Crescendo macieiras Ligol

Pin
Send
Share
Send

Nos últimos anos, a variedade de maçãs polonesa Ligol, que em breve terá 50 anos, começou a ganhar popularidade na Rússia Central. É útil descobrir o que causou o interesse dos jardineiros. E também será útil se familiarizar com os recursos da tecnologia agrícola da variedade.

Descrição da nota

Ligol é uma variedade de seleção polonesa no final do inverno, criada em 1972 para jardins industriais. Desde 1995, é cultivado na Ucrânia e, em 2017, foi incluído no Registro Estadual da Rússia para a Região da Terra Negra Central. Originador LLC "Jardins de Belogorye" da região de Belgorod. A variedade é popular em jardins industriais das regiões sul da Rússia; jardineiros amadores são cultivados em muitas áreas da faixa do meio.

Originador - uma pessoa física ou jurídica que criou, criou ou revelou uma variedade de plantas ou raça animal e (ou) garante sua conservação, mas não é o detentor da patente.

Wikipedia

//ru.wikipedia.org/wiki/Originator

Tem uma árvore grande de rápido crescimento com uma coroa piramidal larga de média densidade. Eles são cultivados em porta-enxertos altos, médios e anões. Períodos de floração - médio, duração - 7-10 dias. Possui boa resistência ao inverno, resistência à seca e resistência ao calor média. O Ligol tem uma alta imunidade à crosta e oídio, mas existe o risco de queimaduras bacterianas e câncer de macieira (comum) na Europa.

A maturidade precoce de uma árvore alta é de 6 a 7 anos, de tamanho médio - 4 a 5 anos, de baixo crescimento - de 3 a 4 anos. Nos primeiros anos, a colheita é pequena - 4-5 kg. Com a idade, a produção de frutos aumenta rapidamente e 4-5 anos após o início da frutificação em jardins industriais, uma média de 336 c / ha já é recebida. Com os devidos cuidados e racionamento da colheita - frutificação anual. Auto infértil. Como polinizadores variedades adequadas:

  • Idared
  • Gloucester
  • Campeão
  • Espartano
  • Delicioso dourado;
  • Mac
  • Fuji e outros.

As frutas têm formato regular de cone redondo, com uma superfície altamente nervurada, unidimensional. O peso médio de uma maçã é 210 gramas, o máximo é 300 gramas. Frutas individuais podem atingir uma massa de 400 e até 500 gramas. O pedúnculo é curto e grosso. A força das maçãs é forte. A cor principal é esverdeada, o tegumento é vermelho-carmim, embaçado, ocupando a maior parte da superfície. Os pontos hipodérmicos são de tamanho cinza e médio. Eles são numerosos, mas dificilmente perceptíveis. A polpa é de cor creme, densa, áspera, de grão grosso, suculenta. O sabor das maçãs é agridoce, agradável. O aroma é médio. Pontuação de degustação - 4,8 pontos. O objetivo da fruta é universal, a transportabilidade é boa. Colha as frutas no final de setembro e elas amadurecem completamente em janeiro. A geladeira é armazenada por até seis meses. O criador da variedade declara em seu site uma vida útil de 9 meses.

Frutos Ligol formato regular em forma de cone redondo com superfície altamente nervurada, unidimensional

Resumindo, os seguintes méritos da variedade podem ser observados:

  • resistência ao gelo;
  • tolerância à seca;
  • resistência à crosta e oídio;
  • vencimento antecipado;
  • o sabor das frutas;
  • vida útil longa.

Desvantagens:

  • imunidade insuficiente ao câncer (comum) europeu de macieiras e queimaduras bacterianas;
  • Freqüência de frutificação às vezes é observada.

Vídeo: revisão da macieira Ligol

Plantando macieiras Ligol

Para obter a máxima produtividade da macieira, ela precisa criar condições favoráveis. As macieiras da Ligol crescem bem em barro, barro arenoso e solo preto. Para o plantio, escolha um local aberto, bem iluminado e ventilado. Ao mesmo tempo, não deve ser soprado pelos ventos e correntes de ar do norte. É melhor ter densas plantações de árvores altas ou construir muros, cercas do norte ou nordeste. A ocorrência de águas subterrâneas deve ser bastante profunda (pelo menos dois a três metros), não sendo permitido o alagamento e a estagnação da água. O solo da macieira precisa de solo solto e bem drenado com um pH de 5,0-6,5 (ligeiramente ácido ou normal).

Se existe um local adequado para o cultivo de uma macieira, resta apenas comprar uma muda e determinar a data do plantio. Jardineiros experientes não adiam a compra de mudas na primavera. Eles sempre fazem isso no outono, porque, neste momento, nos viveiros, há sempre uma grande variedade de materiais de plantio de alta qualidade. E não importa se o plantio está planejado para a primavera (e este é o melhor momento para o plantio) - as mudas irão inverno com sucesso no porão ou escavadas no chão. Só é necessário não esquecer de mergulhar as raízes em uma mistura de argila e verbasco antes de colocá-lo para armazenamento - para que não sequem.

Antes de colocar as mudas para armazenamento, você precisa mergulhar as raízes em uma mistura de argila e verbasco - para que não sequem

Instruções de pouso passo a passo

Então, o local foi escolhido, a muda foi comprada, agora você pode iniciar o processo de plantio de uma macieira:

  1. No outono, você precisa preparar um poço de aterrissagem. Para fazer isso:
    1. Cavar um buraco de 60 a 80 centímetros de profundidade e 100 a 120 centímetros de diâmetro, colocando solo fértil ao lado.

      Cavar um buraco de 60 a 80 centímetros de profundidade e 100 a 120 centímetros de diâmetro, colocando solo fértil ao lado

    2. Em solos pesados, é necessária a drenagem, pois uma camada de pedra britada (argila expandida, tijolo quebrado, etc.) com uma espessura de 10 a 15 centímetros é colocada no fundo.
    3. Encha o poço com uma mistura de chernozem, húmus, turfa e areia grossa na proporção de 2: 2: 1: 1. Em cada balde dessa mistura, despeje 30-40 gramas de superfosfato e 0,5 litros de cinza de madeira.
  2. As raízes das mudas são embebidas em água algumas horas antes do plantio. Um estimulante da raiz (Kornevin, Epin, Heteroauxin) é adicionado à água.
  3. Um buraco é cavado no centro do poço de aterrissagem, no fundo do qual um pequeno monte é formado.
  4. Tendo partido do centro 10-15 centímetros, uma estaca de madeira é martelada. Sua altura acima do solo deve estar entre 0,9-1,3 metros.
  5. A muda é abaixada no buraco e colocada com o pescoço da raiz no topo da colina. As raízes são bem espalhadas e colocadas nas encostas do monte.
  6. Eles enchem o buraco com terra em camadas, batendo-o suavemente.

    Eles enchem o buraco com terra em camadas, batendo-o suavemente

  7. Com um helicóptero ou um cortador de avião, um rolo de terra é raspado ao longo do diâmetro do furo de aterrissagem para reter água durante a irrigação.
  8. Para evitar que a árvore caia sob a influência do vento, amarre o tronco ao pino com uma fita de pano macio.
  9. Regue abundantemente o poço de aterrissagem em várias etapas. Como resultado, todo o solo deve estar bem umedecido e encaixar-se confortavelmente nas raízes, sem deixar ar.

    Após o plantio, o poço de aterrissagem é abundantemente regado em várias etapas

  10. As mudas são cortadas a uma altura de 0,9-1,1 metros, os galhos são cortados ao meio.
  11. No final do processo, o solo no círculo próximo ao tronco é afrouxado e coberto com palha. Para fazer isso, você pode usar húmus, adubo, feno, palha etc.

Características do cultivo e sutilezas do cuidado

Como o cuidado com a macieira Ligol não é muito diferente de cuidar de macieiras de outras variedades, abordaremos brevemente os principais pontos e etapas.

Como regar e fertilizar

Como a variedade é tolerante à seca, será necessária pouca rega. É importante regar a macieira antes da floração, após a floração e uma ou duas vezes no verão, durante o período de crescimento de frutos e brotos jovens. E também precisa de irrigação pré-inverno para carregamento de água. Essas regras se aplicam a macieiras adultas com um sistema radicular desenvolvido. Até sete a oito anos, a rega ocorre com mais frequência - até 8 a 10 regas por estação. Após cada irrigação, o solo do círculo próximo ao tronco deve ser afrouxado para fornecer acesso de oxigênio às raízes. Se o solo é coberto com palha, os intervalos entre a irrigação podem ser aumentados e o afrouxamento é excluído.

Três a quatro anos após o plantio, a macieira precisará de nutrição adicional.

Tabela: Programação de fertilizantes para macieira Ligol

PrazoFertilizantesDosagem e via de administração
AbrilHúmus, composto5-10 kg / m2 polvilhe uniformemente na superfície do círculo do tronco e cavar. Os orgânicos devem ser adicionados regularmente pelo menos uma vez a cada três a quatro anos.
Nitrato de amônio ou uréia30-40 g / m2 aspergido na superfície do círculo do tronco e regado
Primeira quinzena de junhoMonofosfato de potássio10-20 g / m2 dissolvido em água e regou o solo do círculo do tronco
Junho a julhoInfusões orgânicas líquidas. Um concentrado é preparado infundindo dois litros de verbasco em um balde de água. Verbasco pode ser substituído por excrementos de pássaros, o que exigirá a metade.1 l / m2 dissolvido em água e regar a planta
OutubroSuperfosfato30-40 g / m2 sob escavação
Periodicamente, você precisa fazer fertilizantes minerais complexos com um conjunto de oligoelementos. Eles são usados ​​de acordo com as instruções anexadas ao fertilizante.

Moldar e aparar coroas

Uma etapa importante no cultivo de uma macieira é a formação de sua copa. Atualmente, eles tentam evitar árvores altas, de modo que o Ligol é mais comum em porta-enxertos de tamanho médio e anão. Para as árvores desse crescimento, cultivadas tradicionalmente, é usada uma formação de copa em forma de copo. Cada vez mais, existe um método de cultivo de macieiras em treliças; nesse caso, elas geralmente recorrem à formação do tipo palmito. Além disso, a formação do tipo eixo-árvore está ganhando popularidade. De qualquer forma, eles começam a se formar no momento do plantio de uma muda e a realizam por três a quatro anos. O termo para a poda é o início da primavera, antes do início do fluxo de seiva.

A formação da copa das macieiras como eixo está ganhando popularidade

É igualmente importante manter a frutificação abundante para afinar regularmente a coroa, enquanto os brotos crescem para dentro e para cima, além de cruzar e interferir entre si. Essa poda é chamada de reguladora e também é realizada na primavera.

Não devemos esquecer a poda sanitária, que é tradicionalmente realizada no outono após o final da queda das folhas. Ao mesmo tempo, todos os galhos secos, doentes e danificados são cortados.

Como coletar maçãs Ligol e armazená-las

Antes de começar a colher maçãs, é necessário aguardar um tempo seco e estável para que os frutos da árvore estejam secos. As maçãs molhadas colhidas não serão armazenadas por muito tempo. Durante a coleta, as frutas devem ser classificadas, descartando as danificadas, que podem ser imediatamente recicladas para o suco. Para o armazenamento, frutas adequadas são colocadas em caixas de papelão ou madeira. É melhor organizar as maçãs em uma linha para que elas não se toquem. Mas é possível em várias linhas, trocando-as com papel ou palha de centeio. As maçãs serão armazenadas por mais tempo a temperaturas entre 0- + 5 ° C e pelo menos 85% de umidade, enquanto as caixas devem ser empilhadas umas sobre as outras por meio de juntas de quatro centímetros de espessura para fornecer ventilação.

Doenças e Pragas

Variedades modernas, que incluem Ligol, são menos suscetíveis a doenças e ataques de pragas. No entanto, muitas vezes a imunidade não se aplica a todas as doenças. Portanto, a implementação oportuna e regular de medidas preventivas e sanitárias não deve ser negligenciada em nenhum caso.

Prevenção de Doenças e Pragas

A lista de trabalhos preventivos é familiar a qualquer jardineiro experiente. Para iniciantes, apresentamos brevemente:

  • Todos os anos, no outono, é necessário coletar as folhas caídas e queimar junto com os galhos deixados após a poda sanitária. Ao mesmo tempo, os esporos de patógenos, as pragas do inverno são destruídos e, como bônus, o jardineiro recebe uma certa quantidade de cinza de madeira, que é um fertilizante valioso.

    As folhas caídas podem conter lixo fúngico e pragas do inverno.

  • Ao mesmo tempo, é necessário inspecionar a casca da árvore e, se forem detectadas rachaduras, elas devem ser limpas e cortadas em madeira saudável. Em seguida, trate com solução a 1% de sulfato de cobre e cubra com uma camada de var. O mesmo deve ser feito na primavera, quando, após o inverno, geadas e queimaduras solares podem aparecer na casca. Essas ações visam a prevenção do câncer (comum) europeu de macieiras e outras possíveis doenças da casca.
  • A cal do tronco e os galhos grossos da macieira com uma solução de cal cortada com a adição de sulfato de cobre (1-2%) e cola de PVA visam a prevenção de queimaduras solares e geadas.

    Troncos e galhos grossos de macieiras são branqueados com argamassa de limão

  • A escavação profunda do solo do círculo próximo ao tronco antes do início da geada permitirá elevar à superfície as pragas do inverno no solo. Como resultado, a maioria deles morrerá de frio.
  • O fortalecimento do efeito do evento anterior permitirá pulverizar o solo e a copa das árvores com uma solução a 3% de sulfato de cobre ou mistura de Bordeaux.
  • No início da primavera, um tratamento de erradicação com DNOC ou Nitrafen deve ser realizado, visando a prevenção de todas as doenças fúngicas e pragas conhecidas. Não se deve esquecer que o uso do DNOC não é permitido mais de uma vez a cada três anos.

    A primeira pulverização de macieiras é realizada no início da primavera

  • Ao mesmo tempo, vale a pena instalar um cinto de caça no tronco da macieira, que pode ser fabricado com material improvisado. Impedirá o rastejamento de formigas, lagartas, insetos etc. na coroa.
  • Para prevenir doenças fúngicas e pragas, são feitos três tratamentos. O primeiro é realizado antes da floração, o segundo - após a floração e o terceiro - após 7 a 10 dias após o segundo. Dos fungicidas (medicamentos para combater doenças fúngicas) no momento, os mais eficazes são Horus, Skor, Ridomil Gold. Inseticidas (inseticidas) - Decis, Fufanon, efeito Spark-Double.

Queimadura bacteriana (bacteriose)

O nome da doença foi devido à semelhança dos sintomas com queimaduras solares nas folhas como resultado da seca. Mas se você olhar de perto, poderá encontrar várias diferenças nessas lesões. Isso é importante para o diagnóstico.

Tabela: sinais de bactérias e queimaduras solares nas folhas das macieiras

Peças de plantasCondição das partes da planta
Com bacterioseCom queimadura solar
FolhasÁreas necróticas avermelhadas espalhadas entre as veias até a periferia da folhaA mortificação das folhas começa nas bordas e avança em direção ao meio da folha na forma de manchas marrons.
TirosCom o desenvolvimento de brotos secos, eles desbotam e dobramAtira, morre, permanece em linha reta
CascaA casca fica pegajosa e úmida. Na superfície, distingue-se o exsudado branco, que gradualmente se torna marrom.Casca seca, sem exsudato
Flores, ovários e frutasBotões e flores morrem, ficando com uma cor marrom escura. No entanto, eles não caem e permanecem nos galhos. Os ovários escuros param de crescer. Os frutos são cobertos com exsudato, mumificados e permanecem na árvore por mais de um ano. A cor deles é preta.Botões, flores, ovários secam e desintegram-se

O exsudato (neste caso) é o fluido liberado dos tecidos das folhas de uma árvore quando é afetado por doenças.

Como o agente causador da doença é uma bactéria, ela deve ser combatida com antibióticos. Os seguintes medicamentos são utilizados para a pulverização:

  • Ampicilina - uma ampola por balde de água.
  • Fitolavina - 20 ml por balde de água.
  • Três comprimidos de tetraciclina e uma ampola de estreptomicina são dissolvidos em cinco litros de água.

Para o tratamento de feridas e curativos, use:

  • Solução de uma ampola de gentomicina em um litro de água.
  • Solução de um comprimido de Ofloxacin em um litro de água.

Freqüentemente, a bacteriose é disseminada por um patógeno fúngico da moniliose, portanto, fungicidas devem ser usados ​​simultaneamente com antibióticos. Os preparativos eficazes são Strobi, Skor, Hórus e outros.

A bacteriose pode infectar um jardim inteiro

Câncer de maçã europeu (comum)

Esta doença é mais frequentemente observada nas regiões sul da Rússia e na Crimeia. O fungo patogênico penetra nos tecidos da árvore através de danos à casca, ataques de geada, queimaduras, cortes de galhos, desprotegidos pelo jardim var. Com danos nos troncos, feridas abertas são formadas. Nas suas margens aparecem extensas inundações, chamadas de calos. Em feridas pequenas, as bordas do calo são fundidas e a doença prossegue fechada.Prevenção - prevenção de queimaduras, geadas, aparecimento de rachaduras e tratamento oportuno em caso de ocorrência. O tratamento do câncer é simples - é o mesmo de qualquer lesão do córtex. A ferida é limpa e cortada em madeira saudável, desinfetada e coberta com uma camada de uma var de jardim.

Quando uma macieira é danificada pelo câncer europeu, feridas abertas se formam no tronco e nos galhos

Possíveis pragas da macieira Ligol

Sujeita a medidas sanitárias e preventivas, a derrota da macieira Ligol por pragas é praticamente excluída. No jardim, onde a prevenção foi negligenciada, algumas pragas podem atacar.

Traça de maçã

É uma pequena borboleta noturna (de até três centímetros), voando por 30 a 45 dias na primavera. Dos ovos postos por ela na coroa, as lagartas rastejam até 18 mm de comprimento, que penetram nos ovários e nos frutos, onde se alimentam de sementes. Não há maneiras e métodos para controlar a lagarta; portanto, medidas preventivas não devem ser negligenciadas.

Lagarta de mariposa alimenta-se das sementes do feto

Flor de maçã

No inverno com segurança nas camadas superiores do solo do círculo próximo ao tronco, um pequeno besouro de gorgulho (de até três milímetros) sobe para a coroa. Lá, sua fêmea corta um botão de flor e põe um ovo nele. Depois disso, uma larva inevitavelmente aparecerá do ovo, que comerá a flor por dentro. Nesta fase, você ainda pode pulverizar com urgência a coroa com inseticidas (Decis, Spark, Fufanon) para salvar flores intactas e preservar parte da colheita. Mas é melhor não levar isso a cabo e realizar tratamentos preventivos com antecedência.

A larva do besouro da flor come uma flor do interior

Pulgão

Esta é uma das poucas pragas da macieira, que pode ser combatida após o ataque. Tendo encontrado pulgões nas folhas de uma macieira, deve-se cortar as folhas retorcidas e as extremidades afetadas dos brotos. Depois disso, você precisa pulverizar a coroa com um biofungicida, por exemplo, Spark Bio. E não esqueça que os pulgões são geralmente carregados em uma árvore por formigas, a fim de se alimentar subseqüentemente de suas doces secreções (o chamado orvalho do mel). E eles poderiam ser interrompidos de maneira muito simples com a instalação de um cinto de caça.

Os pulgões assentam na parte inferior das folhas

Gardeners comentários

Re: Ligol (Ligol) O sabor é muito bom, comi. Há um desejo de plantar.

Camilla, Ternopil, Ucrânia

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=11275

Re: Ligol Uma maçã deliciosa, uma diferença muito grande no sabor das lojas e do seu jardim, a variedade é realmente resistente ao gelo e de alto rendimento, as maçãs são muito atraentes. 5 anos sem comentar.

fantoci, Kiev

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=11275

Re: Ligol (Ligol) A resistência do inverno é normal. Eu floresceu. Ovário caiu. A floração foi a primeira - portanto, o grau ainda não foi confirmado.

f

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=11275

Boa noite, no meu jardim, a variedade Ligol na m-9 do quarto ano produziu 30 kg de maçãs de excelente qualidade, mas foi necessário colher em 2 ou mesmo 3 paróquias.

Lina-G, Kremenchug, Ucrânia

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=11275&page=4

Postado por Tanja Eu realmente gosto de maçãs Ligol. Estou pensando em plantar no país ... Talvez alguém esteja crescendo, me diga se vale a pena?

Vale a pena plantar essa variedade! Cultivo cerca de 20 variedades de macieiras e o Ligol é um dos melhores! É frutífera, bonita e saborosa, e a maçã é muito grande; além disso, não fica macia por muito tempo. Muito apertado e suculento!

Helgi, região de Kiev

//www.sadiba.com.ua/forum/showthread.php?p=466316

As pequenas falhas da variedade de maçã Ligol são mais do que sobrepostas com vantagens inegáveis. Os primeiros a avaliar esse fato foram agricultores empreendedores que se envolveram ativamente no cultivo de variedades em suas fazendas, com o objetivo de obter lucro. Atrás deles, jardineiros amadores mais rígidos e apertados. Você pode recomendar o Ligol com confiança para crescer em seu jardim, além de outras variedades interessantes.

Pin
Send
Share
Send