Shepherdia é pouco conhecida pelos jardineiros russos. Nas parcelas domésticas, isso pode ser encontrado muito raramente. Enquanto isso, é um arbusto incomum e muito ornamental, que também traz colheitas regularmente. Na aparência, as frutas são muito semelhantes às bagas de espinheiro, mas a pastora é muito mais saborosa e saudável. Outra vantagem inquestionável é a despretensão em partir. A planta se adapta com sucesso a quase todas as condições climáticas e climáticas, não impõe requisitos especiais à qualidade do solo.
Como é o pastor?
Shepherdia (Shepherdia) é um gênero de arbustos perenes pertencentes à família Otário (Elaeagnaceceae). Na Rússia, ainda é pouco conhecido, seu espinheiro marítimo "relativo" mais próximo é muito mais comum. No entanto, em casa (EUA, Canadá), assim como nos países europeus, esta planta é amplamente utilizada no projeto paisagístico. Folhas prateadas e bagas escarlate de sangue de shepherdia contrastam muito efetivamente com agulhas verde-escuras, também ficam bem no fundo de plantas com folhagem vermelha (bérberis, irga, weigela).
O pastor foi descoberto há muito tempo, em 1818. Foi nomeado em homenagem ao proeminente botânico do Império Britânico, John Shepherd, que foi o primeiro curador do mais famoso jardim botânico de Liverpool. O autor do nome, ele é o descobridor, é o professor de botânica da Filadélfia, Thomas Nuttall. Ele enviou as primeiras cópias de shepherdia através do oceano para o próprio jardim botânico, de onde se espalharam por toda a Europa.
A Rússia (então o Império Russo) familiarizou-se com os pastores no início do século XX, graças ao famoso criador I.V. Michurin. Ele estava muito interessado nas propriedades benéficas e no sabor dos frutos da planta, transferindo várias cópias para o seu próprio jardim de aclimatação, localizado em Kiev. Após sua morte, Shepherd não foi esquecido pela equipe do jardim e logo uma plantação inteira apareceu. Provavelmente, isso explica o fato de que, de todos os países da ex-URSS, o pastor é o mais popular na Ucrânia, embora a cultura não seja particularmente apaixonada pelo calor.
A planta tem muitos apelidos - "búfalo / bisão", "lebre / baga de coelho", "baga de sabão", "espinheiro americano", "groselha do Nebraska", "baga crucificada", "folha de prata". Os três primeiros são mais comuns. Sua origem é explicada pelo fato de que os primeiros colonizadores da América usaram a baga para preparar o molho de carne de búfalo e coelho, e a polpa das frutas era ensaboada ao toque.
A altura média de um arbusto adulto é de 3-5 m. Na maioria das vezes, deixa cair as folhas para o inverno, mas existem espécies sempre-verdes. Os rebentos de shepherdia são muito finos, cobertos com uma casca áspera de cor cinza-bege e geralmente localizados com longos espinhos afiados. Os brotos se ramificam intensamente, torcem, entrelaçam, cruzam, especialmente perto do chão, criando um obstáculo quase intransponível. Esse recurso torna os pastores muito adequados para a formação de sebes.
As folhas são pequenas, com 5-7 cm de comprimento, densas ao toque. Eles estão dispostos em pares opostos um ao outro em pecíolos curtos. A placa da folha é elíptica ou lanceolada, lisa, de cor verde brilhante. Mas de longe, parece prateado devido à presença de pequenas escamas ou vilosidades que refletem a luz do sol. A parte inferior da folha também é pubescente, ainda mais espessa que a frente.
A floração de Shepherd não é a visão mais espetacular do mundo. No entanto, suas flores são benéficas. Esta planta é uma boa planta de mel, atraindo insetos polinizadores para o local. Pequenas flores amareladas ou cremosas, coletadas em um pincel ou inflorescência em forma de espiga, florescem no início de abril, mesmo antes de o arbusto ser coberto de folhas. As flores não duram muito, dentro de uma semana e meia. Eles florescem assim que o ar aquece a uma temperatura de 7-9ºС.
Shepherdia pertence à categoria de plantas dióicas. Isso significa que, se for plantado não apenas para decorar o jardim, mas também para futuras frutificações, é necessário ter plantas "femininas" e "masculinas" em uma proporção de cerca de 4: 1. Estes últimos atuam como polinizadores. Você pode determinar a qual categoria um arbusto pertence, examinando os botões de flores. Nas plantas "masculinas", elas são maiores e arredondadas; nas plantas "femininas", elas têm uma ponta pontiaguda e são pressionadas firmemente ao rebento. As flores "masculinas" são desprovidas de pilão, são caracterizadas pela presença de muitos estames.
O fruto do pastor é um fruto arredondado de tamanho médio (5-6 mm de diâmetro), de cor escarlate ou vermelho-alaranjado. A pele dela está coberta de vários pontos esbranquiçados, como um spray de tinta. Para ela, essa é a norma, não uma doença exótica. A carne é macia, doce e azeda. Há um gosto adstringente que nem todo mundo gosta, então geleias, marshmallows, geléias, compotas, licores e outras preparações costumam ser preparadas a partir de frutas silvestres do que frescas. Embora a prática mostre que os frutos deixados no mato antes da primeira geada são muito mais doces e macios. A Shepherdia também é recomendada para fazer molhos - aqui é a acidez leve e a acidez picante é muito útil.
Ao contrário do espinheiro, coletar pastores é muito fácil. Após a geada, basta espalhar um filme, pano ou jornal sob o arbusto e agitá-lo várias vezes vigorosamente. Os frutos amadurecem já no final do verão, mas até esse momento são mantidos firmemente nos galhos, não caem.
Bagas são extremamente saudáveis. Os primeiros a perceber isso foram os nativos da América do Norte. Shepherdia contém muito mais vitamina C do que limão, espinheiro e groselha preta (até 250 mg). Além disso, contém ácidos orgânicos, caroteno, taninos, antocianinas, vitaminas A, E, R. Shepherdia ajuda a aumentar o tônus geral do corpo, retarda o envelhecimento, ajuda a fortalecer a imunidade, luta contra doenças virais, resfriados, processos inflamatórios, é usado em prevenção de hipertensão e aterosclerose. Bagas também têm um efeito biliar e diurético. Seu conteúdo calórico é pequeno - apenas 28 kcal por 100 g. A única desvantagem é que as bagas podem causar alergias. Portanto, seu uso deve ser tomado com cautela para quem já conhece a presença de intolerância individual a qualquer produto alimentar.
Shepherdia é caracterizada por maturidade precoce. A primeira vez que uma planta floresce em dois a três anos após o plantio de uma muda no solo. Um arbusto adulto traz anualmente 12-15 kg de bagas. O período produtivo é de pelo menos 30 anos, os cuidados simples ajudarão a estendê-lo para 50-60 anos. Com a idade, a produtividade apenas aumenta, chegando a 40-50 kg.
O clima na terra natal de Shepherdia difere pouco daquela característica da maior parte do território da Rússia. O arbusto tolera geadas a -45 ° C sem muito dano a si próprio, o que o torna adequado para o cultivo na Sibéria, nos Urais e no Extremo Oriente. A resistência ao frio se diferencia não apenas pelos brotos, mas também pelos rins. Com os brotos e as folhas abertas, os arbustos produzem frutos após as geadas mais severas nas costas, que nessas regiões, justamente chamadas de "zona agrícola arriscada", não são incomuns.
O que é importante para os jardineiros, a planta não sofre de doenças fúngicas, bacterianas ou virais, as pragas também não demonstram interesse nela. Portanto, a planta não precisa de pulverização com pesticidas e inseticidas, o que permite obter uma colheita ecológica.
Espécies existentes
Existem apenas três representantes no clã pastor. Os criadores, por outro lado, se interessaram por essa planta recentemente, portanto, os experimentos no cultivo de variedades de frutos grandes ainda não produziram resultados sustentáveis. O mesmo pode ser dito das tentativas de atravessar Shepherdia com espinheiro. Essa direção é reconhecida como muito promissora - é possível combinar o rendimento e o espinheiro marítimo de frutos grandes com a resistência característica do pastor a doenças, pragas, condições climáticas e climáticas adversas.
Na maioria das vezes, nos jardins, você encontra shepherdia de prata (S. argentea). É um arbusto em forma de árvore, com galhos espinhosos, atingindo uma altura de 5-6 m. Jovens brotos de prata esverdeada mudam gradualmente de cor para marrom-acinzentado. Folhas pequenas, com 3-5 cm de comprimento, em forma de elipse com ponta pontiaguda. Devido à característica pubescência, são fundidos em ambos os lados com prata. Frutos com diâmetro de 5-6 mm e peso de 0,5-0,7 g, amadurecem no final do verão, embora adquiram uma cor característica em julho.
Existem híbridos de reprodução com frutos amarelos brilhantes - Xanthocarpa e Goldeneye. Mas essas são conquistas recentes dos criadores, que até agora são extremamente raras no acesso aberto. Encontrá-los é muito difícil, mesmo no exterior.
Vídeo: como é a aparência de shepherd silver
O pastor canadense (S. canadensis) é encontrado "em cativeiro" com muito menos frequência. Ela tem uma vantagem inegável - a ausência de pontas, mas é capaz de desempenhar uma função exclusivamente decorativa. Seus frutos são pequenos, amarelo-laranja, quase sem sabor. Também não difere na taxa de crescimento, a altura máxima é de 1,5 a 2,5 m. As folhas são verde-acinzentadas ou verde-oliva, brilhantes e brilhantes, em forma de ovo.
O último representante do gênero é pastor de folhas redondas (S. rotundifolia). Esta é uma planta endêmica encontrada na natureza exclusivamente no estado do Colorado. Não difere na resistência do inverno, portanto, não é adequado para cultivo na maior parte do território da Rússia. Suas folhas são cobertas com pequenos crescimentos, semelhantes às verrugas, localizados nos galhos muito densamente. Ao mesmo tempo, são bastante carnudos, portanto, sob o peso, os brotos tendem ao chão, formando uma bela cascata. As flores são muito pequenas, amareladas. Frutas não são comidas.
Como plantar uma planta
Shepherdia é despretensiosa. Isso se manifesta especialmente na qualidade pouco exigente do solo. Ideal para o solo argiloso ou argiloso - bastante nutritivo e com boa aeração. Mas pode crescer onde nenhuma outra cultura pode sobreviver. Shepherdia existe com sucesso e produz frutos em solos arenosos, rochosos e salinos. Isto é devido ao fato de que nas raízes da planta existem pequenos nódulos - recipientes de bactérias especiais. Graças a eles, a shepherdia fornece nitrogênio, "puxando-o" para fora da atmosfera. Apenas um substrato pesado (argila, lama, turfa) não combina com ela.
O sistema radicular da planta é superficial, mas muito desenvolvido. Portanto, o arbusto pode ser plantado em encostas íngremes, falésias, encostas. Ele é capaz de proteger efetivamente essas áreas da erosão.
É aconselhável escolher um local aberto para os pastores. O calor e a luz do sol afetam positivamente o rendimento e o sabor das frutas. Uma má opção é qualquer planície, que muitas vezes estagna a água e o ar frio e úmido. Além disso, não plante shepherdia onde a água subterrânea se aproxima da superfície de um metro. A ausência de estagnação de umidade é quase o único requisito da planta, vale a pena ouvi-la. Também é desejável ter uma barreira a alguma distância que proteja o arbusto de rajadas de vento frio, mas isso não é um pré-requisito.
A melhor época para pousar em um clima temperado, especialmente nos Urais e na Sibéria, é a primavera. O clima nessas regiões é imprevisível, o inverno pode vir de repente. Ao plantar no outono, você precisa ter pelo menos dois meses antes da primeira geada. Para uma muda, é tempo suficiente para "lidar com o estresse" e se adaptar às novas condições de vida.
Ao plantar várias plantas ao mesmo tempo, é mantida uma distância de 1,8 a 2 m entre elas. A única exceção são os pastores, projetados para formar uma cobertura. Nesse caso, o intervalo é reduzido para 0,5 m.
A profundidade ideal do poço de aterrissagem é de 0,5 a 0,75 m. É aconselhável prepará-lo com antecedência, pelo menos 10 a 12 dias antes do procedimento planejado. Adicione a cada 10-15 litros de estrume apodrecido ou húmus, um pote de litro de cinzas de madeira peneirada, misturando fertilizantes com a camada superior de terra extraída do poço (os primeiros 10 a 15 cm). Então você precisa cobrir o poço com algo à prova d'água, por exemplo, um pedaço de ardósia.
Não há nada complicado em pousar no chão. Este procedimento para shepherdia difere pouco do procedimento para árvores frutíferas e arbustos de bagas.
- O sistema radicular é cuidadosamente inspecionado, as raízes secas e mortas são removidas. Poda saudável 2-3 cm, sem tocar os nódulos neles.
- As raízes de Shepherdia são imersas por 3-4 horas em um recipiente com água à temperatura ambiente. Você pode adicionar permanganato de potássio (a um tom rosa pálido) ou qualquer bioestimulante (Epin, Heteroauxina, humato de potássio, ácido succínico), tendo preparado a solução de acordo com as instruções.
- A planta é colocada em um monte de terra e endireita suavemente as raízes, direcionando-as para baixo. Cuidado especial deve ser tomado para não danificar os nódulos neles.
- O poço de plantio é coberto com pequenas porções de terra, sacudindo periodicamente as mudas. Não é necessário compactar fortemente o substrato, o solo deve permanecer suficientemente solto.
- O círculo do tronco com um diâmetro de 50 a 70 cm é regado abundantemente, gastando 25 a 30 litros de água. Quando absorvida, essa área é coberta com migalhas de turfa, húmus, grama recém-cortada e serragem podre.
- Os brotos existentes são encurtados em cerca de um terço para estimular novas ramificações.
Shepherdia de reprodução
Shepherdia se propaga com sucesso por métodos vegetativos e generativos. Ao mesmo tempo, os arbustos obtidos a partir das sementes herdam totalmente as características varietais da planta "mãe". Isso não se aplica apenas aos híbridos criados por reprodução, mas eles praticamente não ocorrem na Rússia.
Germinação de sementes
As sementes de Shepherdia são coletadas independentemente, moendo a polpa das maiores bagas na polpa. Em seguida, o recipiente com eles deve ser colocado ao sol.Quando a polpa seca, as sementes podem ser facilmente separadas dela.
Eles são plantados no mesmo outono, com o tempo, a germinação diminui significativamente. Nas sementes coletadas na mesma estação, é de cerca de 80%. Não é prático armazenar material de plantio por mais de dois anos. A melhor época para pousar é a primeira década de novembro. A proporção de plantas "masculinas" e "femininas" entre as mudas obtidas é aproximadamente igual, portanto não há necessidade de se preocupar com isso.
- As sementes colhidas são plantadas imediatamente em campo aberto. Eles não precisam ser aprofundados, apenas 2-3 cm são suficientes.Uma estufa não aquecida é ideal para esse fim. Para não perder o local de pouso, você pode cavar uma pequena caixa no chão com antecedência. Uma alternativa a essa estratificação natural é o envelhecimento das sementes por 6-8 semanas, a uma temperatura de 0-2 ° C. Nesse caso, eles são plantados no solo em abril ou maio, mas sua taxa de germinação é significativamente menor - não mais que 60%.
- As plantações são cobertas com turfa ou húmus, criando uma camada de 8 a 10 cm de espessura.Quando a neve cai, um monte de neve é derramado na cama.
- Os primeiros brotos devem aparecer na segunda década de abril. Durante a temporada, as mudas são cuidadas como plantas adultas. Até o final de julho, é aconselhável realizar 2-3 fertilizações com fertilizantes contendo nitrogênio - elas estimulam o crescimento de massa verde.
- No final do outono, as mudas atingirão uma altura de 12 a 15 cm, podendo ser transplantadas para a área pretendida. A primeira colheita de pastores cultivados a partir de sementes pode ser esperada em 5-6 anos, mas esse período pode se estender por 8 a 10 anos.
Propagação por camadas de raiz
Shepherdia assim obtido já dá frutos 3-4 anos após o enraizamento. Brotos densos são formados a uma distância de 1,5-2 m do mato. As crianças de dois anos têm melhores raízes.
- Desenterre o solo, separando-o cuidadosamente da planta-mãe. É necessário fazer o menor número possível de cortes, minimizando o trauma nas raízes.
- As feridas infligidas pela prole são desinfetadas, polvilhadas com giz triturado, carvão ativado, cinzas de madeira peneirada, canela.
- As camadas são plantadas no local selecionado, regadas moderadamente. Se a rua não estiver muito quente, eles serão cobertos com garrafas plásticas cortadas. Em calor extremo, as plantações são protegidas com material de cobertura branca. Assim que novas folhas aparecem, os abrigos podem ser removidos.
Estacas
Os talheres de um pastor são a parte superior ou média de uma sessão anual de 10 a 12 cm de comprimento. Corte-os em um ângulo de cerca de 45º. É desejável que não seja lignificado; essas mudas criam raízes muito mais rapidamente. Você pode cortar o material de plantio durante toda a temporada, mas o melhor momento para isso é o final de julho ou a primeira quinzena de julho.
- O corte inferior da parte aérea é embebido por cerca de um dia em uma solução de qualquer estimulante radicular preparado de acordo com as instruções. Você pode simplesmente polvilhar com pó Kornevin, Heteroauxin, Zircon.
- Vasos pequenos ou copos de plástico são preenchidos com solo esterilizado para mudas. O substrato é bem hidratado.
- As estacas são plantadas no solo, aprofundando 3-4 cm em um ângulo de cerca de 60º. Se necessário, quebre as folhas inferiores. Polvilhe o solo com uma fina camada de areia (1-2 cm). É imperativo criar um efeito estufa colocando recipientes em sacos, cobrindo-os com tampas de vidro ou cortando garrafas plásticas. Todos os dias, por 5 a 10 minutos, o abrigo é removido para evitar condensação.
- As hastes fornecidas com luz dispersa brilhante por 8 a 10 horas por dia e a uma temperatura de 22 a 25 ° C, dão raízes em 20 a 25 dias. Além disso, eles precisam ser pulverizados diariamente com água à temperatura ambiente. O solo não deve secar; cortes diretos de luz solar sobre eles também são prejudiciais.
- No final de setembro ou na primeira década de outubro, mudas enraizadas são transplantadas para um local permanente.
Cuidado de arbustos
Cuidar do pastor tirará do jardineiro um mínimo de tempo e esforço. Mesmo aqueles que não têm muita experiência no campo relevante são garantidos para lidar com seu cultivo.
Shepherdia é caracterizada pela resistência à geada e à seca, pouco exigente para a qualidade do solo. Ela não precisa de abrigo para o inverno, pode se dar bem com a chuva natural. Embora ela responda com gratidão a regas e coberturas adicionais, orgânicas ou minerais.
Qualquer planta precisa de água durante a formação e o amadurecimento dos frutos. Portanto, se o verão estiver quente e árido, é aconselhável regar os pastores uma vez a cada 8 a 10 dias, gastando 25 a 30 litros em um arbusto adulto.
Cada vez após a rega ou a chuva, o solo deve ser cuidadosamente solto. O sistema radicular da shepherdia é desenvolvido, mas superficial. Capina regular também é importante. As ervas daninhas retiram a nutrição necessária da planta e interferem na aeração normal. Economizar significativamente o tempo de remoção de ervas daninhas ajudará a cobertura morta. Os brotos da base, se não houver necessidade de material de plantio, também são removidos escavando o solo e podando as raízes. "Cânhamo" não é recomendado para sair.
Duas a três vezes durante a temporada, você pode fazer a cobertura. Na primavera, a planta precisa de nitrogênio. Isso pode ser estrume ou húmus podre (15-20 l) distribuídos no círculo próximo ao tronco, uréia, nitrato de amônio, sulfato de amônio (10-15 g por 10 l de água) ou uma infusão de urtiga verde, folhas de dente-de-leão (ou quaisquer outras ervas daninhas).
Durante a formação e amadurecimento do fruto, os arbustos são alimentados com fósforo e potássio (25 a 30 g de superfosfato simples e nitrato de potássio por 10 l de água). Uma alternativa natural é a infusão de cinzas de madeira (lata de 1 litro de 3 litros de água fervente). Após a colheita, o mesmo curativo é repetido. Você pode usar preparações complexas (ABA, outono).
Shepherdia é caracterizada pela taxa de crescimento e intensidade de ramificação, portanto, o único procedimento obrigatório para cuidar dela é a poda. Essas plantas parecem muito mais limpas e mais decorativas. É aconselhável limitar a altura a 2-2,5 m, encurtando os rebentos laterais para os primeiros galhos. Isso facilita muito a colheita. Este procedimento é realizado a cada 3-5 anos.
À medida que você envelhece, a taxa de crescimento diminui; assim, a cada 7-8 anos, a pastora precisa de uma poda rejuvenescedora. Todos os brotos existentes acima desta idade são completamente removidos, o restante é reduzido pelo crescimento dos últimos dois a três anos. Isso estimula o arbusto a se ramificar ainda mais, contribui para o crescimento da produtividade e aumenta o tamanho da fruta.
Todos os anos, na primavera e no outono, é realizada a poda sanitária, livrando-se das partes quebradas, secas e localizadas sem sucesso, direcionadas para baixo e profundamente na coroa, brotando sinuosamente.
Gardeners comentários
Os frutos de shepherdia prateados, tanto quanto eu sei, são agridoces, isso está escrito em todas as fontes. Mas o parente dos pastores de prata - os pastores canadenses - realmente tem frutos amargos.
Senhor das flores//fialka.tomsk.ru/forum/viewtopic.php?f=43&t=16910
Shepherdia é como espinheiro marinho, inclusive no sabor, como nabo para rabanete - apenas a família é uma e a forma da fruta - nada mais em comum.
serov vladimir//fialka.tomsk.ru/forum/viewtopic.php?f=43&t=16910
Eu tenho cultivado pastor de prata há dois anos. Belo arbusto sem complicações, ainda não floresceu.
Valeric//www.websad.ru/archdis.php?code=290565
Todo ano eu coleciono pastor. Baga madura, quase cereja: sabor doce, levemente azedo e adstringente, mas com ligeira presença. Esta baga é amadora, mas gosto muito, congelo muito e como no inverno, como sementes. Em nosso país, os pastores não crescem com árvores de três metros e, sob o peso das bagas, se parecem mais com ivushka.
Lyudmila I//otvet.mail.ru/question/171230749
Shepherdia, é claro, é uma planta dióica. As plantas masculinas e femininas podem ser distinguidas apenas pelos botões de flores: nos homens são redondos, grandes, nas mulheres, pontiagudos, pequenos. Os botões de flores são formados em brotos anuais e brotos de continuação. As flores são coletadas em inflorescências curtas em forma de espigão. A polinização em shepherdia, bem como em otários relacionados e espinheiro marítimo, cruz, otário e shepherdia são polinizados por insetos, o espinheiro marinho é polinizado pelo vento. Adquiri plantas de sexos diferentes, são pequenas, com cerca de meio metro de comprimento, não proliferam logo.
Peregrina//club.wcb.ru/index.php?showtopic=2168
Como o espinheiro, a shepherdia é uma planta dióica. Para frutificar, é necessário ter uma planta feminina e uma masculina. Há vários anos, a planta feminina de Shepherdia, enxertada no espinheiro marítimo, floresce, devido à ausência de uma planta masculina, o ovário, embora ela se forme, mas caia rapidamente. Não vale a pena se preocupar com a resistência do inverno dos pastores, é completamente resistente ao gelo, além disso, resistente à seca, não suscetível a doenças fúngicas.
Sergey Lazurchenko//club.wcb.ru/index.php?showtopic=2168
Pessoalmente, minha opinião é que, se você deseja manter os pastores por causa das bagas, não deve! A baga, em princípio, é deliciosa, mas a viscosidade característica de muitos otários não é completamente liberada. Se você o mantiver, é apenas para a coleção, por mais "anormal" que eu sou, coletando tudo o que é possível e impossível em seu site.
Nikolay de Samara//club.wcb.ru/index.php?showtopic=2168
O cultivo de um pastor não exigirá um gasto significativo de tempo e esforço do jardineiro. É o suficiente para dar a ela um mínimo de atenção, de modo que o arbusto por muitos anos adornou o jardim. A planta é altamente considerada por sua aparência atraente e muito incomum e pelos benefícios da fruta. Tudo isso contribui para o rápido crescimento de sua popularidade. Shepherdia está se espalhando gradualmente na Rússia. Ela é capaz de se deslocar das hortas, por exemplo, espinheiro.