Domesticar o exótico: cultivar romã no jardim e em casa

Pin
Send
Share
Send

Que frutas exóticas você não verá nas prateleiras dos supermercados! Graças ao trabalho ativo de criadores, agricultores e empresas de logística, temos a oportunidade de desfrutar de frutas aromáticas e saudáveis ​​durante todo o ano. Mas há pessoas que o exótico adquirido não é capaz de satisfazer plenamente. A emoção os empurra de uma maneira mais difícil, mas muito divertida: aumentar a curiosidade no seu site ou pelo menos no peitoril da janela. Uma dessas culturas é a romã.

Os princípios básicos do cultivo de romã no jardim e em casa

Decore com frutas suculentas pode romã cultivada no jardim e em casa; em ambos os casos, a planta de frutificação pode ser obtida crescendo a partir de estacas ou sementes. A romã raramente é encontrada nos jardins da Rússia central e até no sul das regiões. A razão para isso é a termofilicidade da planta: leva de 180 a 220 dias para o fruto amadurecer, com o total de temperatura ativa mais durante esse período não inferior a 3100 ° C. O período de inverno é uma ameaça nas geadas de -15sobreC e abaixo. Mas a adesão a um esquema agro-técnico específico ajudará a superar obstáculos no caminho para a cesta de suas granadas.

As romãs precisam de muitos dias quentes e ensolarados para amadurecer.

Romã ao ar livre

A dificuldade de cuidar de uma romã depende das temperaturas do inverno: quanto mais altas, menos esforço será gasto no trabalho de cobertura, mas, caso contrário, a romã é despretensiosa. Nem a composição do solo, nem a irrigação ou fertilizantes têm requisitos especiais. O que deve ser chamado de condições de arquivo é luz, calor e proteção contra correntes de ar.

Plantio e alimentação

O local para plantar uma romã deve ser:

  • ensolarado;
  • protegido do vento;
  • bem drenado;
  • com tipo de solo adequado.

A romã não é muito exigente neste último caso, no entanto, são preferíveis os solos argilosos triturados, calcários e permeáveis. Também será necessária uma aplicação abundante de matéria orgânica no pré-plantio (composto, adubo apodrecido), seguida de irrigação apropriada e, mais tarde, aplicação de fertilizante nas quantidades recomendadas.

Importante! É necessário fixar o material de plantio no poço não estritamente verticalmente, como é habitual na maioria das mudas, mas com uma inclinação de 45-60% para o sul. Isso permitirá que a planta receba mais luz e calor e facilite seu abrigo para o inverno.

Um poço é arrancado de um tamanho padrão para árvores frutíferas de 60 * 70 cm. O esquema de plantio depende da variedade: quanto maiores as plantas adultas, maior a distância entre elas. A princípio, rega e afrouxamento regulares são extremamente importantes: a terra no círculo radicular não pode secar e endurecer, você pode recorrer à cobertura morta. Se o solo estiver ruim, fertilizantes serão necessários já em junho: 15 g de fósforo, 10 g de nitrogênio, 8 g de potássio. No outono, quando o afrouxamento do solo, o potássio e o fósforo são introduzidos (15:25), o círculo radicular é coberto com estrume apodrecido, por exemplo, com infusão de fezes de alfarroba e frango. No futuro, esse esquema de alimentação se tornará anual.

Se o solo for ruim, fertilizantes serão necessários em junho

Cortar e moldar a coroa

Uma muda em crescimento pode ser formada com uma árvore - será muito bonita, mas a necessidade de abrigo para o inverno fala em favor de uma forma de arbusto.

A poda de romã é realizada de acordo com as regras gerais.

Ao formar um arbusto de romã de frutas, a lei da transição da quantidade para a qualidade é relevante: um grande número de galhos levará ao corte das frutas, seu amadurecimento deficiente. Portanto, a coroa é formada por 3 a 6 ramos, produzindo novos brotos conforme necessário para substituir os envelhecidos. Isso pode ser feito gradualmente, substituindo galhos congelados ou doentes, mas também com uma frequência de uma vez a cada 20 anos para um jardim e uma vez a cada 5-7 anos para uma romã da sala, também é necessário um corte completo das brotações acima do solo. Também guiado pelas regras gerais de poda de árvores e arbustos do jardim: eliminação de fracos, crescendo dentro da coroa, criando um espessamento de galhos e encurtamento de brotos jovens.

Opcionalmente, forme um arbusto de romã com 3 a 6 ramos

Três guarnições são realizadas regularmente:

  1. A primeira poda é realizada na primavera, antes da abertura dos brotos. É necessário remover galhos fracos e congelados, bem como encurtar os galhos do ano passado em um terço ou meio.
  2. No outono, após a colheita, a poda é realizada de acordo com o mesmo princípio da primavera, com a exceção de encurtar os brotos jovens que devem ser deixados: eles são enviados sob abrigo intacto.
  3. O terceiro passo na formação de uma coroa de romã saudável é a remoção dos rebentos basais e dos espessamentos durante a estação de crescimento.

Romã como uma colheita em vaso

Em casa, o mais bem sucedido será o cultivo de romã anã. Variedades famosas - Bebê e Cartago, também em um saco de sementes ou em uma muda, você pode ver a nana latina, que significa "anão".

Uma planta cultivada a partir das sementes de uma romã comprada ou de estacas de uma planta de jardim será muito grande para uma sala de estar, a menos que você conheça a arte do bonsai e possa formar qualquer anão de árvore.

As condições para manter a romã na sala são de 20 a 25 ° C no verão e de 10 a 12 ° C no inverno, sujeitas a uma transição para um período de descanso. No verão, é aconselhável levar a romã ao ar livre, porque, na ausência de boa circulação, a planta começará a murchar, a perder folhas e flores. A luz da romã é brilhante, mas difusa. Rega - regular, não permitindo a secagem de um coma de terra, é desejável a pulverização.

Formas anãs de romã geralmente são cultivadas em casa.

Como alimentar romã em casa

A romã que cresce em uma panela deve ser alimentada a cada 2 semanas. A escolha do fertilizante depende do tempo e da fase de desenvolvimento:

  • nitrogênio - na primavera;
  • fosfórico - durante o período de floração;
  • potássio - no outono.

Uma vez por mês, o uso de fertilizantes complexos para plantas de interior é permitido, mas deve-se ter em mente que nessas misturas existe um alto teor de nitratos. Se a romã dá frutos e você come frutas, e não apenas as admira, monitore cuidadosamente a quantidade de fertilizante aplicada.

Regras gerais para a romã da sala de alimentação:

  • fertilize apenas em solo úmido e em tempo nublado;
  • drene o excesso de água da panela;
  • reduza a frequência da adubação ao se aproximar do período adormecido e exclua-o completamente com o início.

A romã responde muito bem à fertilização: começa a crescer e a florescer ativamente, a folhagem adquire um brilho brilhante.

Como beliscar

A romã interna é valorizada principalmente por seu efeito decorativo, o que significa que serão necessários esforços para dar a aparência mais atraente. Isso ajudará a beliscar e fixar regularmente os galhos jovens em posição com a ajuda de um fio. O primeiro beliscão da muda que se moveu em crescimento ocorre após o aparecimento do quarto par de folhas: sua remoção fará com que a brotação com os três pares restantes de folhas cresça em dois topos. Apertando cada nova sessão acima de dois a cinco pares de folhas, você formará um arbusto exuberante saudável ou até mesmo uma árvore de bonsai. As regras usadas para formas de jardim não são revogadas. Ao mesmo tempo, é importante encontrar um meio termo: eles não têm medo de cortar o excesso, mas também de não exagerar para não enfraquecer a planta.

Vídeo: formar uma granada de sala

Problemas e soluções crescentes

Doenças e pragas fortes e bem cuidadas raramente são atacadas por plantas de romã e, se isso acontecer, você precisa não apenas lidar com o problema, mas também eliminar sua causa.

Possíveis pragas de romã

As pragas podem levar muito rapidamente à morte da planta ou enfraquecê-la, tornando impossível florescer e dar frutos. Portanto, tendo notado alterações negativas na folhagem das romãs (é ela quem sofre em primeiro lugar), é necessário estabelecer o tipo de inseto parasita e eliminá-lo rapidamente.

Galeria de fotos: sinais de danos à romã por pragas

Tabela: pragas de romã, sinais de presença e formas de eliminar

PragasSinais de parasitismoMétodos de luta
MealybugA planta fica em crescimento, não floresce, as folhas ficam amarelas e caem. Placa fuligem freqüentemente aparece.
  • Lave no chuveiro com água em torno de 45 ° C.
  • Tratamento duplo com Fitoverm em folhas secas.
Ácaro aranhaManchas aparecem nas folhas, uma teia de aranha leve, elas podem ser deformadas.O medicamento sistêmico Aktara é eficaz. No dia anterior ao tratamento, é aconselhável lavar a planta. Prevenção: mantendo alta umidade.
EscudoQuando uma praga aparece nas folhas, manchas marrons claras se formam, os brotos são dobrados.A bainha é removida com uma almofada de algodão umedecida em álcool e lavada duas vezes ao dia com espuma de sabão. Então, Bitoxibacillin ou Actaru são usados.
PulgõesAs folhas ficam brilhantes e pegajosas. Às vezes, eles formam um revestimento cinza ou preto.
  • Com um pequeno número de pulgões, é lavada com água morna com a adição de 20 g de sabão verde por 1 litro.
  • Em casos avançados, o Actellik ou o Inta-Vir é usado, mas não mais de três vezes por estação cada: os pulgões se acostumam às drogas.
Mosca brancaManchas esbranquiçadas são visíveis nas folhas, as larvas estão localizadas na parte inferior da folha. As placas descolorem, torcem e caem junto com os botões. Uma praga adulta é uma pequena borboleta branca com dois pares de asas estreitas.
  • Chuveiro quente.
  • Pulverização de inseticidas Inta-Vir, Citcor ou Fastak.
  • Armadilhas de cola contra indivíduos voadores.

Galeria de fotos: Produtos de controle de pragas de romã

Problemas causados ​​por não insetos

As pragas não são a única coisa que pode interessar aos proprietários de romã. No jardim, uma planta pode afetar o câncer de galho. Externamente, esta doença parece rachar a casca em galhos com inchaço esponjoso nas bordas, brotos ou uma planta completamente seca. O motivo é o dano mecânico anterior aos galhos, congelando durante o inverno. O desenvolvimento da doença é interrompido removendo as partes afetadas da planta ou serrando-a em um tronco para obter uma parte saudável.

O câncer de ramo pode levar à morte completa das plantas

Além disso, surgem problemas, cuja causa reside em cuidados inadequados, cujas características são variadas. Às vezes, mudanças naturais são consideradas um problema.

Árvores de romã florescem, mas nenhuma fruta

Há muitas razões para impedir que uma fruta desejada comece a amarrar no lugar de uma flor. As flores de romã caem sem formação de ovário se:

  • Está frio para a planta: o local para o plantio foi malsucedido ou as romãs congelam no inverno. Nesse caso, a floração começa tarde, os frutos caem. Precisa de um transplante e melhor isolamento para o inverno.
  • A variedade de romã não é auto-fértil (ou seja, é necessária uma planta emparelhada) ou produz frutos a cada dois anos. No primeiro caso, você precisa plantar mais mudas ou tentar polinizar as flores manualmente (com uma escova, uma flor empoeirada rasgada), no segundo - apenas espere o próximo ano.
  • A romã floresce com dois tipos de flores, e uma delas não dá frutos: o ovário deve ser esperado apenas no lugar de uma flor curta, em forma de jarro, com um pilão longo. Para estimular a formação de tais flores, você pode tratar a planta com brotos, ovários, etc., bem como colher flores inférteis.
  • A rega é insuficiente e a planta deixa cair o ovário para se proteger do ressecamento. Ajuste a rega.
  • A romã não teve inverno ou deu errado: é durante o período de dormência que a planta acumula força para frutificar.
  • Um vaso muito grande faz com que muitas plantas engordem. Não se apresse em transplantar a romã em um recipiente onde suas raízes sejam muito espaçosas.
  • Fertilizantes inadequados ou incorretos também não contribuem para a formação de ovários.
  • As flores foram cortadas por um vento forte. Você não deve ficar chateado, porque a romã forma flores quase todo o verão e, na ausência de outros problemas, certamente haverá uma colheita no outono.
  • A planta ainda é muito jovem e não está pronta para frutificação. A romã de uma muda está pronta para dar frutos no segundo ou terceiro ano, de uma semente no terceiro ou quinto, dependendo da variedade e condições.
  • É possível que sua romã seja uma variedade decorativa. Nesse caso, você precisa aceitar o fato de que a planta agradará apenas os olhos, mas não o sabor.

A principal condição para a floração de uma romã da sala é a poda, uma vez que apenas floresce nos galhos do crescimento atual. Quase todos os anos eu "sisticamente" cortava minha planta, que floresce e dá frutos lindamente, mas este ano eu girei e esqueci! E, como resultado - nem uma única flor!

irtera

//www.lynix.biz/forum/pochemu-ne-plodonosit-komnatnyi-granat

Romã florescendo - um fenômeno magnífico que agrada aos olhos

As folhas de romã estão secas

Folhas amareladas perturbam qualquer cultivador. Os motivos pelos quais esse fenômeno pode ser causado são:

  • A falta de umidade naturalmente leva à secagem de folhas ou brotos inteiros. Mantenha o solo seco.
  • Rega excessiva, causando apodrecimento das raízes, também se manifesta externamente como folhas amareladas. A planta precisa ser transplantada para o solo seco, tendo sido previamente removida e polvilhada com raízes podres com carvão. Ajuste a rega.
  • A luz solar direta e a falta de circulação de ar levam ao murchamento. Afaste a granada da janela, cubra-a com uma tela ou cortina. No verão, é aconselhável levá-lo para a varanda ou para o jardim.
  • Granada de ar seco também não é muito parecida. Pulverize-o e, em uma situação crítica, cubra temporariamente a planta com um saco: a umidade das condições da estufa ajudará a romã a se recuperar.
  • Insetos parasitantes (geralmente pulgões ou escamas) podem causar danos nas folhas. Trate a romã com um inseticida.
  • O início da queda das folhas é um processo natural de queda da folhagem para passar para um período de descanso. Ajude a planta: reduza a rega e retire um pote de romã em um ambiente fresco e pouco iluminado até fevereiro.

Folhas de romã amareladas são um sinal de cuidados inadequados, problemas de saúde ou o início de um período adormecido

Romã não floresce

Na ausência de floração, avalie primeiro se a romã é suficiente para receber calor e luz. Se estiver tudo bem, considere se você está fertilizando a planta suficientemente. Tudo está normal - veja se você cortou e beliscou os brotos corretamente. Apenas a poda regular estimula a romã a formar botões de flores em novos galhos. E a planta ganha força para florescer durante o inverno, quando não deve secar ou congelar. Outro motivo: sua planta é o chamado "pássaro selvagem", um espécime cultivado a partir de sementes, incapaz de florescer e frutificar.

Métodos de reprodução de romã

A romã é propagada:

  • estacas;
  • por sementes;
  • camadas (brotos curvos e pingados, estimulando-os a enraizar-se antes da separação da planta mãe);
  • inoculação de uma alça cultural em uma muda.

Os melhores resultados são obtidos pelas estacas e, na ausência de estacas, eles recorrem frequentemente à semeadura, o que também é eficaz. Curativos e vacinas são muito menos populares.

Crescendo a partir das estacas

Quando propagadas por estacas, as romãs retêm todas as características da planta-mãe, é garantido que floresça e dê frutos.

Progresso:

  1. Colheita de estacas produzidas no verão ou após a remoção do abrigo (fevereiro-março). No primeiro caso, semi-lignificados são selecionados, no segundo - brotos lignificados.
  2. Eles são divididos em galhos com 5-6 brotos, o par inferior de brotos / folhas é removido e tratado com um estimulador de raízes de acordo com as instruções.

    Estacas de romã adequadamente colhidas têm 5-6 rins

  3. O solo para enraizamento deve ser preparado a partir de partes iguais de turfa e areia, nas quais as estacas são enterradas por 3-4 cm com uma ligeira inclinação.
  4. Certifique-se de criar uma estufa improvisada: uma sacola plástica, uma garrafa de plástico cortada, uma jarra de vidro servirão.

    A estufa improvisada da bolsa fornecerá o calor e a umidade necessários

  5. As plantações são regularmente ventiladas e regadas, impedindo que o solo seque. As estacas criarão raízes e estarão prontas para transplante em 2-3 meses.

    A haste estará pronta para o plantio em 2-3 meses

De uma semente

Algoritmo para plantar uma semente de romã:

  1. É escolhido um fruto de cor saturada, sem amassados ​​ou manchas. No interior, não deve apodrecer, os grãos são fortes, de cor cinza-amarelada. Sementes macias, verdes e deformadas não serão uma boa semente.
  2. A polpa vermelha é removida dos grãos, lavada com água corrente, tratada com uma solução rosa fraca de permanganato de potássio ou com um estimulador de crescimento, de acordo com as instruções.
  3. Os grãos são secos durante o dia.
  4. As sementes são dispostas em uma caixa ou vaso de terra e polvilhadas com uma camada fina. Como no caso de estacas, as condições de efeito estufa com ventilação e rega são obrigatórias.
  5. Uma escolha pode ser realizada após o aparecimento de três pares de folhas verdadeiras.

    A romã também pode ser cultivada a partir de uma semente

Da semente não dará frutos. Há, no entanto, uma modificação da sala. Eu tenho um em casa (peguei um galho de amigos). Agora não é mais um galho, mas uma árvore interna com cerca de 30 cm de altura produz frutos durante todo o ano, cujo tamanho é ligeiramente maior que uma noz, mas não é inferior ao que as lojas podem provar)))

Obi Van Mack Gregor

//otvet.mail.ru/question/53337593

Comprei uma sacola em uma floricultura regular com sementes de romã e com desconto. Ela plantou e eles brotaram, e um ano depois eles já deram 2 romãs. Agora, todos os anos, coletamos a "colheita" de romãs. Floresce com uma beleza incrível, simples e pouco exigente.

IrinaChepyshkina

//7dach.ru/user_7666/pravda-li-chto-granat-vyraschennyy-iz-kostochki-nikogda-ne-dast-plodov-58232.html

Rega

A romã é considerada uma planta despretensiosa, é capaz de suportar uma seca curta, mas não sem consequências: flores, ovário, frutas podem rachar. Portanto, é necessário regar regularmente. A planta precisa de água quando a camada superior seca 2-3 cm.

Aconselho todos os jardineiros, para não sofrer com o problema (água, não regue), plante as plantas em vasos transparentes. Eles são fáceis de pegar na loja de utensílios de mesa descartáveis. E então coloque a planta plantada em qualquer vaso bonito. A qualquer momento, você pode observar o estado das raízes e entender quando regar. Minhas plantas frequentemente sofriam transbordamento e eu sofria. Agora todas as plantas estão em recipientes de plástico transparentes, a qualquer momento eu posso puxar a planta para fora do vaso de cerâmica e ver o que minha planta precisa ...

Olga

//flowertimes.ru/komnatnyj-granat/

Regras de rega de romã:

  • Em fevereiro, quando os botões estão prontos para começar a crescer, a rega se torna mais frequente, a terra sempre deve ser umedecida, como o ar.
  • Quando a romã floresce, a quantidade de umidade é reduzida, porque em áreas de seu crescimento natural, uma ligeira seca é observada neste momento.
  • Depois que a fruta é formada, a rega é aumentada novamente, mas com cuidado: a busca levará ao rompimento de romãs maduras.

Com o período adormecido que se aproxima, a rega é reduzida gradualmente; no inverno, umedeça o solo apenas uma vez a cada 1,5-2 meses.

Características do cultivo de romã em várias áreas

No Kuban e na Crimeia, a romã do jardim se sente bastante à vontade. Embora aqui ele precise de abrigo para o inverno, as frutas têm tempo para amadurecer e têm um bom gosto. As variedades regionalizadas favoritas são o rosa Gulosha e o Ak Dona Crimean (no vernáculo Gulosha e Crimean). Também considerado Nikitsky cedo e Juicy 1110, bem como formas anãs para crescer como uma cultura de banheira.

Alguns jardineiros nas regiões norte do Território de Krasnodar, Região de Rostov, Território de Stavropol e Astrakhan cultivam romã como uma cultura de cobertura.

Vídeo: Romã desencadeando após o inverno

Se os jardineiros da Ucrânia Central têm algo a esperar, então para seus colegas da Rússia central, o cultivo de romã é uma fantasia. Mas há temerários.

Escusado será dizer que o clima nas regiões centrais do nosso país é completamente inadequado para o cultivo de romã. Mas ainda assim, correndo o risco de ser conhecido como um extremal entre jardineiros, arrisquei cultivá-lo em minha casa de campo. E posso garantir-lhe que esta lição não é de forma alguma promissora. Para a frutificação, a romã requer não apenas um inverno quente, mas também um longo período vegetativo com altas temperaturas. Portanto, em abril, assim que abro os arbustos, instalo imediatamente estufas não aquecidas acima deles. E no outono, quando a temperatura na rua cai abaixo de 10 °, retiro as estufas e construo abrigos novamente.

Pavel Moiseev

//vk.com/away.php?to=http%3A%2F%2Fvsaduidoma.com%2F2015%2F09%2F20%2Fvyrashhivanie-granata-v-centralnoj-rossii%2F&cc_key=

Mas nos subúrbios, os resultados não são tão animadores.

Por volta de 2000, ele plantou várias sementes de uma romã comprada no mercado. Plantada logo após a romã ter sido consumida. Depois de algum tempo, 5 sementes brotaram. Dois ou três anos cresceram em casa em vasos e depois plantaram no jardim. Durante 9 anos eles não floresceram, embora os topos sejam dirigidos com todo o coração. É tudo o que posso dizer. Florescerá? Eles provavelmente irão florescer em algum momento. Qual é a probabilidade de uma fruta de qualidade decente? Talvez nunca, porque não há calor suficiente para isso na região de Moscou.

VVB

//vk.com/away.php?to=http%3A%2F%2Fforum.homecitrus.ru%2Ftopic%2F16203-granat-v-otkrytom-grunte%2F&cc_key=

Coleta e armazenamento de romãs em casa

Os frutos da romã amadurecem por um longo período, até outubro-novembro, mas em regiões frias devem ser removidos antes do início da geada. Provavelmente, a maturação total não chegará a essa altura; é necessário construir uma estufa ao redor da planta, o que permitirá manter uma temperatura aceitável por mais tempo.

As romãs são removidas com muito cuidado, pois as frutas danificadas não serão armazenadas. Eles são colocados em duas ou três camadas em caixas forradas com papel e limpos em uma sala com temperatura de 1-6 ° C e umidade de 90-95%. É permitido armazenar granadas na câmara comum da geladeira.

Se a fruta estiver rachada ou manchada, ela será descartada e processada (o suco é feito, congelado).

Vídeo: métodos para produzir suco de romã em casa

Em boas condições, as romãs são perfeitamente armazenadas durante todo o inverno, sem perder o sabor e a aparência, mas as variedades doces são armazenadas menos ácidas. Depois de descobrir uma fruta podre, ela é removida, limpa e imediatamente usada ou congelada com bons grãos.

O cultivo de romã em regiões que não se submetem a verões quentes e invernos quentes e secos pode ser chamado de aposta, e no norte, o mais extremo nesse processo. Se você ainda estiver determinado, vá em frente. As coisas vão bem - decore seu jardim com uma planta bonita e a mesa com frutas saudáveis. Falhar - não importa, você sempre pode encontrar uma cultura que responderá com gratidão à sua colheita.

Pin
Send
Share
Send