Uma casa no país pode ter um andar ou ter 2 a 3 andares - aqui muito é determinado pela situação financeira dos proprietários. Geralmente, se houver dinheiro suficiente, as pessoas preferem construir uma casa de dois andares - há uma área mais útil e ocupa tanto espaço no local quanto um prédio de um andar ou um pouco mais. A construção de qualquer casa de dois andares não ficará sem uma escada. A madeira é um dos materiais mais adequados para sua fabricação. Uma escada de madeira é adequada para qualquer interior e se tornará sua decoração. Hoje, escadas de madeira para uma residência de verão podem ser encomendadas em empresas especializadas ou feitas de forma independente.
Variedades estruturais de escadas
Os principais tipos de escadas são, é claro, marchando e girando. Escadas retas são construções em marcha, são mais fáceis de montar, mas ocupam muito espaço, portanto, essa opção é mais adequada para uma casa grande.
A escada rotativa é compacta, pode ser em espiral e em marcha. A instalação de uma escada giratória economiza espaço, especialmente estruturas de parafuso, mas o menos é que elas mesmas não são fáceis de fazer.
As principais etapas da construção das escadas
Etapa 1 - Escolhendo o material certo
O trabalho começa na criação das escadas já com a escolha do material. Pinho, faia, bétula, freixo, carvalho - espécies de madeira que são mais adequadas para isso - têm uma aparência bonita no interior e são duráveis em uso. A escada de carvalho é a mais cara e durável, mas o pinheiro é um material relativamente barato e com boas características.
Etapa 2 - realização de cálculos e elaboração de desenhos
Antes de começar a projetar, você precisará calcular as dimensões das escadas e fazer seu desenho. Para a casa, você pode fazer uma escada oblíqua com tirantes, balaústres e grades. Vamos considerar como construir uma escada sem curvas com um único elevador de marcha.
Primeiro você precisa preparar um local para instalação. Se você negligenciar este momento, a escada pode não ser instalada corretamente, com o tempo, um rangido aparecerá, lacunas. As rugas no piso e nas paredes acarretam uma distribuição incorreta da carga, o que leva à deformação da estrutura.
O conhecimento das normas básicas é necessário para fazer os cálculos necessários. O ângulo ideal de elevação da marcha é de 45 graus, mas se não houver espaço suficiente, ele pode ser reduzido para 30 a 40 graus.
Então você precisa calcular o comprimento da escada. Aqui você deve se lembrar do curso escolar de geometria. A fórmula para calcular a hipotenusa de um triângulo retângulo o ajudará: c = √ (a2 + b2). Aqui c - será o comprimento das bases laterais, e a - a altura do piso até o segundo andar, b - a distância entre o ponto em que está planejado colocar o primeiro passo até a marca do segundo andar, que precisará ser projetada no piso.
Dependendo da altura e da estrutura interna da casa, a escada pode ser de marcha única ou marcha dupla. A altura dos tirantes é de 290 mm. A largura dos degraus não é superior a 25 cm, 3 cm vão para a borda. Se as etapas forem altas ou o número de etapas da marcha exceder 18, você poderá fazer uma pequena plataforma (700 / 1000mm). A largura da marcha não deve ser inferior a 80 cm, idealmente deve ser um metro.
De acordo com os padrões estabelecidos, a altura do corrimão é de 90 cm a um metro. Será muito mais fácil trabalhar se você indicar todos os cálculos necessários no desenho da futura escada.
Etapa 3 - preparação de ferramentas e organização do trabalho
Ferramentas e materiais que serão necessários para o trabalho: um medidor, um lápis para marcação, um martelo, um quadrado para marcar a kosoura, uma serra, tábuas para degraus, risers, kosour, parafusos, pregos, um trilho para grades e balaústres.
Inicialmente, bases laterais são feitas. Medimos o ângulo do pilar no chão a partir da borda inferior do quadro, desenhamos uma linha horizontal. Da linha com um quadrado, meça a largura e a altura de cada passo até o topo e, em seguida, meça o ângulo de contato com a 2ª base. Da mesma forma, marcamos o segundo quadro. Cortamos os padrões com uma serra, fixamos no lugar certo com a ajuda de parafusos.
A próxima etapa é serrar e pregar risers na base. Eles devem se encaixar perfeitamente, sem distorções, perfeitamente uniformes. Após o término da base, as etapas podem ser montadas.
Etapa 4 (opcional) - o dispositivo de corrimãos e cercas
O corrimão é uma parte importante de qualquer escada, torna a subida e a descida seguras e desempenha uma função decorativa, acrescentando completude à estrutura da escada. Uma opção simples que ficará bem é uma grade de madeira. Cortamos balaústres de metro. Dois balaústres serão suportes diretos, o restante deve ser arquivado e encurtado em 5-10 cm em um ângulo de 45 graus. Os suportes laterais são pregados nos degraus; podem ser cortados sulcos neles. Uma barra é colocada em cima, desempenhando a função de um corrimão.
Se você deseja criar uma escada original, o corrimão pode ser feito de outro material - encomende corrimão forjado, metal ou até vidro temperado na escada de madeira. Detalhes esculpidos também darão uma aparência atraente às escadas.
Uma escada pode estar sem corrimão, mas essa opção não é comum - é perigoso que as crianças andem nessas escadas e carreguem objetos volumosos.
Aqui está uma escada tão simples se você seguir estas instruções. O design está pronto e, se você o envernizar, escolher habilmente a decoração, parecerá atraente e esteticamente agradável, apesar de sua simplicidade.