Dogwood: como escolher uma variedade adequada e cuidar da colheita

Pin
Send
Share
Send

O dogwood é apreciado pelos jardineiros não apenas como arbustos decorativos, mas também despretensiosos e abundantemente frutíferos. Suas bagas agridoces são muito saudáveis. Na zona intermediária da Rússia, ainda não está amplamente distribuída, mas a situação está mudando, já que os criadores já criaram muitas variedades com maior resistência ao gelo.

Descrição da planta

Dogwood é um gênero de arbustos e árvores atrofiadas da família Kizilovye. Na natureza, a cultura é difundida no sul e leste da Europa, no Cáucaso, na Crimeia, na Ásia Menor, também encontrada na China, Japão, África do Sul e América.

O nome da planta é devido à cor escarlate brilhante das bagas - na tradução do turco "dogwood" significa "vermelho". Essa sombra se deve ao alto conteúdo de antocianinas, que são extremamente benéficas para a saúde.

Dogwood é predominante na Rússia, principalmente na Crimeia, na região do Mar Negro e no Cáucaso.

A vida produtiva da planta se estende para 150-250 anos. Durante esse período, o arbusto cresce para 3 m de altura e a árvore para 5 a 8 M. A primeira colheita pode ser esperada 10 a 12 anos após o plantio das mudas. Até essa idade, as brotações diferem na taxa de crescimento, adicionando 45 a 50 cm por estação e depois diminuindo acentuadamente, para 8 a 10 cm por ano. Após a primeira frutificação, o dogwood traz uma colheita regularmente; para começar, você pode contar com 12 a 15 kg de bagas do mato.

Dogwood frutas levam vários meses para amadurecer.

A casca dos galhos jovens é verde com um tom amarelado, à medida que envelhece, a tonalidade muda para cinza, às vezes com um tom verde-oliva ou avermelhado. Os brotos são bastante finos, nyknuyus. As folhas na forma de um oval alongado, com uma ponta bem afiada, estão localizadas uma em frente à outra. A parte frontal da placa frontal é mais escura que a parte interna, com brilhos brilhantes.

Dogwood no sul floresce no final de março ou na primeira quinzena de abril. Os botões se abrem antes das folhas. Pequenas flores amarelas brilhantes ou brancas cremosas são coletadas em inflorescências na forma de um guarda-chuva ou escutelo com um diâmetro de 5-6 cm. Dependendo da variedade, a floração dura de 15 a 20 a 60 a 70 dias.

Dependendo da variedade, o florescimento do dogwood dura de 15 a 70 dias

Os frutos do dogwood (drupas) amadurecem por um longo tempo. Geralmente a colheita é colhida em setembro ou na primeira quinzena de outubro. Na maioria das variedades naturais, as bagas são pintadas em vermelho escarlate ou laranja-avermelhado. Ocasionalmente há branco, amarelo, rosa, roxo, quase preto. O comprimento médio das frutas ovais ou em forma de pêra é de 2 a 4 cm, peso de 3 a 6 g. A carne agridoce é muito suculenta, com sabor refrescante, levemente azedo e adstringente.

Dogwood não sofre de geadas de outono. Por outro lado, frutas congeladas apenas melhoram seu sabor.

Na maioria das vezes, os frutos do dogwood são vermelhos, mas existem outras tonalidades.

Bagas são distinguidas pela universalidade de propósito. Além de comer dogwood fresco, é seco, congelado, seco, usado para preparar molhos para pratos de carne, vinhos caseiros, licores e licores, além de conservas e compotas.

Quaisquer espaços em branco de dogwood são muito saborosos e perfumados

Dogwood é uma boa planta de mel, mas no momento em que floresce, ainda está bastante frio. A atividade particular de insetos polinizadores não é observada. Portanto, a cultura é considerada auto-infértil. Se o dogwood for plantado com a expectativa de uma safra futura, é aconselhável ter pelo menos três de suas variedades com períodos de floração semelhantes.

Variedades e variedades comuns

Recentemente, o dogwood tem sido popular entre os criadores. Eles produzem principalmente variedades decorativas que são amplamente utilizadas no paisagismo.

Dogwood

As espécies mais comuns, inclusive na Rússia. A altura média do mato é de 2-2,5 m. As flores são amarelo-esverdeadas, os frutos são escarlate brilhante, alongados. Difere na despretensão, pode crescer sem sair.

Suas variedades mais populares:

  • Pyramidalis. Arbusto de até 4 m de altura com uma coroa piramidal;
  • Nana Uma variedade anã com uma altura não superior a 1 m, a coroa, mesmo sem aparar, se transforma em uma bola quase regular;
  • Variegata. Folhas verdes brilhantes com uma salada larga ou faixa branca ao longo da borda;
  • Aurea. Folhas amarelas douradas muito elegantes;
  • Aurea Variegata. As manchas e listras douradas destacam-se contra o fundo verde principal da chapa.

Galeria de fotos: variedades reprodutivas de dogwood

Dogwood branco

Cresce principalmente no Extremo Oriente, na China, Japão. A altura média do arbusto é de até 3 m, os rebentos são finos, níquel. A casca é cor de tijolo. Os ramos jovens ao sol eram de um tom cinza-prateado. A superfície da folha está levemente enrugada. As flores são brancas, os botões abrem no início do verão e em setembro, ao mesmo tempo que os frutos. As bagas são brancas leitosas, quase redondas.

Suas variedades:

  • Elegantissima. Difere na alta resistência ao gelo. Os rebentos são vermelhos, as folhas verde-escuras são riscadas com traços de creme, listras, uma borda embaçada é característica;
  • Siberica Aurea. A altura do arbusto não ultrapassa 1,5-2 m, as folhas são amarelo pálido, os brotos são vermelho-sangue, os frutos são brancos, com um tom azulado;
  • Siberica Variegata. Arbusto de até 2 m de altura, brotos de cor coral. As folhas são verde escuro com uma borda branca larga. No outono, a cor muda para roxo, mas o tom da borda permanece inalterado. A taxa de crescimento não é diferente, raramente dá frutos.

Galeria de fotos: variedades brancas de dogwood

Dogwood vermelho sangue

Arbusto com cerca de 4 m de altura, ramificando-se intensamente. As folhas são ovóides, quase redondas, no outono são pintadas em todos os tons de escarlate, carmesim, carmesim e púrpura. O interior é densamente pubescente. As flores são pequenas, branco-esverdeado. As frutas são preto-púrpura.

Variedades de reprodução:

  • Vertissima (mais verde). Casca, folhas e frutos de cor verde brilhante;
  • Variegata. As folhas são verde-escuras com manchas brancas leitosas ou alface. Brotos verdes jovens mudam gradualmente de cor para roxo. Os frutos são quase pretos;
  • Mitchii (Mitch). As folhas são verde escuro com um tom avermelhado.

Galeria de fotos: Híbridos de Dogwood com sangue vermelho

Dogwood de florescência

Sua terra natal é a América do Norte. Uma árvore baixa se distingue por uma coroa que se espalha muito espessa. No outono, as folhas caem antes de mudar de verde para roxo.

Com base nisso, os criadores deduziram:

  • Chefe Cherokee. Uma árvore de 4 a 5 m de altura, flores com um tom escarlate muito incomum;
  • Rubra As folhas de uma planta são coloridas em vários tons de rosa, do pastel pálido ao vermelho.

Galeria de fotos: dogwood florido e suas variedades

Dogwood

Também habita a América do Norte. Adorável, cresce principalmente nas margens dos rios. Uma característica é a presença de um grande número de brotações basais. A altura do arbusto é de até 2,5 m. Os brotos são de tijolo ou coral, as flores são brancas leitosas e as bagas são lançadas em azul.

Variedades decorativas:

  • Ouro branco. As folhas são verdes brilhantes, com uma larga borda branca leitosa;
  • Flaviramea. Difere na taxa de crescimento, a coroa é quase esférica. Os brotos amarelados no verão mudam de cor para verde. No outono, as folhas (mas não todas) são lançadas em vermelho;
  • Kelsey. A altura do arbusto não é superior a 1 m de diâmetro - cerca de 1,5 m A casca é verde com um tom avermelhado. As folhas no outono mantêm a planta por muito tempo, mudando de cor para coral ou escarlate escuro.

Galeria de fotos: variedades de dogwood

Dogwood Coase

É encontrado exclusivamente na natureza no Japão e na China. A altura do arbusto é de 7 a 9 m e é distinguida pela floração decorativa. No outono, as folhas ficam vermelhas.

Variedades populares:

  • Estrela de ouro. A altura do arbusto é de 5-6 m, as lâminas das folhas são verde-clara com uma mancha amarela na veia central;
  • Via Láctea. O arbusto tem mais de 7 m de altura, as flores são grandes, com pétalas brancas como a neve.

Galeria de fotos: Dogwood Coase e suas variedades

Outras variedades

Entre os jardineiros, não apenas as variedades decorativas, mas também abundantes de frutos de dogwood são populares. Os mais comuns na Rússia são aqueles criados por criadores domésticos:

  1. Vavilovets. Uma das primeiras, as bagas são colhidas no dia 15 de agosto. Frutas pesando 6-8 g, em forma de pêra. A pele é escarlate escura, de longe parece preta. A polpa é vermelha como sangue; fica rosa mais perto do osso.
  2. Granadeiro Difere em estabilidade e frutificação abundante. A colheita amadurece no início de agosto. Frutas na forma de um cilindro, pesando 5-6 g. A pele é brilhante, escarlate brilhante.
  3. Eugene. Uma variedade de período de maturação médio, a colheita é colhida na última década de agosto ou início de setembro. Mesmo frutos completamente maduros não caem do mato. As frutas estão alinhadas, na forma de uma elipse, afinando levemente no pedúnculo.
  4. Elena. Uma variedade da categoria inicial, caracterizada por alta resistência ao gelo (até -35ºС). Os frutos são ovais, de forma regular. As bagas não caem, mesmo amadurecendo completamente. O peso médio do feto é de 5 g, a pele é escarlate escura (a característica de subtons pretos de muitas outras variedades está ausente). A polpa é doce, com uma leve acidez. A variedade é frutífera (40-45 kg do mato) e precoce (as primeiras frutas 3 anos após o plantio).
  5. Kostya. Dogwood amadurecimento tardio amadurecimento no final de setembro ou outubro. Bagas não caem da árvore. O peso médio da fruta é 5,5-6 g, a pele é preta e vermelha.
  6. Coral Dependendo do clima no verão, a colheita é colhida da última década de agosto a meados de setembro. As frutas são bem pequenas, pesando 3-4 g, mas o gosto pelo dogwood é muito atípico - doce, extremamente semelhante às cerejas. Frutos maduros desmoronam rapidamente. Há uma variedade de Coral Mark - frutas pesando 5-6 g, em forma semelhante à ameixa de cereja.
  7. Vladimirsky. Amadurece na última década de agosto. Tem um alto rendimento (50 a 55 kg de um arbusto adulto) e um grande tamanho de baga (8 a 10 g). Mesmo amadurecendo, eles não desmoronam. Resistente à seca, calor, doenças. As frutas são cilíndricas, levemente achatadas.
  8. Lukyanovsky. A frutificação ocorre no final de agosto. Bagas sob a forma de uma garrafa, unidimensional. Peso médio de 6 a 7 g A pele é brilhante, escarlate muito escuro.
  9. Gentil. As bagas amadurecem em meados de agosto, anualmente. Frutos em forma de pêra, amarelo vivo. Frutos maduros brilham ao sol, um osso é claramente visível. A polpa é muito macia, doce e aromática. O peso da baga é de 6 a 7 g e o rendimento médio é de 30 a 35 kg.
  10. Firefly. Frutos em forma de garrafa, pesando mais de 7,5 g Amadurecem no início de setembro. A pele é escarlate escura, a carne é ainda mais escura, cereja. As bagas são muito suculentas. 50-60 kg de frutas são removidos de um arbusto adulto. A variedade é resistente à seca, geadas, doenças.
  11. Sêmen. Variedade de amadurecimento tardio. Os criadores são posicionados como auto-férteis, mas a prática mostra que isso não é totalmente verdade. Colhido no final de setembro ou início de outubro. Casca de cereja, massa em forma de pêra - 6-7 g A resistência ao gelo não é muito alta, até -20ºС.
  12. Exótico Uma variedade de maturação média. Bagas pesam 7-7,5 g, a forma é alongada, engarrafada. A pele é cereja escura. Frutos maduros não se desfazem.
  13. Alyosha. Uma variedade com alta resistência e imunidade no inverno. Bagas em forma de pêra, pesando de 3 a 4 g. A pele é fina e amarela ensolarada. A colheita amadurece na última década de agosto.
  14. Nikolka. Série inicial muito produtiva. As frutas são levemente achatadas, amadurecem rapidamente à medida que amadurecem. O sabor é agradável, agridoce. A polpa não é muito densa, mas muito suculenta. Casca de cereja. Produtividade - 30-35 kg.
  15. Elegante. Variedade precoce, tem alta imunidade. Os frutos amadurecem na primeira década de agosto, às vezes até no final de julho. Os rendimentos são pouco afetados pelas condições climáticas. Os frutos são alongados, simétricos, em forma de garrafa. A pele é quase preta, o peso médio é de 4-6 g e a produtividade é de até 45 kg. Frutos maduros que não são apanhados a tempo "murcham" e não se desfazem antes das geadas.

Galeria de fotos: variedades de dogwood populares entre jardineiros russos

Procedimento de pouso e preparação para ele

O arbusto é despretensioso para a qualidade do solo. A única coisa que ele categoricamente não tolera é a acidificação do solo. Portanto, o dogwood não é plantado em terras baixas e onde a água subterrânea se aproxima da superfície da terra a menos de 1,5 m, trará o máximo rendimento possível quando plantada em um substrato leve mas nutritivo que passa bem o ar e a água.

Inicialmente, o cornel é uma planta do sul, tolera muito bem a luz solar direta, mas também se adapta à sombra. No entanto, a melhor opção para ele é sombra parcial clara. Se não houver luz suficiente, a palatabilidade do fruto se deteriora, o rendimento diminui, o padrão decorativo das variedades variadas diminui, "apaga". Você pode colocar um arbusto em uma encosta - na natureza, geralmente cresce dessa maneira. É aconselhável escolher um local imediatamente e para sempre, o transplante de plantas não tolera muito bem.

Dogwood oferece o máximo rendimento possível, sendo plantado em uma área aberta e com espaço suficiente para alimentos

Dogwood é um fígado longo. Isso deve ser levado em consideração ao escolher um local para o plantio, colocando-o a pelo menos 3-5 m de outras árvores frutíferas, arbustos e edifícios. Ao plantar vários arbustos ao mesmo tempo para polinização cruzada, eles são colocados a um máximo de 5 m um do outro.

Seleção de mudas

Mudas de dois anos criam melhor as raízes. Presença obrigatória de 3-6 brotações esqueléticas. A espessura do tronco deve ser de cerca de 1,5 cm, a altura deve ser de pelo menos 120 cm, o sistema radicular deve ser desenvolvido, com várias raízes com 30 cm de comprimento.A casca é lisa, sem rachaduras, vincos ou "flacidez". A presença de botões de flores é desejável. Eles podem ser diferenciados dos das folhas por seu tamanho maior e formato arredondado.

As mudas de corniso são melhor obtidas de um viveiro confiável ou de produtores privados respeitáveis

Poço de desembarque

O poço de aterragem do Dogwood é preparado aproximadamente 1-1,5 meses antes do procedimento. Sua profundidade deve ser de 75 a 80 cm de diâmetro - cerca de 1 m. No fundo, é desejável uma camada de drenagem com cerca de 10 cm de espessura.A camada superior do solo fértil extraído do poço é misturada com húmus (20 a 30 l), além de nitrogênio, potássio, fertilizantes fosfóricos. Você pode, por exemplo, tomar carbamida (50-60 g), sulfato de potássio (70-80 g) e superfosfato simples (150-180 g).

Se o solo for ácido, para que o equilíbrio ácido-base fique neutro, são adicionadas cinzas peneiradas, farinha de dolomita e cal (200-500 g).

O material de drenagem é derramado no fundo do poço do dogwood - a planta não tolera estagnação de umidade

Ao plantar, a raiz do pescoço do dogwood precisa ser aprofundada no solo em 3-4 cm; no final do procedimento, regue abundantemente as mudas (25 a 30 litros de água), aplique mulch no solo no círculo próximo ao tronco e corte os rebentos existentes, encurtando-os em cerca de um terço.

Como a planta se propaga

Jardineiros amadores para propagação de dogwood usam principalmente métodos vegetativos. Mas você pode tentar cultivar um arbusto a partir da semente. É verdade que, neste caso, não há garantia de que as características varietais do "pai" serão preservadas.

Camadas de enraizamento

Os brotos de dogwood são bastante finos, nyknut, portanto, dobrá-los no chão não é difícil. Eles podem ser colocados em valas rasas pré-escavadas ou fixados com pregos de madeira, pedaços de arame. O ramo é coberto com uma camada de húmus com 5-7 cm de espessura, deixando apenas a parte superior na superfície. Durante a estação de crescimento, é necessária uma rega abundante. No outono, 6-8 mudas devem aparecer. Após um ano, eles são cuidadosamente separados da planta mãe e transplantados para um novo local.

Se você não cobrir toda a área com a terra, mas apenas o meio, receberá apenas um novo arbusto, mas poderoso e desenvolvido.

O enraizamento das camadas é usado pelos jardineiros para criar dogwood com mais freqüência.

Estacas

Como estacas, apenas os topos não-lignificados de brotos cortados de arbustos absolutamente saudáveis ​​com idades entre 5 e 6 anos são usados. O comprimento das estacas é de 12 a 15 cm, são necessários no mínimo dois pares de folhas. Corte o material de plantio em um ângulo de 40-45º. Você pode fazer isso durante todo o verão.

As estacas resultantes são imediatamente colocadas em água à temperatura ambiente ou em uma solução de qualquer bioestimulante (Epin, Kornevin, ácido succínico, suco de aloe) imediatamente por 24 horas. Folhas inferiores, se estiverem imersas em água, cortadas.

Dogwood enraizado no musgo-esfagno ou em uma mistura de turfa com areia grossa do rio, perlita, vermiculita. As estacas são plantadas em ângulo - isso estimula o desenvolvimento de raízes acessórias. Em seguida, são cobertos com sacos ou garrafas cortadas (não devem tocar na alça), criando uma "estufa". As condições ideais para o enraizamento são uma temperatura de cerca de 25 ° C, um substrato constantemente moderadamente úmido, horário de verão de pelo menos 10 horas e ausência de luz solar direta.

O sistema radicular se desenvolve ativamente nas estacas plantadas em ângulo

Após 2-3 semanas, você pode começar a remover a "estufa". O tempo sem proteção é gradualmente estendido de 1-2 para 14-16 horas. Após 15-20 dias, o abrigo pode ser completamente removido.

Durante o ano, as estacas são mantidas em casa, sendo derramadas mensalmente com uma solução de fertilizante contendo nitrogênio (3-5 g / l). No outono seguinte, o dogwood pode ser plantado no chão.

Trapaça

O método requer que o jardineiro tenha alguma experiência. De fato, brotamento é a mesma vacinação, mas, neste caso, não é usado um ramo inteiro, mas um broto de crescimento. O estoque é de espécies de cães "selvagens". A probabilidade de sucesso do procedimento, se tudo for feito corretamente, é de 85 a 90%. Passe do meio do verão até o início do outono.

É feita uma incisão em forma de X ou T com profundidade não superior a 5 mm na casca do porta-enxerto com bisturi ou lâmina de barbear. A casca é dobrada suavemente. Um broto de crescimento é cortado do descendente, juntamente com um escudo de tecidos circundantes com 2-3 mm de espessura e 3-4 cm de diâmetro.

A coisa mais importante no processo de brotamento é tocar o broto de crescimento o mínimo possível

A blindagem com o rim é inserida no entalhe do material, toda a estrutura é fixada com segurança, envolvida com fita adesiva, fita adesiva ou uma fita especial. O rim permanece aberto. Após cerca de um mês, ela deve "acordar". Se isso acontecer, todas as fotos acima do local da vacinação serão removidas.

Crescendo um arbusto a partir de sementes

O cultivo de dogwood de maneira generativa se estende por um longo tempo. Esses arbustos dão frutos não antes de 8 a 10 anos após o plantio em um local permanente. No entanto, o método é frequentemente usado para cultivar mudas de dogwood selvagem, que serão usadas como estoque. A prática mostra: as sementes germinam mais rapidamente a partir de bagas recém-colhidas ligeiramente verdes.

As sementes de dogwood são cuidadosamente limpas da polpa para impedir o desenvolvimento de podridão

As sementes extraídas de drupas (completamente descascadas e secas) são mantidas em musgo úmido ou serragem a uma temperatura de 5-6 ° C por um ano. Isso é necessário, caso contrário, a germinação não será superior a 30% e as mudas terão que esperar cerca de dois anos.

Antes do plantio, as sementes são mergulhadas por 3 dias em uma solução a 2% de ácido sulfúrico ou cal hidratada, trocando-a diariamente. Em seguida, são plantadas em qualquer solo universal para mudas ou em uma mistura de turfa e areia, enterrada por 3-5 cm, cujas condições são semelhantes às criadas para estacas enraizadas.

Mudas não diferem na taxa de crescimento. No primeiro ano, esticam até 4-5 cm, no segundo - até 12-15 cm, já que essas plantas já podem ser transferidas para áreas abertas.

Dividindo o mato

Ao dividir o mato, apenas os arbustos de dogwood com mais de 10 anos são propagados, combinando o procedimento com um transplante. De um arbusto, você pode obter de 3 a 4 novas plantas. Se possível, as raízes são desembaraçadas, onde é impossível, cortadas com uma faca estéril afiada. As feridas são polvilhadas com giz triturado, peneirado com cinzas de madeira. Antes de plantar em um novo local, as raízes secas são cortadas completamente e as demais são encurtadas em 3-5 cm.

Brotos basais

Dogwood voluntariamente forma uma parte basal. Basta separá-lo da planta mãe e transplantá-lo para um novo local. O método não é adequado para arbustos enxertados, pois, neste caso, os rebentos formam um material “selvagem”.

Muitas variedades de dogwood formam brotações basais

Nuances importantes sobre cuidados

Dogwood, se você lhe der muito pouco tempo e esforço, agradecerá ao jardineiro com colheitas anuais e abundantes. Partir consiste em regar, adubar e podar periodicamente.

Rega

O sistema radicular do cornel é superficial, o que pode fazer completamente com sedimentos naturais. Mas com calor forte e seca prolongada, a rega ainda é necessária, especialmente durante o amadurecimento das frutas. Uma vez por semana é suficiente. A norma para uma planta adulta é de 30 a 40 litros.

Um sinal claro de que a planta não tem umidade é folhas dobradas em um tubo ao longo da veia central.

Muita rega é quase a única maneira de arruinar o arbusto. A estagnação do dogwood não tolera a estagnação da umidade.

A água não é derramada sob a raiz, mas em sulcos circulares ou sulcos entre os arbustos. Se você tiver a capacidade técnica, é aconselhável organizar a irrigação por gotejamento. Aspersão para dogwood não é uma boa opção. Cada vez após o procedimento, o solo no círculo próximo ao tronco é afrouxado a uma profundidade de 7 a 10 cm.

Para se preparar adequadamente para o inverno, uma planta precisa de irrigação com carregamento de água. Você pode recusar se o outono estiver muito chuvoso e frio. 70-80 litros de água são gastos em um arbusto adulto. Passe cerca de 2 semanas após o final da frutificação.

Aplicação de fertilizantes

O dogwood sobrevive e produz frutos sem fertilizar, mas a aplicação de fertilizantes tem um efeito positivo na produtividade e na decoratividade. A planta responde com gratidão aos compostos orgânicos e minerais.

  1. Na primavera, para um intenso acúmulo de massa verde, o dogwood precisa de nitrogênio. No final de abril, é regada com uma solução de uréia, sulfato de potássio e nitrato de amônio (15 g por 10 l).
  2. Uma vez a cada 2-3 anos, simultaneamente ao afrouxamento do solo por primavera, 2-3 baldes de húmus ou estrume apodrecido são distribuídos no círculo próximo ao tronco.
  3. Para o amadurecimento de frutas, fósforo e potássio são importantes. Em julho e agosto, o dogwood é regado com superfosfato e sulfato de potássio diluído em água (20-25 g por 10 l). A fonte natural desses macroelementos é a cinza da madeira, uma infusão é preparada a partir dela.

A produtividade do dogwood aumenta se for plantada em um substrato enriquecido com cálcio. Portanto, a cada 2-3 anos sob o mato, recomenda-se polvilhar farinha de dolomita, limão cortado, casca de ovo em pó.

Farinha de dolomita - um desoxidante natural do solo, enriquecendo simultaneamente o solo com cálcio

Poda

Dogwood não precisa formar poda. A única exceção é o design da paisagem, quando uma configuração de fantasia não natural é dada ao mato. Uma planta por natureza tem uma coroa de forma regular e bonita e é capaz de mantê-la sem ajuda externa.

Os arbustos de dogwood podem ter uma forma incomum, mas parecem muito bonitos e sem ela

Ao mesmo tempo, não se esqueça de aparar o sanitário. É realizado anualmente, no início da primavera, antes dos rins "acordarem". No processo, eles se livram de todos os galhos congelados, secos e quebrados sob o peso da neve. Brotos finos crescendo para baixo e profundamente na coroa, fracos, torcidos, violando claramente a configuração correta também são removidos.

Para o corte, use apenas tesouras afiadas e higienizadas, facas, podadoras. Se o diâmetro do corte exceder 0,5 cm, é lavado com uma solução a 2% de sulfato de cobre e coberto com var.

O aparador deve estar limpo e afiado.

A cada 10 a 15 anos, é realizada uma poda radical antienvelhecimento, eliminando todos os ramos com 10 anos ou mais. Se houver muitos deles, o procedimento pode ser estendido por 2-3 estações. Dogwood transfere-o bem, recuperando-se totalmente já no próximo ano.

No dogwood enxertado, todos os rebentos são necessariamente removidos abaixo do porta-enxerto. Caso contrário, o mato novamente "corre solto".

Vídeo: como cortar dogwood

Doenças e Pragas Típicas

Dogwood sofre extremamente raramente de doenças e pragas. Isso também se aplica a variedades naturais e híbridos de reprodução. Se o verão estiver muito frio e chuvoso, a ferrugem pode se desenvolver.

A doença pode ser facilmente identificada pelos brilhantes pontos cor de açafrão que aparecem no interior das folhas. Gradualmente eles se tornam mais densos, mudam de cor para cobre ou ferrugem. Para prevenção, o dogwood é pulverizado no início da primavera com uma solução a 1% de fluido Bordeaux ou sulfato de cobre. Tendo encontrado os sintomas característicos, é utilizado qualquer fungicida (Skor, Chorus, Kuprozan, Abiga-Peak). Geralmente, 2-3 tratamentos suficientes com um intervalo de 7 a 10 dias.

Para combater a ferrugem, assim como com muitos outros fungos patogênicos, são utilizadas preparações contendo cobre.

Das pragas, o dogwood pode ocasionalmente afetar vermes. Colônias de insetos no mato podem ser confundidas com farinha polvilhada. As partes afetadas da planta ficam amarelas, secas e caem, os brotos são deformados, o arbusto praticamente pára de crescer. Para a profilaxia, o dogwood é polvilhado uma vez a cada 12 a 15 dias com cinza de madeira peneirada, giz triturado, enxofre coloidal e tabaco de migalhas. Tendo encontrado pragas, Mospilan, Confidor-Maxi são usados.

Vermes se alimentam de suco de plantas

Características do cultivo de dogwood em diferentes regiões da Rússia

Devido à grande variedade varietal de dogwood, esse arbusto pode ser cultivado em muitas regiões da Rússia, levando em consideração os seguintes fatores:

  1. Os frutos de corniso amadurecem por um longo período de tempo, portanto, para as regiões do norte da Rússia, bem como sua faixa intermediária, devem ser escolhidas variedades com maturação precoce (Vavilovets, Elena, Elegant).
  2. O momento ideal para o plantio de dogwood nas regiões sul é aproximadamente meados de outubro (2-3 semanas antes do início da geada). Nas áreas do norte, o evento precisa ser organizado mais cedo. Na primavera, o dogwood é plantado muito raramente. Isso se deve ao fato de o período vegetativo da planta começar cedo, na maioria das regiões o solo a essa altura simplesmente não tem tempo para aquecer o suficiente.
  3. Os arbustos cultivados em regiões com clima subtropical não precisam de abrigo especial para o inverno. A exceção são as mudas jovens com menos de 5 anos. É melhor que triturem as raízes criando uma camada de turfa ou húmus na base do mato com cerca de 15 cm de espessura.Em regiões com clima temperado, o inverno pode ser bastante quente, além de anormalmente gelado e pouco nevado. Para evitar o congelamento, os arbustos jovens são cobertos com caixas de papelão de tamanho adequado, recheadas com palha, aparas, serragem. As plantas adultas prendem os galhos em várias partes e envolvem o arbusto com várias camadas de qualquer material de cobertura que permita a passagem do ar. Assim que neve suficiente cair, monte um monte de neve alto. Durante o inverno, é renovado várias vezes, quando a neve cai. Para as regiões do norte, vale a pena escolher variedades de dogwood resistentes ao gelo (Elena, Svetlyachok, Alyosha).

Gardeners comentários

Se você planta um dogwood na Rússia central, então o ideal é o início da primavera, se você planta no sul (por exemplo, na Crimeia), o melhor momento é o outono, quando as mudas conseguem criar raízes, curar o sistema radicular danificado e cultivar raízes jovens de sucção na primavera, e então resistir com sucesso as secas do início da primavera e ventos secos. Acrescentarei: nas parcelas do jardim, buracos de escavação e reabastecimento são necessários por seis meses - na primavera para o plantio de outono e no outono - para a primavera. Nos últimos anos, estabeleceu-se que o dogwood é bastante resistente ao inverno na zona central da Rússia e se acostumou em Moscou e na região de Moscou. Eu li que o dogwood pode suportar geadas prolongadas - acima de -30 ° C e é encontrado em desembarques na latitude de São Petersburgo. MAS! Conheço pessoas que cultivam dogwood nos subúrbios, mas, por algum motivo, elas não produzem frutos. No sul (por exemplo, na região de Kuban e Rostov), ​​o dogwood praticamente não congela, mas muitas vezes sofre com a seca do verão e os ventos secos.

Evgen//www.forumhouse.ru/threads/13181/

Meu dogwood está crescendo bem! Casa de campo 20 km ao norte de Moscou. Trouxe da Criméia uma pequena muda, cavada nas montanhas. Plantado no lado oeste da cerca em branco. Assim em 2002. Desde então, o arbusto cresceu com segurança, empurrando. Hoje é um arbusto com 2 metros de altura e diâmetro. Mas não dá frutos. Eu li que você precisa de pelo menos 2 arbustos, como auto-fértil. Eu nunca vi florescer, tão cedo não vamos à cabana.

ElenaOK//www.forumhouse.ru/threads/13181/page-4

Dogwood cresce e dá frutos. Mas ele provavelmente precisa de polinizadores. Cultivei apenas um arbusto, que floresceu bem, mas não deu muitos frutos - um ou dois punhados de frutas. Eu comprei algum tipo de varietal para ele. Esta variedade congelava constantemente e não crescia acima da neve. E meu arbusto provavelmente não era de raça pura - as bagas não são grandes, cresceram muito rapidamente em altura, tive que cortá-la a uma altura de 2,5 m para limitá-la.

Barabash//www.forumhouse.ru/threads/13181/page-4

Bem, variedades normais de dogwood podem ser consumidas, mas, na minha opinião, esta é a única planta que não precisa ser cuidada. Estamos crescendo, mesmo que apenas por isso - nem geadas são terríveis, nem calor. É verdade que dois baldes de água foram despejados em uma seca que durou dois meses, para não secar.

Kolya//forum.vinograd.info/showthread.php?t=694

Entre as plantas frutíferas do sul, o dogwood é o mais resistente ao inverno. Frutifica com sucesso nas condições de Donbass com pequenos invernos rigorosos com a neve. Dogwood é uma planta de polinização cruzada. Flores bissexuais. A polinização é realizada principalmente por abelhas. Instâncias únicas de dogwood não dão frutos, pois a polinização xenogâmica é obrigatória, na qual as flores de uma planta são polinizadas pelo pólen de outra. Com a autopolinização, os frutos não estão amarrados. Para garantir altos rendimentos de dogwood, recomenda-se colocar plantas de diferentes variedades em uma fileira. Todas as variedades de dogwood com o mesmo período de floração são bem polinizadas. O tempo de floração de variedades individuais coincide, a diferença no tempo de floração é geralmente de 1 a 3 dias. A floração precoce, nas condições de Kiev, cai no período de final de março a meados de abril, até que as folhas florescem a uma temperatura do ar de 5-9ºС.Freqüentemente, a floração ocorre com flutuações significativas de temperatura, mas isso não afeta a frutificação, o fruto do cornel em abundância e anualmente.

Sergey Donetsk//forum.vinograd.info/showthread.php?t=694

Eu vou ao jardim desde o final de março todas as semanas e estou examinando os botões já em uma lupa, para não perder as flores de dogwood, se quisesse. O mato cresce bem, não há queixas sobre o crescimento, mesmo, você pode dizer, decorativo, as folhas são bonitas. Mas o fato de ser auto-infértil não é mais agradável.

IrinaNN//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=1817

Meu dogwood cresce cerca de oito anos, com um arbusto de 2 m de altura, durante esse período eu fui submetido a dois transplantes, o final dos crescimentos anuais congelou um pouco, floresce regularmente, mas muito, muito cedo, ainda não há abelhas voando, não há tempo para a abelha trabalhar sozinha, não há frutas, respectivamente, também .

AndreyV//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=1817

Dogwood é uma planta despretensiosa com frutas muito úteis. É amplamente utilizado em paisagismo. Com base na cultura inicialmente apaixonada pelo calor, os criadores obtiveram variedades resistentes ao gelo, o que permite que você cultive dogwood e colha na maior parte da Rússia. Além disso, suas vantagens indubitáveis ​​incluem alta imunidade à maioria das doenças típicas de culturas hortícolas e ausência de problemas com a reprodução.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Dogwood! - Plants vs. Zombies 3 - Gameplay Walkthrough Part 5 (Pode 2024).