam amarelas.