Por milhares de anos, o homem tenta melhorar esse milagre da natureza - a videira, as variedades e os híbridos são agora muitos, mas constantemente novos aparecem. Zest variedade - um dos não muito tempo atrás apareceu nos jardins de produtores e agricultores amadores. As opiniões sobre esta uva são literalmente polares. Muitas vezes, dependem de se os objetivos estabelecidos pela pessoa que plantou esta videira foram alcançados. Afinal, o resultado de nossas ações nem sempre é consistente com o que se pretendia.
Krymchanka com características
De todas as plantas úteis cultivadas, a videira ocupa o lugar mais proeminente. Isso já é evidente em muitos estudos e preocupações que o homem aplicou à cultura da vinha.
I.V. Michurin
//vinograd.info/info/grozdya-zdorovya/istoriya-vinogradarstva.html
Esta maravilhosa variedade de uva nasceu dos esforços de especialistas do departamento de seleção de uvas NIViV "Magarach". Os "pais" dessa adorável mulher da Crimeia são as variedades Cardeal e Chaush conhecidas e amadas por muitos. O nome oficial da variedade é XVII-241. Quando você o encontrar em literatura especial, saiba que isso é um destaque.
Não foi por acaso que a variedade recebeu esse nome. Uma de suas características é que, por muito tempo, as uvas que não são colhidas no mato não se deterioram, não racham, mas perdem gradualmente a umidade, murcham e não começam a se transformar em passas diretamente na videira.
Agora, o destaque pode ser encontrado nas vinhas da Ucrânia, Moldávia e regiões do sul da Rússia.
Bonito por dentro e por fora
O entusiasmo cresce em arbustos altos. Sua aparência é atraente, com seus cachos pesados de formato cônico, com bagas brilhantes alongadas de tamanho igual, pintadas em todos os tons de vermelho-bordô. Não menos tentador é o sabor delicioso e peculiar de frutas suculentas com polpa densa e doce, geléia e marmelada.
Bem, o personagem!
Entusiasmo das uvas - uma variedade inicial de mesas. Suas videiras altas amadurecem perfeitamente por todo o comprimento. Cachos de friabilidade média, a tendência das frutas a fazer xixi é mínima. As bagas amadurecem em 105-110 dias, geralmente no início de agosto. A produtividade é baixa.
As informações sobre o tamanho dos cachos são diferentes: alguns produtores de vinho calculam o peso médio de 500 gramas, outros relatam pincéis que pesam um quilo ou mais. Uma situação semelhante com dados sobre o tamanho das bagas. Eles chamam os números 9-10, 10-15 e até 18-22 gramas.
Passas de frutas toleram longos tempos de transporte. Eles têm ácidos e vitaminas orgânicos. O açúcar nas bagas é de 16 a 18%, e alguns produtores de vinho indicam um teor de açúcar de até 22%. A casca está suada, mas quando comida quase não é sentida.
A variedade Zest tem baixa resistência ao gelo, alta suscetibilidade a doenças de mofo, podridão cinzenta, antracnose, oídio, câncer bacteriano e escoriose. Pragas podem atacar a videira - ácaros e ácaros, filoxera.
Entusiasmo crescente
Ao decidir sobre o cultivo de passas em seu próprio lote de uvas, é preciso pesar cuidadosamente todas as características positivas e negativas dessa variedade, levando em consideração todas as nuances de seu cultivo.
Escolhendo um lugar para plantar Zest, você não pode perder sua resistência reduzida ao gelo. Ela pode sobreviver a temperaturas de -12-18 ºС, em algumas fontes indica que até -20 ºС. Isso significa que ele deve ser colocado no lugar mais quente e ensolarado do lado sul do edifício ou estrutura e a uma distância de pelo menos meio metro, para que as raízes das plantas não sofram geadas. Para o inverno Zest, é necessário abrigo contra fortes geadas e aquecimento do sistema radicular.
Nas videiras de passas, apenas flores do tipo feminino aparecem. Para a polinização nas proximidades, certamente é necessária uma uva precoce com flores masculinas. Geralmente é polinizado muito bem.
Embora Zest seja uma uva alta, nos dois primeiros anos é recomendável não cortá-la. No futuro, podando essas videiras no outono, é melhor deixar 10 a 11 olhos em cada uma e 40 a 45 botões em todo o arbusto.
A primeira colheita pode ser esperada no terceiro ou quarto ano após o plantio. Os próximos anos serão pequenos - 2-3 kg de cada arbusto. Gradualmente, pode ser aumentado para 7-8 kg.
Dada a baixa resistência do Zest a muitas doenças, além de não expô-lo ao perigo de pragas, é necessário observar rigorosa e constantemente os termos para o processamento de uvas com preparações químicas, fungicidas e inseticidas. Cuidadosa e oportuna, realize todas as atividades agrícolas necessárias.
Comentários
Olá O destaque, como um híbrido puro de Vitis Vinifera, é afetado pelo oídio (se cultivado sem tratamento com produtos químicos) em 4-4,5 pontos. A força de crescimento dos arbustos é enorme, o rendimento está abaixo da média. O sabor, na minha opinião, é bom, a polpa é crocante, bagas longas muito bonitas, pesando até 9-10 g no máximo, cachos (conosco, com um padrão de plantio de 3 x 0,75 m) são de tamanho médio, 400 g no máximo, tipo de flor VF, descascando , mas raramente, este ano está muito bem polinizado e já praticamente corou. Atenciosamente, Svetlana.
Krasokhina//forum.vinograd.info/showthread.php?t=594
Nas minhas condições. O poder de crescimento é alto, o rendimento é baixo)). Um dos primeiros é atingido pelo oídio, até o oídio estava no ano passado, mas ficou um pouco viciado (o único arbusto em toda a vinha onde o oídio esteve no ano passado). De acordo com os resultados do ano passado, a colheita foi de 150 a 200 g por mato inteiro, ou seja, o derramamento antes da floração chegou a quase 100%. Este ano, espero uma colheita, cerca de metade dos brotos são únicos, e o pincel restante, polinizado bem. O sabor, a forma e a consistência das bagas são simplesmente magníficos!
Andrey Shevelev//forum.vinograd.info/showthread.php?t=14316
O destaque é uma variedade de Magarach, eu olhei para suas características declaradas plantadas vários arbustos. mas não tivemos cachos normais na safra principal (por quatro temporadas) - são ervilhas. Aglomerados de enteados são bonitos e iguais. A força do crescimento é enorme - ele vive constantemente devido à subcarga, por isso não é o enteado pela segunda vez. Consegui plantar 17-241 (Kembel), Novocherkasskaya Rose, Aristocrat A1-1 - nas minhas condições não vejo diferenças, exceto os nomes. Agora o Rizaush apareceu - uma forma híbrida de Kapelushny, que diferirá de Zest não apenas pelo nome, mas também por um preço mais caro para o material de plantio, como qualquer novo produto.
A variedade fina Zest é, em muitos aspectos, boa. No entanto, as pessoas que ignoram a viticultura, que acabaram de começar a dominar essa ciência difícil, não devem empreender o cultivo dessa linda mulher da Crimeia. Muitas nuances e características de cuidar dela. Para obter uma colheita de Destaque, é necessário fazer muito esforço, trabalho e paciência.