Nem todo morador de verão pode se gabar de um lago natural em uma trama pessoal. Na melhor das hipóteses, este é um pequeno lago decorado com materiais improvisados. Propomos fazer um riacho - fluindo, borbulhando e brilhando sob os raios do sol do verão. Concorde que a dinâmica de mover a água entre pedras e vegetação muda completamente a imagem da paisagem, mais precisamente, a transforma em um verdadeiro canto da natureza.
Tipos de fluxos: escolha a melhor opção
Se você não tiver sorte com um riacho natural, tentaremos fazer uma opção alternativa, como duas gotas semelhantes a uma real, mas com um segredo, ou melhor, um segredo escondido no fundo do reservatório. O papel do segredo será desempenhado por uma bomba submersa, conhecida por todos os proprietários de um poço ou de um poço.
Esse esquema do dispositivo do fluxo é universal, no entanto, se desejado, pode ser variado com uma das soluções propostas:
- uma cachoeira;
- limiares;
- cadeia de cascatas;
- uma pequena fonte.
Para que a composição da paisagem pareça natural, será necessária uma diferença de altura ou pelo menos uma leve inclinação, por exemplo, uma suave inclinação de uma colina. Dependendo da inclinação da descida - o local onde o canal proposto será localizado -, escolheremos o tipo de fluxo.
A inclinação do canal pode ser alcançada de duas maneiras:
- faça um pequeno monte artificial;
- gradualmente aprofundar a cama mais perto da boca.
Não exagere, escavando o canal e formando suas margens - tudo deve ser extremamente natural. A natureza não gosta de geometria clara, o que significa que fazemos curvas suaves, uma linha irregular da costa, um preenchimento não homogêneo do fundo.
Um terreno difícil, inconveniente para plantar um jardim ou um jardim, neste caso, será usado em nossas mãos.
Mas não se envolva na construção de estruturas complexas, caso contrário, seu fluxo se transformará em uma grande cachoeira. O curso de um córrego da montanha é mais rápido que o de um córrego simples, a velocidade do movimento da água é maior, as diferenças de altura são mais acentuadas, o que significa que é necessária uma bomba mais potente.
Instruções passo a passo sobre a disposição do fluxo
Então, o que é um fluxo artificial, explicamos brevemente.
Se você encontrar um terreno irregular, fornecer água e comprar uma bomba submersa, basta estudar várias nuances do lado técnico da questão e começar a trabalhar. A melhor época do ano para as obras é a primavera ou o verão; para o período de inverno, é melhor conservar a lagoa.
Layout: localização, direção, tamanho
A primeira etapa, preparatória, é a mais simples e a mais difícil. Para sua implementação, você precisará de material de escritório: lápis ou marcadores, uma régua e uma grande folha de papel, de preferência milimetrada ou quadriculada.
No papel, é necessário exibir todos os objetos já disponíveis na área da cabana de verão, incluindo uma casa, jardim, caminhos etc. Preste atenção especial à área onde seu stream estará localizado.
Lembre-se de que o córrego forma uma zona de alta umidade; portanto, você deve considerar o plantio de plantas aquáticas que adoram a umidade.
Se houver um jardim ou jardim de flores exóticas por perto, considere se a umidade adicional danificará as culturas já plantadas. O mesmo se aplica a árvores de jardim, arbustos e até a flora silvestre.
O comprimento do fluxo pode variar: você pode preferir composições compactas ou, pelo contrário, precisa de uma fonte que atravesse todo o jardim, envolvendo edifícios e canteiros de flores. Mas lembre-se: quanto mais longo o canal, maiores as dificuldades de organização e o principal problema diz respeito à inclinação do terreno.
Não esqueça que nosso fluxo é decorativo, e essa é sua vantagem. Você pode criar um canal e um lago completamente fechados para que a água da fonte não penetre no solo costeiro.
A costa permanecerá constante, não será corroída pela água na primavera, como é o caso dos reservatórios naturais durante o derretimento da neve.
Instruções para a instalação do canal
O palco principal é a construção do canal. Nós o decompomos em pontos para que seja mais conveniente trabalhar:
- Realizamos marcação no chão. Ao desenvolver o projeto, você já determinou a localização do fluxo, suas dimensões, origem e pontos de boca, resta transferir a marcação do esquema de papel para a natureza. Isso exigirá pequenos pinos e um novelo de barbante. Colamos pinos ao longo do canal proposto e os conectamos com barbante ou cordão para delinear os limites do futuro reservatório.
- Arrancamos a ranhura do canal e o poço em que o lago estará localizado - o ponto final do nosso riacho. A lagoa não é apenas um objeto pitoresco, mas também uma parte funcional necessária do nosso projeto, pois é nela que localizaremos a bomba que fornece água à fonte.
- Realizamos acabamento do solo, concreto do leito do rio. Se você escolheu um córrego da montanha - de forma arbitrária, colocamos pedras, pedregulhos, placas, os prendemos com argamassa de concreto. Para um fluxo plano, você precisa de uma base levemente inclinada com curvas suaves. O resultado deve ser uma vala de uma determinada largura e uma tigela volumétrica para um lago.
- Colocamos uma camada de impermeabilização - cobrimos toda a superfície de trabalho com geotêxtil ou um filme de PVC impermeável especial (borracha butílica), fixamos as bordas com pedras, seixos e areia.
- Ao longo do canal, do lago até a fonte, arrancamos trincheiras rasas para colocar uma mangueira ou tubo.
- Decoramos o fundo do reservatório com areia, granito multicolorido, seixos, cobrindo o máximo possível todos os detalhes artificiais.
- Trazemos água, enchemos a lagoa, testamos a bomba.
A lagoa não é realmente necessária, mas se estiver ausente, será necessário um recipiente fundo para coletar água e colocar a bomba, por exemplo, um grande recipiente de plástico.
Se o solo for duro, rochoso e o comprimento do riacho for pequeno, não será necessário concretagem adicional. É necessário estabilizar o canal se o fluxo de água for mais poderoso.
Decoração costeira e pequenas formas arquitetônicas
Quando o trabalho técnico estiver concluído, você poderá começar a projetar as margens e o leito do rio com todos os tipos de decoração. Podem ser pequenas formas arquitetônicas de madeira - uma ponte, andaimes, arcos, além de estátuas pitorescas, figuras engraçadas de animais em cerâmica, vasos para plantas higrófilas, barcos de madeira e jangadas.
A construção e o design da ponte dependem da área circundante e do tamanho do córrego. Uma grande estrutura de pedra no fundo de um riacho de 30 cm de largura teria parecido mais do que ridículo, e pequenas pontes de madeira seriam úteis.
Estruturas pesadas são boas para decorar um grande corpo de água; portanto, se você ainda deseja construir uma ponte real, use a área da lagoa, não o riacho.
Na praia, um pequeno pavilhão aberto para relaxar ou uma plataforma com uma mesa e bancos terão uma boa aparência. Tente tornar o design dos edifícios consistente com o estilo da área suburbana.
Nas margens do riacho, para enfatizar sua naturalidade, plantamos plantas, mas, dada a decoratividade de nossa estrutura, podemos usar com segurança bandejas ou recipientes com ervas.
Mundo da planta da lagoa
Todas as culturas projetadas para decorar o riacho podem ser divididas em dois grandes grupos: crescendo ao longo das margens e localizadas diretamente na água.
Ambas as categorias incluem ervas com belas folhas esculpidas ou lisas, bem como plantas com inflorescências de várias cores.
Flores espessas e floridas fecham o canal do córrego, então plantamos plantas de baixo crescimento ao longo das margens da água: vida livre de moedas, tenaz rastejante, prímulas multicoloridas, margaridas, veronica atrofiada, kaluzhnitsa, violetas de pântano, cebolas de ganso, baço.
Um pouco mais longe da costa, existem espécimes mais altos: samambaia, avestruz, samambaia comum, codificador feminino, tireóide, hosta.
Se a composição da planta incluir árvores ou arbustos, selecione espécies com pouca umidade que crescem em estado selvagem ao longo das margens dos lagos: cabra ou salgueiro branco, magonia sempre-verde, folhas de azevinho, karagana tipo árvore, karagana de Tunberg, bérberis de Tunberg, cotoneaster, euonymus.
Diretamente no fundo de um riacho ou lago, se ele contém solo fértil, você pode plantar um elodea ou um fragmento, e o pênfigo ou a erva-do-chifre não se enraízam, mas flutuam livremente na superfície da superfície da água.
Regras do Artificial Creek Care
Para garantir que a água na lagoa esteja sempre limpa e as margens estejam bem arrumadas, é necessário cuidar regularmente das plantas e realizar manutenção preventiva dos equipamentos de bombeamento. Para fazer isso, você deve seguir algumas regras simples:
- verifique o aperto das mangueiras e tubulações, limpe ou troque os filtros a tempo;
- no período quente em que a evaporação da água ocorre, de tempos em tempos restaura o volume necessário;
- para manter a funcionalidade do equipamento durante o inverno, drene completamente a água, limpe a bomba e coloque-a na sala aquecida auxiliar;
- limpe cercas de concreto, estruturas de madeira e pedras de lodo e sujeira;
- Mude completamente a água se, por algum motivo, ficar opaca.
As plantas requerem o mesmo cuidado que as culturas comuns de verão. Árvores e arbustos precisam ser aparados para não obscurecer a visão da composição da água com copas largas.
Exemplos de lagoas dinâmicas em paisagismo
Apresentamos à sua atenção vários exemplos da localização bem-sucedida de fluxos em parcelas pessoais.
Talvez, em alguns casos, as composições de água sejam chamadas pelas correntes apenas condicionalmente, mas todas elas são fontes de água criadas artificialmente nas quais o fluxo da água se move devido à ação de uma bomba submersa.
Se você tiver a oportunidade de decorar um lago com belas pedras, não deixe de usá-lo.
O leito do riacho não precisa ser uniforme e uniforme.
Veja como a decoração diversificada é usada ao máximo - e nada mais.
Sinta-se à vontade para usar idéias e soluções não padronizadas.
Se levarmos em consideração todas as etapas do planejamento, construção e decoração de um fluxo artificial, podemos concluir: quem sabe fantasiar não tem medo do trabalho físico e aprecia a beleza natural da natureza.