Entre as plantas de florescência, a medinilla é um favorito claro. Vendo a luxuosa floração a longo prazo de uma beleza tropical, é impossível deixar passar e não obter uma cópia tão espetacular para sua coleção. Mas para que a mariquinha mostre sua verdadeira beleza, você deve cercá-la com atenção e amor. Os meandros de cuidar dela em casa precisam saber antes de comprar.
Descrição da flor e foto
A pátria da medinilla é a eterna floresta tropical das Filipinas, que, com uma variedade bizarra de formas de plantas e uma profusão de cores, lembra jardins fabulosos.
O gênero inclui mais de 300 espécies de arbustos e videiras. As plantas podem atingir até 2 m de altura. Suas hastes são cobertas com folhas espessadas de até 30 cm de comprimento, lustrosas, ovais, verde-acinzentadas, com veios claros claramente visíveis. Mas valorizado, no entanto, pela floração exótica.
O nome da espécie "magnífico" ela recebeu graças às delicadas inflorescências caídas de um rosa brilhante em combinação com brácteas grandes.
Essa beleza frágil não é fácil de crescer em casa. Para ela, é importante não apenas o regime de temperatura e iluminação, mas também a localização, o cumprimento de todas as regras de manutenção. No entanto, conhecendo e levando em consideração todas as sutilezas do cultivo, você pode conseguir uma floração magnífica.
Espécies
Como uma cultura interior, apenas o magnífico Medinilla é cultivado. O arbusto em condições naturais cresce até 3 m de altura, no apartamento - não mais que 1 m. As folhas são coriáceas, ovais, com até 30 cm de comprimento.No lado superior - verde escuro com venação, abaixo - um pouco mais leve. A floração começa em abril e termina em julho. As flores são rosa, em forma de xícara, com 5 pétalas, coletadas em longas escovas inflorescentes (cerca de 0,5 m).
Uma característica desta espécie são grandes brácteas rosa-esverdeadas. No outono, os frutos azul-violeta amadurecem como uvas.
Além da magnífica medinilla, os cultivadores de flores também cultivam seus híbridos.
- Zhador Dolce Vita é uma planta com flores rosa saturadas. Numerosas brácteas estreitas são distribuídas uniformemente pelo pincel.
- Medinilla entremeada - arbusto com brotos finos. Folhas ovais verdes escuras decorativas, com borda pontiaguda, 9 a 20 cm de comprimento, placa com venação em relevo. Inflorescências com flores tubulares brancas estão localizadas sob a folhagem.
- Medinilla sedumolistnaya - uma espécie anã com brotações rastejantes com no máximo 15 cm de comprimento. As folhas são verde-escuras, coriáceas, com uma veia central pouco visível. Uma placa de folha arredondada com um diâmetro um pouco maior que 0,5 cm As flores são rosa claro, com filamentos de estame longo branco, florescendo ao longo de toda a extensão da parte aérea. Seu diâmetro atinge 1,5 cm.
- Medinilla Javanica é menos caprichosa. Arbustos baixos com folhas ovóides verde-escuras crescem bem em uma sala com umidade normal. Escovas caídas de cor roxa brilhante, brácteas ausentes.
- Medinilla Cuming - um arbusto baixo e extenso com folhas ovais brilhantes de até 30 cm de comprimento. A superfície da folha é ligeiramente côncava. As flores rosa são coletadas em inflorescências racemose.
Variedades na foto
- Medinilla Javanica é famosa por seu caráter menos caprichoso.
- Medinilla sedumolistnaya - espécies anãs com brotos não superiores a 15 cm
- As veias Medinilla têm belas folhas ovais verde-escuras
- As flores da medinilla Jador Dolce Vita são de cor rosa mais saturada
- Medinilla Cuming - um arbusto baixo e extenso
Condições de detenção
Para medinilla de sala, é necessário criar condições próximas ao habitat natural.
Condições de cultivo confortáveis - mesa
Iluminação | Medinilla prefere crescer em um local iluminado, mas não no sol aberto. Mesmo uma leve sombra parcial pode afetar adversamente a floração. Responde bem à iluminação artificial adicional, especialmente no inverno. A distância entre as lâmpadas e a planta deve ser de pelo menos 60 cm, para que as folhas não sejam queimadas. O melhor lugar é uma janela na direção leste ou oeste, no lado sul é necessário proteger da luz solar. |
Modo de temperatura | Temperatura ideal do ar durante o período de desenvolvimento + 20 ° C. Durante o período de descanso, a sala não deve ser inferior a + 16 ° С - o frio é destrutivo para a flor. A beleza frágil deve ser protegida de correntes de ar. |
Umidade | A planta se sente bem em um microclima úmido - a umidade do ar é superior a 70%. O ar seco pode levar ao amarelecimento das folhas e até à morte da flor. Portanto, muitas vezes é necessário pulverizar a medinilla, você pode colocá-la em um palete com pedras decorativas molhadas. Durante a estação de aquecimento, a flor não deve ser mantida perto da bateria. |
Rega | Na primavera e no verão, você precisa regar regularmente uma vez por semana. No entanto, é impossível exagerar o solo - isso pode causar cáries. No inverno, regava com menos frequência. |
Fertilizantes | Na primavera e no verão, a cada 2 semanas eles são alimentados com fertilizantes minerais. No inverno, a alimentação não é realizada. |
Transplante | Plantas jovens são transplantadas anualmente, adultos - a cada 3 anos. |
Poda | Após a floração, a medinilla é cortada e parte dos brotos crescidos são removidos. |
Reprodução | Propagado por sementes, estacas. |
A planta se sente confortável nas condições da estufa e do florário de tipo aberto. Especialmente um visual anão - a medinilla é sedum com brotos rastejantes e flores rosa brilhantes que crescem lindamente em um terrário, onde é criado um microclima confortável e macio com alta umidade.
Para uma nota. Florarium é uma composição de flores frescas cultivadas em um terrário de vidro - uma jarra, um copo, um aquário. O "jardim em uma garrafa", composto por plantas e elementos decorativos (madeira flutuante, seixos), decorará qualquer interior.
Medinilla precisa de espaço, ela não gosta de se aproximar de outras flores.
Plantando e replantando uma planta de casa
Medinilla se desenvolve bem e floresce em um substrato ligeiramente ácido. O solo deve ser leve, respirável e nutritivo, consistindo de turfa, húmus e areia. Use misturas de terra prontas para rododendros, azáleas.
Como as flores da beleza tropical murcham elegantemente, os vasos para ela são selecionados em alta. Para evitar a estagnação da água, argila expandida é colocada no fundo do tanque, poliestireno triturado com uma camada de 3 cm.
Plantas jovens transbordam anualmente, adultos - a cada 2-3 anos. Transplantado após a floração e poda, tentando não danificar o rizoma. Um transplante é realizado apenas quando necessário. Medinilla tem um sistema radicular muito sensível, que não deve ser perturbado mais uma vez. Você pode simplesmente substituir regularmente o solo superficial (5-7 cm) por solo fresco, sem alterar a panela.
Ao comprar em uma loja, preste atenção ao caule - ele deve ser verde e sem manchas, a folhagem não deve apresentar sinais de amarelecimento. Uma planta saudável deve ser transplantada para um novo solo, dando-lhe várias horas para se adaptar às novas condições. Folhas pré-lavadas com água morna, lavando as preparações que processam as plantas antes da venda. A bola de terra deve secar bem.
- O vaso é selecionado 5 cm a mais que o anterior.
- A drenagem é colocada no fundo com uma camada de 3 cm. Argila expandida, cascalho e pedaços de casca podem ser usados como material de drenagem.
- Remova com cuidado a planta tenra do recipiente.
- Inspecione as raízes - elas devem ser leves, sem danos.
- Retire o solo superficial do coma.
- Coloque em uma panela e adormeça com um novo substrato.
- Água e spray.
Se houver muitas flores, coloque adereços para que os brotos não se quebrem e prenda cuidadosamente caules poderosos. Você pode cultivar medinilla em forma de ampola em cestos, vasos em pedestais, montanhas-russas e bancos pitorescos.
Home Care
A flor é bastante caprichosa, exigente das condições de detenção, não tolera ser reorganizada de um lugar para outro, até virou a panela.
Rega
Medinilla precisa criar um ambiente confortável e úmido. Portanto, você deve pulverizar a planta com mais frequência, limpe as folhas com um pano úmido. Ao mesmo tempo, verifique se a água não entra no substrato ou nas gemas.
Na primavera e no verão, regava uma vez por semana. Durante o período de dormência, a rega é reduzida, permitindo que o solo seque até uma profundidade de 3 cm. Este modo de fácil umedecimento é observado até que os gomos apareçam. Então, o volume e a frequência da irrigação aumentam acentuadamente, mas sem levar ao alagamento. A saturação significativa do substrato com a umidade e um aumento simultâneo do regime de temperatura darão à planta um impulso para uma floração mais magnífica.
Medinilla é regado apenas com água macia. A presença de grandes quantidades de sais na água pode levar a doenças.
Top vestir
Os fertilizantes são muito importantes para a planta - eles fornecem crescimento e florescimento abundante, além de resistência a doenças. De março a agosto, eles os alimentam regularmente a cada 2 semanas com fertilizante líquido para rododendros ou plantas com flores. De agosto a fevereiro, a alimentação não é realizada.
Para manter a imunidade, é útil realizar um ciclo de pulverização do mato com a solução de Epin.
Floração
No final do inverno, a planta acorda - novas folhas crescem e, em abril, pedúnculos. O período de aparecimento dos botões e da abertura das flores é longo, cerca de um mês e meio. A floração em si dura a mesma quantidade. As flores não têm cheiro.
A flecha do pedúnculo com flores murchas deve ser cortada - isso estimula o aparecimento de novas inflorescências. Após a floração, as hastes nas quais as flores foram encurtadas pela metade.
Se o medinilla não florescer, então no inverno ele foi tratado incorretamente.
Período de descanso
De novembro a fevereiro, chega um período de descanso. Neste momento, os botões de flores são colocados. Portanto, as condições de inverno são tão importantes. A planta é transferida para um local mais fresco (+ 15-17 ° C), com iluminação intensa, a rega é reduzida, mas o solo não está coberto de vegetação. Se a medinilla não receber luz suficiente durante os meses de inverno, pode não florescer no futuro. Portanto, em um local escuro, é necessário usar adicionalmente dispositivos de iluminação, por exemplo, lâmpadas fluorescentes.
Formação de plantas
Medinilla é formada após a floração: todos os caules das flores são removidos, a coroa é cortada, dando aos arbustos uma aparência elegante.
O que acontece quando uma flor é mal cuidada
Mesmo as menores mudanças no ambiente ou nos cuidados afetam imediatamente a condição e a aparência dos caprichos tropicais.
Uma planta menos caprichosa é uma flor de pavão ou um feitiço. Você pode aprender sobre as condições de seu cultivo no material: //diz-cafe.com/rastenija/pavlinij-cvetok-ili-episciya-kak-obespechit-ej-v-domashnix-usloviyax-dostojnyj-uxod.html
Erros de cuidados e o que fazer para eliminá-los - tabela
Erros | Como consertar a situação |
A planta não floresce, as folhas novas são pequenas. | Microclima muito seco. Aumente a umidade do ar, pulverize o mato o mais rápido possível. |
Queda de botões e flores. | Razões - curtas horas de luz do dia, rascunhos, movimento de flores. Use a exposição à luz, proteja-se de correntes de ar, não mova a panela. |
Pontos de luz nas folhas. | Ocorrem como resultado de iluminação excessiva. É necessário proteger o arbusto do sol brilhante. |
No inverno, a folhagem seca. | As razões são uma sala muito legal, alagada. Aumente a temperatura em casa, deixe o solo secar. |
Folhas secas no verão. | O apartamento é quente e seco. Manter a temperatura do ar não mais do que +25, pulverizar as folhas. |
Escurecimento do caule e folhas. | A planta sofre de excesso de umidade, frio. Defina a rega correta, umedeça o solo somente após a camada superior da terra secar. Mantenha os melhores valores de temperatura, dependendo da estação. |
Doenças e Pragas
Medinilla se distingue pela imunidade forte, mas com a umidade excessiva do substrato pode sofrer apodrecimento e, com a seca, pode ser afetada por vermes. A flor pode ser infectada por outras plantas de interior ou pode reagir dolorosamente a irregularidades na irrigação ou na iluminação.
Doenças / Pragas | Sintomas | Prevenção | Medidas de controle |
Podridão cinzenta ou botrite | Manchas escuras aparecem nos caules e folhas. | Evite a umidade excessiva do solo, fortaleça a imunidade das plantas, fertilize a tempo. |
|
Verme | Nódulos brancos aparecem na superfície das folhas. Insetos sugadores inibem o crescimento das plantas, causam amarelecimento e secagem das folhas. | Manter alta umidade do ar - inibe o desenvolvimento de colônias de parasitas. |
|
Ácaro aranha | Pontos amarelados se formam nas folhas coriáceas. A planta seca. | A praga adora o calor - para evitar, é necessário irrigar as folhas com água morna. |
|
Escudo | Suga o suco da planta, drena e leva ao amarelecimento. | Inspecione as plantas periodicamente quanto a parasitas. |
|
Pulgões | Comer suco leva à letargia das folhas e secagem de brotos. | Inspecione regularmente o jardim quanto à presença de insetos parasitas. Monitore a temperatura, ventile a sala. |
|
Exemplos de pragas na foto
- Ácaro adora ar seco e calor
- Plantas afetadas por Botrytis mancham nas folhas
- Comer o suco das plantas, destrói-as
- O verme causa amarelecimento e secagem das folhas
- Scutellum esgota a planta, leva ao amarelecimento
Se não houver luz suficiente, a planta pode não iniciar o período de floração ou jogar fora as flores existentes. Portanto, durante a ausência do sol, dispositivos especiais de iluminação, por exemplo, lâmpadas fluorescentes, devem ser usados.
Reprodução
Medinilla é propagado por sementes e estacas.
As estacas são realizadas na primavera.
- Estacas cortam 8 cm de comprimento.
- A aresta de corte é tratada com Kornevin e enraizada na areia umedecida. Cubra com um filme ou um copo transparente para criar um microclima úmido. Em um viveiro, é necessário manter uma temperatura de +25 ° C.
- Pulverize regularmente o solo, areje a estufa e remova o condensado.
- O enraizamento ocorre dentro de um mês.
- Quando os processos aparecem, o filme é removido.
- Para formar brotos laterais, uma pitada é realizada. Posteriormente, a ramificação ocorre sem esse procedimento.
- As plantas jovens são regadas, fertilizadas e protegidas do sol brilhante.
- Na primavera seguinte, o transbordo é realizado em uma panela com um novo substrato.
Na propagação por estacas, para estimular a formação de raízes, remédios populares podem ser usados. O caule é mantido em uma solução com 3-5 gotas de suco de aloe, que não apenas acelera o surgimento de raízes, mas também fortalece o sistema imunológico; ou uma colher de chá de mel.
A propagação de sementes é realizada em fevereiro-março.
- Plante as sementes em um substrato de areia e solo de folha (1: 1) a uma profundidade de 0,5 cm e coloque em uma mini-estufa.
- O solo é regularmente pulverizado, arejado e o condensado formado é removido.
- Após 3-4 semanas, os brotos aparecerão.
- Mudas jovens com 2 folhas reais mergulham em vasos.
- No início do verão, transplantadas para recipientes maiores com substrato de drenagem e nutrientes.
Medinilla: brevemente sobre como deixar o vídeo
Comentários
Eu compartilho minha alegria! Parece que fizemos amizade com a medinilla, embora houvesse dificuldades. Após a floração, em abril, as folhas começaram a secar, apareceram manchas amarelas, ligeiramente alimentadas com ferro, as manchas desapareceram e as folhas continuaram a secar. Ela decidiu que seria melhor na estufa do que na sala, reorganizada. A secura desapareceu, mas ela estava claramente apertada lá. Em agosto, ela ainda a estabeleceu na loggia (ainda mais porque a temperatura de 15 a 18 graus no inverno só poderia fornecê-la). Rega somente quando as folhas se tornaram um pouco letárgicas. A medinilla tem novos brotos, mas qual foi a minha surpresa quando, com o tempo, ficou claro que esses são botões.
Acadêmico//iplants.ru/forum/index.php?showtopic=1391
Agora eu tenho uma medinilla. Pelo contrário, existe novamente. Eu já tinha uma medinilla adulta, vivi por quatro anos, mas não aguentava dois movimentos, como muitas das minhas flores. E como floresceu !!! Eu não fazia flores por dois anos. E então eu vi uma medilka muito jovem na loja e derreteu. Eu não pude resistir e comprei. Examinei tudo na loja - as varas estavam verdes e limpas. Sem manchas. As folhas são grandes, elásticas. Mas, por dois anos, esqueci como cuidar dela. Cruzei de um pote comprado para o meu, nem acrescentei terra - era exatamente do mesmo tamanho, talvez em vão? O botão já desapareceu dela, logo cairá. Fica na loggia oriental atrás da cortina, o sol é de até 13 horas. Agora não rego, pois o solo da loja ainda está molhado, mesmo de cima. E na cidade agora temos 30 graus de calor.
zhmary//www.floralworld.ru/forum/index.php?topic=2071.75
Dizer que esta planta é muito exigente é não dizer nada. Antes de perceber o que ela precisava, perdi as peças 8. Todas essas tentativas tentaram entender o que essa beleza precisava, e parece que entendi na nona instância. A planta adora muita luz, mas não a luz direta do sol, por isso as folhas podem ser torcidas. O sol é bom de manhã ou no final da tarde. Não transplantei a planta, por cerca de um ano ela se sentou na panela em que foi vendida. A rega deve ser feita com muito cuidado, porque se você não adicionar no momento do crescimento, os brotos serão arrancados ou as folhas ficarão rasgadas e tortas. Eu o transplantei depois que percebi que estava aclimatado - tirei-o da panela (é facilmente retirado de plástico) e observei o que ele tinha com suas raízes. As raízes começaram a crescer e, depois disso, transplantei no solo 50% de turfa e 50% de substrato de coco e um pouco de vermiculita. Ela ama solo muito leve. Regada assim que a terra seca bem, e no inverno geralmente a seca. Medinilla apodrece muito facilmente !!!! Se as raízes apodrecerem, 95% da planta morrerá, manchas pretas percorrerão as folhas e caules. É necessário prestar atenção especial a isso ao comprar, se houver o menor traço (manchas pretas), é melhor não tomá-lo. É basicamente isso. Hoje tenho duas medalhas, ambas estão crescendo e, em princípio, agora não tenho problemas com elas. O principal é a rega extremamente precisa, um substrato muito leve e que deve ser leve. A planta deve inicialmente ser saudável, mas isso não acontece com tanta frequência !!!
Raposa//forum.homecitrus.ru/topic/727-medinilly/page-2
Ela (medinilla) é completamente livre de problemas. Não sei por que é considerada uma planta complexa - não vejo nada assim há muitos anos)) Quando a comprei, fiquei com medo há cinco anos, mas não é morta, para ser honesto)) ocupa muito espaço - sim, cresce rápido o suficiente, porque . as folhas são grandes - solte um par e já se tornou meio metro a mais. Quanto às manchas pretas no caule, das quais a medinila do tipo deve morrer abruptamente, também não posso dizer nada, a minha, por exemplo, tem manchas pretas, mas são bastante fisiológicas.
Eesku//forum.passiflora.ru/showthread.php?t=14970
Eu comprei recentemente medinilla ... não florescendo ... há mais dor de cabeça do que prazer. Bem, eu senti pena dela, ela morreu na loja, agora ela continua na mesma linha comigo. Embora plantas despretensiosas eu vivo com dificuldade, mas caprichosa - facilmente. Agora, estou tentando lidar com manchas pretas no caule - elas rastejam persistentemente até a base, cortando e manchando com verduras + baseazol não deram resultado - o caule escurece (apenas na seção pode-se ver que ela apodrece por dentro, mas a podridão está seca ou algo assim, não há manchas molhadas) . Processando com bicilina (pulverização + aspersão do corte) - Estou aguardando o resultado. Embora eu comprei por um centavo, não recomendo para outras pessoas, você não pode aumentar muito a umidade pulverizando, e a medinilla é hipersensível a ela, cai folhas ao se deslocar de um lugar para outro, não tolera completamente a luz direta do sol (mesmo o sol suave da manhã no leste deixa manchas brancas nas folhas- queimaduras).
Rada//homeflowers.ru/yabbse/index.php?showtopic=11610
Medinilla como uma cultura interior é bastante exigente em condições de cultivo, mas se você não tem medo de dificuldades e, levando em conta todas as nuances de conteúdo, ainda decide cultivar uma flor exótica em casa, pode ver fantásticas flores rosas incomuns que se assemelham a uvas no cenário de folhas brilhantes decorativas e como se mergulhar para o mundo brilhante dos trópicos.