A popularidade dos daylilies é inabalável, o que não é de todo surpreendente. Depois que cores brilhantes de botões, transições suaves de sombras delicadas, variedade única de aromas e simplicidade no cuidado não podem deixar amantes de flor indiferentes. No mundo, essas incríveis plantas perenes, de acordo com a Sociedade Americana de Hemeróbios (ANS), são representadas por 80 mil variedades que satisfarão até mesmo os estetas de flores mais caprichosos. Para uma ideia geral, vamos nos debruçar sobre as peculiaridades de agrupar as flores do daylily.
- Classificação de daylilies
- Espécie
- Classes
- Como dividir os daylilies
- Altura dos pedúnculos
- De acordo com a forma e tamanho da flor
- Por tipos de vegetação
- Na hora de florescer
- Por floração
- Peculiaridades do crescimento
Classificação de daylilies
Todo potencial ornamental dos daylilies (Hemerocallis) pôde ser exposto aos membros da comunidade da ANS, já com 71 anos, que é o registrador oficial dessas plantas. Em geral, sua classificação distingue duas variedades: espécies e varietal. Vamos entrar em mais detalhes.
Espécie
Apesar da diversidade de daylilies de variedades híbridas, na natureza existem apenas 6 dos seus principais tipos:
- Hemerocallis Fulva. É muito comum em todos os continentes. Em algumas áreas de zonas climáticas temperadas, pode ser visto em estado selvagem. Exteriormente, é uma planta alta, com folhas caídas longas e estreitas e grandes flores brilhantes. Eles se erguem sobre pedúnculos finos e são caracterizados por pétalas amarelo-amarronzadas e um núcleo rico em amarelo.
- Hemerocallis lilioasphodelus. A espécie foi cultivada aproximadamente no século XYI. É frequentemente encontrado nas zonas de jardins e parques da Europa e dos países do Extremo Oriente. Difere de suas contrapartes com pétalas amarelas brilhantes perfumadas, cujo comprimento é de cerca de 6 a 7 cm.
- Hemerocallis citrina. Daylilies selvagens desta espécie são encontrados na China. Sua peculiaridade reside na floração da noite. Pétalas de limão brilhantes, com até 15 cm de comprimento, têm um aroma muito forte. Flores nunca abrem completamente.
- Hemerocallis minor. Esta espécie de daylilies é familiar aos residentes do Extremo Oriente, China, Mongólia, onde é encontrada em toda parte. A planta floresce em botões solares monocromáticos, que são coletados em um pincel por 6-7 peças.
- Hemerocallis thunbergii. Muitas vezes confunde-se com a citrina hemerocallis já mencionada, que é devido a alguma semelhança de inflorescências amarelas tenras. Mas a principal diferença é que o Thunberg daylily emite uma leve fragrância e as flores abrem à tarde.
- Hemerocallis middendorffii. Gama de espécies no Extremo Oriente. Externamente, estas são inflorescências lindas, ricamente amarelas, nas quais existem cerca de doze botões. Além disso, a espécie está florescendo muito cedo.
Classes
Uma característica desta espécie de daylilies, que na literatura especializada é designada como Hemerocallis hybrida hortulorumé a sua origem artificial na polinização de diferentes variedades naturais e variedades de seleção.
Hoje, a Sociedade Americana de Daylilies registrou 35 mil de suas variedades. Basicamente, todos eles entram na fase de floração desde o início até o final do verão. Além disso, a largura do espectro de cores das variedades é incrível. Dependendo da ploidia genética, há uma seleção com uma cor mais pronunciada ou, inversamente, com uma tonalidade silenciada.
É característico que os cientistas se afastaram das cores das espécies naturais, criando variedades bicolores e multicoloridas. As misturas são consideradas as melhores variedades de hemerocallis híbridos.
São pétalas reversíveis de várias toneladas, com transições suaves, rachaduras ou listras. Um exemplo de tal obra-prima é Polich Coсteil.
Como dividir os daylilies
Se você acha que todos os daylilies têm a mesma forma de um arbusto, o comprimento das folhas e pedúnculos, mas diferem apenas na coloração das pétalas e a peculiaridade da floração, você está profundamente enganado. No mundo existem muitas classificações dessas plantas maravilhosas. E quanto mais os botânicos analisam a diferença entre eles, mais grupos existem.
Altura dos pedúnculos
Como você já entendeu, nem todos os vasos de flores de daylilies são os mesmos. Na natureza, você pode encontrar espécimes com flechas de flor de meio metro e dois metros. Na literatura científica, sendo guiados pelo seu tamanho, eles compartilham:
- perenes subdimensionados, que se estendem até um máximo de 60 cm, enquanto que abaixo de 30 cm não são;
- de tamanho médio - alcance 90 cm:
- alto - unir todos os daylilies, pedúnculos dos quais são acima de 90 cm.
De acordo com a forma e tamanho da flor
Analisando as descrições de todas as espécies e variedades de hemerocallis em termos do tamanho e forma da inflorescência, os cientistas identificaram 4 grupos principais.
A saber:
- Terry Flores com tais pétalas parecem muito impressionantes e elegantes. A exuberância da inflorescência é explicada pela borda ondulada e pela linha de pétala adicional interna. Além disso, a densidade do terry pode ser igualada, por exemplo, a pions ou a céria. Há casos em que uma planta perde sua peteca em condições de cultivo desfavoráveis e frias.
- Aracnídeos. A peculiaridade desta forma reside na prevalência sobre a largura das pétalas. A relação aproximada destes parâmetros é semelhante a: 0,5 - 1/4 - 5 cm As maiores inflorescências de daylilies são consideradas aranhas. Eles são chamados de "aranhas" e muitas vezes são coletados por cultivadores de flores inveterados. Estes criadores estão aquecendo este interesse, cujas cultivares já possuem variedades com pétalas terry, multicoloridas, serrilhadas e maravilhosamente torcidas.
- Indefinido. Este grupo exótico incluiu os daylilies, que têm muito em comum com as "aranhas", mas ao mesmo tempo suas pétalas são muito mais largas que os aracnídeos clássicos. Além disso, as flores muitas vezes se assemelham a uma figura, que é a principal singularidade dessa variedade.
- Polímeros Eles são produtos de reprodução que não têm 6 pétalas, como todos os outros daylilies, mas 8-12. Confundir esse grupo com terry é impossível, já que os polímeros têm uma única linha de pétala. Também inclui flores com formas perfeitamente redondas, triangulares e estreladas.
Por tipos de vegetação
A julgar pelas peculiaridades do desenvolvimento, as plantas foram classificadas em dormentes, sempre-verdes e semi-perenes. Vamos considerar as especificidades de cada grupo.
- Dormente - os chamados hemerocallis adormecidos deixam as folhas no outono. No inverno, eles estão em um estado de tranquilidade. E somente na primavera eles despertam da hibernação, lançando o mecanismo de desenvolvimento intensivo.Em zonas de clima temperado, tais tipo de cultura é facilmente passar por invernos rigorosos, tão comum em muitos jardins privados e parques públicos. Nos catálogos, esse grupo de cores é denotado por "Dor".
- Evergreen - Um grupo evergreen é amplamente representado em países quentes. É aí que você pode assistir a um daylilies floridas contínuas. Eles têm uma hibernação com duração de 14 dias. Se esse tipo de planta no campo ucraniano, a flor vai se sentir bem durante todo o verão e outono, as folhas serão verde até o inverno. Mas a geada não pode suportar. Novos brotos da planta morta podem quebrar na primavera. rotulado ícone do grupo "Ev" nos catálogos de flores.
- Semi-verde - um daylilies únicas, que têm uma excelente capacidade de adaptação a quaisquer condições climáticas. No inverno, eles não param de crescer, embora percam suas folhas. E nos países quentes continuam a desenvolver durante todo o ano. O grupo é designado "Sev".
Na hora de florescer
Concentrando-se na diferença de tempo e tempo de floração de daylilies, muitos jardineiros especialmente selecionados para suas variedades de terreno, de modo que o canteiro de flores durante todo o verão e outono estava em cores brilhantes.
Dependendo do momento do aparecimento de flores sobre essas plantas perenes existem várias espécies condicionais:
- Ultra. Estas são variedades muito raras. Flores aparecem entre 20 de maio e 6 de junho. O grupo é representado pelas variedades "Royal Sovereign", "Queen of May", "George Weld".
- Cedo. Bloom de 10 a 25 de julho. São apresentados "Angel Mine", "Step Forward", "Derby Bound", "Bourbon Kings", "Lady Inara", "Minstrel Boy".
- Os medianos são Anna Warner, Castelo de Windsor, Carnaval Flair, Tracy Hall, Chipper Cherry, Peach Pinwheel, Christmas Carol, Master Touch, Country Club, Beleza de Missouri ". Os botões abrem a tempo entre 20 e 30 de julho.
- Daylighters tardios, que incluem "Heirloom Lace", "Winnie the Pooh", "Lively Set". Comece a florescer no final do verão.
Os botânicos domésticos não reconhecem este ponto de vista, motivando uma amplitude muito extensa.A única coisa em que os especialistas concordaram, quanto mais cedo a planta entra na fase de brotamento, menos dura.
Por floração
Na literatura especial sobre cores, catálogos, muitas vezes você pode encontrar letras e letras latinas incompreensíveis. De fato, entender seu significado é fácil, mesmo para iniciantes.
É sobre as espécies de daylilies, dependendo do momento da brotação. Afinal, em nossas latitudes, eles não podem florescer durante todo o ano. Em geral, jardineiros florescem esta cultura pode assistir a partir do final de maio ao final do outono.
Mas os cientistas olham para isso de maneira um pouco diferente, destacando:
- E - variedades precoces em que as primeiras flores já aparecem no final da primavera - início do verão;
- EM - a médio prazo, a fase de floração começa nas últimas semanas de junho - a primeira quinzena de julho;
- M - meio, florescem com escovas violentas no meio do verão;
- ML - Daylilies meio-tardios, que abrem os botões nas últimas semanas de julho até meados de agosto;
- L - tarde, em que as flores aparecem apenas na segunda quinzena de agosto ou início de setembro;
- VL - muito tarde, sua brotação começa por volta de meados de setembro (em nossas latitudes, essas variedades são raras, já que em climas desfavoráveis nem sempre têm tempo de florescer);
- Re - Variedades remontantes, que após o brotamento principal e várias semanas de descanso liberam novamente o espigão da flor.
Peculiaridades do crescimento
Todos os daylilies são muito despretensiosos, trazem muito prazer e não requerem muita atenção. Para o seu cultivo, basta seguir o solo moderadamente úmido, pois a secura e a umidade excessiva da terra destruirão a flor. Para o seu desembarque, uma área ensolarada ou semi-sombreada com um solo neutro ou levemente oxidado é adequada.
No futuro, a cultura, talvez, necessitará de adubação, cuja quantidade depende da composição do solo.
Pela primeira vez este evento é realizado na primavera, no início da estação de crescimento, e segunda vez - um mês após a floração. Os amantes experientes de daylilies recomendam usar para estes fins complexos minerais comprados "Kemira Plus".
Os profissionais conseguem receber novas plantas, ativando os botões de dormência dos arbustos. No jardim, os daylilies vão bem com outras plantas com flores.
Muitas vezes eles são usados como pano de fundo para a fachada. Neste caso, escolha as cores harmoniosas.
Essa planta é capaz de decorar o seu dia com a variedade de suas inflorescências. Não é de admirar que na Europa eles digam que você pode aproveitar os daylilies durante todo o verão sem fazer nada.