Como cultivar uma rica colheita de abóbora nos subúrbios

Pin
Send
Share
Send

Nos subúrbios, a abóbora é uma das culturas vegetais tradicionais. O clima aqui é favorável para o cultivo de muitas variedades populares. É verdade que um verão quente não é suficiente para amadurecer as abóboras mais recentes e deliciosas, mas as variedades em zonas se sentem bem no jardim: não há excesso de calor e o solo é bastante fértil.

As melhores variedades de abóboras para terrenos abertos nos subúrbios

Na região de Moscou, a abóbora frutada e cozida é cultivada principalmente; é muito mais difícil cultivar noz-moscada. Todas as três espécies são significativamente diferentes uma da outra. A abóbora com casca dura é assim chamada por uma casca muito forte e parecida com uma árvore; em outras espécies, a casca é relativamente macia. Ao mesmo tempo, a maioria das variedades de abóboras cozidas é caracterizada por maturidade precoce, motivo pelo qual primeiro tentam plantar em regiões não muito quentes.

A abóbora de frutos grandes tem um período um pouco mais longo que a cozida, mas é a mais resistente ao frio e, como o nome indica, a mais produtiva. A abóbora noz-moscada é a mais deliciosa, mas também a que mais gosta de calor. A maioria de suas variedades se distingue pelo amadurecimento tardio, portanto, nas condições da região de Moscou há problemas com o seu crescimento. O método de cultivo sem mudas, nas condições do centro da Rússia, não levanta questões no caso da abóbora descascada, as plantas com frutos grandes são plantadas principalmente com mudas e, para a noz-moscada, muitas vezes é necessário o uso de estufas.

Na região de Moscou, as seguintes variedades de raça dura são as mais populares.

  • O arbusto Gribovskaya 189 é uma variedade madura precoce, conhecida há mais de meio século. Desde o aparecimento das primeiras mudas até a colheita, leva de 86 a 98 dias. As abóboras têm uma forma oval ou cilíndrica, pesando de 2,5 a 5 kg, laranja-amarelado com listras pretas-verdes manchadas. A polpa é da mesma cor, densa, de bom gosto, com alto teor de açúcar. A resistência à doença é média.

    Arbusto Gribovskaya - uma variedade confiável, testada pelo tempo

  • Espaguete - uma variedade incluída no Registro Estadual da Federação Russa no início do século XXI, objetivo universal. Os primeiros frutos podem ser removidos após 62 dias após a germinação. Na maturidade técnica, os frutos são de cor verde claro, totalmente maduros - creme. As abóboras são pequenas, pesando até 1 kg, em forma de barril. A polpa é bege, delicada, com aroma de baunilha. O teor de açúcar da polpa é baixo. A variedade é tolerante à seca, caracterizada pelo aumento da produtividade.

    Variedades com o nome "Espaguete" não são apenas abóboras, mas também abobrinha, porque são plantas relacionadas

  • O Golosymyanka é uma variedade de meia estação que produz frutos de formato elíptico, pesando de 4 a 6 kg, de cor amarelo escuro com manchas brancas. A polpa é amarela, levemente adocicada. Variedade resistente ao frio, caracterizada por sementes sem casca, mas com maior oleosidade.
  • Mozoleevskaya 49 - uma variedade antiga e bem merecida no meio da temporada. A estação de crescimento é de 101 a 120 dias. Os frutos são ovais curtos, ligeiramente nervurados, pesando 4-5 kg, em maturação técnica, verde escuro com listras amareladas, totalmente maduros, pintados em laranja e cobertos com um padrão marrom-esverdeado. A polpa é alaranjada, doce, firme, de excelente sabor. Os frutos são muito bem armazenados e transportados. Prevalência de doenças em um nível médio.

    Mozoleevskaya - uma variedade cultivada por mais de meio século

Entre as abóboras de frutos grandes para as condições da região Central, é possível distinguir o seguinte.

  • O cinza Volga 92 é uma variedade antiga com um período de maturação médio, a estação de crescimento é de 102 a 121 dias. As abóboras são quase redondas, levemente achatadas, pesam de 6 a 9 kg, até cinza. A polpa é amarela ou creme, meio doce, de bom gosto. A variedade é de alto rendimento, resistente à seca, resistência a doenças em um nível médio. Os frutos são bem transportados e armazenados por um longo tempo.

    O cinza Volga parece discreto, mas a nota é muito decente

  • Big Moon é uma das novas variedades de destinos de mesa. O período de amadurecimento é médio-tardio; os frutos são redondos, macios e de cor laranja escura. Com a colocação livre nas áreas em que crescem até 35 kg, é conhecido um recordista que pesa quase um centner. O interior é creme, a polpa é suculenta, de bom gosto. As abóboras são bem transportadas, armazenadas por até seis meses.

    Big Moon - um dos recordistas de jardins do tamanho do feto

  • Medicinal - uma variedade madura precoce, caracterizada por alta produtividade e um longo prazo de validade. Os frutos são achatados, cinza claro com uma rede de cor mais escura, pesando 4-7 kg. A polpa é laranja, doce, muito saborosa. É resistente a baixas temperaturas e outras condições climáticas adversas, mas a variedade tem uma desvantagem: é muito afetada por doenças.
  • Docinho é uma das novas variedades de amadurecimento médio, configuração de mesa. As frutas são redondas, segmentadas, pesando até 3 kg. Como o arbusto tira até 6 cópias, o rendimento geral não é ruim. As abóboras são de cor vermelho escuro com manchas verdes. A polpa é laranja brilhante, vermelha, suculenta, com alto teor de açúcar e bom gosto. A variedade é considerada resistente ao frio e, portanto, é cultivada em várias regiões.

    Querida - uma abóbora muito bonita e de bom gosto

As abóboras de noz-moscada são as mais deliciosas para os gourmets, nas condições da região de Moscou é muito difícil cultivá-las, mas existem variedades que têm tempo para amadurecer.

  • A fruta cristalizada é uma variedade no meio da temporada, até recomendada pelo Registro Estadual da região Central. O tempo necessário para o amadurecimento completo é de 130 a 150 dias. As frutas são achatadas, acastanhadas, cobertas com uma camada de cera, geralmente pesando 6-7 kg. A polpa é laranja, densa e seca. As abóboras são bem transportadas, armazenadas por até 7 meses. A variedade é adaptável a várias condições climáticas.

    Frutas cristalizadas - uma das poucas variedades de moscatel recomendadas para a região de Moscou

  • O néctar é uma variedade relativamente nova, com maturidade média. As frutas são em forma de pêra, de tamanho médio, pesando de 3 a 7 kg. A coloração é marrom-alaranjada, com um revestimento de cera. A polpa é suculenta, de cor laranja, com ótimo sabor. É armazenado não mais que três meses.
  • O Matilda F1 é um híbrido holandês recomendado para a região central, com maturidade média. As frutas podem ficar prontas 3,5 meses após a germinação, em forma de taco, de cor amarela, pesando de 3,5 a 4,5 kg. A polpa é espessa, alaranjada, de excelente sabor. As abóboras são bem transportadas, ficam no inverno por cerca de 4 meses. A variedade é resistente a caprichos climáticos e aumento da produtividade.

    Matilda não é muito bonita em cores, mas extremamente saborosa

Condições de cultivo

A abóbora é uma cultura apaixonada pelo calor, mas não pode ser chamada de vegetal do sul: amadurece perfeitamente na faixa do meio. As últimas variedades maduras são plantadas por alguns moradores de verão da região de Moscou na primavera, nos cantos das estufas de pepinos, e quando o clima quente chega, elas surgem: é inútil ocupar estufas com arbustos tão grandes. Basicamente, a abóbora é cultivada em campo aberto. Na região de Moscou, os métodos de plântulas e de plântulas para cultivar essa cultura são igualmente usados.

Como a maioria das variedades de abóboras forma cílios longos (até três metros ou mais), um problema sério em pequenas áreas é a escolha do local para sua colocação. A abóbora, como pepinos, gosta de escalar suportes verticais, incluindo até árvores frutíferas. Usando essa propriedade dela, os residentes de verão em terras baixas costumam plantar uma abóbora em cima do muro e ajudá-la a erguer os cílios. Se isso não for possível, treliças ou mesmo toldos são geralmente construídos especialmente para que as abóboras cresçam no "segundo andar" e não interfiram no plantio de outros vegetais.

De fato, o problema da falta de espaço é amplamente planejado: afinal, basta uma família média plantar de 3 a 4 arbustos, e a área de nutrição de cada um deles é de cerca de 1 m.2. As abóboras são frequentemente plantadas em barris de metal desnecessários, sacos grandes e até diretamente em pilhas de composto. Mas, em qualquer caso, as plantas devem ser bem iluminadas pela luz solar.

Para economizar espaço, os residentes de verão criam uma variedade de truques

O segundo problema, além de escolher um local, é que uma abóbora requer uma grande quantidade de nutrientes, de preferência de origem orgânica. É impossível cultivar uma colheita real sem húmus ou bom composto. Sim, e o próprio solo não pode ser nenhum. A melhor abóbora é bem-sucedida em barramentos escuros e arenosos com acidez neutra. Antes, em um local escolhido, você não pode plantar abobrinha e pepino.

O canteiro de abóbora não precisa ser cavado de maneira contínua. Muitas vezes, uma abóbora é plantada quase como um arbusto: eles cavam grandes buracos de aterrissagem (quase buracos) nos quais grandes doses de fertilizante são aplicadas. Um arbusto requer cerca de um balde de estrume apodrecido e um punhado de cinzas de madeira. Os fertilizantes minerais não podem ser usados ​​antes do plantio; é melhor aplicá-los mais tarde, na forma de cobertura.

Nas condições da região de Moscou, é desejável preparar os buracos em geral no outono e, em maio, eles devem ser derramados bem com água morna, você pode adicionar nitrato de amônio (5-10 g por balde de água), depois cobrir com um filme e mantê-lo até que a abóbora seja plantada: não importa mudas ou sementes.

Cultivo de mudas

As variedades de abóbora com maturação precoce na região de Moscou podem ser plantadas com sementes diretamente no solo, e as variedades com uma estação de crescimento de mais de três meses são melhor cultivadas através de mudas.

Quando plantar abóbora para mudas

O tempo de semeadura das mudas é calculado com base no fato de que as mudas são transplantadas para o campo aberto com cerca de um mês de idade e leva cerca de uma semana para que as mudas apareçam. As mudas são plantadas em campo aberto quase ao mesmo tempo que o tomate, ou seja, quando a ameaça de geada desaparece.

Assim, nas condições da região de Moscou, as mudas são transferidas para um leito na fronteira entre a primavera e o verão, e a semeadura em casa deve ser realizada no final de abril. Mais tarde - apenas variedades maduras não muito tarde. No caso de sementeira anterior, o plantio nos canteiros deverá ser bem coberto.

Preparando-se para o cultivo de mudas e sementes

Abóbora em qualquer idade transplante extremamente doloroso. Nesse sentido, plantar sementes em uma caixa comum é muito arriscado: será praticamente impossível extrair mudas dela sem danificar o sistema radicular. A melhor seleção de recipientes para mudas são os maiores vasos de turfa disponíveis no mercado.

Para mudas de abóbora, são desejáveis ​​vasos com um volume de cerca de um litro

O solo pode ser comprado na loja escolhendo o que se destina aos pepinos, a palavra "abóbora" na embalagem é muito rara. Adequado e universal para todos os vegetais. Mas você mesmo pode preparar a mistura do solo, se houver ingredientes adequados. A melhor composição é turfa, húmus e serragem (mais apodrecida) na proporção de 2: 1: 1. Um balde dessa mistura deve adicionar imediatamente um copo de cinza de madeira ou uma colher de sopa de nitrofosfato, depois misturar bem e depois desinfetar, abundantemente regado com uma solução rosa de permanganato de potássio.

Em lojas especializadas, você pode escolher sementes de qualquer variedade de abóbora, mas deve-se dar preferência a zonas, para a região Central ou áreas próximas. A maioria das sementes vendidas por empresas conhecidas já está pronta para a semeadura e, para as mudas, elas certamente não podem mais ser preparadas. Mas a abóbora é mais frequentemente plantada com suas sementes da colheita anterior, e isso faz sentido: é muito fácil coletar as sementes, elas estão bem armazenadas e os residentes de verão raramente se envolvem na atualização do sortimento.

Somente ao coletar suas sementes, você precisa escolher essa abóbora, totalmente amadurecida no jardim e cultivada em tamanhos normais. É melhor escolher sementes de abóbora após um mês de armazenamento em casa. É fácil extrair as sementes, após o que são lavadas da polpa com água e secas, removendo imediatamente o inapto. Armazene em sacos de papel em temperatura ambiente e baixa umidade. O prazo de validade é de até oito anos.

Suas sementes são frequentemente preparadas para o plantio, a preparação pode incluir muitas operações, por exemplo:

  • teste de germinação;
  • calibração
  • desinfecção
  • aquecimento na água a (50 ± 2) sobreC;
  • germinação;
  • endurecimento na geladeira;
  • tratamento com soluções fertilizantes;
  • tratamento com bioestimulantes.

A necessidade dessas operações não é certa; o jardineiro escolhe os estágios que considera necessários. Boas sementes germinam bem sem preparação, após o que as abóboras crescem bem e dão frutos.

As sementes são semeadas em vasos de turfa a uma profundidade de 3-4 cm e são colocadas 2-3 sementes em cada uma, colocando-as a uma distância de 2-3 cm uma da outra. Os vasos com plantações são vertidos com água morna, cobertos com vidro ou filme transparente e colocados em um local quente (com temperatura de 22 a 30 sobreC) É melhor fornecer imediatamente uma boa iluminação, para não perder as fotos. Quando os primeiros brotos aparecerem, eles crescerão muito rapidamente e, se não estiverem bem iluminados, esticarão no primeiro dia. Além da luz, nos primeiros 3-4 dias eles precisarão de uma temperatura mais baixa (16-18 sobreC)

Alguns dias após o surgimento, os mais fortes são deixados e o restante é cuidadosamente cortado com uma tesoura. Os residentes de verão, vivendo permanentemente em áreas, cultivam mudas em estufas ou estufas: é mais fácil criar as condições necessárias para isso.

Cuidados com Mudas

Para o cultivo de mudas, de fato, apenas o calor e a luz são necessários: após os primeiros dias, a temperatura é novamente elevada à temperatura ambiente. Se o proprietário "dormiu demais" no surgimento de mudas, e eles conseguiram se esticar, você pode tentar salvar as mudas. Para fazer isso, parte do caule do chão até as folhas do cotilédone é dobrada em um anel, pressionada suavemente ao solo e coberta com solo fresco até as folhas.

Os cuidados adicionais consistem em regar e possivelmente em cobertura. Regou as mudas com água morna (25-30 sobreC), não permitindo o alagamento do solo, nem a sua secagem. É melhor fazer isso no final da tarde, para que, no final do dia, as plantas tenham tempo para absorver a quantidade necessária de água e o excesso de água - evapore ou deixe os vasos de fora.

Se o solo foi preparado corretamente, as mudas crescerão sem fertilizar. Mas os especialistas ainda aconselham duas vezes para ajudá-la com fertilizantes: a primeira vez 10 dias após o surgimento, a segunda e meia semanas depois. É especialmente importante fazer isso se for perceptível que as mudas atrofiam ou começam a mudar de cor.

A maneira mais fácil de alimentar mudas com compostos especiais para cabaças, abundantemente presentes nas prateleiras das lojas. Caso contrário, você pode pegar qualquer fertilizante mineral complexo e aplicá-lo de acordo com as instruções da embalagem.

Quando cultivadas em estufas, você também pode usar infusões de fertilizantes orgânicos (verbasco ou fezes de pássaros), mas diluindo-os para uma concentração segura. Assim, o esterco de vaca é insistido por um dia, diluído com água 1:10, depois diluído mais 5 vezes, e os excrementos de pássaros são diluídos com muito mais força.

As mudas prontas para o plantio devem ter pelo menos 20 a 22 cm de altura, com pelo menos duas folhas verdes grandes e um caule curto mas grosso. Mais de um mês para manter as mudas em vasos não deve, ele começará a murchar devido à falta de espaço para as raízes. Portanto, nos primeiros dias de junho nos subúrbios, é hora de mudar as mudas no jardim.

Em boas mudas, o caule é quase imperceptível: passa rapidamente pelas folhas

Transplante de mudas para o solo

Transplantar mudas em canteiros para um jardineiro experiente não é um problema. Apenas não economize espaço: não deve haver menos de um metro entre os poços, e o esquema ideal para plantar abóboras é 2 x 1 m. Se os furos forem preparados com antecedência e de acordo com as regras, no dia do plantio de mudas no centro do buraco, faça um pequeno furo no filme. Em seguida, eles cavam um buraco no volume da panela, despejam um balde de água morna e deixam de molho.Em seguida, plante uma panela com mudas e regue novamente. Plântulas adequadamente cultivadas são plantadas sem aprofundamento, crescidas e alongadas são enterradas nas folhas mais cotiledonares.

O filme não é removido antes do início do clima de verão. Se for esperado um resfriamento severo, as plantações serão cobertas com um vão de fenda. A rega é feita todos os dias até que as mudas no novo local voltem a crescer.

Vídeo: plantando abóboras em camas quentes

Abóboras crescentes em campo aberto nos subúrbios

Sementes de abóbora germinam com sucesso apenas em solo aquecido a um mínimo de 12-14 sobreC, mas os brotos morrem a 1-2 graus de geada. A melhor temperatura para o desenvolvimento de plantas de abóbora é 20-25 sobreC. Portanto, o tempo de semear diretamente no jardim deve ser calculado, concentrando-se não apenas em observações de longo prazo do clima, mas também no clima atual. Aproximadamente na região de Moscou, o tempo para semear as sementes começa após 15 de maio, mas nesse momento cada buraco com as culturas deve ser coberto com vidro ou filme. No entanto, você não pode adiar a semeadura: afinal, você não precisa esperar até a colheita amadurecer.

Semear é muito simples, os poços são preparados com antecedência da mesma maneira que são feitos para o plantio de mudas de abóbora.

  1. Nos locais designados, mesmo no outono ou no início de maio, eles cavam grandes buracos, introduzindo fertilizantes e regando-os.

    Os fertilizantes com a terra são misturados com muito cuidado

  2. Depois de fazer um pequeno furo na colher antes da semeadura, são colocadas 2-3 sementes de abóbora a uma profundidade de 5-7 cm.

    As sementes são dispostas, tentando abaixar com o nariz

  3. Eles enchem as sementes com o solo, as compactam levemente, fazem lados baixos da terra ao longo das bordas dos buracos e as cobrem com vidro ou filme.

Em condições normais, em maio, as mudas nas condições da região de Moscou aparecem em 6-8 dias. Após a chegada do tempo quente real, o filme pode ser removido. Mas se o verão atrasar, muitos jardineiros abrem buracos para brotar e deixam o filme no jardim para que o solo não esfrie. Depois de alguns dias, os brotos mais fracos são cortados: é melhor não retirá-los para não prejudicar as raízes das plantas que permanecem no buraco.

Cuidados com a abóbora na região de Moscou

O cuidado com a abóbora é simples e consiste principalmente em rega e cobertura. Solte o solo primeiro, acompanhando o cultivo removendo ervas daninhas. À medida que os arbustos crescem, o afrouxamento se torna impossível e as ervas daninhas desaparecem em algum lugar.

Nas condições da região de Moscou, é necessário regar a abóbora com pouca frequência: a precipitação natural é suficiente. Portanto, as plantas adultas são regadas apenas quando necessário: elas próprias sinalizam falta de umidade ao secar as folhas, isso ocorre durante um período de ausência prolongada de chuva. Acima de tudo, a abóbora precisa de água durante a floração e o crescimento intensivo de frutas. Mas a qualquer momento, deve-se lembrar que o alagamento é inaceitável: é ainda pior do que secar.

Geralmente é regada à noite, aquecida pelo sol com água durante o dia. Assim que o crescimento dos frutos diminui e eles passam para a fase de amadurecimento, a rega quase cessa, adicionando água apenas em caso de seca extrema. As plantas sentirão falta da umidade que suas raízes poderosas encontrarão em profundidade por conta própria.

As abóboras são alimentadas pelo menos duas vezes: a primeira vez - na fase de 5-6 folhas e a segunda - logo após a floração. Para a cobertura, eles cavam uma vala rasa com uma enxada nos locais onde as plantas permitem que seja feita. Adubar com qualquer fertilizante mineral completo (aplicando cerca de 15 g por planta) ou infusão de produtos orgânicos (por exemplo, um balde de verbasco é derramado com água, insistido por um dia, depois diluído várias vezes com água e distribuído em 5-8 arbustos). Periodicamente, o solo ao redor dos arbustos é polvilhado com cinzas de madeira.

É conveniente usar fertilizantes prontos para vestir.

Além dessas técnicas usuais para um jardineiro, é aconselhável formar arbustos de abóbora para que o excesso de massa verde não cresça e os nutrientes sejam gastos na nucleação e no crescimento de frutas. Quando o caule principal crescer até 1,5 m, aperte-o, estimulando o crescimento de brotos laterais, nos quais as abóboras serão amarradas. Apenas 2-3 brotos são deixados no mato, e em cada um eles dão a oportunidade de cultivar uma fruta (a menos que especificado de outra forma na descrição da variedade).

À medida que os rebentos laterais crescem novamente, eles são presos ao chão a uma distância de 50 a 70 cm da base, possibilitando o aparecimento de raízes adicionais. Como indicado, as abóboras costumam crescer verticalmente. Nesse caso, assim que os frutos atingem o tamanho de uma maçã grande, eles são amarrados aos suportes de qualquer maneira para que não caiam. Você pode usar qualquer malha grande para isso. Se as plantas não forem montadas em suportes, então, sob os frutos que cultivam, elas colocam tábuas ou compensados ​​para evitar que as cáries entrem em contato com o solo. Assim que a fruta atinge um tamanho suficiente para a variedade, todas as folhas que as cobrem são removidas para permitir o acesso à luz solar.

Em condições de tecnologia agrícola adequada, as plantas de abóbora raramente adoecem, mas no caso de pragas ou doenças, o rendimento é bastante reduzido.

Para fins preventivos, vários agentes químicos e biológicos são usados ​​para proteger as abóboras, mas os moradores comuns do verão tentam ficar sem ela, limitando-se à destruição oportuna de detritos de plantas e à luta contra as ervas daninhas. Geralmente essas medidas são suficientes, mas em caso de sinais de doença, eles tentam usar remédios à base de plantas ou remédios populares que são inofensivos aos seres humanos. Somente em casos extremos, trata-se do uso de pesticidas e, em seguida, os jardineiros tentam limitar-se ao mais seguro como o fluido de Bordeaux.

Vídeo: tecnologia para o cultivo de grandes abóboras

Colheita e armazenamento

A abóbora tem medo de geada, mas ainda tenta colher após as primeiras geadas leves que matam apenas as folhas. Essa é uma abordagem bastante arriscada, mas nas condições de um verão curto, os jardineiros tentam levar um tempo para fazer as abóboras amadurecerem melhor. Descobrir se uma abóbora está madura é mais fácil do que escolher uma melancia. Assim, para as abóboras de frutos grandes e noz-moscada, o padrão de amadurecimento da fruta é um sinal de amadurecimento e, na casca dura - secagem do caule.

Infelizmente, nas condições da região de Moscou, muitas vezes é necessário remover as abóboras do jardim enquanto elas ainda não estão totalmente maduras. Não há grandes problemas nisso, a polpa vem durante o armazenamento, em contraste com as sementes. Mas ao pegar essas abóboras, em nenhum caso elas devem danificar a casca e geralmente devem ser manuseadas com extremo cuidado. As abóboras são cortadas com tesouras de podar, deixando o caule sobre as frutas, depois são classificadas e enviadas para armazenamento ou processamento imediato.

As abóboras devem ser removidas com os caules: sem eles, eles não mentem por muito tempo

Se possível, as frutas totalmente maduras e sem danos são amadurecidas em um local quente por 2-3 semanas, até que o pedúnculo enfraqueça. As abóboras são melhor armazenadas em salas com temperatura de 4-6 sobreC com uma umidade relativa de 60-70%, onde muitas variedades se encontram até a nova safra. A maioria das variedades fica perfeitamente no apartamento, mas o prazo de validade é limitado a vários meses: logo após o Ano Novo, as sementes começam a brotar na polpa e, na presença dos menores danos, as abóboras apodrecem. Além disso, quando armazenada no calor, a fruta seca em grande parte.

Ao armazenar grandes quantidades de abóboras, os racks especiais são equipados para colocar palha e, em cima - as abóboras seguidas e com as hastes para cima, certificando-se de que as frutas vizinhas não toquem. Equipado com ventilação forçada. Os residentes comuns do verão, tendo cultivado uma dúzia de abóboras, especialmente sem hesitação, os levam para casa e os colocam em despensas ou logo abaixo da cama. É desejável que o local escolhido seja escuro, prolongando a vida útil da colheita.

Honestamente, o autor dessas linhas, que cultiva abóboras há quase quarenta anos, e principalmente variedades de noz-moscada, as armazena em armários e está quente ali, sob o teto. Eles não estragam até a primavera. O principal é que eles eram inicialmente saudáveis. A propósito, eu não uso fertilizantes minerais ...

Não é difícil cultivar abóbora nos subúrbios, o clima é bastante adequado para a maioria das variedades precoces e de maturação intermediária. É possível plantar com sementes e mudas previamente preparadas. É verdade que a abóbora ocupa muito espaço no jardim, portanto os proprietários das parcelas menores nem sempre plantam essa colheita, preferindo outros vegetais. Mas os verdadeiros amantes sempre encontrarão um lugar e uma oportunidade para obter uma colheita saudável.

Pin
Send
Share
Send