Abutilon é uma planta de casa bonita da família Malvaceae. Seus arbustos exuberantes combinam folhas de bordo com grandes flores em forma de sino. Na vida cotidiana, você pode encontrar o nome "teleférico", "bordo interno" ou "bordo de corda". Há também o nome flor da felicidade, porque um olhar para ela certamente aumentará o humor. A pátria da planta é zonas tropicais e subtropicais de todos os continentes. Abutilon também se sente bem em casa. É fácil cuidar, mas conhecer alguns segredos permitirá manter a aparência decorativa dos arbustos por mais tempo.
Descrição da planta
Abutilon é um arbusto perene ou pequena árvore. Até a altura de uma planta de casa pode chegar a dois metros. Hastes densas ramificam fortemente a partir da base. Brotos lignificados são cobertos com uma casca marrom-púrpura.
Quase toda a altura das hastes são as próximas folhas pecioladas de uma cor verde brilhante monocromática. Variedades variadas de abutilon também são encontradas. Mesmo em plantas anãs, as placas foliares podem atingir um comprimento de 10 a 20 cm, e cada uma delas consiste em 3 a 5 lâminas com uma borda lateral esculpida.
Durante a floração, os arbustos são densamente cobertos por grandes flores brilhantes. É um abutilon florescendo que é frequentemente retratado na foto como uma magnífica decoração do interior. Seu único ou colhido em botões soltos de inflorescência consiste em cinco pétalas separadas, pintadas em branco, vermelho, laranja ou amarelo. No centro de sinos grandes, há um núcleo alongado na forma de uma coluna coberta de anteras. Abutilon floresce em diferentes variedades em diferentes épocas do ano e dura muito tempo.
Tipos de Abutilon
No total, o abutilon de bordo natural possui mais de cem espécies. Para cultivo interno, os itens a seguir são comumente usados.
Abutilon é com folhas de uva. Um arbusto de até 1,5 m de altura com hastes pubescentes eretas. Folhetos grandes com até 15 cm de comprimento também são cobertos com uma pilha macia e pintados em verde brilhante. As flores aparecem em maio. Grandes corolas de gomos simples são de cor azul ou lavanda com uma rede mais escura de veias.
Abutilon Megapotamian. Brotos ramificados formam um arbusto extenso e murcham na parte superior. As folhas largas lanceoladas têm uma cor mais escura e uma borda lateral serrilhada. O comprimento da placa foliar não ultrapassa os 8 cm e as flores simples em forma lembram sinos estreitos em um pedúnculo longo. Sépalas fechadas são pintadas na cor escarlate. Deles as largas pétalas amarelas brilhantes revelam-se. No centro, há uma coluna longa com anteras e uma coluna de ovário. A floração pode continuar ao longo do ano.
Abutilon Bella. A planta forma um arbusto compacto com uma coroa muito densa. Uma tampa de grandes flores de cor amarela, rosa ou vermelha se abre sobre folhas verdes escuras relativamente pequenas.
Abutilon é híbrido. Arbusto de tamanho médio coberto com folhas verde-escuras. Em brotos acastanhados eretos localizados folhas de bordo de folhas longas. O comprimento das folhas é de 10 a 12 cm, e as cascas e folhas são cobertas com uma soneca suave. Sinos caídos de flores com até 5 cm de diâmetro são pintados em tons de amarelo, laranja e bordô.
Métodos de criação
A reprodução do abutilon pode ser realizada por métodos de sementes e vegetativos. Com uma cor uniforme das folhas, é possível cultivar abutilon a partir de sementes. O mesmo método permite cruzar plantas com pétalas de cores diferentes. A prole resultante pode herdar os traços dos pais na combinação mais extraordinária.
O cultivo de abutilon a partir de sementes em casa começa com a semeadura de mudas. De março a abril, pequenas sementes são distribuídas em grandes caixas com uma mistura de areia e turfa. Não devem ser aprofundadas em mais de 0,5 cm Para evitar que a terra seque, a estufa é coberta com um filme e mantida a uma temperatura de + 16 ... +20 ° C. Após 3 semanas, brotos amigáveis aparecem, que estão se desenvolvendo rapidamente. Depois de mais um mês, eles colhem e plantam as plantas em vasos separados. Durante o verão, recomenda-se o transplante de mudas em recipientes grandes duas vezes mais.
Para preservar caracteres varietais, especialmente para plantas variadas, use o método de enraizamento de estacas. Na primavera, escolha estacas apicais fortes de 10 a 12 cm de comprimento, nas quais 3 folhas maduras estejam presentes. Botões e pedúnculos precisam ser cortados. A planta do abutilon pode ser enraizada no solo úmido de turfa ou em água morna. A temperatura do ar durante o período de enraizamento deve ser de + 20 ... +22 ° C. É melhor cobrir a alça com uma tampa, mas ventile regularmente. As mudas criam raízes dentro de um mês, após o qual podem ser plantadas em pequenos vasos separados.
Home Care
Abutilon flor não é muito exigente em cuidados, em casa, ele precisa criar um ambiente úmido e brilhante. É necessária uma boa iluminação ambiente durante todo o ano. A luz confere à folhagem uma saturação especial e promove uma longa floração. Os arbustos devem ser colocados nas salas ao sul, a alguma distância da janela, bem como nos peitoris das janelas leste e oeste. No inverno, você precisa destacar a planta com uma lâmpada especial.
Mesmo no verão, a temperatura do ar próxima ao abutilone não deve subir acima de +25 ° C. No calor, você precisa ventilar a sala com mais frequência ou expor as panelas ao ar fresco. A planta precisa de proteção contra correntes de ar e mudanças repentinas de temperatura. No inverno, é permitido um leve resfriamento, mas não inferior a + 12 ... + 15 ° C; caso contrário, as folhas começarão a cair.
Em casa, o solo sob abutilona é quase sempre úmido; portanto, as amostras internas devem ser regadas com freqüência e abundantemente. Para o uso de irrigação, a água é assentada, mas não a água fervida. Ele contém os oligoelementos mais essenciais. Da seca, o abutilon descarta não apenas folhas, mas também botões de flores. No entanto, é importante ter cuidado, quando a água estagnar na panela e na panela, o mofo se desenvolve rapidamente e as raízes apodrecem. No inverno, quando a temperatura cai, o bordo do ambiente deve ser regado com menos frequência, para que a superfície do solo tenha tempo para secar.
O Abutilon precisa de ar úmido. Muitas vezes deve ser pulverizado e paletes com pedras molhadas colocadas nas proximidades. Se a casa tem um aquário ou uma fonte, é melhor colocar os vasos mais perto deles. Uma vez a cada 1-2 meses, é útil banhar a planta sob um banho quente e suave. Entre os banhos, muitas vezes você precisa lavar o pó das folhas com um pano úmido.
O Abutilon rapidamente constrói a coroa e floresce profusamente, portanto, requer alimentação regular. Os fertilizantes são aplicados a cada 10-14 dias, desde o início de abril até o final da floração. Recomenda-se alternar complexos orgânicos e minerais. Eles definitivamente fazem uma pausa para o inverno.
Para manter a coroa atraente, na primavera você precisa aparar. No início de março, as hastes são encurtadas em pelo menos um terço. Os brotos são geralmente formados nas extremidades dos brotos laterais, portanto, não tenha medo da falta de floração após o corte.
Regras para transplantes
Um transplante de abutilona é realizado anualmente no início da primavera, aumentando gradualmente o volume do vaso. Apenas plantas velhas são transplantadas a cada 2-3 anos. A panela deve ser profunda o suficiente para permitir espaço para as raízes. O solo é selecionado com baixa acidez. Pode consistir em:
- varra areia e perlita;
- turfa nas terras baixas;
- solo de folha;
- solo encharcado.
Para não danificar o rizoma, use o método de transbordo de um coma de terra. O material de drenagem (seixos, argila expandida, fragmentos de argila) é necessariamente derramado no fundo do tanque.
Possíveis dificuldades
O abutilon não é afetado por doenças de plantas, com exceção da podridão das raízes. Algumas dificuldades surgem devido a cuidados inadequados:
- folhas e caules pálidos expostos por baixo indicam iluminação insuficientemente brilhante;
- derramamento de folhas junto com brotos ocorre com um resfriamento acentuado ou rega irregular;
- folhas secas da borda em uma sala muito seca ou com umidade insuficiente no solo.
Às vezes, na coroa, você encontra pulgões, moscas-brancas, ácaros, sarna ou cochonilhas. Rápido o suficiente para lidar com os parasitas, os inseticidas modernos ajudam.