Amada por muitos jardineiros, as uvas já numeram muitas variedades, no entanto, os criadores de todo o mundo continuam a desenvolver novas formas na esperança de obter plantas ainda mais deliciosas e frutíferas. Um exemplo de trabalho de criação bem-sucedido é o híbrido ucraniano Veles, que combina a ternura das passas e o aroma da noz-moscada.
História do cultivo da uva Veles
A uva sem sementes híbrida Veles apareceu devido aos esforços do criador amador ucraniano V.V. Zagorulko (Zaporozhye). Os "pais" do híbrido são as variedades Rusbol e Sofia.
A variedade ainda é muito jovem - o autor começou a vendê-la para outros amantes em outubro de 2009. Um novo híbrido ainda não está listado no registro estadual, portanto, informações sobre suas qualidades podem ser obtidas apenas na descrição dada pelo autor e nas análises de viticultores amadores.
Em 2010, o híbrido Veles foi inscrito no concurso internacional Golden Grapes (Simferopol) e recebeu duas medalhas de ouro ao mesmo tempo.
Atualmente, Veles é cultivado por viticultores da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia.
Cultivo de uvas Veles na Bielorrússia - vídeo
Descrição da Variedade Veles
Veles é um híbrido caracterizado por um período de maturação muito precoce (a colheita amadurece 95-100 dias após o início da estação de crescimento). As videiras crescem em alta velocidade e amadurecem perfeitamente (quase ao longo de todo o comprimento).
As flores formadas nos brotos vegetativos são bissexuais (contêm estames e pistilos). Apesar da capacidade de autopolinização, recomenda-se polinização adicional para aumentar a produtividade (o aumento de rendimento pode ser de até 20%).
Geralmente, são formadas etapas nas brotações de frutas, capazes de produzir uma segunda onda de colheita em outubro, em clima adequado.
Os clusters de ramificação cônicos ou cilíndricos impressionam com seu tamanho (o peso pode atingir 2 kg, o máximo registrado - 3 kg). A estrutura do cluster é frouxa ou densa. Bagas ovais são cobertas com pele rosada e têm um peso médio de 4,5 a 5 g.
A casca tem uma espessura média, mas não é sentida ao comer. A polpa suculenta é bastante densa, com um aroma de moscatel fortemente perceptível. Embora a variedade seja considerada sem sementes, às vezes se formam rudimentos de sementes nos frutos, e seu número depende das condições climáticas. Os rudimentos são suaves e não interferem na ingestão de frutas.
Descrição da uva Veles - vídeo
Características da variedade
O Hybrid Veles possui várias qualidades positivas:
- alto rendimento estável (6-7 kg de 1 arbusto);
- sabor incomum e aparência estética de bagas;
- alta resistência a doenças fúngicas (por exemplo, oídio e oídio);
- boa transportabilidade;
- boa preservação das bagas no mato (em clima seco, os pincéis naturalmente se transformam em passas e permanecem na vinha por até 1,5 meses).
Desvantagens:
- resistência média ao gelo (tolera uma queda de temperatura para -21 ° C) - em regiões frias, precisa de abrigo para o inverno;
- bagas podem rachar e apodrecer em condições molhadas.
Plantio e cultivo de uvas Veles
Para garantir altos rendimentos das uvas Veles, são necessários plantio e cuidados adequados.
Plantação de uvas
O Hybrid Veles é despretensioso e cresce com sucesso de qualquer maneira, exceto semeando sementes. É melhor plantar e plantar uvas na primavera (de março a maio, dependendo do clima da região) - até o próximo inverno, terá tempo para se fortalecer. Mais rapidamente, um novo arbusto começará a dar frutos quando vacinado em um estoque antigo. Para isso, as estacas maduras com 2 a 3 olhos são colhidas com antecedência (no outono), a seção é encerada, envolvida em polietileno e armazenada na geladeira até a primavera.
Na primavera, o arbusto do porta-enxerto de uva é cortado, deixando um pequeno tronco com uma superfície lisa e descascada. As estacas, previamente cortadas com uma cunha e embebidas em água, são cuidadosamente colocadas em uma fenda feita estritamente no centro do tronco, elas apertam o local do enxerto com faixas de tecido e esfregam com argila.
Para quem tem medo ou não quer ser vacinado, pode usar o método de plantio de mudas. Para fazer isso, prepare estacas saudáveis com 4-5 botões e, em meados de fevereiro, coloque-as em água ou plante-as em solo úmido, para que, no momento do plantio, as estacas dêem raízes.
É desejável plantar uvas Veles em solo nutritivo que seja bem permeável à umidade, o melhor de tudo - em chernozem. Áreas com umidade estagnada e solo pantanoso para uvas não são absolutamente adequadas. O local de pouso deve ser bem aquecido pelo sol.
Como os arbustos de Veles são bastante grandes, eles precisam de um espaço considerável para o desenvolvimento normal. A distância entre arbustos adjacentes deve ser de pelo menos 1,5-2 me 3-4 m de árvores e edifícios.
O poço é preparado 2-3 semanas antes do plantio (profundidade e diâmetro 0,8 m). Uma mistura de solo com fertilizantes de húmus e fósforo-potássio é derramada no fundo, coberta com uma camada de terra limpa (3-4 cm). Antes do plantio, as mudas de uva são mergulhadas em um estimulador de crescimento (por exemplo, Humate a uma concentração de 0,5 mg / l).
Ao plantar, você precisa ter muito cuidado para não romper as raízes laterais frágeis (elas são caracterizadas pela cor branca). O sistema radicular é completamente coberto de terra, compactado, regado com 2-3 baldes de água e coberto com serragem.
Plantando uvas em vídeo
Cuidados com as uvas
O Veles híbrido requer o mesmo cuidado que outras variedades de uvas.
O solo sob o arbusto de uva deve estar moderadamente úmido o tempo todo; portanto, a rega deve ser realizada regularmente, embora não com muita frequência. A necessidade de umidade é especialmente alta durante o período de floração dos folhetos, floração e formação de escovas, bem como após a colheita.
Ao regar as uvas, é necessário lembrar a moderação: o alagamento provoca rachaduras e deterioração das bagas.
Para preservar a umidade do solo, recomenda-se cobrir o solo no círculo próximo ao tronco com uma camada de cobertura morta (3-4 cm) de palha, serragem e ou turfa. Você pode usar húmus, nesse caso a cobertura morta serve como fertilizante ao mesmo tempo.
Formação de Uva - Vídeo
A formação do arbusto Veles geralmente é realizada com um ventilador em 4 mangas. O formulário é suportado pela poda regular da primavera e do outono. Na primavera, recomenda-se a poda média, deixando 6-8 olhos em cada trepadeira, para que a carga total no mato seja de 25 a 32 olhos (máximo de 35). Veles tem uma alta capacidade de formar enteados. Na faixa do meio, é recomendável separá-los. Nas regiões do sul, os enteados são deixados, uma vez que também são formados grupos sobre eles. No clima quente do outono, eles têm tempo para amadurecer até meados de outubro, embora, é claro, as bagas da segunda safra sejam menores e mais ácidas que a primeira.
Os suportes para uvas são geralmente feitos na forma de treliça, embora outras opções sejam possíveis (suportes únicos, arcos).
Suportes para uvas - galeria de fotos
- Treliça dupla permite obter uma colheita maior, à medida que o número de mangas no mato aumenta
- A formação de uvas no arco permite criar copas e mandris confortáveis
- Treliça única - o tipo de suporte mais simples e comum
No outono, o arbusto da videira é cortado, removendo partes verdes da videira e brotos extras.
Em regiões frias, as uvas necessariamente precisam de abrigo para o inverno, pois não toleram geadas abaixo de -21 ° C. As videiras encadernadas em cachos são colocadas no chão e amarradas com palha, caules secos de milho e polietileno.
As uvas respondem bem à fertilização. Se os orgânicos puderem ser aplicados na forma de uma camada de cobertura morta, fertilizantes minerais devem ser administrados juntamente com a água de irrigação. Particularmente importantes são os fertilizantes fósforo-potássio, bem como a introdução periódica de oligoelementos - ferro, zinco, boro.
Se você der fertilizantes às uvas antes da floração, elas não trarão benefícios, mas continuarão construindo massa verde.
Veles tem resistência média à derrota pelo oídio falso e pulverulento (oídio e oídio). Segue-se da descrição do autor que a resistência de Veles a essas doenças é estimada em 3,5 pontos. No entanto, é desejável realizar 2-3 tratamentos preventivos com fungicidas (mistura de Bordeaux, enxofre coloidal).
Como as uvas amadurecem mais cedo, geralmente são atacadas por vespas. Para combatê-los, você pode usar armadilhas que contenham uma solução de mel com inseticidas ou amarrar cada pincel com uma bolsa de malha ou tecido. O último método ajudará a salvar bagas dos pássaros.
Colheita, armazenamento e uso de culturas
Você pode começar a colher Veles no início de agosto (às vezes no final de julho). Nas regiões do sul, com um longo outono quente, você pode esperar pela segunda colheita (em outubro). É verdade que as bagas da segunda colheita são muito menores e não tão saborosas.
As escovas apegam-se às videiras com muita firmeza, portanto devem ser cortadas e não quebradas.
A polpa elástica e a pele densa tornam o Veles Berries resistente ao transporte. No entanto, para prejudicar menos a colheita, você precisa dobrar as escovas em caixas rasas.
Você pode armazenar as uvas colhidas por cerca de 3 meses em uma sala fresca. É melhor pendurar pincéis no fio esticado na sala.
As bagas Veles têm um ótimo sabor e se destinam ao consumo fresco. Você também pode fazer maravilhosas passas, conservas, compotas ou vinho.
Comentários de viticultores
Veles está crescendo e eu, como Irina Ivanovna observou corretamente, esta forma requer tratamentos adicionais das rotações do Switch. Também quero observar que os cachos são muito grandes, atingindo 3-4 kg, se você cortar metade do cacho de comprimento ou deixar apenas duas asas laterais imediatamente após a floração, haverá menos podridão e amadurecimento das bagas. Portanto, não procure registros, caso contrário você poderá perder sua colheita.
Andrey Kurmaz//vinforum.ru/index.php?topic=191.0
Percebi que quanto mais quente o verão, maiores os vestígios de Veles. O verão passado foi legal, então considere rudimentos que não foram. Parece-me que, no norte, essa forma se mostrará do melhor lado, ainda mais com passas com noz-moscada e não há mais data tão cedo.
Evgeny Polyanin//vinforum.ru/index.php?topic=191.0
Se não me engano, Veles recebeu uma medalha de ouro na competição "Cacho de uvas de ouro 2010" em Simferopol. (completa coincidência de gostos e classificações da comissão e profissional de degustação das pessoas)
Svetlana//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?t=2299
K-sh Veles plantado com uma muda em 2010 No segundo ano, ele deu o primeiro sinal de colheita. Dos quatro grupos, deixei 3. Tratei um deles com giberelina 1 vez (processei Gift Zaporozhy com uma concentração de 30 mg por litro). 2 grupos não tratados eram grandes, até cerca de 1 kg. As bagas eram de tamanho médio, muito saborosas, com noz-moscada. Os rudimentos eram, mas eram macios e quase não eram sentidos ao comer frutas. E naquele grupo que eu processei uma vez, as bagas eram maiores e não havia rudimentos.
Anatoly Savran//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?t=2299
Veles trará muito prazer aos jardineiros com seu sabor agradável e excelente produtividade. As plantas não requerem cuidados especiais, você só precisa cobri-las durante o inverno e proteger a colheita das vespas.