As uvas são uma iguaria saborosa e saudável que é conhecida pela humanidade há mais de 7 mil anos. As uvas contêm antioxidantes, muitas vitaminas e minerais. Esta planta é considerada uma colheita que ama o sol do sul. No entanto, existem milhares de variedades de uvas, cujas características diferem em diferentes condições de cultivo, em termos de maturação e na quantidade de colheita. Entre essa variedade de culturas de uvas, há uma variedade sob o nome alto e promissor Delight.
A história do cultivo da variedade de uvas Rapture
O Grapes Delight apareceu como resultado de uma seleção complexa. Seus pais são três variedades ao mesmo tempo: Dawn of the North, Dolores e Russian Early. Desde o primeiro deles, a Delight recebeu uma propriedade como excelente resistência ao gelo, do segundo - resistência ao transporte e, a partir deste último, a qualidade do amadurecimento da safra nos estágios iniciais.
A variedade foi criada por cientistas russos, incluída no Registro Estadual em 1992.
Durante um período considerável de cultivo, a Vostorg se estabeleceu como despretensiosa, saborosa, produzindo um alto rendimento e tolerando perfeitamente as uvas dos invernos frios. É cultivada com sucesso na Rússia central, nas regiões dos Urais, bem como na Sibéria e no Extremo Oriente. Os entusiastas dos países do exterior - Bielorrússia e Estados Bálticos - também amam o entusiasmo.
Descrição e características da variedade
A variedade tem características distintivas brilhantes e é realmente capaz de levar o jardineiro em deleite completo.
Aparência e qualidade da planta:
- arbusto de estatura média, possui tronco grosso e galhos poderosos. As folhas da videira são grandes, de cor verde claro com entalhes pronunciados;
- um monte de formas cônicas grandes ou muito grandes, geralmente regulares, mas podem não ter forma, o que não é um defeito e não afeta a qualidade da colheita;
- variedade autopolinizada;
- tem imunidade à maioria das doenças - vários fungos, podridão, mofo, oídio. Mas vulnerável à filoxera;
- possui excelente resistência às geadas de inverno a -25sobreC mesmo na ausência de abrigo adicional;
- tolera períodos secos;
- maturação atinge quase 100%;
- pode ser cultivada tanto em pequenos jardins particulares quanto em escala industrial.
Descrição das características do fruto e rendimento:
- Em média, 120 centavos da colheita podem ser removidos de 1 ha da vinha, enquanto uma escova atinge um peso de 500 ga 2 kg;
- curto período de maturação - 110-120 dias, o que permite obter uma colheita em um curto verão;
- as bagas têm uma forma oval regular. Eles são pintados na cor branca ou ligeiramente esverdeada, que nos frutos voltados para o lado ensolarado podem se transformar em dourados;
- o peso de uma uva varia de 6 a 12 g;
- a casca dos frutos é densa; quando colhidas, as bagas não se deformam, devido às quais transferem perfeitamente o movimento por longas distâncias;
- os frutos têm polpa suculenta e crocante, sabor doce e delicado, enquanto apresentam alto teor de açúcar para as uvas - 20-26%;
- não há necessidade de colher rapidamente após o amadurecimento, os cachos são perfeitamente preservados na videira por até 2 meses;
- bagas são usadas para alimentos frescos, bem como para a produção de vinhos, sucos, passas.
As uvas são consumidas não apenas como um produto independente, mas também como parte de saladas de frutas ou como ingrediente adicional em pratos de carne.
Plantando e crescendo
O prazer não é uma variedade muito extravagante. Para obter uma colheita de qualidade, você deve aderir às regras gerais para o cultivo de uvas.
Local e hora do desembarque
O melhor local para o plantio será no lado sul ou sudoeste, que não é obscurecido por árvores altas e vários edifícios, sem correntes de ar e estagnação de massas de ar frio. O solo para o futuro vinhedo deve ser fértil - chernozems e mariscos soltos são uma excelente opção. Para fornecer nutrientes às uvas 2 anos antes do plantio, o solo é fertilizado regularmente com fertilizantes orgânicos e minerais. A terra deve ser moderadamente umedecido, um excesso de água provocará deterioração das plantas. Portanto, a profundidade das águas subterrâneas deve ser de 2,5 m.
Áreas úmidas para o cultivo de uvas não são adequadas.
O prazer pode ser plantado na primavera e no outono. Mas jardineiros experientes preferem o outono plantando mais. A razão para isso é a resistência ao gelo da variedade. Ambas as mudas jovens, com seu próprio sistema radicular e as plantas enxertadas, toleram o primeiro inverno igualmente bem; elas só precisam ser cobertas adicionalmente. Com o início do calor, eles começarão o crescimento ativo.
O plantio de uvas na primavera permite que o arbusto se adapte bem a um novo local e desenvolva o sistema radicular da melhor maneira. Porém, neste caso, é necessário fornecer um bom atendimento às mudas - especialmente a rega oportuna, pois o solo da primavera está apenas começando a acumular umidade e não será capaz de suprir completamente as uvas jovens.
Métodos de propagação de uvas
As uvas são propagadas por mudas ou enxertadas em um estoque. O segundo método é mais preferível, pois nesse caso o risco de doença filoxera é quase completamente eliminado. A vacinação também tem várias outras vantagens:
- o arbusto da uva está se desenvolvendo rapidamente, uma vez que não há necessidade de as estacas cultivarem seu próprio sistema radicular e crescerem em madeira (tudo isso gera porta-enxertos);
- as uvas enxertadas começam a dar frutos no próximo ano;
- a vacinação praticamente não está ligada à época do ano, vale a pena excluir apenas o período de inverno;
- o procedimento permite rejuvenescer as plantações de uvas ou salvar o mato após qualquer dano, por exemplo, causado por elementos ou animais;
- se o tamanho do estoque permitir, várias variedades podem ser enraizadas nele, economizando espaço no jardim.
Para porta-enxertos, escolha variedade alta ou média. O porta-enxerto Berlandieri x Riparia Kober 5BB, resistente a baixas temperaturas e doenças fúngicas, bem como a filoxera, é mais adequado para o entusiasmo.
Se a vacina for planejada na primavera, a preparação de estacas deve ser iniciada antes do início da geada:
- Cortes futuros são cortados com uma faca afiada e desinfetada de um arbusto saudável e de bom porte. De comprimento, devem ter cerca de 10 a 12 cm de espessura - não menos que o tamanho de um lápis comum, ter 2-3 olhos.
- Você pode desinfetar as plantas cortadas mantendo-as por meio minuto em uma solução a 3% de sulfato de cobre e depois secar.
- Armazene as estacas preparadas a uma temperatura não superior a 5sobreC embrulhado em pano úmido ou polietileno. Lugares adequados podem ser uma geladeira, não um porão ou porão úmido.
- Não se esqueça de inspecionar periodicamente os galhos cortados durante o inverno e remover o mofo usando permanganato de potássio se ele aparecer repentinamente nas plantas. A secagem de estacas também não é permitida. Se eles perderem umidade, devem ser colocados em água por 30 minutos e depois embrulhados novamente com o material em que foram armazenados.
Na primavera, as uvas são inoculadas somente após o surgimento dos brotos, e para o seu desenvolvimento, os galhos preparados são colocados em um balde de água. A temperatura do ar deve ser estável e pelo menos 15sobreC. O horário ideal é de manhã ou à noite em clima quente, mas não quente.
Antes do procedimento, você pode abaixar as estacas por 15 a 20 minutos em uma solução de um medicamento que estimula o crescimento, por exemplo, Epin ou Kornevin.
O estoque para a vacinação da primavera é preparado no outono e consiste em podar o velho arbusto e esfregar o cânhamo. Existem várias maneiras de ser vacinado.
Trapaça
Utilizado se o estoque e o produto tiver aproximadamente a mesma espessura. No descendente, faça um corte oblíquo 1,5-2 cm acima ou abaixo do rim mais próximo. Um corte semelhante é feito no estoque. Ambos os ramos se conectam entre si em locais de cortes. Então este lugar é embrulhado com material de tecido e fixado com barbante ou gesso. Esse método é recomendado para jardineiros experientes, pois exige alguma experiência para garantir o ajuste correto dos cortes. Caso contrário, existe o risco de o descendente não se enraizar.
Vacina dividida
É a maneira mais popular de enxertar não apenas uvas, mas também várias árvores frutíferas. Adequado mesmo para iniciantes no ramo de jardinagem. O ramo no qual a vacinação será realizada é cortado com tesouras de podar a uma distância de 5 cm do nó. Em seguida, usando uma faca, é feita uma incisão transversal de 3 a 4 cm de profundidade, na qual é colocada a ponta da alça afiada sob a cunha. O decote é unido e fixado com um barbante, e o local da vacinação é coberto com um pano.
Vídeo: vacinação de divisão e brotação
Enxerto subterrâneo dividido
Este método pode ser usado nos estágios iniciais, por exemplo, se você precisar ser vacinado antes do início de maio. O tronco do descendente é cavado por 20 cm, o excesso de raízes é removido. No centro do corte, faça uma seção transversal (divisão) de 4 cm, na qual são inseridos 1-2 ramos do descendente. As extremidades desses galhos são em forma de cunha, como no método anterior. O local da vacinação deve ser coberto com argila, você pode cobrir com polietileno. Acima, a videira é polvilhada com areia, o que protegerá o arbusto contra temperaturas frias ou geadas repentinas da primavera.
Inoculação da broca
É uma maneira mais avançada de dividir. O orifício de vacinação não é feito com uma faca, mas com uma broca, que deve primeiro ser desinfetada. O shtamb usado neste método deve ser amplo, a profundidade do furo é a mesma que em uma divisão convencional. O ramo de vacinação é limpo de casca no local que será inserido na parte perfurada. Depois que o descendente e o porta-enxerto são combinados, essa parte da videira é coberta com lascas e presa com argila. A vantagem do método é que o furo perfurado fornece um ajuste confortável entre as partes da planta. E isso, por sua vez, aumenta a taxa de sobrevivência das uvas.
Vacinação no verão de uva
No verão, a vacinação pode ser realizada “preto para verde” ou “verde para verde”. No primeiro caso, o material colhido no outono é usado. Os raminhos precisam ser revividos colocando-os na água por vários dias. Para a vacinação, use apenas os enxertos nos quais os rins aparecerão durante esse período. Recomenda-se o uso do método de divisão, prestando atenção à coincidência da estação de crescimento do estoque e do produto. Um período adequado seria de meados de junho a meados de julho.
Com o método verde para verde, não é necessário preparar o material de enxerto com antecedência. São utilizados galhos que são cortados da videira antes do enxerto. Hora - junho e julho.
Enxerto de uva para outono
A vacinação no outono pode ser realizada entre o final de agosto e o início de outubro. Lembre-se de que a temperatura do ar não deve ser inferior a 15sobreC. Para a vacinação, é usado um arbusto antigo, que eu gostaria de atualizar. O material é cortado quase na base, removendo os ramos ao máximo. A fatia é limpa com um pano úmido e tratada com um desinfetante e, em seguida, é feita uma divisão. O descendente é preparado, como na primavera - colocando na água um estimulador de crescimento, após o qual o aparecimento dos rins e antenas. O uso de várias estacas aumentará as chances de sucesso. Para maximizar a preservação da umidade e fornecer proteção adicional contra o frio após o procedimento, é necessário ocultar a planta com uma mistura de terra e areia ou preenchê-la com palha, serragem e ramos de abeto.
Com a vacinação no outono, no próximo ano é possível obter uma colheita.
Plantio de mudas
As mudas de uva são de dois tipos: lignificadas e vegetativas. As primeiras são plantas de um ano de idade com tronco lenhoso, com sistema radicular e brotos desenvolvidos. Eles são plantados desde o final de março até os últimos dias de abril. As mudas vegetativas crescem em vasos desde fevereiro e seu sistema radicular ainda é jovem e imaturo. Você precisa plantar esses arbustos em épocas mais quentes - no final de maio ou junho.
Processo passo a passo do plantio de uvas:
- Um poço é preparado para o plantio, que tem os mesmos parâmetros em largura e profundidade - 60-80 cm.
- Uma camada de drenagem é colocada no fundo e, em seguida, um substrato nutriente de uma mistura de terra e húmus, que deve ser compactada.
- No topo desta camada são adicionados 300 g de superfosfato e 3 l de cinza de madeira misturados.
- A etapa final é aterrar o solo ao meio com areia para formar um pequeno monte.
- As uvas são plantadas cerca de um mês após a preparação do buraco, quando uma colina de terra se instala.
- Antes do plantio, as raízes das mudas são mantidas em uma massa de argila e o arbusto é instalado no buraco.
- As raízes devem estar bem espalhadas e cobertas de terra.
- Quando a camada superior é compactada, a planta é regada com três baldes de água assentada.
- Depois de algum tempo, o solo pode ser afrouxado e coberto com cobertura morta.
Grape Care Delight
Cuidar do prazer não causa grandes dificuldades para o jardineiro e inclui a rega, a fertilização e a poda das videiras:
- Apesar de o Delight tolerar bem os períodos secos, é necessária umidade, especialmente durante a floração e a configuração dos frutos. Neste momento, e também se o tempo estiver muito quente, você precisará regar as uvas 1 vez em 3 dias. No entanto, se a região de cultivo é caracterizada por uma grande quantidade de chuva natural, é necessário drenar o excesso de umidade usando um sistema de drenagem;
- Esta variedade de uva responde bem à cobertura. Pode ser fertilizado com compostos de fósforo-potássio diluídos em água. Frequência de cobertura - 1 vez por mês;
- a poda de deleite pode ser realizada tanto na primavera (antes da abertura dos brotos) quanto no outono, deixando até 10 olhos nos brotos. Quanto menos olhos restarem (mas não menos que 3-4), maiores serão os pincéis e as bagas. Se a poda for feita no outono, é melhor deixar um terço dos brotos mais do que o recomendado. Isso permitirá que a planta se recupere mais rapidamente após um inverno rigoroso sem perder o rendimento. Além disso, antes do início da floração, aperte os brotos para que as uvas não cresçam, e a maioria dos nutrientes são inflorescências;
- O Rapture Grapes se refere a variedades que não precisam ser cobertas durante o inverno. Mas para as plantas jovens, ainda é recomendável fazer isso.
Comentários
Tenho crescido entusiasmo desde 2000. A variedade é muito confiável, apenas ervilhas do ano passado e, portanto, sem problemas. Eu nunca vi Mildyu por todos os anos de cultivo nele, mas ele é muito amigo do oídio. Na primavera passada, tive duas geadas geladas, muitas variedades sofreram com isso, e Rapture fez um excelente trabalho nisso. Ele trava por muito tempo, o açúcar está ganhando muito bem, a videira amadurece quase até as pontas. No meu site de cobertura, não há surpresas após o inverno.
Antipov Vitaliy//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?t=88
O prazer é adequado para o meu site - é resistente a doenças, amadurece precocemente, a cor da baga é mais próxima do âmbar, tem um gosto bom, mas sua capacidade de regeneração não é muito boa - os arbustos congelados no inverno de 2006 "reanimaram" no início de julho. No inverno, eu uso um abrigo leve para a Delight.
Andrew//forum.vinograd.info/showthread.php?t=416
Com tempo e dinheiro mínimos, as uvas Rapture são mais do que capazes de agradecer ao seu hospedeiro. Se você mora na Rússia central ou em regiões mais severas, esse não é um motivo para se privar de frutas doces cultivadas à mão. E também, é possível fazer um suco delicioso ou vinho caseiro a partir deles.