Groselhas não são apenas saborosas, mas também muito saudáveis. Portanto, seus arbustos podem ser encontrados em muitas hortas. Mas a cultura tem uma desvantagem significativa - ela gosta de amor especial de insetos nocivos, bem como de fungos patogênicos. Como qualquer problema é mais fácil de prevenir do que lidar com ele mais tarde, a atenção principal deve ser dada às medidas preventivas. Se ainda não foi possível salvar o mato da doença, é importante poder identificá-lo a tempo e saber o que fazer nesse caso.
Melhor hora para o processamento de groselha
Groselhas são mais suscetíveis a doenças do que muitos outros arbustos de bagas. Portanto, pela primeira vez, o tratamento preventivo é realizado no início da primavera, combinando-o com a poda sanitária. Os brotos e o solo ao redor do arbusto, prontos para florescer, são pulverizados com qualquer fungicida - esses medicamentos matam muitos fungos patogênicos. O procedimento deve ser repetido após a floração, de preferência mesmo duas vezes, com um intervalo de 10 a 12 dias.
Durante todo o período de vegetação ativa, os arbustos são pulverizados para proteger contra o oídio, um dos mais comuns e perigosos para as doenças da cultura. O primeiro tratamento é realizado em abril, o último - em setembro. O intervalo entre eles é de 10 a 12 dias.
No outono, não se deve esquecer a prevenção, este é um procedimento obrigatório, além de podar um arbusto e limpar o tronco de uma folhagem, galhos quebrados, bagas caídas, ervas daninhas e outros detritos de plantas. O melhor processamento é feito 2-3 semanas após a colheita inteira.
Ao pulverizar groselhas, vale lembrar que qualquer tratamento com produtos químicos é realizado o mais tardar 30 dias antes da colheita prevista, com preparações de origem biológica - por 15 a 20 dias. Além disso, seu uso é limitado durante a floração. Isto também se aplica a fungicidas.
Como lidar com: remédios populares entre jardineiros
Na maioria das vezes, os jardineiros usam as ferramentas mais acessíveis e testadas pelo tempo que provaram sua eficácia no processamento de groselhas. Muitos deles, sem razão, não confiam em química nova.
Água fervente
Molhar groselhas com água a ferver é uma medida comum que ajuda a "remover" o mato da "hibernação" do inverno e aumentar sua resistência a doenças fúngicas típicas da cultura. O procedimento é realizado na última década de fevereiro ou início de março, quando as folhas ainda não floresceram.
A água normal é fervida, um regador com um divisor ou um frasco de spray é enchido (durante esse tempo esfria a uma temperatura de 80-90ºС) e os arbustos são derramados a uma distância de 60-70 cm, tentando processar todos os galhos de maneira mais ou menos uniforme. Para facilitar seu trabalho, você pode pré-conectar (ou mesmo no outono) várias sessões cada. Você precisa agir rapidamente - desde a água que esfriou até 60-70ºС, não há mais sentido. A norma para uma planta é de 3-5 litros.
Em seguida, com água da mesma temperatura, você precisará derramar o solo no círculo próximo ao tronco e cobri-lo por 2-3 dias com uma película plástica, pedaços de feltro para cobertura. Isso ajudará a destruir as larvas do inverno sob o mato, assim como os ovos postos por insetos nocivos e esporos de fungos patogênicos. A água fervente é especialmente eficaz contra um carrapato nos rins, que é o principal distribuidor de um perigoso vírus da folha dupla. Ao mesmo tempo, não o derrame diretamente sob as raízes, você pode queimá-las severamente.
A prática mostra que os arbustos de groselha processados anualmente dessa maneira toleram melhor os caprichos do clima durante o verão e o inverno frio e são menos propensos a serem afetados por pragas. As folhas são maiores, mais bagas, elas se ramificam mais intensamente.
Para um efeito maior, você pode adicionar permanganato de potássio à água (a um tom rosa claro da solução) ou sal comum (50-70 g por 10 l).
Vídeo: tratamento de primavera de arbustos de baga com água fervente
Vitríolo azul
O sulfato de cobre (também conhecido como sulfato de cobre ou sulfato de cobre) é um dos fungicidas mais comuns, amplamente utilizado pelos jardineiros para proteger árvores frutíferas e arbustos de vários fungos patogênicos. Este lindo pó azul celeste evita a germinação de seus esporos. Para tratar groselhas com sulfato de cobre, é preparada uma solução a 1% (100 g de pó por 10 litros de água), ferro - 3%. Essa concentração é completamente segura para o mato, mas destrói efetivamente os esporos de fungos.
O sulfato de cobre não penetra no tecido da planta, age exclusivamente no ponto de contato. A solução é lavada do mato na primeira chuva. Se o fungo já formou um micélio nos tecidos, não pode destruir seu agente, no entanto, inibe levemente seu desenvolvimento.
O líquido é preparado exclusivamente em recipientes de vidro, plástico ou esmaltado (sem lascas) para excluir a reação com íons de ferro, alumínio, zinco. É impossível armazená-lo por mais de 10 a 12 horas, a eficácia do medicamento é perdida. O pó se dissolve melhor em água morna do que em água fria. A uma temperatura do ar igual ou superior a 30 ° C, não faz sentido realizar o processamento. A solução final nunca deve ser misturada com outros medicamentos, inseticidas ou fungicidas.
As plantas são pulverizadas no início da primavera. É desejável que a temperatura na rua não exceda 8-10 ° C. Esta é uma garantia de que os brotos das folhas ainda não "acordaram". O processamento é realizado no início da manhã ou à noite, após o pôr do sol. As gotas restantes no arbusto desempenham o papel de lentes, você pode queimar os brotos muito. Além de doenças fúngicas, esse procedimento ajuda a proteger os arbustos de muitas pragas perigosas - ácaros, mosquitos, afídeos e moscas mucosas.
Imediatamente após o desbotamento dos arbustos, o tratamento é repetido. A melhor hora para ela é o início da manhã de um dia calmo. É desejável que a rua esteja quente o suficiente - 16-20ºС.
O último tratamento com sulfato de cobre é realizado no outono. A concentração da droga é aumentada para 2%. Se no verão a planta é muito afetada por doenças e pragas, o solo ao redor do arbusto é derramado com uma solução a 5%. Mas esse tratamento não é recomendado para o chernozem - afeta negativamente a fertilidade do solo.
O sulfato de cobre pode ser usado não apenas como meio de prevenção de doenças e combate a elas, mas também como fertilizante. O cobre, como muitos outros oligoelementos, é necessário para o desenvolvimento normal das plantas. Uma vez a cada 5-6 anos no outono ou primavera, o pó é aplicado ao solo no processo de afrouxamento profundo do solo a uma taxa de 1 g / m². Você pode julgar uma deficiência de cobre durante a estação de crescimento ativa pelos seguintes sinais:
- tom de folhas verde-escuro e antinatural, contrastando com uma borda branca amarelada nas bordas;
- a rigidez da chapa e a ponta dobrada para baixo;
- brilho metálico ou matiz roxo-azulado, claramente visível ao sol.
Neste caso, os arbustos são pulverizados com uma solução fraca de sulfato de cobre - 1-2 g por 10 litros de água.
Este medicamento também pode ser usado para desinfecção. Fatias deixadas após a remoção de galhos secos, quebrados e doentes são a “porta de entrada” para todos os tipos de infecções. Portanto, antes de cobri-los com variedades de jardins, é útil enxaguar as “feridas” com uma solução a 2%.
Vídeo: aplicação de sulfato de cobre no jardim
Fluido de Bordeaux
Os jardineiros líquidos de Bordeaux o utilizam desde meados do século XIX. Foi então que o botânico francês Pierre-Marie Millardde descobriu que a mistura que ele preparava destrói de maneira muito eficaz fungos mofo nas folhas e brotos de uva.
As groselhas são tratadas com líquido de Bordeaux para proteger contra ferrugem, crostas, antracnose e todos os tipos de manchas. Você não pode exagerar: isso afeta negativamente o sabor da fruta e inibe o crescimento de novas mudas.
O líquido de Bordeaux (um por cento) é fácil de se preparar. Isso exigirá apenas água, sulfato de cobre e cal rápida:
- 100 g de sulfato de cobre são diluídos em um copo de água quente e, em seguida, adicione 5 l de água fervente. O recipiente não deve ser de metal.
- Noutro recipiente com um volume de 10 l, são despejados 150 g de cal rápida em 5 l de água fria, bem misturados.
- Com muito cuidado, em uma corrente fina, o conteúdo do primeiro recipiente é derramado no segundo (em nenhum caso, não vice-versa).
- Usando papel de tornassol, verifique se a solução é adequada para a pulverização de plantas. Se ficar azul, há muito limão, o remédio é ineficaz. A cor vermelha indica um excesso de sulfato de cobre - essa solução destruirá não apenas os esporos dos fungos, mas também as folhas de groselha. Os erros são corrigidos pela adição gradual de “leite” de limão. Como um "indicador", você pode usar uma unha comum - uma placa da tonalidade correspondente aparecerá nela.
A concentração máxima de líquido de Bordeaux é de 3% (300 g de sulfato de cobre e 400 g de cal). Com essa solução, os arbustos de groselha são pulverizados no início da primavera ou no final do outono. Nas sessões após o procedimento, um revestimento azulado permanece por muito tempo, isso é normal. Se na primavera os botões já "acordaram", transformando-se em cones verdes, a concentração ideal é de 1%. A taxa de consumo por arbusto é de 1,5 a 2 litros.
A pulverização é realizada em clima seco e fresco, até as 10:00 ou após as 18:00. É aconselhável que a solução entre no solo em uma quantidade mínima. É melhor pré-cobri-lo com filme plástico, feltro para telhado, folhas de ardósia e assim por diante.
O líquido de Bordeaux é uma alternativa ao sulfato de cobre, portanto o tratamento é realizado ao mesmo tempo. O período de sua ação é mais longo - 25 a 30 dias, não é lavado pela chuva. É também uma fonte de cálcio para os arbustos de groselha. No entanto, a solução é mais tóxica, não apenas para plantas, mas também para seres humanos, animais de estimação, portanto, no processo de preparação e pulverização, é obrigatório o uso de luvas de borracha, respirador e outros equipamentos de proteção individual.
Vídeo: como preparar o Bordeaux Bordeaux
Como proteger groselhas de doenças comuns
As doenças, especialmente as doenças fúngicas, são um verdadeiro flagelo das groselhas. Alguns jardineiros nem arriscam plantar arbustos no local. Mas a prevenção competente pode minimizar o risco de infecção.
Sarna
Casca de groselha aparece pela primeira vez nas folhas. Eles são visíveis pequenos como se manchas aveludadas de cor verde-oliva. Gradualmente aumentam de tamanho, mudam de cor para marrom escuro, as folhas ficam completamente amarelas. Então a doença se espalha para as bagas. As manchas nelas são vagas, bege, remanescentes de um filme. Com o tempo, sua superfície racha, as frutas encolhem, ficam pretas e apodrecem. O risco de contrair crostas é especialmente grande se o verão estiver frio e chuvoso.
Muitas vezes, o próprio jardineiro é o culpado pela propagação da doença. Isso é facilitado pelo espessamento das plantações, pela escolha de um local inadequado (planície, onde o ar frio e úmido estagna por um longo período de tempo ou por um local onde as águas subterrâneas se aproximam demais da superfície), pela introdução de fertilizantes excessivos contendo nitrogênio.
Como o fungo que causa o inverno excessivo de crostas nas folhas caídas, no outono, o solo sob o arbusto deve ser limpo de detritos de plantas e afrouxado profundamente. Galhos fortemente afetados devem ser cortados e queimados o mais rápido possível. Também existem variedades resistentes a fungos - Houghton, Date, African, Bottle green, Chernysh.
Os melhores medicamentos para combater a sarna são os fungicidas. Para prevenção, os arbustos são pulverizados no início da primavera. Se for utilizado sulfato de cobre ou líquido de Bordéus, o tratamento será realizado em gemas fechadas, por outros meios (HOM, Oksikhom, Abiga-Peak, Kuprozan, Oleokuprit) - em folhas recém-florescidas. O segundo procedimento é realizado 7-12 dias após o primeiro, o último - no outono.
Remédios populares são usados principalmente para a prevenção de crostas. Eles não são capazes de parar a propagação da doença e destruir o fungo. Validade - aproximadamente 7 a 12 dias (ou até a primeira chuva). Em seguida, o processamento precisará ser repetido.
- Solução de sal (100 g por litro de água). Ele não deve ter permissão de cair no chão. Nada vai crescer nessas camas.
- Infusão de rizomas de rabo de cavalo. As matérias-primas finamente picadas preenchem um terço do volume de um balde de 10 litros e o restante é adicionado com água morna. A ferramenta é infundida por 3-4 dias, filtrada antes do uso.
Oídio
Oídio é a doença mais perigosa para as groselhas, da qual essa cultura sofre com muita frequência. Os esporos de um fungo patogênico são transportados pelo vento ou por insetos. As folhas afetadas pela doença são cobertas com um revestimento branco-acinzentado, semelhante ao pó ou farinha em pó, após algumas semanas fica marrom e "engrossa", transformando-se em manchas sólidas. As placas das folhas estão enroladas e secas. Em seguida, o fungo se espalha para brotos e frutas. A casca dessas bagas fica marrom e mais grossa, elas caem, você não pode comê-las.
Contribui para a propagação do fungo em clima quente e alta umidade. Na maioria das vezes os arbustos sofrem com a doença.
Por via de regra, os primeiros sinais de desenvolvimento de oídio já são visíveis no final da primavera. O fungo se espalha de baixo para cima, então você precisa inspecionar os brotos mais baixos e brotos mais cuidadosamente. Existem também variedades resistentes a doenças - Mashenka, Grushenka, Harlequin, Kolobok, Senador, africana, uva Ural, finlandesa e Yubileiny.
Você também precisa ter cuidado com a cobertura - potássio e fósforo aumentam a resistência do oídio, ao contrário, o nitrogênio diminui o desenvolvimento de brotos jovens, tornando-os mais suscetíveis a ele. Durante o verão, é útil pulverizar os arbustos 2-3 vezes com uma solução de superfosfato simples (50 g) e sulfato de potássio (20 g) em 10 l de água.Para aumentar o efeito, é adicionado permanganato de potássio (3-5 g).
Para a prevenção do oídio, brotos de folhas que começaram a inchar são derramados em água fervente ou em uma solução de permanganato de potássio (15 g por 10 l de água). O solo sob o arbusto é polvilhado com Haupsin, Glocladin ou Trichodermin, derramado com solução de Fitosporina. Então, antes da floração e imediatamente após, são utilizadas as preparações Topázio, Tiovit, Vectra e HOM. Último tratamento - após mais 7 a 10 dias.
As groselhas são tratadas com remédios populares, a partir de meados de abril ao outono, com um intervalo de 10 a 12 dias:
- Uma solução de carbonato de sódio (50 g por 10 l de água). Para ficar melhor com as folhas e os brotos, você pode adicionar um pouco de roupa ou sabão verde de potássio ralado em um ralador fino. Para aumentar o efeito - 2-3 comprimidos de aspirina esmagados em pó.
- Infusão de cinzas de madeira (lata de 1 litro de 3 litros de água fervente). A ferramenta é insistida por 2-3 dias, filtrada antes do uso. É também um suplemento foliar eficaz que contém potássio e fósforo.
- Kefir ou leite azedo. É diluído com água na proporção de 1: 8. O ambiente ácido dos esporos do fungo e do micélio não tolera nada.
Aos primeiros sinais da doença, os arbustos são tratados com Nitrafen (200 g por 10 litros de água). Então, duas vezes com um intervalo de 10 a 12 dias, Cumulus, Scor. Fortemente afetado por arbustos de oídio só pode ser arrancado e queimado. O solo neste local e arbustos próximos são tratados com a mesma solução.
Vídeo: como lidar com oídio em groselhas
Líquen
Os líquenes parecem manchas ásperas de verde-amarelo, prateado, rosado, creme amarelado, cinza escuro ou quase branco. Eles aparecem nos brotos, às vezes cobrindo-os quase completamente. Até 8 a 10 espécies podem coexistir pacificamente em um galho. O líquen não é um parasita, apenas usa o arbusto como habitat, mas você ainda precisa lidar com isso, devido a essas neoplasias, a umidade estagna, a casca esfolia, esporos de fungos patogênicos e outros microorganismos patogênicos se acumulam em sua superfície, sob eles. os ovos de pragas “se escondem”, o mato reage mais fortemente a condições climáticas adversas e a troca de ar normal é dificultada.
A presença de um grande número de líquenes no arbusto de groselha, como regra, indica seu envelhecimento, crescimento descontrolado da coroa ou que os brotos foram congelados no inverno ou receberam queimaduras solares. Outra razão possível é a escolha errada do local para o plantio (a água de derretimento permanece por muito tempo sob o mato, a água subterrânea se aproxima da superfície).
A melhor prevenção do aparecimento de líquen nas groselhas é a poda competente e regular. A coroa deve ser uniformemente iluminada pelo sol, é importante garantir uma boa aeração. A cada cinco anos, é aconselhável rejuvenescer o arbusto, cortando ao ponto de crescimento todos os brotos com idade superior a essa idade. No início da primavera, as groselhas são pulverizadas com uma solução de sulfato de ferro (350-400 g por 10 litros de água).
Os líquenes descobertos são limpos do mato com um pano plástico comum. Você também pode usar uma escova para roupas, uma “esponja” de arame para a louça, um pano grosso como uma esteira ou uma tira simples (mas nada afiado para não ferir a madeira). É melhor fazer isso depois da chuva. Os líquenes absorvem a umidade, amolecem, tornando-se uma esponja.
As áreas limpas da casca são desinfetadas lavando com sabão e espuma, solução a 2% de sulfato de cobre ou esfregando com azeda das folhas da azeda. A casca esfoliada é cuidadosamente removida, as rachaduras existentes são limpas com uma lixa fina. As "feridas" são cobertas com variedades de jardins, uma mistura de esterco fresco de vaca, argila em pó e cinza de madeira ou cobertas com tinta a óleo em várias camadas.
Vídeo: como se livrar de musgos e líquenes em arbustos e árvores
Remédios populares para a prevenção de doenças e ataques de pragas
Os remédios populares também são úteis, mas para a prevenção de doenças. A propósito, eles ajudam a afastar os arbustos e muitos insetos nocivos, que por algum motivo têm um amor especial pelas groselhas. Aos primeiros sinais do desenvolvimento da doença, não faz sentido usá-los. Você só pode perder seu tempo quando o arbusto ainda pode ser salvo.
Mas, em comparação com produtos químicos, eles têm uma vantagem definitiva. Remédios populares não prejudicam a planta e o homem de forma alguma. Consequentemente, durante a temporada, os arbustos podem ser processados um número ilimitado de vezes. O efeito do tratamento dura de 7 a 12 dias (ou até a primeira chuva).
Como mostra a prática, as seguintes ferramentas são mais eficazes:
- Infusão de alho. É usado para evitar sarna, ferrugem, repelir pulgões e brotos. Aproximadamente 0,5 kg de flechas e / ou dentes de alho são esmagados e despeje 3 l de água quente. Após 3-4 dias, a infusão é filtrada, espessada no fundo, espremida, antes de ser diluída em água, aumentando seu volume para 10 litros.
- Uma decocção de folhas de absinto. Ajuda a proteger os arbustos dos ataques de lagartas de um zumbido, pulgão, reflexo de groselha. 100 g de folhas secas são fervidas em banho-maria por 25 a 30 minutos, adicione infusão de esterco de frango fresco (1 kg por 3-4 litros de água), misture bem, adicione água, elevando o volume total para 10 litros.
- Infusão de mostarda em pó. Isso assusta moscas e todos os tipos de lagartas. 100 g de pó é derramado com um litro de água, insista 2-3 dias. Antes de usar, filtre e dilua com água 1: 2.
- Infusão de tabaco. Destrói os esporos da maioria dos fungos patogênicos, repele o ácaro do rim, o fogo da groselha. Cerca de 250 g de folhas secas (de preferência cultivadas independentemente) ou pó de tabaco são vertidas em 10 litros de água, insistidas por 2-3 horas, filtradas antes do uso. O efeito é apenas um produto preparado na hora, não pode ser armazenado, nem por várias horas. Você pode simplesmente tirar o pó dos arbustos floridos e frustrados com pó de tabaco.
- A infusão é celandine. Folhas e caules (3-4 kg) são esmagados, despeje 10 litros de água. O produto está pronto em 1,5 a 2 dias. As folhas secas desta planta podem ser trituradas em pó e polvilhadas com arbustos de groselha, o solo sob eles.
- Infusão de casca de cebola. Particularmente eficaz contra pulgões. 200 g de matéria-prima são vertidos 10 l de água morna, insistem 10-14 horas. Mais de um dia, o produto não é armazenado.
- Decocção de topos de tomate. Quase todas as pragas não gostam do seu cheiro pungente. 2-3 kg de matéria-prima picada são despejados em 5 litros de água, insistidos por várias horas. Em seguida, adicione a mesma quantidade de água e deixe ferver por meia hora em banho-maria. O produto final é resfriado e diluído com água 1: 4. Se necessário, em um recipiente hermeticamente fechado, ele pode ser armazenado por 4-6 meses. Da mesma forma, uma decocção tansy é preparada para ajudar a proteger os arbustos do fogo da groselha.
- Infusão de feno fino. Um terço do balde de 10 litros é preenchido com matérias-primas, o restante é preenchido com água. Insista 3-4 dias. Antes de usar, filtre e dilua com água 1: 3.
Galeria de fotos: que remédios populares posso tratar com arbustos de groselha
- Atiradores de alho têm as mesmas propriedades que cravo
- Folhas frescas e secas de absinto, especialmente amargas - uma fonte de fungicidas naturais
- Mostarda em pó também pode ser usada na forma seca para polvilhar folhas e solo sob arbustos de groselha.
- O tabaco produzido sozinho é muito mais eficaz do que o adquirido.
- O celandine é amplamente utilizado não apenas na medicina popular, mas também na jardinagem
- O cheiro pungente de cascas de cebola repele muitas pragas
- As folhas de tomate têm um odor forte característico - ele "interrompe" o cheiro de folhas de groselha, insetos confusos
- A infusão de feno fino é usada para combater pulgões, lagartas de groselha e groselha
Atacar arbustos de groselha da doença causa uma diminuição significativa na produtividade e pode até levar à morte do mato. Portanto, tratamentos preventivos na primavera e no outono, bem como exames regulares para detectar sintomas suspeitos para esta cultura, são obrigatórios. Para prevenção, você pode usar remédios populares. Mas se a infecção já se espalhou em massa, apenas inseticidas ou medicamentos de origem biológica podem ajudar.