Como cultivar mirtilos da floresta no jardim, a reprodução de maneiras diferentes

Pin
Send
Share
Send

Na natureza, os mirtilos são amplamente distribuídos nas florestas da Europa, Rússia e no norte da Ásia Central. As pessoas estão colhendo frutas, mas esse é um negócio trabalhoso e ineficiente. Você pode tentar cultivar mirtilos em seu jardim.

Mirtilos no jardim

Mirtilos cultivados são raros. Em primeiro lugar, cultivá-lo requer um solo especial, que não é adequado para a maioria das culturas de jardim. Em segundo lugar, o rendimento por unidade de área não é tão grande. A maioria dos jardineiros tem pequenas parcelas, e nem todo mundo decide ocupar metros quadrados preciosos devido a vários quilos de mirtilos. Mas as bagas são cultivadas e a experiência bem-sucedida já foi adquirida. Como resultado dos cuidados adequados, fornece mais rendimento do que selvagem na floresta.

Com os devidos cuidados, os mirtilos no jardim produzem bons rendimentos

Propagação de mirtilo

Ao tentar comprar mudas de mirtilo em viveiros, pode haver um mal-entendido. O fato é que, nos EUA e no Canadá, crescem parentes próximos de mirtilos da floresta (Vaccinium myrtillus) - mirtilos de folhas estreitas (Vaccinium angustifolium) e mirtilos canadenses (Vaccinium myrtilloides). O mirtilo cultivado é uma planta alta (até 3 m), é muito mais produtiva do que os mirtilos comuns. As bagas de mirtilo são mais leves, como o nome sugere, menos suculentas e não deixam manchas escuras, como mirtilos.

Portanto, para obter mirtilos comuns da floresta, provavelmente você precisará procurar material de plantio não nos viveiros, mas na floresta. Os mirtilos são propagados das seguintes maneiras:

  • arbustos inteiros escavados com raízes;
  • arbustos com raízes divididas em brotos;
  • sementes.

Sementes

Este processo é demorado e muitos anos. Passam 3 anos desde a germinação das sementes até a primeira colheita.

  1. Bagas maduras são esmagadas em uma tigela até o purê de batatas trituradas. Despeje a água, misture. Sementes vazias flutuam, são removidas. O sedimento é lavado várias vezes até que as sementes cheias permaneçam. Eles são mais pesados ​​que a água e assentam no fundo.

    Para preparar sementes de mirtilo, são selecionadas frutas maduras, que devem ser esmagadas

  2. As sementes podem ser plantadas imediatamente após a secagem.
  3. Como substrato, o solo da floresta é usado nos locais onde crescem os mirtilos. Você mesmo pode preparar a mistura com proporções iguais de areia, turfa, agulhas podres ou picadas.
  4. Estratificar (temperar a baixas temperaturas) as sementes de mirtilo não faz sentido. Esta operação aumenta a resistência ao gelo de culturas que adoram o calor. Mas os mirtilos crescem mesmo nas fronteiras do sul do Círculo Polar Ártico, então não há sentido em um endurecimento adicional.
  5. As sementes são plantadas a uma profundidade de 0,5-1 cm, cobertas com um filme ou vidro para criar condições de efeito estufa e mantidas à temperatura ambiente.
  6. As sessões devem aparecer em 21 a 30 dias. Antes disso, você pode manter as mudas em um local escuro, mas imediatamente após o primeiro broto, é necessária luz; caso contrário, as plantas se esticarão muito rapidamente e ficarão pálidas.

    Quando brotos de mirtilo aparecerem, o recipiente deve ser colocado em um local claro

  7. Todos os dias, as caixas estão entreabertas, arejadas e, quando a camada superior do solo seca, fica levemente umedecida.
  8. No inverno, as mudas são mantidas à luz a uma temperatura de 5 a 10sobreC.
  9. Na primavera, as mudas mergulham um broto em um recipiente separado com capacidade de pelo menos 0,5-0,7 litros. Nestes vasos, é cultivada por mais um ano, e na próxima primavera é plantada em um local permanente.

Arbustos e brotos

Separando o mato, são selecionados brotos com 5 a 7 brotos e processos radiculares bem desenvolvidos. Além disso, no outono, você pode obter uma sessão independente se, na primavera, pressionar um galho no chão e polvilhar com o solo. Nesse local, as raízes se formam no outono e a parte aérea pode ser cortada e transplantada.

O processo de plantar um arbusto:

  1. Um arbusto compacto de 2 a 3 anos é desenterrado na floresta ou no viveiro, de preferência com um grande pedaço de terra. Um transplante não deve ser adiado. Quanto mais rápido uma planta com um sistema de raiz aberta se move de um lugar para outro, mais fácil ela cria raízes. As raízes finas não têm tempo para morrer e, a princípio, devido a um coma de solo úmido, as plantas nem desaparecem. Se necessário, o arbusto é armazenado na sombra e fresco, cobrindo as raízes da luz com um pano úmido de tecido natural.
  2. No local da aterrissagem, é feito um buraco de acordo com o tamanho das raízes. Eles plantam como todas as mudas - endireitam as raízes, colocam um monte de terra solta preparada em um buraco, enchem o sistema radicular com o solo para que não haja vazios, densamente compactos, bem derramados.
  3. O pouso por brotos é realizado exatamente da mesma maneira, a única diferença é que o broto é menor que o arbusto e os caroços são menores.
  4. Após o plantio, a área sob os mirtilos precisa ser coberta com cobertura vegetal, de preferência com cobertura vegetal da floresta daqueles locais em que as uvas crescem bem. Estas são folhas frescas e deterioradas, agulhas, com um solo solto. Os mirtilos são plantados no final de outubro - início de novembro, e essa cobertura não apenas protege o solo da secagem no próximo verão, dá cobertura para os próximos anos, mas também protege o sistema radicular que ainda não foi fortalecido pelo congelamento no inverno.

    Para plantar no jardim, arbustos de mirtilo de 2 a 3 anos cavados na floresta são adequados

Blueberry Care

Os mirtilos crescem bem nas vastas extensões do nosso continente, porque não há diferenças especiais em seu cultivo, por exemplo, nos subúrbios moderadamente frios de Moscou e na Ucrânia mais quente. A diferença só pode ser em termos de amadurecimento (no sul, as primeiras frutas amadurecem mais cedo) e em termos de plantio (no outono, os mirtilos são plantados antes do início da geada estável).

Solo

O solo nativo dos mirtilos é solto, respirando arenitos da floresta com um alto teor de húmus natural de folhas e agulhas caídas. Eles quase nunca secam e estão sempre molhados devido ao sombreamento da floresta e a uma espessa camada de cobertura morta. Os mirtilos são uma cultura que precisa de solo muito ácido com um pH de 4-5,5. Em um ambiente menos ácido, a planta desenvolve clorose.

É importante lembrar que os mirtilos, como a maioria dos representantes da urze, podem se desenvolver apenas em simbiose com o fungo. Partículas invisíveis de micélio serão semeadas no solo junto com o solo nas raízes da planta.

Você pode criar um terreno para mirtilos artificialmente. Primeiro, em toda a área livre de ervas daninhas, o húmus foliar ou a turfa esfagno são espalhados em uma quantidade de 12 a 15 litros por 1 m2. Em seguida, cavar poços de aterrissagem com diâmetro e profundidade de 30 x 30 cm.O solo escavado na proporção de 1: 1 é misturado com húmus ou turfa. Ao plantar essa mistura, as raízes da planta são cobertas.

Se o solo é argiloso e pesado, a areia do rio é adicionada ao solo e à matéria orgânica. 50-70 g de farinha de osso podem ser espalhados em solo escasso e infértil em cada buraco. Esta cobertura pode ser substituída por sulfato de amônio, que é espalhado após o plantio (15 g por 1 m2).

O húmus frondoso e qualquer vegetal é de natureza muito ácida. Você pode usar qualquer outro húmus, por exemplo, de estrume, serragem. Se você não tiver certeza da acidez suficiente do solo preparado, pode umedecer a área com uma solução de ácido cítrico por 1 colher de chá. em 10 l de água. Também aumenta a acidez do pó de enxofre espalhado na taxa de 50-60 g por 1 m2.

O solo mais adequado para os mirtilos é semelhante àquele em que cresce na floresta.

Local

Na floresta, os mirtilos podem não gostar do sol. Mas a experiência do cultivo provou que, com iluminação suficiente, produz melhores frutos, mais frutos, são maiores e mais saborosos. No entanto, os mirtilos são tolerantes à sombra. Não o plante em calor absoluto, por exemplo, nas encostas do sul sem o menor sombreamento, onde pode queimar. E você pode plantar em sombra parcial, onde no verão o sol acontece, mas não um dia inteiro, ou em uma sombra difusa sob coroas esparsas a uma distância razoável de arbustos e árvores.

Com iluminação boa, mas não excessiva, os mirtilos dão frutos melhor

Molhar, capinar, mulching

É necessário monitorar a umidade suficiente do solo durante a estação quente. Embora uma camada suficientemente espessa de cobertura morta resolva esse problema quase completamente. Sob ele, o solo não seca, e a rega é necessária apenas durante uma longa seca.

Capina também é necessária. Os mirtilos não têm um sistema raiz muito poderoso. A maioria das ervas daninhas do jardim pode criar forte concorrência por ela e até abafar o crescimento. Usando a ferramenta, a remoção de ervas daninhas é necessária antes de aplicar a cobertura morta e, depois disso, a camada de cobertura morta sob os arbustos não permitirá que as ervas daninhas pequenas se rompam, e as raras e grandes podem ser facilmente removidas à mão.

Com o tempo, a cobertura apodrece e você precisa adicionar novas conforme necessário. Antes do inverno, você também precisa de cobertura fresca, o que manterá as raízes congeladas.

A cobertura podre serve como fonte de alimento para os mirtilos, por isso não precisa de cobertura adicional. Além disso, fertilizantes minerais podem até prejudicar a planta. Por exemplo, a cobertura de nitrogênio causará um crescimento explosivo da massa verde, interromperá o metabolismo normal e piorará a qualidade das bagas.

Arbustos de poda

Não há consenso sobre a poda de arbustos de mirtilo atrofiados. Alguns jardineiros acreditam que você não precisa tocar nos mirtilos e eles devem crescer por conta própria, como ela deseja. Outros afirmam que a poda após 3 anos de crescimento é a base de uma colheita de alta qualidade.

Você pode parar na média de ouro. Obrigatório:

  • poda sanitária (remova todos os galhos doentes e fracos);
  • poda de desbaste (remova parte dos galhos que crescem dentro da coroa para melhorar a iluminação dentro da bucha);
  • poda antienvelhecimento (realizada em arbustos com mais de 5 anos. Corte galhos velhos, o que estimula o crescimento de novas mudas).

Vídeo: cultivo de mirtilos no jardim

Comentários

É aconselhável plantar mirtilos em outubro. Será melhor se você plantar arbustos com dois ou três anos de idade. Arbustos com frutas grandes podem ser levados para a floresta e transplantados para suas terras. E nós, infelizmente, não temos boas variedades, já que nossos criadores ainda não começaram a cultivá-la.

timut

//forum.rmnt.ru/threads/chernika.92887/

Eu tentei plantar mirtilos. Mudas devem ser compradas em uma loja ou viveiro, a floresta no local não crescerá. Certifique-se de criar solo ácido para isso: adicione tudo ao poço - turfa, folhas maduras. O local deve estar sombreado e sempre sob as copas das árvores. Agora, à venda, há algo semelhante aos mirtilos com uma descrição de mirtilos; existe o oposto.

Elena Kulagina

//www.agroxxi.ru/forum/topic/210-handbook/

Quatro anos atrás, ele plantou vários jovens arbustos de mirtilo em uma cama preparada. Em agosto, ele fez o solo de uma cama à base de turfa misturada com areia, serragem e uma pequena adição de enxofre (um quarto de colher de chá). Arbustos localizados à sombra da parte mais úmida do local. Plantadas em duas fileiras a uma distância de 40 cm, despejando ácido cítrico diluído em água na proporção de 1 a 10. As primeiras frutas apareceram apenas este ano.

matros2012

//forum.rmnt.ru/threads/chernika.92887/

Com o cultivo de mirtilos no jardim, não há dificuldades e problemas especiais, exceto o solo. Nos arbustos bem formados ou trazidos da floresta, as plantas de arbustos criam raízes e dão frutos. É verdade que os rendimentos de mirtilo são pequenos devido ao tamanho pequeno das bagas.

Pin
Send
Share
Send