Cultivo de alecrim a céu aberto: segredos do jardineiro

Pin
Send
Share
Send

Muitos amantes de plantas de jardim adoram cultivar arbustos incomuns e exóticos em suas parcelas. Um dos mais amados é o alecrim. Alguns jardineiros decidem cautelosamente cultivá-lo, porque acreditam que em nossas regiões essa planta não cria raízes bem. Mas, por tentativa e erro, foi desenvolvida uma instrução, na qual você pode instalá-la em sua casa de campo e apreciar o aroma inigualável.

Descrição da planta e foto

Rosemary repele insetos com seu perfume

O alecrim (Rosmarínus) é um parente de plantas como lavanda, erva-cidreira, hortelã e manjericão. Você não pode confundir o aroma deles com nada.

Às vezes você pode ouvir nomes alternativos: orvalho do mar, cor do casamento ou incenso.

Externamente, o alecrim parece um arbusto alto (algumas variedades podem atingir uma altura de 1-2 m) com folhas em forma de agulhas (neste caso, é semelhante a coníferas). Esta planta está florescendo, com tanta frequência que você pode ver pequenas flores de rosa, branco ou roxo. Seus frutos são arredondados e lembram nozes.

Na natureza, existem cerca de 5 variedades de alecrim. O mais popular entre os jardineiros é o alecrim medicinal.

Qual é a melhor maneira de cultivar alecrim na Rússia

Apesar de o tempero ainda ser cultivado nas regiões, não vale a pena esperar que a planta se sinta bem sob quaisquer condições. Para condições domésticas, são escolhidas variedades baixas; para jardinagem, são selecionadas menos caprichosas.

Rosemary adora luz e calor, geadas severas são mortais para ele. Além das condições de temperatura, é necessário levar em consideração a qualidade da terra. O arbusto adora solos leves e soltos com uma mistura de limão.

Quão bem cresce nas regiões

A especiaria era e continua sendo uma planta do sul; portanto, nas latitudes norte, assim como nos Urais e em algumas regiões da zona intermediária, será difícil conter essa planta. Uma pequena quantidade de luz, geadas repentinas e solo inadequado podem matar o mato mesmo nos estágios iniciais. Se você planeja adquirir alecrim, mas vive em regiões com clima frio, prefira variedades de interior.

Em casa, é muito mais fácil proporcionar conforto artificial à planta (usando lâmpadas, solo especialmente selecionado, temperatura, etc.)

Porém, quanto mais próximas das latitudes do sul, mais favoráveis ​​são as condições para o cultivo de alecrim. Devo dizer que mesmo algumas regiões da região de Moscou e da zona do meio são adequadas, o principal é que o inverno aqui não é muito frio e o verão seco.

As regiões do sul (Kuban, Krasnodar, Crimeia) são ideais para o cultivo. A única condição, novamente, não será um clima muito árido, pois o alecrim não é usado para tirar a umidade do ar, mas das correntes de ar; portanto, mesmo com excelente rega, a planta pode morrer devido à falta de umidade no ar.

Papel no paisagismo

Em regiões quentes, muitas vezes você encontra um imenso arbusto de alecrim no caminho que leva à casa ou ao jardim.

O alecrim é bom tanto em plantações em grupo quanto em

A faixa do meio é caracterizada pela decoração de alecrim de um terraço ou canteiros, pois é muito difícil cultivar um arbusto alto em um local onde a geada não é tão rara.

Às vezes, bordas inteiras e até coberturas são construídas a partir desta planta, que parece muito impressionante.

Para latitudes médias, ainda é preferível incluir alecrim em uma mistura de plantas de banheira. Assim, você se salvará de muitos problemas com arbustos de inverno. Você pode combinar alecrim com outras especiarias: tomilho (tomilho), orégano (orégano), hortelã, erva-cidreira, etc. Você pode organizar todo esse esplendor não muito longe da culinária do verão. Como par de alecrim, você pode plantar lavanda, sálvia ou zimbro.

Se você deseja escolher algo para uma vertical contrastante, recomendamos que escolha eremurus. Vai parecer muito impressionante

Você pode tentar cultivar alecrim como cobertura de solo (essa opção é vista com frequência em países mediterrâneos), mas aqui vale a pena cuidar das sementes dessa variedade em particular ou de pelo menos um indivíduo.

Como plantar: tempo, métodos, truques

Para cultivar alecrim em campo aberto, você pode usar vários métodos de plantio. Cada método tem suas próprias nuances, portanto, leia-as com cuidado e escolha a opção certa para você.

Preparação do solo para o plantio de alecrim

Primeiro de tudo, você precisa cuidar do solo em que o arbusto será plantado. Observe que os vegetais apimentados não gostam de planícies e áreas inundadas. Portanto, para o pouso, escolha um local com uma superfície plana, mas evite rascunhos.

Acima de tudo, o alecrim não gosta de solo pesado e ácido. Para agradar o arbusto, prepare um substrato simples: misture chernozem com folhas secas, turfa neutra e areia. Pegue todos os componentes em partes iguais. Em seguida, adicione cal moído ao substrato na proporção de 10 baldes do substrato 100 g de cal.

As camas para os futuros arbustos precisam começar a ser preparadas 7 a 10 dias antes do plantio. O solo sob eles precisa ser umedecido com antecedência e, 3-4 dias antes do plantio, adicione um adubo mineral.

Cultivo de sementes de primavera

A germinação deve começar no início da primavera. As sementes crescem dentro de casa. Para isso, geralmente são utilizados vários recipientes (o principal é que eles são adequados para o cultivo de flores). Obviamente, você pode plantar as sementes imediatamente no chão, mas não há garantia de que a temperatura esteja constantemente quente e, com esse método de cultivo, você verá seu alecrim apenas mais perto do outono. Portanto, para aqueles que desejam provavelmente ver sua ideia no verão, aconselhamos a semear dentro de casa aproximadamente no final de fevereiro.

Regras e instruções para o cultivo de alecrim usando sementes:

  1. Pegue uma gaze limpa e enrole-a em várias camadas para que você possa colocar algumas sementes em uma parte e cobri-las com a segunda.
  2. Mergulhe metade da gaze na água e espalhe as sementes com uma camada fina. Depois disso, cubra-os com a segunda metade de gaze molhada.
  3. Umedeça a gaze diariamente de um frasco de spray. Na sala onde as sementes germinam, a temperatura deve ser constantemente mantida entre 19 e 23 ° C.
  4. O solo em que o alecrim será plantado deve ser preparado com antecedência.
  5. Após 3-5 dias, colete as sementes e semeie-as com uma camada fina, cubra-a com terra (a camada não deve exceder 5 mm). Umedeça o solo do pulverizador e feche o recipiente com as sementes plantadas com polietileno (primeiro você precisa fazer buracos) e depois coloque o recipiente em um local quente.
  6. A água deve ser regada três vezes ao dia; idealmente, você precisa usar uma pistola de pintura para não corroer acidentalmente o chão e expor as sementes.
  7. Após cerca de 14 dias, você notará pequenos brotos de alecrim. Quando os primeiros rebentos aparecerem acima do solo, remova o polietileno e coloque os recipientes com brotos ao sol.
  8. Após alguns meses, os brotos já devem estar totalmente fortalecidos para o plantio. Mudar para o chão não é tão difícil: basta desenterrar cuidadosamente os brotos e plantá-los nas camas.
  9. Imediatamente após o transplante de alecrim, a terra precisa ser umedecida.

Estacas de primavera

Cultivar especiarias dessa maneira é muito mais fácil. As estacas, neste caso, serão as partes superiores dos brotos, que são cortadas de um arbusto adulto. A melhor época para enxertar é abril ou início de maio.

Como estacas, você também pode usar os cachos de ervas que são vendidos no mercado como tempero

Regras para o cultivo de alecrim usando estacas:

  1. Remova as folhas inferiores dos galhos, expondo parcialmente o caule.
  2. Coloque os galhos na água e espere até que as raízes brotem deles (é claro, você pode plantá-los em um pote de terra e espere até que as raízes brotem lá, mas o caminho com a água é mais eficiente e claro). Após o aparecimento das raízes, as hastes estão prontas para serem transplantadas para o campo aberto.
  3. A água sob as hastes precisa ser trocada a cada 3-4 dias. Se você usar o método de vaso, regue os brotos todos os dias, mas não exagere na quantidade de água.
  4. As raízes visíveis devem aparecer após cerca de 20 dias. Assim que isso acontecer, você deve transferir imediatamente as mudas para as camas preparadas. Você precisa plantar as hastes nos furos com uma profundidade igual ao comprimento das raízes. Molhe o solo sob as árvores jovens plantadas.

Cultivo de divisão de verão

Dividir é a maneira mais fácil de obter especiarias em seu jardim. Não requer manipulações domésticas preliminares, como a germinação, e imediatamente torna possível plantar alecrim em campo aberto. É melhor fazer isso em junho.

Divisão:

  1. Prepare o solo para o plantio de acordo com as instruções acima.
  2. Em seguida, você deve obter um arbusto com um grande número de sessões (você pode procurá-lo na loja ou com alguém que você conhece).
  3. As raízes devem ser removidas da terra e sacudidas.
  4. Cavar buracos no solo com uma profundidade igual ao comprimento das raízes e plantar os brotos.
  5. Molhe o solo.

Condições de cuidado

Às vezes, o cuidado adequado é muito mais importante do que levar em conta as nuances do plantio. Existem algumas regras gerais.

Rega

A rega dependerá de muitas condições, incluindo a região em que o arbusto foi plantado. Geralmente os arbustos de alecrim são regados com moderação. Se o tempo estiver quente lá fora, você precisará regar em um dia. Se ainda estiver frio o suficiente, a rega deve ser repetida a cada 3-4 dias. É importante garantir que o solo não retenha a umidade e tenha uma boa drenagem; portanto, você deve fluff periodicamente as camas.

Top vestir

O fertilizante ativo deve começar mais perto da floração. Uma vez por mês, de abril a agosto, o arbusto deve ser fertilizado. No início do outono e durante o inverno, isso é necessário não mais que uma vez por mês.

Invernada

O período mais difícil para o alecrim é o inverno, uma vez que não é inerente à geada. Para minimizar o risco de morte de plantas, você precisa construir uma estufa para isso, as raízes precisam ser cobertas com serragem. A rega para o inverno é reduzida para 1 vez em 7 dias. Se o tempero mora em casa, a rega deve ser feita com mais frequência - 2 vezes em 7 dias.

Evidentemente, o inverno depende completamente das condições climáticas. No sul, na maioria das vezes a planta não precisa de nenhuma manipulação e perfeitamente invernos por si mesma na mesma horta ou horta.

Doença

Rosemary tem excelente imunidade. Não é suscetível a doenças e seu odor pungente assusta quase todas as pragas.

Se você ainda notar um revestimento branco nas folhas e caules, que posteriormente ficaram marrons - a planta é afetada pelo oídio. Isso não é assustador - você precisa remover áreas danificadas, transplantar em solo não contaminado e tratar com meios especiais (por exemplo, Baikal-M ou Fitosporin-M)

Possíveis problemas e métodos crescentes para resolvê-los

Ao cultivar alecrim, quaisquer problemas raramente surgem. O mais importante aqui é seguir todas as instruções e realizar os devidos cuidados. Mas você ainda precisa saber sobre possíveis erros:

  • se as folhas desbotam e desbotam, protegem o alecrim, ele direciona a luz solar, cria uma sombra para ele;
  • se apenas os inferiores estiverem amarelados, a rega deve ser aumentada;
  • se o aroma da planta se tornar fraco e as folhas caírem, pelo contrário, rega moderada;
  • se as folhas estiverem enroladas e cobertas de pontos, o arbusto é atingido por uma mosca branca ou pulgão, borrife a planta com uma composição adequada (Almirante, Aktara, etc.).

As plantas do sul estão sempre associadas ao relaxamento, calor, mar e relaxamento, de modo que quase todo jardineiro procura ter um ou dois desses hóspedes verdes em seu local. Recentemente, o alecrim está ganhando grande popularidade. Por tentativa e erro, os jardineiros adaptaram esse arbusto perfumado à vida em diferentes regiões da Rússia.

Pin
Send
Share
Send