Kirkazon - folhas gigantes e flores incríveis

Pin
Send
Share
Send

Kirkazon - videira lignificada ou gramada com grandes folhas bonitas. É frequentemente usado para paisagismo rigoroso de estruturas verticais. As propriedades medicinais do kirkazon também são conhecidas. Nas descrições, você pode encontrar a mesma planta sob os nomes "aristolochia", "mulher em trabalho de parto", "cânfora" ou "grama febril". Pertence à família Kirkozon. O gênero de plantas é tão antigo que existia antes mesmo da divisão da terra em continentes. Portanto, variedades individuais são encontradas em todo o mundo. Na maioria das vezes, os kirkazona vivem nas zonas tropicais e subtropicais da África, Austrália, Ásia e América Latina.

Descrição da planta

Kirkazon é uma constante gramada. Possui um rizoma ramificado, localizado superficialmente da superfície da terra. Brotos fracamente ramificados crescem 8-14 m de altura. Na parte inferior, as hastes lignificadas crescem verticalmente. Em tenra idade, eles são cobertos com uma casca lisa verde-marrom, que gradualmente fica marrom e racha. A parte superior da videira é mais flexível e coberta de estacas.

As folhas de kirkazon são muito decorativas. Uma grande placa em forma de coração, palmate ou flecha é pintada em verde claro ou verde brilhante. No lado de baixo, a folha é coberta com vilosidades curtas. O comprimento da chapa é de 5 a 30 cm, com pecíolos arqueados e dispostos a seguir. Eles formam uma cobertura verde contínua, recebendo luz máxima durante o dia.








O período de floração em kircasone ocorre de maio a outubro, dependendo da espécie. Dura até 20 dias. As flores axilares crescem isoladamente ou em grupos de até 8 botões. Eles têm uma forma muito incomum. Tubos curvos lembram jarros, saxofones ou gramofones. Insetos entram neles. Como o kirkazon é polinizado principalmente por moscas, suas flores exalam um cheiro desagradável de decomposição. A cor das pétalas pode ser vermelha, marrom avermelhada ou amarela. A floração começa aos 5 anos.

Após a polinização, as caixas de sementes penduradas, arredondadas ou oblongas, amadurecem. Sob a pele fina são muitas sementes. Uma caixa amadurecida se abre por si própria e sementes triédricas saem dela ou se espalham pelo vento.

Tipos de Kircasone

No mundo, existem quase 200 espécies de aristolochia. Na vastidão da Rússia, apenas 7 deles crescem. O mais comum:

Kirkkazon comum (lomonosovidny). Uma videira grande com brotos de até 15 m de comprimento é distinguida por grandes folhas ovadas com uma superfície áspera e opaca. A folhagem termina com uma borda sem corte. No final de maio, pequenos vasos de flores, pintados de amarelo, aparecem na planta. Em julho, os frutos amadurecem na forma de elegantes caixas esféricas, semelhantes a abóboras em miniatura ou melancias.

Kirkazon ordinário

Aristolochia é de folhas grandes. A planta é uma videira. A casca jovem é lisa, verde pântano. Ao longo dos anos, racha e adquire um tom marrom claro. As folhas verdes brilhantes em forma de coração crescem até 30 cm de diâmetro. Em uma sessão, as folhas podem variar de cor, dando à liana uma cor de mosaico. No outono, permanecendo verdes, as folhas caem. A floração começa em junho, flores tubulares verde-amarelas, semelhantes a pequenos jarros, florescem nas axilas das folhas. Após a polinização, as cápsulas oblongas das sementes amadurecem. No entanto, a frutificação quase nunca ocorre devido à falta de polinizadores naturais.

Aristolochia macrophylla

Circason Manchu. A liana lenhosa decídua é coberta com grandes folhas verde-escuras. Nas lâminas foliares, localizam-se glândulas que exalam aroma de cânfora. A largura das folhas chega a 30 cm e a floração ocorre a partir do início de maio, quando flores axilares marrom-creme florescem nas videiras. As folhas amareladas do outono caem.

Circason Manchu

Kirkazon sentiu. A planta trepadeira decídua cresce até 10 m. Seus brotos e folhas jovens são densamente cobertos com estacas de feltro. A folhagem é pintada de uma cor verde clara e opaca. Folhetos ovóides espetaculares crescem 16 cm de comprimento.No início de junho, flores amarelas enrugadas florescem cerca de 3,5 cm de comprimento.

Kirkazon sentiu

Circason é elegante. Liana com belas folhas em forma de coração é distinguida por flores maiores. Os botões estão localizados individualmente ou na quantidade de 4-6 peças nas axilas das folhas. O comprimento do tubo curvo enrugado é superior a 10 cm e a largura é de cerca de 8 cm.No exterior, a corola é pintada em cor creme e, por dentro, é coberta por uma rede de veias marrom-avermelhadas. A variedade floresce em julho e encanta com corolas incomuns até setembro.

Kirkazon gracioso

Reprodução

Embora o kirkazon seja absolutamente despretensioso ao sair, sua reprodução requer esforços. O Kircasone é propagado por métodos de sementes e vegetativos (estratificação, estacas, divisão do mato). O mais conveniente para um jardineiro amador é o método de fazer o enraizamento de camadas. Basta cavar parte da videira no chão e esmagá-la. Nesse caso, a superfície do córtex deve estar levemente arranhada. As raízes estão garantidas, mas o processo levará muito tempo. Somente as demissões de dois anos são capazes de separação e desenvolvimento independente.

Nas regiões sul, o método de enraizamento de estacas é efetivamente usado. Na primavera, antes de brotar, os brotos são cortados e enraizados no campo aberto. Estacas de outono também são praticadas. A seção inferior é recomendada para ser processada com "Kornevin". O enraizamento é feito em areia molhada ou em solo solto de nutrientes. Deve ser hidratada regularmente. No primeiro mês, as estacas são mantidas sob uma tampa e cobertura transparentes para o inverno, com cuidado. O solo é coberto com uma espessa camada de turfa. Na próxima primavera, você poderá transplantar o jovem kirkazona para um local permanente.

Algumas espécies de videiras formam muitos processos basais. Na primavera, eles podem ser desenterrados e transplantados separadamente. Cuidar de brotos basais não é diferente.

Para cultivar kirkazon a partir de sementes, as colheitas são feitas no outono, em campo aberto. Sementes frescas e maduras são distribuídas nos poços de até 3 cm de profundidade. Eles são aspergidos com o solo e cobertos com composto. Os brotos aparecem em abril-maio, no primeiro ano em que a planta cresce apenas 20-50 cm, mas o rizoma está se desenvolvendo ativamente. O transplante de mudas para um local permanente é planejado com 2-3 anos de idade.

Plantando uma planta

As mudas de Kircasone preferem solos férteis e soltos. Em solos esgotados ou pesados, cavar um buraco mais fundo (50-60 cm). A camada de drenagem é revestida na parte inferior e o espaço livre é preenchido com composto, húmus, areia, turfa e solo turfoso. Kirkazon é pouco desenvolvido em solos ácidos, portanto, a madeira macia não pode ser usada para afrouxar. Pela mesma razão, o composto é feito a partir de resíduos de árvores de folha caduca.

É importante manter uma distância entre as plantas. Como as formas de kirkazon atiram muito ativamente, a distância entre as mudas deve ser de pelo menos 0,8-1 m. Para que a liana tolere melhor o procedimento, as raízes são encurtadas em 20 a 30% durante o transplante.

Regras de cuidados

Aristolochia prefere terrenos abertos sem correntes de ar. As melhores plantas se desenvolvem em sombra parcial. Sob a luz solar direta, elas florescem pior e as folhas geralmente perdem o turgor. Recomenda-se plantar kirkason perto de corpos d'água e ao longo das margens do rio. A planta adora água e alta umidade. Ao regar, a água é derramada no solo e na coroa. Em condições de alta umidade, o arbusto se desenvolve melhor. O banho e a aspersão periódicos beneficiarão apenas a planta.

Você pode se livrar de ervas daninhas com a ajuda de remover ervas daninhas e afrouxar o solo. Assim, você pode destruir a crosta após a rega e facilitar a penetração do ar nas raízes. Não é necessário muito esforço, apenas afrouxe os 5-8 cm superiores da terra.

No verão, uma vez por mês, o kirkazon é alimentado com fertilizantes orgânicos. A solução é aplicada ao solo nas raízes e, em seguida, uma porção de água limpa é derramada. Portanto, os fertilizantes não queimam os brotos.

Na primavera e no verão, o crescimento diário das mudas atinge 25 cm, portanto as vinhas precisam ser podadas regularmente. No início da primavera, brotos secos e brotos extras são removidos; caso contrário, o suporte pode não ser capaz de lidar com muito peso. Antes do inverno, os kirkazons jovens e termofílicos precisam de um abrigo cuidadoso. O solo é coberto com folhas caídas e ramos de abeto. A planta é completamente removida do suporte ou coberta verticalmente com material não tecido.

Em plantações muito densas ou com rega excessiva, as raízes e folhas do kirkazon sofrem com oídio e podridão. Somente poda radical e tratamento com fungicida salvarão a planta. Entre os parasitas, os mais prejudiciais são os ácaros. Insetos sutis se depositam nas folhas e se alimentam da seiva da planta. A pulverização regular com água limpa ajuda a prevenir infecções. Se forem detectadas pragas, elas são tratadas com um inseticida.

Kirkazon em paisagismo

A ciana espessa forma uma cascata verde contínua, sob a qual se encontra qualquer anexo ou cerca desagradável. Com a ajuda de kircasone com folhas grandes, crie arcos, corredores e decore mandris. A planta é capaz de formar uma sombra espessa na qual você pode passar o tempo em um dia quente. Kircasone vive há pelo menos 30 anos, aumentando gradualmente de tamanho, decorando o local e purificando o ar perto da casa.

Propriedades curativas

Todas as partes do kircazona, e especialmente as folhas e brotos, são ricas em ácidos, resinas e óleos essenciais. As preparações à base de plantas têm propriedades anti-inflamatórias, diaforéticas, desinfetantes, analgésicas e cicatrizantes. Na medicina popular, decocções e infusões com kirkazon são usadas para reduzir a pressão sanguínea, melhorar a função renal e combater doenças infecciosas. Compressas com suco de planta ajudam a lidar com furúnculos, comichão na pele, curam feridas purulentas e facilitam o curso da mastite.

Com todas as propriedades positivas, kirkazon pode ser perigoso. Uma overdose ou uso regular irracional leva à formação de um tumor nos rins e ao desenvolvimento de insuficiência hepática. Uma alergia grave é possível como resultado do contato com a planta. Por esses motivos, o tratamento com kirkazon é praticado somente após uma consulta detalhada com um médico.

Pin
Send
Share
Send