Plantando e cuidando de rosas de jardim: um memorando para jardineiros iniciantes

Pin
Send
Share
Send

  • Tipo: Rosáceas
  • Período de floração: junho, julho, agosto, setembro
  • Altura: 30-300cm
  • Cor: branco, creme, amarelo, rosa, laranja, vermelho, vínico
  • Perene
  • Winters
  • Sol amoroso
  • Amoroso

Se o leão é o rei dos animais, a rosa é a rainha incondicional do jardim. Desde os tempos antigos, essa planta era considerada um objeto de admiração e adoração. Não é à toa que foi ela quem foi escolhida como símbolo do amor. A primeira menção da rosa pode ser encontrada até nas lendas dos antigos índios. Lendas de uma bela flor também são encontradas nos anais do Antigo Irã. Segundo a lenda, o próprio Deus criou uma rosa branca encantadora com pontas muito afiadas. Ela deveria ser a mestra das flores em vez da magnífica, mas já muito preguiçosa Lotus. Hoje, essa planta pode se tornar uma verdadeira decoração para seus jardins, mas para isso você precisa aprender a escolher e plantar uma muda, qual é o cuidado adequado para as rosas.

Regras para plantar uma rosa de jardim

Plantar e cuidar de rosas não é tão complicado quanto parece. É importante seguir regras simples, e seu jardim será preenchido com magníficos arbustos perfumados.

Selecionamos e salvamos mudas

Para garantir inicialmente o sucesso no cultivo de rosas, você precisa comprar material de plantio de alta qualidade. É melhor escolher plantas cujo sistema radicular será fechado. Ao plantar essas mudas, a terra ao redor da raiz deve ser preservada.

As mudas de rosa são melhor escolhidas com um sistema radicular fechado: elas se enraízam mais facilmente no local da plantação e ficam menos doentes

Muitas vezes, nos supermercados modernos, você pode ver rosas importadas com um sistema de raiz fechado, que são vendidas antecipadamente. Várias mudas podem ser armazenadas na geladeira na prateleira inferior, a uma temperatura de 0 a + 5 ° C. Durante o armazenamento, você precisará monitorar regularmente as condições do substrato ao redor do rizoma. Não precisa secar completamente, mas muita hidratação também é prejudicial para ele.

Conselhos! Uma solução de raiz ou heteroauxina promove o crescimento radicular, para que você possa regá-las com mudas várias vezes.

Quando devo plantar rosas?

Recomenda-se o plantio de rosas na faixa do meio na primavera quando o solo aquecer até + 10 ° C ... Normalmente, essas condições correspondem ao período do final de abril ao início de maio. A primavera é escolhida para o plantio de rosas comuns.

A maioria das rosas é recomendada para o plantio no outono. O período de trabalho preferido começa em meados de setembro e termina em meados de outubro. O tempo de plantio anterior é indesejável devido ao fato de que a rosa pode produzir brotos frescos e quentes que não têm tempo para ficar mais fortes e congelar no inverno. O plantio tardio também é perigoso, porque a planta deve se enraizar antes da geada.

A maioria das rosas é plantada no outono. Isso também é conveniente porque, ao comprar material de plantio no mercado, você pode ver a própria flor

Plantando flores em maio. Dicas úteis para jardineiros e o calendário de plantio em maio: //diz-cafe.com/ozelenenie/posadka-cvetov-v-mae.html

Determine o local para pousar

O local para plantar rosas deve estar ensolarado. Na sombra, as rosas ficam entediadas, param de florescer, aparecem manchas escuras nas folhas das plantas, brotam cegos. A planta pode ser afetada pelo oídio. Escolha uma seção que seja ventilada, mas que tenha proteção contra ventos fortes do norte.

As rosas adornam o jardim, independentemente da sua localização, mas as próprias plantas precisam de condições para um crescimento e floração bem-sucedidos

As rosas não têm preferências particulares de solo. Eles não são tão caprichosos quanto parece. Qualquer solo que não seja argila pesada e barro arenoso claro é adequado para eles. O local de aterrissagem não deve estar localizado onde a água subterrânea está próxima da superfície da terra.

O processo de plantar rosas

Os caroços de plantio precisam ser escavados de maneira tão profunda e ampla que as raízes da planta sejam espaçosas. Se o solo for fértil, bastará meio metro de profundidade e a mesma largura. Para solo argiloso com a mesma largura do poço em profundidade, é necessário cavar 60-70 cm.

É necessário preparar uma mistura de nutrientes para preencher o poço. Consiste em húmus ou composto, estrume apodrecido e solo. Os fertilizantes não devem entrar em contato com as raízes da planta, por isso polvilhamos com uma camada de solo.

O solo ou substrato com o qual as raízes da planta estão fechadas deve ser preservado: a rosa se adapta rapidamente a novas condições de vida

Antes de plantar uma muda, despeje água na cova para que ela seja absorvida. Se o sistema radicular da rosa estiver fechado, não é necessário libertar a raiz do solo. Se a raiz estiver livre, ela deve ser cortada em um terço do comprimento e embebida em água pura ou em um estimulador de crescimento radicular por duas horas.

As sessões também devem ser podadas:

  • em polyanthus e rosas híbridas de chá, para que haja 2-3 brotos em cada broto;
  • em rosas floribunda, deixe 3-4 botões;
  • nas rosas do parque, os rebentos são encurtados em 10 a 15 cm;
  • em uma rosa de cobertura do solo, apenas as seções de raiz são aparadas (renovar, não encurtar).

As mudas devem ser polvilhadas com o solo para que o local do enxerto fique aproximadamente 5 cm abaixo do solo. Remova a cera do local do enterro, se houver. A terra deve ser socada e regada novamente. Dessa maneira, o ar que pode permanecer ao redor das raízes é removido e o contato mais próximo entre a planta e o solo é alcançado. A muda pode ser batida em cerca de 10 a 15 cm e a colina formada precisa ser removida em duas semanas - o tempo em que a muda deve se enraizar.

Regras para organizar um jardim de rosas a partir de uma rosa escalada: //diz-cafe.com/rastenija/posadka-i-uhod-za-pletistoy-rozoy.html

Reprodução da rainha do jardim

Não existem muitas maneiras de propagar rosas. Mas o desejo de ter o maior número possível de plantas inegavelmente belas e diversas no local é tão grande que os jardineiros buscam dominá-las todas ao máximo. Aqui está uma lista de maneiras de propagar a rosa:

  • Okulirovka. Na casca do tronco da planta, próximo ao nível do solo, é feita uma incisão em forma de T, na qual um rim cultivado é inserido e depois fixado com um filme. O descendente pode usar o sistema raiz desenvolvido do estoque. Essa operação é simples, mas requer alguma experiência.
  • Sementes Esse método é usado raramente, devido ao fato de que o resultado precisa esperar muito tempo e não há certeza de que ele será positivo. Sim, e a germinação de sementes de rosas deixa muito a desejar.
  • Camadas. As rosas arbustivas e trepadeiras se propagam dessa maneira porque têm caules longos e fortes. A parte aérea da planta na parte inferior é incisada por 8 cm, uma tira ou fósforo é inserida na incisão. A parte cortada da parte aérea é colocada no chão e fixa, e sua ponta livre é presa a um pino. O broto enraizado é cortado do arbusto-mãe.
  • Estacas. O método é bom porque as rosas enraizadas dessa maneira não produzem brotos silvestres. Um talo faz parte de um tiro forte. É cortado ao lado do broto da folha e germinado usando estimulantes da raiz. Depois que a raiz aparece, a rosa pode ser plantada no chão.

É bom usar o método leigo apenas para propagar plantas com caules longos, usados ​​para criar uma nova roseira

Diretrizes para cuidados com rosas de jardim

Para que uma rosa floresça e encante seus proprietários por muitos anos, você deve prestar atenção nela, não se esqueça de alimentá-la e protegê-la de doenças virais. Não tenha medo de dificuldades: cuidar de diferentes tipos de rosas que crescem no jardim não é tão complicado quanto parece.

Nutrição vegetal

O estrume é um fertilizante natural e, é claro, deve-se dar preferência a ele. O estrume de cavalo é considerado o melhor, há pelo menos seis meses. O esterco de frango e de porco, especialmente quando fresco, pode prejudicar seriamente a planta: é azeda e brotos jovens podem simplesmente queimar. O estrume fresco também tem um efeito ruim no solo, porque bloqueia o nitrogênio.

O estrume é um fertilizante natural, portanto, o mais aceitável. Ao escolher a adubação, deve-se dar preferência ao estrume apodrecido ou verbasco

Durante a formação dos brotos, você precisa alimentar a planta com uma solução de nitrato de cálcio à taxa de 1 colher de sopa. por 10 litros de água. No momento do crescimento e desenvolvimento ativo da planta, ela deve ser regada a cada 10 a 15 dias com infusão de ervas, uma solução de fertilizantes minerais, fezes de frango ou verbasco infundido. Para tornar a fertilização melhor percebida pela planta, é melhor produzir os mesmos fertilizantes minerais na forma dissolvida e após a próxima rega. Quando a primeira metade do verão já está atrasada, ou seja, na segunda parte de julho, o curativo da rosa pára. A planta começa a se preparar para o inverno.

As plantas também são capazes de sobreviver ao estresse. É neste estado que eles estão em um período de calor intenso, chuvas frias ou persistentes. Para tornar as rosas mais fáceis de superar os momentos difíceis da sua vida, você precisa borrifá-las com zircão, epin, força ecológica ou humato de sódio. Rosas superalimentadas dão verduras abundantes, mas florescem com moderação.

Procedimento de rega

As rosas não precisam ser regadas mais de uma vez por semana. Se o verão estiver quente, a frequência de rega pode ser dobrada. Taxa de irrigação - um balde de água quente para cada arbusto. É necessário derramar água sob a raiz, tentando não cair na folhagem. A água deve penetrar no solo a uma profundidade de pelo menos 20 a 30 cm. Se a rega das rosas não for profunda, podem formar-se raízes superficiais que são facilmente danificadas.

A rosa no orvalho é uma visão magnífica, mas a natureza ordenou que o orvalho desaparecesse com os primeiros raios do sol; caso contrário, suas gotas, como lupas, aumentariam a energia do sol e queimariam as pétalas: você precisa molhar as rosas sob a raiz

Se não houver ninguém para regar rosas por um longo período (mais de uma semana), o solo na base da planta deve ser coberto com húmus, grama cortada ou casca de árvore. Esta medida não apenas retém a umidade nas raízes, mas também evita o crescimento de ervas daninhas.

Com a falta de umidade, as flores da planta podem se tornar pequenas, mas as rosas não devem ser derramadas: isso pode levar a uma redução no suprimento de oxigênio às raízes. Como resultado, as folhas ficam amarelas na planta. Para evitar que isso aconteça, não se esqueça de soltar o solo após a rega.

Prevenção, controle de doenças e parasitas

Obviamente, a alimentação e a rega adequadas são importantes, mas o processo de cuidar de uma rosa do jardim não se limita a isso. Uma das doenças mais desagradáveis ​​para uma rosa de jardim é o oídio. Medidas preventivas ajudarão a cuidar da saúde da planta com antecedência. A rosa deve ser pulverizada diretamente nas folhas com uma solução de refrigerante comum à taxa de 40 g de refrigerante por litro de água. Isso deve ser feito da primavera 2-3 vezes em uma semana, bem como no início do verão.

As plantas, como toda a vida na Terra, podem adoecer. Estes não são pontos aleatórios ou vestígios de fertilizantes. É oídio que é mais fácil prevenir do que tratar.

Os pulgões são um grande incômodo para as rosas. Mas você pode superar isso. Para fazer isso, ferva um balde de água, coloque um pedaço de sabão em pó ralado e alguns galhos de absinto e cozinhe por 10 a 15 minutos. Com uma solução resfriada e filtrada, as rosas são pulverizadas. Após uma semana, o procedimento deve ser repetido. Se o pulgão teimosamente não quiser sair da planta, você terá que usar um veneno sistêmico, por exemplo, Aktara.

Os pulgões não aparecerão nas rosas se você plantar lavanda ou chagas sob elas. E calêndula e malmequeres ajudarão a se livrar dos besouros. A propósito, rosas da saúde, como as pessoas, adicionam cebola e alho. Em seu ambiente, as plantas se tornam mais perfumadas e menos doentes.

Manchas nas folhas, rachaduras nas hastes e a interrupção do desenvolvimento dos brotos indicam uma doença. As ramificações afetadas devem ser removidas. Prepare a infusão de rabo de cavalo, absinto e urtigas, que borrifam a rosa.

Isso é útil! Como esconder rosas para o inverno: //diz-cafe.com/rastenija/kak-ukryt-rozy-na-zimu.html

Algumas palavras sobre poda de rosas

Os brotos das plantas que crescem para dentro devem ser cortados. Isso estimula o surgimento de brotos jovens e a floração ativa. As flores desbotadas precisam ser removidas; a energia economizada da planta será direcionada para uma nova onda de floração, que será mais abundante.

Basta olhar que beleza! Mas todo esse esplendor pode ser cultivado com suas próprias mãos. Se alguém tiver sucesso, você definitivamente terá sucesso

Existem muitas regras de remoção, e esse tópico vale, sem dúvida, um artigo separado.

Pin
Send
Share
Send