Uma das condições para o pleno crescimento e desenvolvimento das plantas é a rega oportuna. Mas nem sempre devido ao emprego dos proprietários e à distância do local da cidade, é possível fornecê-lo. Definir um timer ajudará a resolver o problema de criar condições ideais em conformidade com o regime de umidade. Este dispositivo não apenas simplifica o cuidado com os "animais de estimação" verdes, mas também tem um efeito benéfico na qualidade da colheita. O dispositivo de que você precisa na casa pode ser comprado em uma loja de horticultura, ou você pode fazer um regador com suas próprias mãos. Sobre como escolher a melhor versão do modelo ou criar você mesmo um dispositivo simples, consideraremos o artigo.
O temporizador de rega é um mecanismo de fechamento único ou multicanal que controla a bomba de água. Abre com uma certa periodicidade, permitindo que a água entre no sistema de irrigação.
O temporizador de rega automático de uma só vez resolve muitas tarefas:
- Fornece irrigação com uma determinada intensidade e frequência;
- Evita o alagamento do solo e o apodrecimento das raízes devido ao fornecimento de água medido e lento;
- Ao fornecer água sob as raízes das culturas de jardim, resolve o problema das queimaduras solares das folhas e minimiza o risco de sua doença;
- O fornecimento de irrigação local ajuda a resolver o problema com as ervas daninhas.
Para facilitar a manutenção, os temporizadores de abastecimento de água são colocados juntos com outros equipamentos em caixas plásticas instaladas no subsolo.
Os principais tipos de tais dispositivos
De acordo com o princípio da contagem, os temporizadores são divididos em dispositivos de ação simples (com operação única) e em vários dispositivos (quando é ativado várias vezes com velocidades predefinidas do obturador).
Dependendo do tipo de mecanismo usado, um cronômetro pode ser:
- Eletrônico - a unidade de controle do dispositivo inclui equipamento eletrônico, que determina o tempo de resposta e a abertura da válvula eletromagnética. A vantagem indiscutível desse tipo de dispositivo é uma ampla variedade de tempos de resposta, que podem variar de 30 segundos a uma semana. O modo de rega pode ser ajustado local e remotamente.
- Mecânico - é uma unidade de controle equipada com uma mola helicoidal e uma válvula mecânica. Funciona segundo o princípio de um relógio mecânico. Um ciclo da planta de blocos de molas é capaz de fornecer operação contínua do mecanismo por até 24 horas, abrindo a válvula de acordo com o período de operação definido pelo usuário. O modo de rega é ajustado apenas manualmente.
Ambos os dispositivos são de design multicanal. O temporizador de rega mecânico se distingue por sua simplicidade de design e pela ausência de fios de suprimento nele. Isso reduz significativamente o custo do dispositivo.
No temporizador mecânico, basta definir o ciclo de irrigação selecionando o intervalo. Com um modelo eletrônico, é um pouco mais complicado: primeiro você precisa definir a data e a hora e depois escolher o programa ideal para a colheita.
Muitos notaram que nos sistemas de água das aldeias suburbanas durante o dia devido ao consumo intenso de água, a pressão diminui. Ao definir um temporizador de rega automático, você pode agendar a irrigação para as horas da noite e a noite.
Dependendo da modificação do dispositivo, os temporizadores podem ter roscas "normais" internas ou externas e também são equipados com conectores de mangueira de aperto rápido ou conectores de conexão rápida com um sistema de irrigação.
Opções de fabricação do temporizador de água
Ao planejar equipar um sistema de irrigação automática em um local, é conveniente usar temporizadores de água para controlar guindastes. Com a ajuda deles, o sistema de abastecimento de água pode ser completamente não volátil, evitando o uso de qualquer componente eletrônico.
Construção # 1 - temporizador com mecha conta-gotas
As fibras de pavio, saturadas de umidade, elevam-no até uma certa altura, não permitindo que a água evapore rapidamente. Se o pavio for jogado ao mar, a água absorvida começará a pingar da extremidade livre.
A capacidade de umidade pode ser ajustada ajustando a espessura do pavio, a densidade de torcer os fios e prendendo-os com uma alça de arame.
Para equipar o timer em um recipiente com lados baixos, cuja altura não exceda 5-8 cm, instale uma garrafa de plástico de cinco ou dez litros. Uma das principais condições operacionais do sistema é manter o nível de líquido no tanque a uma altura constante. A proporção ideal de capacidades é mais fácil de determinar experimentalmente.
Um pequeno orifício é feito no fundo da garrafa para que a água escorra. A garrafa é cheia de água, cobrindo temporariamente o orifício de drenagem e bem fechada com uma tampa. Uma garrafa cheia é colocada em uma calha. A água que passa pelo fundo gradualmente flui para fora, parando no nível em que o orifício não se esconde sob a espessura. À medida que a água flui, a água que flui da garrafa compensará a perda.
A principal vantagem deste temporizador é que, devido ao mesmo nível de água em um tanque largo em caso de chuva, a reposição da perda de umidade da garrafa será suspensa.
Os artesãos, que já testaram esse dispositivo na prática, afirmam que uma garrafa de cinco litros com uma taxa de alimentação de 1 gota / 2 segundos é suficiente para 20 horas de operação ininterrupta. Ao escolher o tamanho ideal da garrafa que funciona como uma coluna de água e ao ajustar a intensidade da gota, você pode obter o efeito de atrasos de vários dias.
Construção # 2 - dispositivo de controle de válvula de esfera
No temporizador de água, o tempo de resposta é realizado sob a influência de uma queda. A água que sai de um recipiente que desempenha a função de lastro reduz o peso da estrutura. Em um determinado momento, o peso do tanque não é suficiente para segurar a alça da torneira e o fornecimento de água é iniciado.
Para equipar um relógio de água, você precisará de:
- Barril para água;
- Válvula de esfera;
- Dois círculos de madeira compensada ou metal;
- Vasilhas ou garrafas plásticas de 5 litros;
- Cola para construção;
- Carretel de linha de costura.
Para o bom funcionamento do sistema, é aconselhável modificar a válvula de esfera, anexando ao manípulo fixado por meio de um parafuso uma pequena polia - uma viga. Isso permitirá trazer o guindaste de fechado para aberto, alterando o ângulo da alavanca.
A polia é construída a partir de dois círculos idênticos de madeira compensada, colando-os com planos e cola de construção ou metal, conectando-os por meio de parafusos. Um cordão forte é enrolado ao redor da polia, fazendo várias rotações ao redor para garantir a confiabilidade. Ao construir a alavanca, os segmentos do cabo são firmemente fixados nas bordas. Uma carga de lastro e um contêiner com água compensando seu peso são amarrados às extremidades livres do cordão de lados opostos. O peso da carga deve ser tal que, sob esse peso, o guindaste entre em um estado de alavanca.
É mais fácil regular o peso dos recipientes despejando areia em um deles e adicionando água ao outro. O papel do agente de ponderação também pode executar migalhas de metal ou chumbo.
Capacidade com água e servirá como um temporizador. Para fazer isso, é feito um pequeno buraco no fundo com uma agulha fina, através da qual a água vaza gota a gota. O tempo de vazamento dependerá do volume da garrafa e do tamanho do furo. Pode variar de várias horas a três a quatro dias.
Para alimentar o dispositivo, o tanque de irrigação é instalado em uma superfície plana e cheio de água. As garrafas suspensas pelas extremidades do cordão na polia também enchem: uma com areia e outra com água. Com o peso equivalente das garrafas cheias, a torneira é fechada.
Existem situações em que é necessário obter uma abertura total do guindaste, ignorando posições intermediárias - o chamado efeito de chave seletora. Nesses casos, um pequeno truque ajudará: na posição fechada do guindaste, a borda da rosca é enrolada com o peso, que atuará como um fusível, e sua extremidade livre é fixada ao guindaste. Quando o mecanismo estiver fechado, o encadeamento não sofrerá nenhuma carga. Como o tanque de água está vazio, a carga começará a pesar mais, mas o fio de segurança assumirá um excesso de peso, não permitindo que o reator coloque o guindaste na posição "aberta". A rosca quebrará apenas com um excesso significativo de carga, trocando instantaneamente a torneira e garantindo a livre passagem de água.
Para trazer o sistema ao seu estado original, basta remover a carga ou fixá-la em um estado suspenso, eliminando a tensão do cabo.
O sistema está pronto para operação, permanece apenas antes da partida para encher o barril de água e o cronômetro com água e pendurar o reator, segurando-o com um fio fino. Esse dispositivo é fácil de fabricar e conveniente de manter. Sua única desvantagem pode ser considerada uma operação única.
Outras idéias para a criação de temporizadores mecânicos podem ser obtidas em formas temáticas. Por exemplo, alguns artesãos usam um êmbolo cilíndrico com grânulos de polietileno em óleo como corpo de trabalho de um temporizador. O dispositivo é ajustado para que, quando a temperatura cair à noite, o corpo imerso se retraia e a mola enfraquecida abra a válvula. Para limitar o fluxo de água, use um diafragma. Durante o dia, os grânulos de polietileno aquecidos pelos raios solares aumentam de tamanho, empurrando o êmbolo para sua posição original e, assim, interrompendo o fornecimento de água.
Projeto # 3 - Temporizador Eletrônico
Artesãos com conhecimento eletrônico básico podem construir um modelo simples de um timer eletrônico. O guia de fabricação do dispositivo é apresentado no videoclipe: